Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Rapini (Brócolis Rabe)

No momento, você está visualizando Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Rapini (Brócolis Rabe)

Rapini Brócolis Rabe

Rapini brócolis rabe é uma planta tolerante ao frio da família Brassicaceae. Produz folhas, caules e flores tenras que são maravilhosas em uma variedade de pratos. Experimente em refogados,

Ele se assemelha a um pequeno brócolis, com folhagem que lembra folhas de mostarda. Tem um sabor suave, levemente apimentado, com um toque de amargor. Devido à sua versatilidade, você o encontrará em menus de alta gastronomia e em cozinhas caseiras ao redor do mundo.

Além de ser delicioso, é incrivelmente fácil de cultivar. Ele prospera em uma variedade de climas e requer muito pouca manutenção. Mesmo que você seja um jardineiro iniciante, pode fazê-lo prosperar em seu jardim. Vamos mergulhar abaixo para aprender como cultivar e cuidar deste maravilhoso vegetal.

Visão Geral do Rapini

Tipo de Planta: Vegetal bienal

Espécie: Brassica rapa var. ruvo

Exposição: Sol pleno a meia-sombra

Requisitos de Rega: Médio

Pragas e Doenças: Lagartas, pulgões, moscas-brancas, ferrugem branca, mancha foliar, hérnia das crucíferas, podridão mole bacteriana, tombamento

Tipo de Solo: Argiloso ou argiloso bem drenado, ligeiramente alcalino

O que é?

O rapini brócolis rabe é um vegetal bienal do gênero Brassica. É originário da Europa, onde é um vegetal básico em muitas culinárias. Na Itália, é uma das verduras comestíveis mais populares, usada em pratos salteados, molhos e saladas. Existem muitos cultivares em toda a Europa, especialmente no sul da Itália.

A planta é um parente do nabo e é totalmente comestível. Adora climas frios e cresce notavelmente bem em canteiros elevados e recipientes. Você pode até cultivá-la na sua cozinha, desde que tenha bastante luz.

Plante-a como uma cultura principal em seus canteiros ou recipientes. Ou, experimente-a como uma cobertura vegetal comestível para outras plantas que preferem solo ligeiramente básico.

Características

O vegetal apresenta caules tenros, folhas suculentas e flores.

Algumas variedades deste vegetal crescem até 30 cm. Produz muitos caules comestíveis tenros e folhas e flores suculentas que são cheias de sabor. Quando amadurece, parece uma bela folha de mostarda, com flores amarelas que atraem polinizadores.

No outono, a planta completará seu ciclo de crescimento e produzirá vagens de sementes após suas flores. A planta morrerá assim que as temperaturas de inverno chegarem.

Geralmente leva cerca de 45 dias para amadurecer. Tem estações de crescimento e preferências climáticas semelhantes ao brócolis. Você pode encontrá-lo em mercados da primavera ao outono na maior parte dos EUA.

Área Nativa

A planta é nativa da Europa.

As origens do rapini provavelmente datam de milhares de anos na Eurásia. Várias variedades e cultivares foram cultivadas na Europa e tornou-se um vegetal básico ao redor do Mediterrâneo. É especialmente comum na Itália, Espanha e Portugal.

Imigrantes italianos provavelmente trouxeram a planta para os EUA. Ainda é um ingrediente chave na culinária ítalo-americana. Hoje, você pode encontrá-la cultivada ao redor do mundo e usada em uma enorme variedade de culinárias.

Plantio

Plante a cultura em recipientes ou canteiros elevados perto de outras verduras comestíveis.

Esta maravilhosa verdura funciona notavelmente bem em recipientes ou canteiros elevados. É muito fácil de cultivar e requer muito pouca manutenção.

Tente cultivá-la sucessivamente para colheitas abundantes ao longo da temporada de crescimento. Plante-a perto de outras verduras comestíveis, como brócolis e nabos, para um jardim comestível produtivo.

Adoro cultivar rapini no meu jardim de vitória. É um vegetal único e versátil que adiciona sabores únicos e nutrição extra a uma variedade de pratos.

Transplante

Transplante as mudas em solo bem drenado e adicione bastante composto.

Transplante mudas em solo bem drenado. Tome cuidado com a delicada bola de raiz para evitar o choque do transplante.

Adicione bastante composto ao solo e plante até a coroa. Espaçe-as de 15 a 30 cm para dar-lhes bastante espaço para respirar.

Remova todas as ervas daninhas ao redor de seus transplantes para que seu rapini não tenha que competir por nutrientes e água. Monitore suas culturas para o choque do transplante e mantenha o solo úmido.

Cultivo a Partir de Sementes

A cultura é facilmente cultivada a partir de sementes, tanto em ambientes internos quanto externos.

Rapini brócolis rabe é fácil de cultivar a partir de sementes. Se você começar suas sementes dentro de casa, semeie-as 2 a 4 semanas antes da última data de geada. Se você estiver cultivando ao ar livre, semeie-as diretamente no solo um mês antes da última data de geada.

Plante suas sementes a uma profundidade de ¼ de polegada. Adicione três sementes a cada 15 a 30 cm. Espaçe suas fileiras de 45 a 60 cm para dar às suas culturas bastante espaço para florescer.

Após cerca de 7 a 14 dias, você verá suas primeiras mudas emergirem do solo. Leva cerca de 45 dias para o rapini amadurecer.

Como Cultivar

Cultivar esta verdura mediterrânea é super fácil, mesmo para jardineiros iniciantes. Tudo o que você precisa é do solo certo, luz e água consistentes, e manutenção básica. Esta é uma das razões pelas quais este alimento básico italiano é tão adequado para jardins de vegetais.

Luz

A cultura prospera em sol pleno a meia-sombra.

Plante em áreas de sol pleno a meia-sombra. Se você estiver cultivando suas sementes em recipientes internos, mova-os perto de uma janela com sol pleno.

Canteiros ao ar livre devem ter sol pleno a meia-sombra. Eles se darão bem com sombra à tarde fornecida por árvores.

Água

Forneça-lhes rega consistente ao longo da temporada de crescimento.

Este delicioso vegetal precisa de rega consistente ao longo da temporada de crescimento. Certifique-se de não regar em excesso ou criar solo encharcado.

Como outros vegetais semelhantes na família Brassicaceae, as plantas de rapini podem sucumbir à podridão radicular rapidamente. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado, e seus vegetais prosperarão.

Solo

Use solo leve, argiloso, bem drenado, com pH neutro a ligeiramente alcalino acima de 6,0.

Brócolis rabe gosta de solo bem drenado com pH neutro a ligeiramente alcalino acima de 6,0. Use uma mistura de solo leve e argilosa. Enriqueça com bastante matéria orgânica e composto.

Certifique-se de que o solo superficial esteja bem solto. Para manter a umidade, prefiro cobrir ao redor das minhas plantas. Isso ajudará a criar um ecossistema consistentemente úmido sob seus vegetais e manterá as ervas daninhas afastadas.

Esta planta se beneficia da rotação de culturas a cada temporada de crescimento. Isso ajuda a reduzir o risco de pragas e doenças destrutivas causarem danos em seus canteiros.

Temperatura e Umidade

O vegetal prospera em temperaturas entre 4° a 18° C.

Este vegetal se dá bem em zonas de resistência 3 a 10. Ele pode lidar com o clima frio e até mesmo algumas geadas no final da temporada. As temperaturas ideais para o rapini devem variar entre 4 a 18°C.

Você pode cultivar suas verduras em uma variedade de níveis de umidade, embora menos umidade seja preferível. Você pode ter dificuldade em cultivar culturas saudáveis em áreas tropicais com alta temperatura e umidade.

Fertilização

Forneça ao vegetal um fertilizante orgânico rico em nitrogênio.

Como outras verduras, o rapini brócolis rabe é um alimentador moderado que prefere muito nitrogênio no solo. Ele usa essa energia extra para crescer caules, folhas e flores saudáveis e comestíveis.

Tente usar um esterco ou fertilizante orgânico de uso geral. A farinha de osso é outro ótimo alimento vegetal a considerar.

Fertilize seus canteiros ou recipientes antes de plantar. Certifique-se de trabalhar bem o fertilizante no solo. Regue seus recipientes após a fertilização para remover qualquer acúmulo de nutrientes que possa danificar suas culturas.

Manutenção

A manutenção envolverá apenas a remoção de ervas daninhas perto da cultura e a colheita de verduras maduras.

Se você é um jardineiro iniciante, não terá problemas para manter o rapini brócolis rabe. Monitore seus canteiros e recipientes para ervas daninhas. Esta planta não gosta de competição e prefere ter bastante espaço para crescer. Assim que suas plantas estiverem maduras, colha o máximo de verduras e flores que puder.

Propagação

A cultura é melhor propagada por sementes.

A melhor maneira de propagar rapini é por sementes. Você pode deixar algumas de suas plantas amadurecerem e produzirem vagens de sementes. Assim que você vir várias vagens de sementes, dê-lhes tempo para secar naturalmente.

Depois que secarem na planta, corte as vagens na base. Leve-as para dentro de uma área fresca e escura para dar-lhes mais tempo para secar. Após alguns dias, separe suavemente as sementes das vagens com as mãos.

As sementes devem ser viáveis para o plantio na primavera. Mantenha-as em uma área fresca e seca até que você esteja pronto para colocá-las no solo.

Colheita e Armazenamento

Colha as culturas pela manhã e armazene-as na geladeira por até uma semana.

Colha seu rapini pela manhã, quando tiver pelo menos alguns centímetros de altura. Colheitas matinais são melhores porque a planta terá uma estrutura melhor no clima mais fresco. Se você deixar os caules das flores se formarem antes da colheita, corte os brotos em crescimento até 5 cm quando tiverem pelo menos 2,5 cm de diâmetro.

Você deve obter mais uma ou duas colheitas de flores antes do final da temporada de crescimento. Após colher as flores, folhas e caules, armazene-os na geladeira por até uma semana.

Um dos meus usos favoritos para as flores é em picles e kimchi. Elas têm um sabor refrescante levemente amargo que combina com uma variedade de pratos. Também são deliciosas em tempura japonesa e outros pratos fritos.

Problemas Comuns

Embora o rapini brócolis rabe seja fácil de cultivar, há alguns problemas a considerar. Primeiro, certifique-se de dar às suas plantas bastante espaço para crescer. Plantas agrupadas competirão por nutrientes. Além disso, quando a folhagem cresce muito próxima, pode ser o ambiente perfeito para doenças.

Mantenha-se atualizado com a colheita e afine suas plantas com frequência. Deixe os espaços entre suas plantas de rapini respirarem.

Como outras espécies de plantas Brassica, gire suas plantas de rapini entre os canteiros a cada temporada. Isso ajuda a manter pragas e doenças afastadas.

Pragas

Pulgões são uma praga comum que pode causar deformação e enrolamento das folhas.

Pragas comuns de jardim podem ser um incômodo para o rapini, especialmente os pulgões. Esses insetos problemáticos causam deformação das folhas e enrolamento. Eles deixam melado pegajoso e podem diminuir suas colheitas. São especialmente prevalentes no outono.

A lagarta da traça-das-crucíferas é outra praga a ser observada. Ela mastigará buracos em suas plantas tenras e deixará pequenos casulos pendurados nas folhas. As moscas-brancas também são algo a observar. Elas podem causar crescimento atrofiado e folhas amareladas ou até mesmo transferir doenças prejudiciais para suas plantas.

O primeiro passo para manter essas pragas afastadas é cultivar um ambiente de crescimento saudável para suas plantas. Incentive insetos benéficos, como joaninhas e vespas. Se a infestação se tornar severa, use sabão inseticida ou spray de óleo de neem para matar esses insetos prejudiciais.

Doenças

A cultura é suscetível à doença da hérnia das crucíferas, resultando em crescimento atrofiado e folhas amarelas.

Como todas as plantas de jardim, é importante monitorar doenças que podem matar suas culturas. A doença mais comum no meu jardim é o míldio. Ela se espalha em clima úmido e fresco. Procure por manchas marrons ou amarelas e crescimento semelhante a mofo na parte inferior das folhas.

A hérnia das crucíferas é outra doença comum em plantas brassicas como o rapini. É causada por um fungo que vive no solo. Não há cura para a hérnia das crucíferas, e plantas infectadas experimentarão crescimento atrofiado e folhas amarelas.

A melhor maneira de prevenir essas doenças é seguindo as melhores práticas durante a temporada de crescimento. Regue suas plantas pela manhã e afine-as para criar fluxo de ar suficiente. Nunca regue em excesso e sempre verifique se há plantas doentes nas proximidades.

Perguntas Frequentes

Rapini brócolis rabe é um membro da mesma família de plantas que o brócolis. Tem um leve sabor de brócolis, mas possui algumas características diferentes.

Sim, o rapini é cheio de nutrientes, vitaminas e minerais. Você encontrará toneladas de vitamina C, vitamina A, cálcio e ferro. Também é cheio de glucosinolatos, que podem ajudar a combater o câncer.

Sim! Este vegetal resistente é fácil de cultivar em ambientes internos e externos. Tudo o que você precisa é de solo bem drenado, com pH acima de 6,0, e bastante luz.

A história do rapini é um pouco vaga. No entanto, ao longo dos séculos, ele se popularizou na Itália. Você o encontrará em várias receitas populares ao redor do país. Também é popular em lugares como Portugal e Espanha. Mesmo nos EUA, mais e mais pessoas estão se apaixonando por este vegetal.