Cebolas Roxas: Um Ingrediente Mágico
As cebolas roxas são um ingrediente mágico. Elas dão às saladas e sanduíches uma crocância picante satisfatória. Curries e chutneys não seriam os mesmos sem elas. E picles de cebola roxa? Nem me fale!
Tão versáteis na cozinha, esses bulbos tenros são igualmente fáceis de cultivar no jardim. Elas resistem a quase qualquer clima, e jardineiros iniciantes podem desfrutar de sua fácil manutenção e colheitas abundantes.
Vamos mergulhar no aprendizado sobre as cebolas roxas e como cultivá-las em seu jardim. Com algumas diretrizes em mente, você pode colher cebolas roxas enormes durante todo o ano.
Sementes de Cebola Bulbo Red Amposta
Procurando uma cebola roxa de ótimo sabor? Esta cebola de dia intermediário produz cebolas grandes, de formato globular, com anéis vermelhos e brancos cheios de sabor doce e crocante. Use em sanduíches e hambúrgueres, em saladas e conservas, ou em qualquer outra receita que peça cebola roxa doce. Cebolas de dia intermediário crescem melhor no meio dos EUA, em latitudes de 32–42.
Visão Geral da Alium cepa ‘Cebola Roxa’
Tipo de Planta: vegetal herbáceo bienal
Requisitos de Irrigação: Alto
Pragas e Doenças: Larva da cebola, fusariose basal, podridão bacteriana, podridão do pescoço por botrytis
Tipo de Solo: Solo bem drenado e rico em nutrientes com pH entre 6,0 e 7,0
O Que É?
Esses vegetais contêm antocianinas, fornecendo antioxidantes e nutrientes, tornando-os um alimento básico importante na dieta.
As cebolas roxas são vegetais herbáceos bienais com folhagem saborosa e bulbos suculentos. Elas pertencem à família Amaryllidaceae, que inclui alho, cebolas brancas, alhos-porós, chalotas e cebolinha.
Elas são alguns dos vegetais mais antigos e amplamente utilizados no mundo. A variedade roxa evoluiu ao longo de milhares de anos a partir de espécies de cebolas selvagens. Os humanos as cultivam desde a antiguidade. Na Índia, o primeiro registro de seu uso remonta a 5.000 anos e no antigo Egito, a 3500 a.C.
A cor vermelha dessas cebolas vem de pigmentos de antocianina em sua pele. Esses corantes naturais têm poderosas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cardioprotetoras. Esses bulbos também contêm uma enorme quantidade de vitaminas e minerais. Por isso, essas variedades de allium são incrivelmente importantes em uma dieta saudável.
Características
É uma bienal, mas é frequentemente cultivada anualmente. Os bulbos estão prontos para a colheita cerca de 110 dias após a semeadura.
As cebolas roxas são bienais, mas frequentemente cultivadas como anuais. Você pode colhê-las cerca de 110 a 115 dias após a semeadura.
Elas crescem com uma folhagem verde grande e saborosa ao redor de sua base bulbosa. As folhas são ocas e podem crescer até 60 cm de altura.
Todas as partes da planta são comestíveis e altamente nutritivas para os humanos. No entanto, podem ser tóxicas para animais de estimação, como cães, cavalos e gatos.
Área Nativa
Originárias da Ásia Central, esses bulbos se espalharam pelo mundo, tornando-se um dos vegetais mais consumidos.
As cebolas roxas evoluíram de cebolas selvagens na Ásia Central, semelhantes às cebolas brancas e outras espécies do gênero Allium. Sociedades antigas as propagaram por sua cor vermelha, e logo se espalharam pelo mundo antigo.
Do antigo Egito à antiga China, esses deliciosos bulbos se tornaram ingredientes principais em uma variedade de cozinhas. As pessoas então as levaram para a região do Mediterrâneo, onde se estabeleceram na Grécia e em Roma. Plínio, o Velho, escreveu sobre elas e os antigos gregos as usavam como suplemento dietético.
Após se espalharem por toda a Europa, esses bulbos de pele vermelha atravessaram o oceano até as Américas. Hoje, essas culturas saborosas crescem em todo o mundo e são alguns dos vegetais mais consumidos no planeta.
Plantio
Você pode cultivar esses vegetais a partir de sementes, bulbos ou mudas, dependendo de sua preferência e clima.
Você pode cultivar plantas saudáveis a partir de sementes, bulbos ou mudas. As sementes são um pouco mais difíceis de cultivar, mas são mais baratas. Tudo o que você precisará são as condições de cultivo adequadas e sementes saudáveis com menos de um ano.
Plante seus conjuntos no início da primavera, logo antes da última geada. Assim que puder trabalhar o solo em seu jardim, você pode colocá-los no chão. Esses vegetais são resistentes ao frio e não se importam com um pouco de geada.
Encontre uma área com sol pleno e solo rico e bem drenado. Coloque cada bulbo imaturo ou ‘conjunto’ no solo a cerca de 2 a 5 cm de profundidade. Mantenha as fileiras com mais de 30 cm de largura e espaçe seus conjuntos por cerca de 15 cm. Isso incentivará a aeração e evitará infecções fúngicas prejudiciais em condições de cultivo apertadas.
Transplante
As mudas devem ser aclimatadas antes de serem plantadas em solo solto e bem drenado, espaçadas de 10 a 15 cm.
Se você tiver mudas, coloque-as no solo assim que puder trabalhar o solo. Como mencionado antes, encontre uma área com solo rico e bem drenado que seja solto. Cave trincheiras com alguns centímetros de profundidade.
Aclimate as mudas internas ao longo de uma semana antes de plantar. Depois disso, remova-as cuidadosamente de seus recipientes e remova suavemente o excesso de solo. Plante-as até suas coroas e espaçe-as aproximadamente de 10 a 15 cm.
Após o transplante, dê-lhes uma boa quantidade de água. Certifique-se de que o solo permaneça úmido enquanto crescem. Enriqueça o solo com um composto orgânico após o transplante para dar às suas plantas energia extra.
Cultivo a Partir de Sementes
Comece as sementes em ambientes fechados 10 a 12 semanas antes da última geada, plantando-as a uma profundidade de 0,5 cm.
Escolha sementes jovens e saudáveis de empresas de confiança. Inspecione os pacotes de sementes com antecedência ou confie em avaliações honestas de outros jardineiros. As melhores plantas sempre começam com as melhores sementes.
Comece as sementes em ambientes fechados 10 a 12 semanas antes de esperar a última geada. Plante as cebolinhas a uma profundidade de 0,5 cm. Plante 2 ou 3 sementes por buraco e espaçe-as cerca de 10 cm. Uma vez que cresçam, desbaste-as para cerca de 1 cm de distância.
Você também pode plantá-las diretamente ao ar livre 4 a 6 semanas antes da última geada esperada. Certifique-se de que o solo esteja solto e cheio de material orgânico. Espere até que seu solo esteja pelo menos a 7°C antes de plantar.
Cultivo a Partir de Conjuntos
Os conjuntos são bulbos imaturos para plantio, mas as sementes oferecem maior variedade e seleção.
Os conjuntos são bulbos imaturos destinados ao plantio. Você pode encontrá-los online ou em seu viveiro local. Embora sejam mais fáceis de cultivar do que as sementes, você perderá as maravilhosas variedades que o cultivo a partir de sementes proporciona.
Plante seus conjuntos em canteiros elevados com solo solto e bem drenado. Adicione bastante composto antes de começar. Certifique-se de que seus canteiros tenham pelo menos 38 cm de profundidade.
Coloque-os a cerca de 2 a 5 cm de profundidade no solo e cubra-os. Se você estiver lidando com conjuntos muito imaturos, cobrir até a base do caule é perfeito. Para aqueles com bulbos substanciais, mantenha o topo saindo do solo. Certifique-se de que estejam a pelo menos 10 a 15 cm de distância, ou crescerão muito congestionados. Dê-lhes bastante água após o plantio e certifique-se de que o solo permaneça úmido, mas não encharcado.
Se você os cultivar em ambientes fechados, use luzes de cultivo internas ou plante-os perto de uma janela voltada para o sul. As cebolas não prosperarão sem luz suficiente, então evite plantá-las na sombra.
Sua latitude determinará o quão bem suas plantas crescerão. Algumas variedades são de dias curtos, enquanto outras são de dias longos. Cebolas de dias longos precisam de até 16 horas de luz solar durante seu período de crescimento. Cebolas de dias curtos precisam de entre 10 a 12.
Ao comprar suas sementes ou mudas, selecione variedades de acordo com seu tipo de dia e onde você mora. Cebolas de dias longos prosperam em climas do norte, enquanto variedades de dias curtos se saem melhor mais perto dos trópicos.
Água
Com raízes rasas, esses vegetais precisam de solo consistentemente úmido, especialmente em canteiros elevados ou recipientes.
Esses vegetais aromáticos precisam de muita água durante toda a estação de crescimento. Eles têm raízes rasas, então você precisará manter a camada superficial do solo úmida enquanto crescem.
Se você estiver cultivando seus vegetais em canteiros elevados, considere instalar um sistema de irrigação. Isso economizará muito tempo e energia e ajudará suas plantas a prosperar.
Solo
Solo bem drenado e rico em composto garante crescimento saudável; mantenha um pH entre 6,0 e 7,0.
As cebolas roxas prosperam em solo bem drenado que é rico em material orgânico. Teste seu solo para garantir que ele tenha um pH entre 6,0 e 7,0. Um pH ligeiramente mais básico de 8,0 também é suficiente.
Enriqueça o solo com bastante composto e esterco para aumentar seu conteúdo de nutrientes. Essas plantas são grandes consumidoras e prosperam com nutrientes extras.
Temperatura e Umidade
Essas plantas resistentes suportam frio e geada leve, mas lutam em calor extremo acima de 27°C.
Alliums, em geral, podem tolerar temperaturas frias quando você os planta e colhe. Eles prosperarão em uma variedade de climas, desde que recebam luz suficiente e tenham solo nutritivo.
O calor intenso pode danificar muitas variedades. A maioria prefere crescer em condições frescas abaixo de 27°C durante o auge do verão. Cultivadores em climas mais quentes devem escolher variedades de dias longos.
Geadas leves e neve não serão páreo para suas plantas. No entanto, temperaturas abaixo de -7°C podem rapidamente danificar suas folhas.
Fertilização
Após o transplante, aplique fertilizante rico em fósforo ao redor do solo e regue bem para evitar queimaduras.
Assim que você transplantar suas mudas, dê-lhes um alimento vegetal orgânico rico em fósforo. Procure um rótulo NPK de cerca de 10-20-10.
Adicione suavemente o alimento vegetal ao redor do solo, mas não o coloque perto das plantas. Regue bem para evitar queimaduras de fertilizante.
Manutenção
Controle de ervas daninhas, poda de mudas e manutenção básica garantem crescimento forte durante toda a estação.
Esses vegetais resistentes são fáceis de manter com algumas tarefas simples. Primeiro, cubra seus canteiros com lonas antes de plantar para matar qualquer erva daninha em seus canteiros.
Você também pode podar as copas das mudas antes de plantar para dar-lhes um rápido impulso de energia. Além disso, basta seguir a manutenção básica do jardim, e você desfrutará de plantas saudáveis durante toda a estação de crescimento.
Propagação
Você pode propagar a partir de sementes ou conjuntos; seque e armazene adequadamente as sementes para plantio futuro.
Você pode propagar cebolas roxas a partir de sementes ou de conjuntos. Qualquer método funciona bem, mas as sementes lhe darão mais variedades para escolher.
Se você deixar suas cebolas irem para semente no outono, colete as sementes quando as cabeças das sementes estiverem secas e marrons. Seque as sementes em um local fresco e escuro em um saco de papel. Espere várias semanas até que estejam completamente secas antes de armazená-las para a próxima temporada.
Se você colher conjuntos imaturos, armazene-os em um local fresco e seco até que a próxima temporada de cultivo comece. Mantenha-os em sacos de malha respirável longe da luz e da água.
Colheita e Armazenamento
Colha em 90-130 dias; cure os bulbos em um local seco até que as peles fiquem como papel.
Colha suas cebolas aproximadamente 90 a 130 dias após a semeadura. Pare de regar assim que perceber que as folhas perdem sua forma e crescimento vertical. Quando você vir os caules ficarem marrons após uma ou duas semanas, seus bulbos estão prontos para a colheita.
Remova suavemente seus bulbos do solo, retire a sujeira e deixe-os curar em um local seco por algumas semanas. Uma vez que suas copas estejam completamente secas e a pele pareça papel, estão perfeitamente curadas.
Mantenha-os em uma área arejada com baixa umidade e luz. Eles devem durar vários meses.
Problemas Comuns
A seleção adequada de variedades, sol pleno e clima fresco garantem plantas fortes e saudáveis e bulbos grandes.
Essas plantas bienais são fáceis de cultivar, mas têm alguns problemas. Primeiro, elas precisam de sol pleno. Muitos jardineiros, inclusive eu, tiveram problemas para conseguir bulbos grandes e suculentos. Isso geralmente ocorre porque plantamos a variedade errada para o comprimento do dia de nossa localização.
Calor excessivo e mudanças ambientais também podem estressar suas plantas. Certifique-se de transplantar e colher em dias frescos, quando as plantas não estão sofrendo estresse devido ao calor.
Pragas
As larvas da cebola perfuram os bulbos e caules, danificando as plantas.
Todas as espécies de Alliums sofrem com algumas pragas comuns de jardim. Uma das mais prevalentes é a larva da cebola. Essa praga perfura os bulbos e caules, causando danos à estrutura e saúde da planta. Outras pragas incluem pulgões comuns, tripes e minadores de folhas.
Para prevenir essas pragas, é importante manter um ecossistema saudável em seu jardim. Incentive insetos benéficos como joaninhas e vespas com uma variedade diversificada de plantas com flores. Quanto mais pássaros você tiver em seu jardim, melhor.
Doenças
Previna podridões regando pela manhã, espaçando adequadamente as plantas e garantindo boa circulação de ar.
As doenças mais comuns a serem observadas são as podridões. Procure sinais de fusariose basal, podridão bacteriana e podridão do pescoço por botrytis. Para prevenir essas doenças, sempre regue suas plantas pela manhã ou de baixo para cima com irrigação adequada. Espaçe-as e dê-lhes bastante aeração enquanto crescem.
Perguntas Frequentes
Embora sejam da mesma espécie (Allium cepa), cebolas brancas, amarelas e roxas têm suas diferenças. A principal diferença é o sabor. As cebolas roxas têm pigmentos que lhes dão sua cor vermelha característica. Elas também são mais suaves em sabor e melhores quando consumidas frescas.
Não! Todas as cebolas causarão muito desconforto aos seus animais de estimação. Cavalos, cães e gatos devem evitá-las. Até mesmo animais selvagens como cervos as evitam. É por isso que as cebolas podem ser uma ótima ferramenta natural para proteger seu jardim de cervos.
Claro! As folhas são deliciosas e perfeitas em saladas e frituras. Use-as como guarnições para sopa de cebola francesa se você realmente quiser dar um toque especial.