9 Vegetais que Você Nunca Deve Plantar em Vasos ou Recipientes

O que esperar nesse post

Alguns Vegetais Crescem Bem em Vasos

Alguns vegetais crescem magicamente bem em recipientes, mas outros nunca devem ser plantados em vasos. Culturas como manjericão, tomates e alface prosperam com espaço limitado. Feijões de arbusto, berinjelas e pimentões também podem se dar bem nos seus vasos favoritos.

Essas plantas têm sistemas radiculares superficiais que ocupam muito pouco espaço. Geralmente, são de estatura baixa e não se espalham radialmente. Você pode mover essas plantas leves com facilidade e cultivá-las quase em qualquer lugar da sua casa ou jardim. Tudo o que você precisa é de luz solar suficiente e do solo e nutrientes adequados para que prosperem.

Vegetais que Não Devem Ser Plantados em Vasos

Embora recipientes sejam adequados para alguns vegetais, outros nunca devem ser cultivados em vasos pequenos porque possuem sistemas radiculares maiores e mais profundos. Eles tendem a ocupar muito espaço. Alguns são tão pesados que até mesmo os maiores recipientes terão dificuldade em sustentá-los.

Vamos explorar esses vegetais que não gostam de recipientes e aprender sobre seus hábitos exigentes. Em vez de recipientes, você deve cultivar esses vegetais em canteiros de jardim.

Aspargos

Este vegetal perene nunca deve ser cultivado em recipientes, pois produzirá brotos minúsculos devido às condições apertadas e estressantes.

Os aspargos são um vegetal maravilhoso para o seu jardim, mas nunca devem ser plantados em recipientes. Esta cultura se desenvolve a partir de coroas que precisam de muito espaço para prosperar. Para que floresça, você deve plantá-la em canteiros elevados.

Os aspargos cultivados em recipientes não viverão tanto tempo devido às condições de cultivo apertadas. Eu tentei cultivar aspargos em recipientes uma vez, e acabou sendo uma grande perda de tempo. Meus brotos eram ridiculamente pequenos e, antes que eu percebesse, minha planta estava mostrando sinais de choque.

Se você realmente quiser cultivar esta planta em vasos, certifique-se de que eles sejam bem drenados e grandes o suficiente. No entanto, se você realmente deseja colher brotos deliciosos ano após ano, prefira plantar aspargos em canteiros elevados. Você terá que esperar dois anos antes de obter sua primeira colheita, mas valerá a pena. Uma vez estabelecidos, você colherá brotos saudáveis a cada primavera ou início do verão.

Milho

O milho precisa de muito espaço para prosperar e produzir; fileiras superam recipientes em todos os aspectos.

O milho é uma cultura básica que tem sido cultivada nas Américas há milênios. Cresce incrivelmente rápido e se destaca no seu jardim. No verão, você colherá várias espigas suculentas de milho.

Se você for como eu, plantará fileiras dele no local mais ensolarado do seu jardim. No entanto, se você estiver com falta de espaço, pode ser tentador cultivá-lo em recipientes.

Embora você possa cultivar milho em recipientes, por que faria isso? Quanto mais espaço você tiver, mais saudáveis serão suas plantas. Além disso, é preciso muito milho para produzir comida suficiente para você e sua família. Uma planta de milho doce, por exemplo, produz apenas 1 a 2 espigas de milho.

A menos que você tenha muitos recipientes à mão, é melhor plantar milho em fileiras no seu jardim. Você pode obter dezenas de plantas saudáveis. Elas ocupam muito pouco espaço quando plantadas em fileiras e produzem toneladas de espigas deliciosamente doces.

Abóboras

As abóboras se espalham naturalmente, amadurecem maiores e prosperam melhor em canteiros elevados com espaço para se expandir.

As abóboras são algumas das minhas variedades favoritas de abóbora de inverno. Elas me lembram da temporada de Halloween e das sessões de esculpir à noite. Também são um dos meus ingredientes favoritos para ensopados inspirados no outono, tortas doces e sobremesas com sabor de abóbora.

Se você ama abóboras como eu, nunca plante esses vegetais em recipientes e, em vez disso, cultive-os em canteiros elevados. Essas plantas adoram ter muito espaço para se espalhar. Elas fazem uma cobertura natural do solo maravilhosa e prosperam bem com outros favoritos do jardim, como milho e feijões trepadores.

Se você estiver determinado a cultivar abóboras em recipientes, escolha variedades menores. Você terá que regá-las frequentemente e deixá-las se desenvolver radialmente por todo o seu jardim. Por fim, elas precisarão de recipientes grandes, como esses sacos de cultivo de 60 galões, para amadurecer adequadamente.

Cenouras

Elas preferem canteiros elevados onde o solo solto e profundo suporta suas longas raízes pivotantes.

As cenouras são vegetais adoráveis que produzem raízes suculentas e nutritivas que vêm em várias cores, incluindo a laranja padrão. São um dos vegetais mais plantados no mundo. Além de suas raízes comestíveis, você pode usar suas folhas em uma variedade de pratos, desde pestos até refogados.

Embora você possa plantar cenouras em recipientes com sucesso, esses vegetais se saem melhor em canteiros elevados. É mais fácil manter o solo solto e bem drenado. Além disso, você vai querer cultivar várias plantas ou até mesmo cultivá-las por plantio sucessivo para múltiplas colheitas ao longo do ano.

A maior razão pela qual as cenouras preferem canteiros elevados é sua longa raiz pivotante. Você precisará de um recipiente muito profundo apenas para colher algumas raízes. Plantando suas sementes de cenoura diretamente nos canteiros do jardim, elas terão bastante espaço para amadurecer até seu comprimento e tamanho máximos. Claro, existem variedades não padrão e pequenas que você pode cultivar em recipientes, mas elas dão colheitas menores.

Pepinos

Eles se desenvolvem melhor em canteiros com treliças, dando espaço para suas videiras e fácil acesso aos frutos.

Os pepinos produzem frutos deliciosos e refrescantes que são difíceis de não amar quando o tempo esquenta. Se você deseja produzir esses lanches naturais refrescantes e crocantes no seu jardim, é melhor plantá-los em um canteiro elevado.

Os pepinos em recipientes ainda crescerão, mas serão mais difíceis de cultivar em abundância. Em canteiros de jardim, eles terão muito espaço para expandir suas videiras.

A melhor maneira de cultivar pepinos é construindo treliças sobre eles. Eles subirão até o topo das treliças e seus frutos ficarão pendurados, facilitando a colheita.

Se você estiver absolutamente com pouco espaço e tiver tempo suficiente para construir uma treliça, pode plantar seus pepinos em recipientes. No entanto, tente ficar com variedades de arbusto mais compactas. Colha seus pepinos cultivados em recipientes regularmente para aliviar o estresse do sistema radicular.

Abóbora Espaguete

A abóbora espaguete se desenvolve rápida e grande, o que torna os canteiros elevados muito melhores do que pequenos recipientes.

Como outras variedades de abóbora de inverno, a abóbora espaguete é melhor cultivada em canteiros elevados. Embora você possa plantar esses vegetais em recipientes, terá mais dificuldade em manter seu crescimento explosivo e talvez nunca veja os rendimentos prolíficos que eles podem produzir em canteiros de jardim.

Plante abóbora espaguete em canteiros elevados, com solo bem drenado e rico em material orgânico. Enriqueça o solo com composto e plante a abóbora ao redor do milho e feijões para um canteiro de culturas alimentares mutuamente benéfico.

Essas variedades produzirão toneladas de abóboras enormes que apreciarão espaços grandes e abertos. Se você estiver com pouco espaço, tente cultivar variedades menores de abóbora de inverno que possam prosperar em recipientes.

Batatas

Elas desenvolvem tubérculos grandes e saudáveis em canteiros onde não competem por espaço.

Embora você possa cultivar batatas em recipientes como sacos de cultivo, muitas variedades se saem muito melhor em canteiros elevados. Use um método de sulco e cume para permitir que a água drene mais eficientemente. Plante suas batatas-semente a 5 a 7 centímetros de profundidade com seus pequenos brotos voltados para cima.

Com canteiros, suas batatas terão mais espaço para se expandir sem superlotação, o que muitas vezes acontece em recipientes. Elas terão mais chances de amadurecer em tubérculos maciços. Você também terá espaço para plantar variedades grandes, como ‘Burbank’ e ‘Carolus’.

À medida que suas batatas continuam a amadurecer, você adicionará solo e cobertura sobre elas. Isso mantém suas batatas completamente cobertas e aumenta sua massa radicular no subsolo.

Aipo

O aipo é exigente quanto à umidade, sol e nutrientes, então canteiros elevados facilitam seu cultivo.

O aipo é outro vegetal popular que é mais fácil de cultivar em canteiros do que em recipientes. Por mais popular que seja, o aipo é um pouco difícil de cuidar corretamente. Ele precisa da quantidade certa de umidade, luz solar e nutrientes do solo para desenvolver talos grandes e fortes. Também é um dos vegetais mais difíceis de germinar a partir de sementes.

Dito isso, uma vez que você pega o jeito, é realmente bastante divertido. Uma das melhores maneiras de obter plantas de aipo saudáveis é plantando a base de um talo de aipo. Após remover os talos para cozinhar, coloque a base em uma tigela com cerca de 2,5 centímetros de água. Mantenha em luz solar indireta e observe enquanto a base produz novas folhas.

Para talos mais saborosos, comece seu aipo com sementes. Se você é um jardineiro iniciante, é muito melhor procurar por mudas. Procure plantas de alta qualidade e com aparência saudável que lhe darão os melhores rendimentos.

Rabanete Daikon

Os daikons prosperam em canteiros de jardim profundos e soltos, onde suas grandes raízes têm espaço para se desenvolver completamente.

Os daikons são um dos meus vegetais favoritos, mas nunca os planto em recipientes. Eles se saem melhor em canteiros de jardim profundos com espaço suficiente para preencher suas raízes grandes e deliciosas. Quanto mais espaço você tiver, mais espaço para suas raízes se expandirem.

Cultivar daikons em grandes recipientes é possível, mas é melhor dar a eles seu próprio canteiro. Plante-os em solo bem drenado e solto, enriquecido com bastante composto.

Se os nutrientes do solo estiverem certos, você pode cultivar alguns rabanetes enormes. Quando eu morava no sul do Japão, cultivei um cultivar especial ‘Sakurajima’ no meu solo vulcânico rico. Quando chegou a hora de colher, meus rabanetes tinham o tamanho de bolas de basquete.

Principais Considerações

Embora plantar esses vegetais em recipientes seja possível, geralmente não é o melhor método. Esses vegetais prosperarão em canteiros elevados, proporcionando colheitas fáceis e produtivas.

Se você optar por plantar esses vegetais em canteiros de jardim como um desafio ou para economizar espaço, encontre variedades compactas. Tente usar sacos de cultivo de pano que tenham 60 galões ou mais. Embora não sejam tão saudáveis quanto seriam em canteiros de jardim, você pode se surpreender com o que consegue cultivar.

Continue sua leitura aqui