Vegetais Perenes
Vegetais perenes trazem colheitas sazonais a partir de raízes estabelecidas que sobrevivem de ano para ano. As recompensas de um plantio único para colheitas recorrentes garantem a eles um lugar permanente no jardim.
Enquanto as culturas anuais crescem rapidamente e produzem em uma única estação, os vegetais perenes de outono oferecem rodadas adicionais de abundância. Alguns vivem poucos anos, como a couve perene, enquanto outros, como o aspargo, podem viver por 15 anos ou mais.
Ao selecionar vegetais perenes de outono, escolher aqueles que sobrevivem ao inverno na nossa zona de cultivo USDA é fundamental. Caso contrário, eles crescem como perenes delicados (exigindo proteção no inverno) ou como anuais em climas frios.
Para plantar vegetais perenes no outono, use a data prevista da primeira geada da sua área como guia. Em climas com invernos frios, alguns desses vegetais perenizam melhor com um plantio na primavera para poupar as mudas jovens dos extremos do inverno. Em zonas com invernos mais amenos, um plantio no outono permite que amadureçam durante a estação fria, dando-lhes uma vantagem no desenvolvimento e superando o calor do verão.
Cebolinha
Volta a cada primavera e atrai polinizadores
A cebolinha é tolerante à geada, resistente e um dos vegetais perenes de outono mais fáceis de cultivar. Elas são das primeiras a surgir na primavera e continuam assim por anos.
Tanto as folhas finas quanto as flores em forma de pompom são comestíveis. As flores de lavanda surgem na primavera e no início do verão, atraindo polinizadores e insetos benéficos. Use a cebolinha como planta companheira para outras culturas, para deter certas pragas do jardim com seus óleos essenciais aromáticos.
A cebolinha é de baixa manutenção e tolerante à seca, desempenhando melhor em solos úmidos e bem drenados. Em climas frios, entram em dormência durante o inverno. Em climas amenos, permanecem semi-perenes. A cebolinha desbota nos verões quentes do sul com alta umidade, onde cresce melhor com proteção de sombra à tarde.
Semeie as sementes até dois meses antes da primeira geada do outono para que as mudas se estabeleçam antes do inverno. Em climas amenos, elas se desenvolvem melhor na estação fria. Um bônus de cultivar o gênero Allium como vegetais perenes de outono é sua resistência a veados e coelhos devido às folhas, caules e raízes perfumadas.
Alcachofra
Corte os caules para incentivar novos brotos
As alcachofras são vegetais de maturação longa, densos em nutrientes e versáteis, com folhas estruturais e formas de flores únicas. A folhagem verde prateada, espinhosa e semelhante a frondes se desenvolve durante a estação fria. As alcachofras seguem, com três a cinco por planta.
As partes comestíveis são as flores subdesenvolvidas, com corações carnudos e tecidos foliares comestíveis. Com várias plantas, deixe algumas se desenvolverem em flores completas para apreciar os tufos roxos impressionantes, que são vistosos e atraem polinizadores.
No extremo superior de suas zonas de cultivo, plante alcachofras no final do verão e início do outono. Elas se estabelecem durante um inverno ameno para produção na primavera. Corte o caule no verão para incentivar um período de dormência e promover novos brotos no outono. Em climas mais frios, comece as sementes em ambientes fechados para transplante após a última geada. Corte o tronco principal no final do outono e isole os caules e raízes com cobertura morta ou palha para o inverno.
‘Green Globe Improved’ é uma herança robusta de 1863 com melhor produção, pontas menos espinhosas e um hábito mais uniforme. Elas amadurecem em cinco a seis meses e crescem em uma variedade de climas.
Alho-poró
Resistente ao frio e mantém o sabor doce durante o inverno
O alho-poró é um Allium suave com um sabor de cebola sutil, mas rico, que adoça e suaviza com o cozimento. O alho-poró é um vegetal de estação fria, frequentemente cultivado como anual, mas tecnicamente bienal. Desenvolvem raízes e crescimento superior no primeiro ano, seguido pela produção de sementes antes de morrer no segundo ano. Devido à sua forma de aglomeração, você pode obter colheitas subsequentes de novos brotos se deixados no solo.
Em climas quentes, semeie sementes de alho-poró no final do verão para uma colheita na primavera. Eles demoram a amadurecer e se desenvolvem no inverno na zona 7 e mais quentes. Em climas frios, semeie de duas a quatro semanas antes da última geada média na primavera para uma colheita no final do verão e novamente no final da primavera para desfrutar no outono.
‘King Richard’ tem caules longos, grossos e densos. Os alhos-poró são resistentes a 20°F (-7°C) para uma temporada de crescimento e colheita prolongada. ‘King Richard’ é um vencedor do Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society por seu crescimento robusto e colheita precoce. A variedade atinge o tamanho completo em 75 dias.
Alho
Plante no outono para uma colheita de bulbos na primavera
O alho é fácil de cultivar e tão fácil de plantar como um vegetal perene no outono. Ele requer pouca atenção durante o outono e inverno enquanto aguardamos a colheita dos bulbos. É melhor plantar alho-semente em setembro em climas frios. Espere até outubro ou novembro em climas quentes para deixar as temperaturas esfriarem. Plante alho de outono na borda, em canteiros elevados e em recipientes para uma colheita na primavera.
Os bulbos de alho são de pescoço duro ou pescoço mole e se adaptam a diferentes faixas climáticas. Os pescoços duros têm um sabor robusto e são fáceis de descascar. Eles requerem um período de frio e se desenvolvem melhor em climas frios. As variedades de pescoço mole são geralmente bulbos menores e funcionam bem tanto em climas frios quanto quentes.
‘Nootka Rose’ apresenta dentes com pontas rosadas e camadas externas brancas. Adapta-se a uma ampla gama de climas com poucos problemas. ‘Silver White’ é um clássico suave com quase cem anos de cultivo. Ele também se adapta a condições e temperaturas variadas.
Aspargo
Demora alguns anos, mas produz por décadas
O aspargo é lento para amadurecer a partir de coroas jovens, mas no segundo ou terceiro ano, os brotos verdes frescos estão em plena atividade. O vegetal resistente ao frio também é longevo e merece seu lugar permanente no jardim.
O aspargo é um dos primeiros a surgir na primavera com hastes verdes frescas, seguidas por uma folhagem plumosa e penugenta. Os caules tenros e ricos em nutrientes crescem rapidamente para atingir a prontidão máxima em condições frias.
O aspargo é geralmente plantado na primavera, especialmente em climas frios (abril a maio). Em regiões mais amenas, um plantio de outono desses vegetais perenes funciona bem. O período de colheita do aspargo dura cerca de dois meses, com folhas e raízes crescendo no restante da estação quente para apoiar a perenização.
Coloque o aspargo na parte de trás da borda ou ao longo de uma cerca, onde pode crescer livremente sem sombrear outras seleções. As raízes extensas toleram vários tipos de solo com boa drenagem.
‘Millennium’ é uma variedade de alto desempenho em resistência ao frio, alto rendimento e bom sabor. Seus brotos uniformes têm pontas firmes que são resistentes a doenças como ferrugem, Fusarium e podridão da coroa. ‘Purple Passion’ em ameixa profunda tem caules rechonchudos com mais açúcares e um sabor suave. Mais grossos que as variedades verdes, os caules emergem mais tarde na estação, o que protege os brotos sensíveis das geadas precoces.
Rábano
Cave as raízes anualmente para colher e controlar a propagação
O rábano é um vegetal perene robusto que se beneficia de invernos frios, tornando-o ideal para plantio no outono. Ralar as raízes grossas é o que produz o sabor picante e forte.
As raízes de rábano se desenvolvem melhor em solos soltos, ricos em matéria orgânica e bem drenados. As raízes estão prontas para a colheita cerca de um ano após o plantio. Durante a próxima estação fria, à medida que a folhagem morre com as temperaturas frias, cave a raiz principal e quaisquer raízes laterais para desfrutar do calor.
O rábano se espalha vigorosamente através de suas raízes. Cave e colha-as anualmente para controlar a propagação. Replante o número de raízes desejado para colheitas sucessivas e use as extras na cozinha. As raízes duram cerca de três meses ou mais na refrigeração.
Funcho
Esta planta de estação fria prospera melhor em climas amenos de outono
O funcho exibe uma folhagem alta e plumosa com sabor de anis. Umbeis de flores amarelas aparecem no verão e atraem numerosos polinizadores e insetos benéficos. O funcho também é uma planta hospedeira para borboletas rabo-de-andorinha. Opte por um plantio de outono em climas amenos para cultivá-lo como uma cultura de estação fria.
Nativo do Mediterrâneo, o funcho se adapta a uma variedade de condições e depende de solos bem drenados. Ele se auto-semeia facilmente, escapando e se naturalizando facilmente para se tornar invasivo em algumas áreas. Remova as flores gastas para evitar voluntários indesejados.
‘Finocchio’ tem folhagem arejada e cachos de flores. Suas raízes com sabor de anis atingem de três a quatro polegadas e amadurecem em 90 dias. ‘Dragon’ produz bulbos grandes e aromáticos. Os “bulbos” crocantes e densos de alcaçuz amadurecem em 75 dias. Procure por funcho bronze com frondes cor de fulvo e um sabor doce de anis. Ele melhora o interesse visual com sua cor e forma.
Azedinha
Colha folhas da primavera até o retorno da geada
A azedinha surge com folhas tenras e saborosas no início da primavera. Folhas jovens são verde-claras com um sabor azedo e limonado, apreciadas frescas ou cozidas para suavizar a acidez.
Em climas do sul, a azedinha atua como uma anual de estação fria até os verões quentes e úmidos. Em climas mais frios, cresce da primavera até o outono e entra em dormência durante o inverno. Colha folhas continuamente da primavera até a geada. Divida facilmente as plantas se os aglomerados se tornarem grandes ou lotados ao longo do tempo.
A azedinha de veias vermelhas (Rumex sanguineus) tem folhas verdes com venação escarlate profunda. Os vegetais perenes de outono são comestíveis e ornamentais, e fazem uma bela exibição com flores de outono como amor-perfeito, violas e bocas-de-leão. Folhas jovens são macias e picantes, com um toque de framboesa. Folhas mais velhas tornam-se mais duras e amargas.
Ruibarbo
Precisa de invernos frios e prospera por muitos anos
O ruibarbo é uma cultura clássica de início de primavera com caules coloridos e fibrosos. Azedo quando cru, torna-se mais doce durante o cozimento e é uma adição saborosa a tortas e pães. Você também pode coá-lo e adicionar açúcar para fazer um suco.
O ruibarbo precisa de solo rico, argiloso e bem drenado para prosperar. Ele se desenvolve melhor em áreas com invernos longos e frios e verões amenos. O ruibarbo é longevo por dez ou mais anos, então escolha um local no jardim sabiamente para os grandes espécimes.
Plante o vegetal perene no outono ou na primavera, e colha os caules no segundo ano de crescimento. Para um plantio de outono, espere até que a dormência do inverno se instale.