Feijão Verde e Feijão Seco
Feijões verdes e secos vêm da mesma planta. Os feijões verdes são colhidos enquanto imaturos; eles têm vagens comestíveis e feijões suculentos e semi-maduros dentro. Já os feijões secos permanecem na planta até que as vagens murchem e as sementes amadureçam completamente.
Esses vegetais têm um ciclo rápido porque são colhidos cedo. Eles amadurecem rapidamente durante a primavera e o verão, quando os dias são quentes e longos. Com centenas de variedades de feijão, há opções infinitas para você e seu jardim doméstico.
Variedades Populares
Gold Rush
Sementes de Feijão Gold Rush Bush
Royal Burgundy
Sementes de Feijão Royal Burgundy Bush
Trionfo Violetto
Sementes de Feijão Trionfo Violetto Pole
O que São?
Colha vagens verdes quando estiverem macias e imaturas de plantas como feijão-de-corda, soja, feijão-de-lima e favas.
Os feijões verdes são sementes comestíveis em vagens de plantas dos gêneros Vigna, Phaseolus, Vicia e Glycine. Feijão-de-corda, feijão-de-lima, favas e soja são tipos de plantas que você pode usar como feijões verdes. Basta destacar as vagens das plantas enquanto estão carnudas, imaturas e macias. Verifique se as variedades que você está cultivando são adequadas para comer inteiras antes de consumi-las. Algumas são melhores após o cozimento e podem causar desconforto gastrointestinal quando não são.
Área Nativa
Essas culturas se originam em todo o mundo e se tornaram mais populares após a expansão global do comércio agrícola.
Os feijões vêm de todo o mundo. Alguns se originam em regiões temperadas da Eurásia e África, enquanto outros vêm de partes da América do Sul e do Norte. Eles são uma cultura alimentar popular que se tornou mais popular após a globalização do comércio.
Após as rotas comerciais se tornarem comuns através dos oceanos, nossos feijões se espalharam dos EUA para todos os outros continentes. Feijões-de-lima, feijões-de-corda e feijões comuns são todas culturas que os povos indígenas das Américas domesticaram antes da chegada dos colonizadores europeus. Devemos a delícia de nossas culturas atuais às técnicas de cultivo engenhosas que essas pessoas praticavam.
Outras espécies, como feijão-mungo, feijão-azuki e favas, se originaram da Europa, Ásia e África. Elas crescem bem nos EUA, apesar de sua origem não nativa.
Características
Variedades de trepadeiras crescem alto, enquanto tipos arbustivos ficam baixos—cultive ambos para cobertura vertical e ao nível do solo.
As plantas de feijão se entrelaçam, trepam e sobem em suportes. Alguns tipos, conhecidos como variedades de trepadeira, sobem o mais alto possível. Outros, chamados de tipos arbustivos, ficam baixos e têm forma arbustiva. Gosto de plantar uma mistura dos dois no jardim; os arbustivos cobrem o solo enquanto os tipos de trepadeira sobem em estacas e treliças.
Essas plantas têm folhas compostas com três folíolos, criando uma forma semelhante a um trevo. Elas brotam de caules finos e trepadores à medida que amadurecem. Flores semelhantes a ervilhas surgem na primavera, após as plantas atingirem a maturidade. Quando polinizadas, evoluem para estruturas semelhantes a vagens com sementes em desenvolvimento dentro.
A maioria dessas culturas são anuais, embora o feijão-de-corda seja uma exceção. Ele brota perenemente nas zonas de resistência USDA 10 e acima; às vezes sobrevive nas zonas 8 e 9 após invernos amenos.
Plantio
Aguarde por clima quente e ensolarado para plantar mudas sensíveis à geada que prosperam no calor, como tomates.
As mudas de feijão verde são sensíveis à geada, e temperaturas frias as chocam e impedem seu amadurecimento. Espere até que o clima esteja quente e ensolarado antes de plantar essas deliciosas culturas. Se é hora de cultivar tomates, também é uma boa hora para plantar sementes de feijão!
Cultivo a Partir de Sementes
Plante sementes diretamente do lado de fora, pois o transplante perturba suas raízes delicadas e atrasa o crescimento saudável.
Esta é a melhor maneira de cultivar esses vegetais. Eles têm sistemas radiculares sensíveis que não se adaptam bem ao transplante. Em vez de começar em ambientes internos e perturbar suas raízes durante o transplante, plante sementes ao ar livre no momento ideal de plantio.
Plante sementes de feijão uma a duas semanas após a última data média de geada, ou quando as temperaturas do solo estiverem acima de 18°C (65°F). A faixa ideal de temperatura do solo para germinação é de 21-29°C (70-85°F). Use um termômetro de solo para medir a temperatura do solo.
As sementes são maiores do que a maioria das outras culturas. Plante-as a uma polegada de profundidade, seis polegadas de distância umas das outras, e espaçe as fileiras a três pés de distância. Plante duas sementes por buraco, depois reduza para uma única muda após germinarem.
Transplante
Use vasos de papel para iniciar sementes em ambientes internos sem perturbar as raízes se sua estação for curta.
Embora não recomendado, o transplante de mudas de feijão pode ajudar cultivadores com estações de crescimento curtas a driblar o clima. Plante sementes em vasos que possam ser transplantados sem perturbar as raízes, como vasos de papel. Ou encontre mudas de feijão em seu viveiro local.
Antes de transplantar diretamente para o jardim, endureça as mudas ao ar livre para prepará-las para a transição. O endurecimento é um período de uma ou duas semanas em que as plantas se adaptam às temperaturas externas, ventos e níveis de luz solar. Coloque as mudas em uma varanda protegida, pátio ou varanda com luz solar filtrada, e leve-as para dentro se esperar geadas tardias.
Elas estão prontas para o transplante após o processo de endurecimento. Comece cavando buracos para suas mudas. Faça-os tão profundos e duas vezes mais largos que as raízes do feijão, e coloque as plantas dentro. Reponha o solo até atingir o nível do solo, depois regue bem as plantas.
As mudas podem parar de crescer após o transplante, pois suas raízes não gostam de transições. Mantenha-as úmidas, protegidas de geadas tardias e livres de pragas enquanto se adaptam ao jardim.
Como Cultivar
Dê às plantas saudáveis o que elas precisam e aproveite muitas vagens durante a estação de crescimento.
Os feijões crescem bem com pouca ajuda! Dê a eles o que precisam, e eles produzirão muitas vagens para colheitas contínuas. Se sofrerem, verifique o ambiente para garantir que esteja adequado para um crescimento saudável.
Luz
Essas culturas precisam de seis a oito horas de sol pleno diário para crescer vigorosamente e frutificar.
Essas leguminosas exigem sol pleno para prosperar. Dê a elas seis a oito horas de luz solar direta diária para rendimentos máximos e plantas robustas. Elas sofrerão em sombra parcial com menos de seis horas de luz solar direta.
Em regiões com verões quentes, as plantas podem se beneficiar de sombra durante as horas mais quentes da tarde. Use tecido de sombra para proteger plantas em canteiros elevados ou no solo, e mova espécimes em vasos para um local sombreado até que as ondas de calor diminuam.
Água
Regue regularmente e profundamente usando irrigação por gotejamento para reduzir doenças e incentivar o crescimento forte das raízes.
Como a maioria dos vegetais, essas culturas requerem irrigação consistente para prosperar. Elas se beneficiam de irrigação regular durante a estação de crescimento. Embora conveniente, a irrigação aérea aumenta as chances de doenças e pragas. Opte por irrigação por gotejamento e regue profundamente e com pouca frequência para promover o enraizamento profundo.
Para prevenir a perda de água, cubra o solo com uma cobertura orgânica como composto ou mofo de folhas após o plantio. Isso alimentará o solo, construirá a estrutura do solo e aumentará bactérias e fungos benéficos. Essas parcerias levam a menos evaporação de água do solo em dias quentes e longos.
Solo
Solo argiloso e bem drenado ajuda raízes superficiais a absorver água enquanto evita apodrecimentos e problemas de pragas.
Solo bem drenado e fértil é fundamental para colheitas significativas. As espécies de feijão têm raízes de alcance superficial que acessam a umidade perto do topo do solo. Uma mistura de solo argiloso ajudará a enraizar sem problemas como apodrecimentos fúngicos ou pressões de pragas.
Solos argilosos e arenosos são difíceis para esses vegetais enraizarem. Melhore locais pobres com composto, mofo de folhas ou palha para aumentar sua qualidade. Considere usar canteiros elevados em áreas com argila pesada e densa ou sujeira extremamente arenosa.
Temperatura
Essas plantas prosperam da primavera ao outono nas zonas 8+ com calor e dias longos de crescimento.
Essas leguminosas são culturas de estação quente. Elas crescem melhor do final da primavera até o outono, quando as temperaturas são altas e os dias são longos. Elas têm uma longa estação de crescimento em climas quentes, como nas zonas 8 e acima.
As favas são especialmente resistentes ao frio e uma boa escolha para regiões com invernos frios. Elas são uma excelente cultura de cobertura no início da primavera, inverno ou outono. Suas raízes fixam nitrogênio do ar no solo, criando solos férteis sem fertilizantes!
Fertilização
Alimente com fertilizante orgânico durante o crescimento ativo e novamente quando as vagens começarem a inchar.
Seus vegetais leguminosos se beneficiam de duas doses de fertilizante orgânico durante a estação de crescimento. Adicione uma dose regular quando estiverem em crescimento ativo e novamente quando as vagens começarem a inchar.
Alguns fertilizantes têm micróbios benéficos como micorrizas. Eles ajudarão a fortalecer parcerias entre bactérias, fungos e raízes das plantas. Aplique-os de acordo com as instruções dos rótulos.
Manutenção
Colha frequentemente para incentivar mais vagens; se não colher, a produção diminui rapidamente.
Essas culturas anuais requerem pouca manutenção. Mantenha o solo livre de ervas daninhas, dê suporte a variedades trepadeiras e mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Observe pragas e doenças para garantir que sua população permaneça saudável e robusta.
Feijões-de-quebrar, o tipo que você geralmente come fresco, requerem colheita consistente ou eles pararão de produzir. Certifique-se de colher as vagens consistentemente durante a estação de crescimento.
Propagação
Colha sementes no final do verão quando as vagens secarem e as sementes endurecerem—estacas também funcionam ocasionalmente.
A maioria dos jardineiros usa sementes para propagar plantas de feijão. Elas se formam no final do verão, quando as vagens murcham e as sementes dentro incham e endurecem. Embora não seja comum, estacas são outro método para replicar cultivares e variedades específicas.
Armazenamento de Sementes
Deixe algumas vagens secarem na planta para fácil coleta de sementes quando as temperaturas caírem.
As sementes dessas culturas são algumas das mais fáceis de coletar. Quando as temperaturas começam a esfriar e os dias encurtam, deixe algumas vagens em suas plantas para amadurecer. Deixe as sementes dentro secarem até que as vagens se soltem facilmente das plantas.
Após colher as vagens secas, você precisará abri-las e retirar as sementes. Descarte-as se estiverem macias, pois devem resistir à pressão quando você as espreme. As macias apodrecerão no armazenamento. Pegue as sementes maduras e coloque-as em um recipiente de plástico, papel ou vidro.
Armazene as sementes em um local fresco e escuro a longo prazo. Alguns tipos se mantêm bem por até cinco anos se tiverem condições de armazenamento adequadas.
Estacas
Estacas ajudam a clonar variedades especiais—use segmentos de caule com folhas, mistura de envasamento e cúpulas de umidade.
Embora não seja comum, tirar estacas é uma maneira confiável de replicar um espécime específico de feijão. Pegue porções de caule de quatro a seis polegadas com uma ou duas folhas, e coloque-as em vasos com solo para envasamento. Cubra suas partes superiores com uma cúpula de umidade e mantenha o solo úmido, mas não encharcado.
Armazene as plantas sob luz solar filtrada ao ar livre ou em ambientes internos sob luzes de cultivo. Elas formarão raízes após duas semanas ou mais. Estão prontas para o transplante quando as raízes crescerem para fora dos orifícios de drenagem dos vasos.
Colheita e Armazenamento
Quebre as vagens quando se partirem facilmente para manter as plantas produtivas durante todo o verão.
Quando colher sua colheita depende do tipo de variedade que você está cultivando. A maioria está pronta quando as vagens se partem facilmente, daí o nome “feijões-de-quebrar”. Se forem variedades de trepadeira, colha-as constantemente para mantê-las produzindo durante o verão. Se você estiver cultivando tipos arbustivos, elas estarão prontas de uma só vez.
Após a colheita, armazene os extras em um recipiente seco e hermético na geladeira para consumo fresco. Armazene-os a longo prazo no congelador, onde durarão até um ano.
Variedades Populares
Experimente esses ótimos cultivares se você não tiver certeza de quais variedades funcionam melhor em seu jardim.
Feijão-de-Corda ‘Scarlet Emperor’
Esta videira nativa se entrelaça de 4 a 7 pés de altura e apresenta belas flores vermelhas e vagens comestíveis.
Esta espécie de flores vermelhas é um feijão icônico nativo das Américas. As videiras atingem entre quatro e sete pés de comprimento, entrelaçando-se em treliças e pérgulas com facilidade.
Use as flores, vagens jovens e sementes secas como alimento. As flores vermelhas adicionam uma textura crocante e sabor doce a saladas e sanduíches.
Fava
Evite cultivar ou comer favas se você for deficiente em G6PD—elas podem desencadear reações graves.
Esses vegetais são uma adição benéfica a propriedades rurais. Eles cobrem o solo no final do inverno, início da primavera e outono, quando o clima é ameno e fresco. Use-os como parte de sistemas de rotação de culturas, ou cultive um tipo delicioso como ‘Windsor’ para vagens doces e saborosas.
Embora sejam deliciosas, algumas pessoas não podem comer favas. Evite manusear, cultivar e comer esta planta se você for deficiente na enzima glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD).
Arbusto
Esses tipos funcionam bem em pequenos recipientes e não precisam de treliças ou estruturas de suporte.
Feijões verdes arbustivos são ideais para jardins de contêineres com pouco espaço. Eles não precisam de treliças altas ou pérgulas para se agarrar.
Experimente ‘Royal Burgundy’ para vagens longas, deliciosas e roxas. ‘Gold Rush’ é outra forma única com vagens amarelas. ‘Provider’ é resistente a doenças e perfeito para a maioria dos climas do país.
Trepadeira
Tipos de trepadeira sobem em espaços altos e produzem muitas vagens—experimente também ‘Trionfo Violetto’ com vagens roxas.
Cultivares de trepadeira de feijões verdes são perfeitos para se encaixar em espaços apertados. Em vez de se espalharem, eles sobem e preenchem espaços verticais com vagens comestíveis.
Meu cultivar de trepadeira favorito é o produtivo e de alto rendimento ‘Orient Wonder’, feijão-de-metro. Ele brota vagens de até 18 polegadas de comprimento! ‘Trionfo Violetto’ é outro tipo divertido com vagens roxas.
Problemas Comuns
Plantas saudáveis resistem melhor a pragas—mantenha sua cultura vigorosa para prevenir infestações e doenças.
Como todos os vegetais, essas espécies leguminosas podem enfrentar pragas como insetos, mamíferos e doenças. Afaste os problemas mantendo uma cultura saudável. Plantas vibrantes e robustas são mais resistentes a danos do que as fracas e sofridas.
Pragas
Use coberturas de fileiras ou sprays para plantas trepadeiras para parar pulgões, moscas-brancas e outras pragas.
Pulgões, besouros do pepino, ácaros e moscas-brancas podem infestar espécimes em brotamento. Besouros do feijão podem ser um pesadelo. Infestações são facilmente evitáveis com coberturas de fileiras. Tipos trepadeiras são mais difíceis de cobrir; pulverize-os para remover pulgões e use armadilhas adesivas amarelas para capturar moscas-brancas.
Incentive a presença de predadores benéficos como vespas de pulgões, joaninhas e percevejos piratas. Adicione flores silvestres, plantas nativas e arbustos floridos ao seu quintal para convidá-los ao espaço.
Doenças
Dê às raízes solo bem drenado para evitar doenças fúngicas como podridão radicular e pressão viral.
A podridão radicular é o principal problema que aflige espécimes jovens. Dê a eles solo bem drenado e fértil para prevenir que apodrecimentos fúngicos prejudiquem as raízes. Plante variedades resistentes a doenças em áreas onde os vírus são comuns.
Perguntas Frequentes
Use sua colheita em salteados, assados e sopas. Eles são potenciadores de proteína perfeitos para suas receitas. Refogue vagens frescas na manteiga com sal e pimenta. São deliciosas!
Sim, eles vão! Use variedades de trepadeira, pois elas se entrelaçam em suportes melhor do que outros tipos.
Se estiverem na planta, eles ficam marrons à medida que amadurecem, enquanto as sementes incham e amadurecem. Este é um ponto normal no processo de crescimento. Se você já colheu as vagens e elas estão ficando marrons, provavelmente estão podres e não são boas para comer mais.