Falando Sobre Tomates
É empolgante falar sobre tomates enquanto colocamos nossas mudas no solo nesta primavera. Com o aumento das temperaturas, esperamos cachos prolíficos de pequenas cerejas brilhantes ou grandes fatias clássicas. Parte de proporcionar as melhores condições de cultivo é apoiar as vinhas carregadas de frutas com uma estrutura vertical. Quando se trata de estacas, treliças e outras maneiras criativas de cultivar tomates verticalmente, ajuda ter um plano antes de plantar, ou pelo menos enquanto as plantas ainda são jovens, para facilitar o treinamento e causar menos interrupções.
Benefícios de Cultivar Tomates Verticalmente
Cultivar tomates verticalmente promove rendimentos mais altos e melhora a qualidade dos frutos. Suportes verticais também economizam espaço, liberando espaço precioso na horta. Levantar as vinhas do chão reduz a podridão à medida que os frutos suculentos se desenvolvem. A inspeção de pragas torna-se mais gerenciável, e as plantas ficam menos acessíveis a invasores. O risco de doenças diminui à medida que o fluxo de ar e a exposição ao sol aumentam. A colheita e a poda tornam-se facilmente acessíveis.
Materiais DIY para Treliças de Tomate
Com materiais domésticos, sobras ou uma ida à loja de ferragens, treliças de tomate DIY e outras medidas verticais estão ao alcance. Aqui estão opções DIY para cultivar tomates verticalmente para inspiração. Com o básico em mãos, uma variedade de materiais faz o trabalho.
Tomate Cereja Gardener’s Delight
Sementes de Tomate Cereja Gardener’s Delight
Tomate Cherokee Purple
Sementes de Tomate Cherokee Purple
Tomate Brandywine Red & Yellow Blend
Sementes de Tomate Brandywine Blend
Benefícios de Cultivar Tomates Verticalmente
Existem vários benefícios em desenvolver as plantas verticalmente.
Sem suporte vertical, tomates com vinhas longas e espalhadas correm pelo chão. Estamos familiarizados com estacas, gaiolas ou treliças para apoiar nossas vinhas à medida que crescem. E a estrutura vertical certa traz vantagens além de suportar caules com seus frutos pesados. Além disso, temos uma boa visão à medida que amadurecem. Use suportes verticais em vasos, canteiros elevados e no solo.
Economiza espaço: Cultivar tomates verticalmente os mantém contidos em uma área organizada. Maximiza a área de plantio com espaçamento mais próximo, permitindo ainda o fluxo de ar para eles e outras culturas.
Previne doenças: Levantar as vinhas adequadamente melhora a circulação de ar para a saúde geral. As condições são menos úmidas e lotadas, ajudando a manter problemas fúngicos como oídio e manchas nas folhas afastados. Com menos irrigação respingando nas folhas e um tempo de secagem mais rápido, as condições fúngicas diminuem.
Reduz o acesso de pragas: O crescimento vertical limita o acesso fácil de pragas aos frutos em amadurecimento. Também torna mais fácil ver os danos das pragas logo no início.
Exposição uniforme ao sol: Na posição certa, elevar folhas e caules permite que a luz solar alcance toda a planta. O crescimento vertical também permite que a copa proteja os frutos em desenvolvimento de queimaduras solares.
Seleção e Instalação de Plantas
Nossas opções de treliçamento dependem se um tomate é determinado ou indeterminado. O tipo faz diferença no tamanho e configuração da estrutura de suporte. Algumas variedades anãs como ‘Patio Choice Yellow’ e ‘Cherry Falls’ são compactas e não precisam de suporte. Estas são ideais para recipientes e até cestas suspensas.
Determinado vs. Indeterminado
Variedades arbustivas produzem de uma vez em um tamanho definido, enquanto variedades indeterminadas produzem frutos durante toda a temporada.
Tomates determinados crescem até um tamanho definido e produzem seus frutos de uma vez. Há um grande rendimento onde os frutos amadurecem consecutivamente. Uma estaca simples ou gaiola funciona bem para tomates determinados e arbustivos.
Variedades indeterminadas crescem e desenvolvem frutos durante toda a temporada. Isso significa vinhas mais longas que exigem suporte mais rigoroso. Uma gaiola comprada pode não acomodar as vinhas à medida que crescem. Existem também tipos semi-determinados que ficam entre variedades arbustivas e aquelas com vinhas viajantes. Elas geralmente produzem frutos pequenos a médios em vinhas mais compactas.
Os tomates amadurecem entre 60 a 100 dias após o plantio. Seleções precoces e compactas são as primeiras a frutificar, seguidas pelas clássicas rodadas pesadas. Saber qual tipo de fruto você deseja e se a vinha é determinada ou indeterminada faz o melhor uso do espaço.
Escala e Posicionamento
Planeje para a maturidade e use materiais resistentes para suporte.
Quando se trata de dimensionar nosso suporte, planeje para a maturidade. Vinhas mais longas precisarão de uma estrutura de suporte mais alta, seja uma única estaca, arco ou painel. É melhor instalar a estrutura de suporte no momento do plantio para evitar interromper as raízes, caules e flores mais tarde.
Use materiais resistentes para suportar os ramos esguios e seus frutos pesados. Considere onde colocar a treliça observando o movimento do sol, tanto para os tomates quanto para as plantas ao redor que podem sombrear. Coloque estruturas no extremo norte do canteiro para evitar sombrear plantas mais baixas, embora algumas apreciem um pouco de proteção de sombra. Em climas quentes do sul, os tomates não se importam com um pouco de luz filtrada no sol intenso da tarde.
Amarrando os Caules
Como as culturas não se agarram ou escalam naturalmente, seus caules precisarão ser amarrados à medida que crescem.
As vinhas de tomate não se agarram ou escalam naturalmente, então precisam ser amarradas à medida que crescem. O caule está pronto para amarrar quando as plantas atingem de seis a dez polegadas de altura. Pode não parecer precisar de suporte neste estágio, mas colocar o caule no lugar é útil antes que o ponto de crescimento vertical rapidamente decole.
Use um pedaço de juta grossa ou barbante de sisal à prova de intempéries, tiras estreitas de tecido ou meias-calças velhas para amarrar o caule ao suporte. Tome cuidado para não interromper flores ou frutos em desenvolvimento. Continue amarrando as vinhas à medida que crescem, cerca de a cada seis a oito polegadas.
Estaca Única e Estaca Dupla
Estacar com um único poste é uma técnica simples e econômica.
Estacar é uma técnica simples que levanta as vinhas com um único poste como suporte vertical de ancoragem. Cultivar tomates verticalmente com uma única estaca é uma maneira econômica e engenhosa de aumentar o vigor e a produção. Uma única estaca funciona bem para tipos arbustivos e determinados. Duas estacas são melhores para variedades longas e indeterminadas.
Um poste de bambu, uma estaca de madeira quadrada ou outras peças de sucata no comprimento certo tornam-se boas âncoras. Mire em pelo menos uma polegada de espessura e 48 a 60 polegadas de comprimento, dependendo da sua variedade, para considerar a altura madura e a profundidade no solo (até 12 polegadas de profundidade). Coloque a estaca de três a cinco polegadas de distância da planta e enfie-a profundamente no solo até que esteja firme e imóvel.
Trellis de Tecido
Barbantes ou fios suportados por estacas de metal ou madeira podem ser usados para manter várias culturas em pé.
Treliças podem ser feitas de uma variedade de materiais e configurações para cultivo vertical. Para cultivar vários tomates, estacas de madeira ou metal com barbante correndo entre elas são uma treliça altamente funcional. Você pode cultivar plantas próximas enquanto ainda garante bastante fluxo de ar.
A forma fácil envolve ancorar duas estacas de madeira ou metal no chão. Materiais para os postes incluem madeira, bambu, vergalhão e estacas de metal para cercas. Ramos de tamanho uniforme de madeira derrubada são ideais como postes de suporte.
Corra linhas de barbante ou fio em intervalos de oito polegadas, amarrando-os nos postes. O tecido da Flórida e o barbante vertical são opções para cultivar várias plantas (digamos 10 ou mais) em uma linha.
Tecido da Flórida
Uma treliça de tecido é usada para desenvolver as culturas em fileiras verticais.
Uma treliça de tecido é a preferida dos produtores profissionais para cultivar tomates verticalmente em uma linha. Coloque um poste de metal resistente em cada extremidade da linha. Adicione postes de metal ou madeira entre cada três plantas. Estes se tornam suportes para um sistema de barbante fácil.
Amarre uma extremidade do barbante no primeiro poste. Corra até a próxima estaca, enrolando-a, e passando para a próxima. Repita até chegar ao final da linha. Em seguida, volte para correr do outro lado das plantas, levando-o de volta ao ponto de partida para amarrar. As duas linhas de barbante “sandwich” os caules sem necessidade de amarrar. Você também pode tecer cada comprimento de barbante para frente e para trás entre as plantas para capturar os caules.
Comece a primeira linha cerca de 12 polegadas acima do nível do solo. Instale linhas horizontais adicionais em intervalos de oito polegadas depois disso, à medida que as vinhas crescem até atingirem sua altura madura.
Barbante Vertical Clássico
Use linhas de barbante que correm verticalmente entre uma estrutura resistente para direcionar as vinhas para cima.
Outra opção versátil para muitos cultivos é correr as linhas de barbante verticalmente. Confira a Treliça Freyr para ter uma ideia. O barbante é corrido verticalmente entre uma estrutura resistente para direcionar as vinhas para cima. As linhas tornam-se os pontos de fixação para amarrar os caules.
Para uma estrutura DIY, use postes de bambu ou madeira resistentes para criar duas extremidades triangulares conectadas com uma viga superior. Planeje para que a viga superior corra entre duas fileiras de plantio. Quando as plantas atingirem 18 polegadas, amarre uma extremidade do barbante ao caule superior e corra até a viga superior. À medida que o tomate cresce, amarre os caules ao longo do barbante.
Gaiola
Gaiolas são uma das técnicas para produzir rendimentos abundantes.
Gaiolas são uma das principais maneiras de obter rendimentos abundantes. Fazer a sua própria garante o tamanho adequado, durabilidade e longevidade. Fio de reforço de concreto, fio de gado e arame de galinheiro são adequados para fazer suas próprias gaiolas de tomate.
Para fazer a gaiola, determine o material e corte-o em um comprimento de seis pés e meio. Determine a altura para sua seleção e reduza se necessário. Três pés de altura funcionam para muitos tipos determinados, enquanto indeterminados podem precisar de cinco a seis pés. Enrole a peça cortada em um círculo e prenda a sobreposição com arame ou abraçadeiras.
Ancore a gaiola no chão amarrando-a a estacas adicionais. Se estiver usando uma malha com grade (e não arame de galinheiro), corte a linha inferior do arame horizontal. Deixe os fios verticais no lugar para fixar no chão.
Painel de Arame
Um painel de arame pode ser usado como uma estrutura vertical para desenvolver as culturas em sistemas de fileiras, canteiros elevados e recipientes.
Painéis de arame tornam-se estruturas verticais que permitem o crescimento vertical em sistemas de fileiras, canteiros elevados, recipientes e ao longo de paredes e cercas. Os painéis ocupam pouco espaço em termos de volume, focando na verticalidade pura. Cercas de gado e painéis de reforço de arame são opções prontas para montar em uma parede ou em uma estrutura no solo.
Escolha painéis com base na altura de suas seleções de vinhas e corte-os em comprimentos que se encaixem no espaço e número de plantas. Três a quatro pés de largura e quatro a sete pés de altura são tamanhos pré-fabricados gerais.
Arco
Arcos ou túneis podem oferecer uma maneira funcional de manter as culturas em pé.
Um arco ou túnel oferece uma maneira funcional de cultivar tomates verticalmente enquanto aprecia as belas visuais à medida que os frutos se desenvolvem. Use um arco para emoldurar um caminho ou conectar plantadores e canteiros. Este método funciona para variedades indeterminadas que se estendem ao longo da temporada. Elas produzirão e amadurecerão de baixo para cima, rendendo frutos superiores mais tarde na temporada.
Um arco emprega materiais flexíveis como painéis de arame e cercas dobradas e estabilizadas para formar um arco. Um comprimento de 16 pés de cerca de gado cria um pico de seis pés e meio no arco. Ancore a base com postes em U ou T (quatro a seis pés de altura) em cada canto. Você também pode apoiar o painel entre canteiros elevados para suporte adicional.
Plante tomates em ambos os lados do arco ou combine-os com outras culturas de vinhas como feijão e abóbora para uma colheita abundante.
Cerca
Cercas, grades ou estruturas de decks podem ser usadas para suportar culturas em maturação.
Se você tem uma cerca, grade ou estrutura de deck no lugar, considere usá-la como um suporte pronto. Com piquetes abertos, ripas ou malha de corrente, amarrar os caules não requer materiais adicionais.
Plante os tomates perto da base da estrutura ou coloque-os em vasos para facilitar o posicionamento. Tanto tomates determinados quanto indeterminados crescem em recipientes. Use pelo menos um recipiente de cinco galões e 10 polegadas de diâmetro para tipos determinados e um volume maior de 10 a 15 galões para variedades maiores.
Tripé
Tripes são uma maneira robusta e funcional de desenvolver essas culturas verticalmente.
Como arcos, tripés tornam-se elementos arquitetônicos além de suportes funcionais e verticais de crescimento. Tripés são versões invertidas das gaiolas de tomate padrão em forma de cone. Eles dependem de postes fortes e altos amarrados e fixados no topo. As vinhas são amarradas a suportes laterais entre os postes.
Postes de bambu fixados com arame de cerca elétrica em intervalos de oito polegadas fazem um sistema de gaiola de tripé robusto.
Poda
Pode folhas enroladas e amarelas, e brotos laterais para promover um crescimento saudável e vigoroso.
Para promover vinhas saudáveis e vigorosas, corte folhas enroladas e amareladas a qualquer momento. Pode qualquer broto lateral que surja para direcionar a energia para o crescimento superior e frutos.
Para aumentar a circulação de ar na base das plantas, alguns jardineiros optam por beliscar os seis a dez polegadas mais baixos de crescimento ao longo dos caules. Faça isso quando o caule principal atingir dois pés de altura.