Erro ao Plantar Feijões Anasazi
Cometi o erro de plantar feijões Anasazi pensando que eram do tipo trepador. Imagine minha surpresa quando o suporte que providenciei teve poucos ramos para subir. Isso não foi um esforço totalmente desperdiçado, mas me mostrou a importância de conhecer a diferença entre feijões arbustivos e trepadores.
Jardim das Três Irmãs
Embora existam muitas variações, um jardim das três irmãs requer feijões trepadores que sobem no caule de um girassol ou milho. O potencial de fixação de nitrogênio estará presente de qualquer forma, mas feijões arbustivos apenas sombrearão a abóbora, que atua como uma cobertura vegetal viva. Nesse método de jardinagem, o crescimento vertical dos feijões é essencial.
Feijões Arbustivos
As plantas arbustivas são mais curtas, atingindo de dois a três pés. Elas produzem seus feijões em um período mais condensado e têm uma vida útil mais curta. Quando você planta seus tipos arbustivos, terá uma colheita pronta em 50 a 60 dias. Não é necessário manter os tipos arbustivos com tanta frequência, mas eles tendem a atrair mais pragas e doenças devido às suas origens cultivadas.
Feijões Trepadores
Os feijões trepadores são muito mais altos, alcançando de 10 a 15 pés. Eles estão prontos para a colheita em 60 a 70 dias. Eles sobem, então é necessário um suporte ou espaço amplo para suas vinhas. Um suporte facilita a manutenção dos feijões trepadores. É comum podá-los quando alcançam o topo do suporte. Esse crescimento vertical e sua natureza mais selvagem os tornam mais resistentes a doenças.
Feijões Meio-Trepadores
Existe um terceiro tipo secreto de feijão: os feijões meio-trepadores. Eles ainda sobem, como os feijões trepadores, mas requerem um suporte mais baixo, pois têm uma estatura mais curta. Assim, necessitam de menos manutenção. Se são mais ou menos resistentes a pragas e doenças depende da variedade.
Feijões Trepadores
Use um suporte para manter suas plantas fora do chão.
Se você deseja cultivar feijões trepadores, há muitas variedades incríveis disponíveis. Antes de chegarmos a isso, aqui estão algumas dicas para cultivá-los.
Primeiro, adquira um bom suporte para cultivá-los. Embora um bambu seja um suporte decente, você estará melhor com um suporte em forma de A ou um suporte em V. Ambos facilitam muito o processo de suporte. Em ambos os casos, a estrutura já está montada. Tudo o que você precisa fazer é fixá-la no chão e garantir que permaneça lá durante a temporada.
Se você comprou uma caixa de jardim elevada, há um suporte de extensão prático que pode sustentar seus feijões trepadores e uma abóbora trepadora também. Alternativamente, há espaço para mais de uma planta de feijão nesse suporte, e ele se encaixa facilmente na caixa com muito pouco esforço necessário para montagem.
Um suporte é a chave para os feijões trepadores. À medida que crescem, pode-os para promover o crescimento lateral. Quando chegarem ao topo do suporte, pode-os de volta ao botão anterior para garantir que tenham o suporte necessário.
Enquanto faz isso, remova quaisquer folhas ou vinhas doentes. Verifique a presença de pragas, como besouros do feijão, tripes e lagartas, e elimine-as enquanto estiver nisso. Quando chegar a hora da colheita, você não terá dificuldade em encontrar as vagens, pois elas estarão visíveis contra os suportes.
‘Trionfo Violetto’
Esses trepadores altos produzem feijões deliciosos em cerca de dois meses.
Com um nome que se traduz como “triunfo roxo”, o que mais você poderia pedir em uma herança italiana? Esses feijões são deliciosos e adicionam um toque de roxo com suas flores de lavanda e vagens violetas. Quando você cozinha os feijões, eles ficam verdes. Eles sobem de seis a oito pés de altura e produzem feijões em 64 a 75 dias.
‘Kentucky Wonder’
Colha em cerca de dois meses para o melhor sabor.
Uma herança dos anos 1800, Kentucky Wonder oferece vinhas que atingem de cinco a sete pés. Elas têm uma aparência padrão, com vagens verdes ligeiramente ovais. Elas crescem até nove polegadas de comprimento em condições ideais. Quanto aos feijões, você pode secá-los, descascá-los ou comê-los como feijões verdes. Se você os colher jovens, eles não têm fios. Feijões maduros estão prontos em 63 dias.
‘Orient Wonder Yard-Long’
Com vagens de 12 a 30 polegadas, eles causam uma boa impressão.
Feijões yard-long adoram calor intenso, e essa variedade não é exceção. Em vinhas de seis a oito pés, você terá vagens de 12 a 30 polegadas após 80 dias. Esses são ótimos para saltear no seu óleo ou manteiga favoritos. Feijões yard-long são perfeitos para áreas com flutuações climáticas frequentes, pois suportam facilmente condições que mudam rapidamente. Esta é a escolha para um jardineiro resiliente ao clima.
Feijões Arbustivos
Espaçar as plantas mais afastadas para manter pragas e doenças à distância.
Se os feijões arbustivos fazem mais sentido no seu jardim, há algumas coisas a lembrar. Primeiramente, escolha uma variedade que seja melhor adaptada ao seu clima. Se você tem uma temporada curta porque vive em um clima mais frio, escolha uma que tenha um curto período de dias para a colheita.
Espaçar suas plantas adequadamente para evitar a proliferação de pragas e doenças. Com isso em mente, verifique regularmente a presença de pragas e doenças. Fique atento às pragas comuns, ao mosqueado característico do vírus do mosaico e a qualquer mancha nas folhas. Aja rapidamente se notar algo fora do comum.
Com feijões arbustivos, você colhe todos os feijões de uma vez, após um período de alguns meses. Se você tiver muitos feijões arbustivos na época da colheita, pode enlatá-los, congelá-los ou até mesmo liofilizar variedades de feijão verde para garantir que sua colheita não seja desperdiçada.
‘Blue Lake 274’
Aproveite vagens sem fios de seis polegadas quando colhidas no momento certo.
Se você está cultivando em um recipiente, será difícil encontrar uma variedade tão confiável quanto Blue Lake 274. Esta planta de feijão verde cresce não mais que 18 polegadas de altura e produz uma colheita abundante de vagens de seis polegadas. Blue Lake resiste a dois tipos de vírus do mosaico e adiciona um toque de cor roxa aos jardins com suas delicadas flores. Colha as suas jovens para vagens sem fios.
‘Trio’
Aproveite uma colheita colorida com um trio de variedades vibrantes.
Se você não consegue decidir qual cor é sua favorita, escolha feijões arbustivos Trio. Este inclui ‘Blue Lake 274’, ‘Resistant Cherokee Wax’ e ‘Purple Queen’. Todos eles são melhores quando comidos inteiros, e as plantas permanecem abaixo de dois pés de altura. Os feijões ‘Cherokee Wax’ são sem fios, independentemente de sua maturidade. E você terá a mesma resistência a doenças com sua variedade ‘Blue Lake 274’ também.
‘Jade’
Eles são fáceis de cultivar com colheitas consistentes e de alta qualidade.
Para consistência, há o ‘Jade’. As vagens são uniformemente retas e sem fios, tornando-as um excelente feijão verde. Embora essas plantas não precisem de suporte, elas permanecem eretas, evitando a podridão da ponta. Essas plantas toleram mais calor e frio do que nossas outras seleções de feijões arbustivos. Elas também podem lidar com os vírus do mosaico 1 e NY15, e toleram o vírus do enrolamento da folha e a ferrugem.