Vegetais Perenes
Vegetais perenes são robustos, persistindo o ano todo em nossas paisagens, oferecendo colheitas recorrentes, valor para polinizadores e ornamentação. Escolha um local permanente no jardim e plante-os uma vez para desfrutar de recompensas contínuas. Dependendo da seleção e do clima, eles vivem por mais de uma década (como o aspargo) ou por vários anos (como a couve).
Vegetais perenes se adaptam em nossos jardins com base no clima e na zona de cultivo. Aqueles que sobrevivem ao inverno em nossas zonas de cultivo USDA têm o maior sucesso de crescimento além da estação anual.
Para semear vegetais perenes no outono, outubro é ideal em climas com invernos amenos. Muitos dos nossos favoritos estabelecem raízes fortes em condições frias. Use a data da primeira geada prevista como guia para o plantio. Para jardineiros em climas frios, onde a geada se aproxima rapidamente, um plantio na primavera pode ser melhor para a germinação e para proteger as mudas jovens contra extremos de inverno.
Com a cultura certa no lugar certo, colheitas de baixa manutenção estão a caminho. Experimente plantar qualquer um desses vegetais perenes em outubro.
Funcho ‘Finocchio’
Folhas verdes frescas parecem endro, mas têm um sabor mais doce.
O funcho tem “bulbos” doces comestíveis e folhas herbáceas com sabor de anis. As sementes também são úteis como especiaria. A planta multiflora produz umbelas de flores amarelas no verão que atraem insetos benéficos. É também uma planta hospedeira para borboletas rabo-de-andorinha.
Essas ervas mediterrâneas se saem melhor com plantio no outono em climas amenos para desfrutar como uma cultura de estação fria de longo desenvolvimento. O funcho se adapta a várias condições de cultivo, desde que o solo seja bem drenado.
Alto e plumoso, o funcho é robusto em seu crescimento e propagação. A espécie se auto-semeia facilmente, escapando e se naturalizando para se tornar invasiva em algumas áreas. Remova flores murchas para evitar voluntários indesejados.
‘Finocchio’ é uma variedade italiana compacta com folhagem arejada e cachos de flores. As raízes bulbosas com sabor de anis atingem de sete a dez centímetros e amadurecem em 90 dias.
Cebolinha de Alho
Sombra à tarde ajuda a sobreviver aos verões escaldantes do sul.
Cebolinhas de alho são ótimos vegetais perenes para outubro devido à sua resistência ao frio. Elas trazem lâminas maiores, de verde mais brilhante e um sabor robusto de alho em comparação com suas parentes comuns. Elas são favoritas dos polinizadores e ornamentais com cachos de flores brancas e lâminas esguias. Com seus óleos aromáticos de Allium, ajudam a repelir certas pragas de jardim, incluindo veados.
Cebolinhas de alho florescem do final do verão ao início do outono, quando cachos de pequenas flores brancas estreladas surgem em hastes acima da folhagem agrupada. Para evitar a auto-semeadura indesejada, remova as flores murchas ou seque-as para arranjos florais. Em invernos frios, as folhas morrem até o solo. Em áreas com invernos mais quentes, permanecem perenes ou semi-perenes.
Regiões quentes podem semear esses vegetais perenes em outubro, até dois meses antes da primeira geada de outono, para que as mudas se estabeleçam antes do inverno. Elas se saem melhor na estação fria e desvanecem nos verões quentes do sul com alta umidade, onde dependem da proteção da sombra à tarde.
Alcachofra ‘Green Globe’
O clima frio traz cachos de botões comestíveis impressionantes.
Alcachofras são vegetais de maturação longa com formas de flores únicas e folhagem verde prateada, espinhosa e semelhante a frondes. As partes comestíveis são as flores subdesenvolvidas, com tecidos internos macios e corações carnudos. As alcachofras seguem o fluxo de folhas em clima frio, com três a cinco botões por planta.
No limite superior de suas zonas de cultivo, plante alcachofras no final do verão e início do outono. Elas se estabelecem durante um inverno ameno para produção na primavera. Corte o caule no verão para incentivar um período de dormência e promover novos brotos no outono.
Em climas mais frios, comece as sementes em ambientes internos para transplante após a última geada. Corte o tronco principal no final do outono e isole os caules e raízes com cobertura morta ou palha para o inverno.
‘Green Globe Improved’ é uma herança robusta de 1863 com melhor produção, pontas menos espinhosas e um hábito mais uniforme do que outras variedades. Elas amadurecem em cinco a seis meses e crescem em uma variedade de climas.
Alho-poró ‘King Richard’
Sabor suave de cebola se torna doce e amanteigado quando cozido lentamente.
Alhos-porós são favoritos culinários com um sabor rico, mas suave de cebola que adoça ao cozinhar. Frequentemente cultivados como anuais, os alliums são bienais. Desenvolvem raízes e lâminas foliares no primeiro ano, seguidas pela produção de sementes antes de desvanecer no segundo ano. Devido aos seus bulbos e brotos agrupados, colheitas subsequentes podem surgir de novos brotos se as plantas permanecerem no solo.
‘King Richard’ cresce hastes densas e longas, de cor branca. Resistente a 20°F (-7°C), a variedade amadurece em 75 dias. ‘King Richard’ ostenta o status de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society por seu crescimento robusto e colheita precoce.
Em climas quentes, semeie sementes desses vegetais perenes em outubro para uma colheita na primavera. Eles se desempenham no inverno na zona 7 e mais quentes. Em climas frios, semeie-os quatro semanas antes da última geada média na primavera para uma colheita no final do verão. Escalone o rendimento com uma rodada sucessional no final da primavera para desfrutar no outono.
Aspargo ‘Purple Passion’
Lanças de ameixa profunda se tornam verdes quando levemente cozidas.
Leva tempo para realizar uma colheita de aspargos, mas uma vez estabelecida, a cultura de longa duração oferece anos de abundância. O perene resistente ao frio e de fácil cuidado pode viver por 15 anos ou mais em condições ideais, tornando-o bem digno de seu lugar no jardim.
Devido às frondes altas e folhosas, escolha uma área com bastante espaço onde não sombreie outras culturas. Ao longo de uma cerca ou no fundo do canteiro são opções duradouras.
O aspargo é um dos primeiros vegetais de primavera a emergir e geralmente é plantado na primavera, especialmente em climas frios (abril a maio). Em regiões mais amenas, um plantio em outubro do vegetal perene funciona bem.
‘Purple Passion’ tem lanças de ameixa profunda que se tornam verde brilhante ao cozinhar. Os caules rechonchudos têm baixo teor de fibras e contêm mais açúcares do que as seleções verdes, o que confere um sabor suave. Mais espesso do que as variedades verdes, os caules também emergem mais tarde na temporada, protegendo brotos sensíveis de geadas precoces. Combine ‘Purple Passion’ com uma variedade verde forte como ‘Millennium’ para uma colheita escalonada.
Alho ‘German White Stiffneck’
Bulbos prateados se desenvolvem lentamente, recompensando o cuidado paciente no jardim.
Embora geralmente cultivemos alho como anual, é possível continuar a população à medida que os bulbos continuam a se desenvolver. Plante alho-semente em setembro em climas frios, esperando até outubro ou novembro em climas quentes à medida que as temperaturas esfriam.
Os bulbos de alho são de pescoço duro ou pescoço mole e se adaptam a diferentes faixas climáticas. Os de pescoço duro requerem um período de frio e se saem melhor em climas frios. As variedades de pescoço mole geralmente são bulbos menores e funcionam bem em climas frios e quentes.
‘German White Stiffneck’ é uma variedade de pescoço duro favorita por seus grandes dentes com sabor robusto e verdadeiro de alho. De alto rendimento e baixa manutenção, ‘German White’ produz grandes bulbos brancos prateados com dentes suculentos e fáceis de descascar.
O alho de pescoço duro precisa de um a dois meses de tempo de frio abaixo de 40°F (4°C) para um crescimento saudável. Para cultivar ‘German White Stiffneck’ em zonas do sul, resfrie os bulbos na geladeira por cerca de 40 dias antes de plantar.
Levístico
Remova as flores para manter o crescimento limpo e arrumado.
Levístico é uma erva e vegetal antiquado com um sabor semelhante ao aipo em suas folhas, caules e raízes. É um cultivador robusto que atinge dois metros de altura, tornando-o ideal para o fundo do canteiro.
As folhas de levístico são planas e plumosas, como as da salsa ou do aipo, e são ricas em vitamina C. Use-as frescas em saladas e como guarnição, e secas para chás e culinária.
Umbelas de pequenas flores amarelas emergem na primavera, e o levístico se auto-semeia facilmente. Remova as flores murchas para evitar a propagação. Como o funcho, o perene se adapta agressivamente a vários tipos de solo e exposições ao sol.
Espinafre Perpétuo Acelga Suíça
Crescimento resistente garante um suprimento constante durante toda a temporada.
Espinafre perpétuo é na verdade uma acelga suíça e uma herança italiana. Produz folhas tenras, verde-escuras com caules mais claros. Com um sabor suave, as folhas delicadas são melhores quando colhidas cedo e jovens. Elas estão prontas em apenas 20 dias (até 50 para folhas grandes e maduras).
Espinafre perpétuo tem melhor tolerância ao calor e é lento para florescer em condições quentes. Também tem um rendimento maior do que o espinafre tradicional. O bienal que passa o inverno em climas amenos e resiste a geadas moderadas.
Semeie esses vegetais perenes em outubro em áreas de cultivo quentes. Em regiões frias, semeie na primavera um mês antes da primeira geada com rodadas sucessivas até dois meses antes da primeira geada do outono.
Couve ‘Georgia Southern’
Prospera em solos pobres onde outros podem ter dificuldades.
Historicamente, associamos couves ao sul dos Estados Unidos, mas as culturas tolerantes à geada crescem bem em várias regiões. Entre as mais resistentes ao calor e ao frio das Brassicas, elas suportam flutuações sazonais e produzem do verão ao outono. Couves são bienais, produzindo seu crescimento foliar na primeira temporada e rendendo flores e sementes na segunda antes de desvanecer.
Uma herança dos anos 1800, ‘Georgia Southern’ é uma variedade clássica para o outono. As folhas grandes são ideais para cozinhar no vapor, ferver ou até mesmo para desfrutar como um envoltório fresco. Como a couve, as folhas jovens e tenras são suaves, ricas e saborosas em saladas.
‘Georgia Southern’ se adapta a diferentes zonas de cultivo com forte tolerância ao frio e ao calor. Passa o inverno em climas onde as temperaturas não caem abaixo de cerca de 20°F (-7°C). Cresce bem em recipientes, e abrigá-las em um espaço fresco (em vasos ou raízes nuas), como uma garagem ou porão, as protege em invernos mais frios. Traga-as para fora na primavera após a última geada. Desfrute de outra rodada de folhas verdes e colete sementes após a floração para futuras semeaduras.
‘Georgia Southern’ tem folhas ligeiramente enrugadas, em azul-esverdeado com cabeças abertas e soltas. Elas amadurecem completamente em 50 a 80 dias e são mais doces e tenras após a geada. A herança cresce em solos arenosos e pobres onde outros repolhos podem não.