7 Razões Pelas Quais Você Tem Pepinos Deformados

No momento, você está visualizando 7 Razões Pelas Quais Você Tem Pepinos Deformados

Quando você planta pepinos no seu jardim, provavelmente imagina encher sua cesta de colheita com pepinos retos e uniformes. Mas isso nem sempre acontece! Jardineiros em todo o mundo já se depararam com pepinos em formato de espiral, com pontas apertadas ou com aparência deformada.

Embora esses pepinos de formas engraçadas sejam seguros para comer, eles nem sempre são o que os jardineiros desejam. Cortar pepinos curvos é um desafio, e pepinos com pontas apertadas muitas vezes têm um sabor amargo. No entanto, cultivar pepinos retos é mais fácil de falar do que fazer!

Aprender as causas dos pepinos deformados é o primeiro passo para saber como cultivar frutos retos. Vou abordar sete razões pelas quais seus pepinos podem parecer engraçados e fornecer maneiras de remediar essas causas.

Falta de Polinizadores

As flores de pepino dependem das abelhas para polinizá-las.

A polinização incompleta é uma das causas mais comuns de pepinos deformados, e a falta de polinizadores é uma das principais causas de polinização incompleta. Você pode estar se perguntando como uma flor pode ser parcialmente polinizada. Afinal, uma abelha não visita uma flor, coleta pólen e o leva para outra flor? Em alguns casos, sim. Mas nem sempre!

Como as flores de pepino têm pólen grande e pegajoso, a polinização pelo vento não é possível. Em vez disso, as plantas dependem de polinizadores (principalmente abelhas) para transferir o pólen de uma flor masculina para uma flor feminina. Cada grão de pólen forma uma única semente, então os polinizadores devem transferir centenas de grãos de pólen para a flor feminina para que a polinização completa ocorra. Na verdade, pesquisadores descobriram que são necessárias cerca de nove visitas de abelhas por flor para que a polinização completa ocorra!

Se apenas duas ou cinco abelhas visitarem uma flor de pepino, o fruto do pepino não se desenvolverá completamente. O resultado é um fruto pequeno, curvado ou deformado. A polinização incompleta muitas vezes causa pepinos que são cheios e normais em uma extremidade e com um nó pontiagudo na outra extremidade. E se as flores não forem polinizadas, elas não formarão frutos.

Uma boa maneira de remediar a falta de polinizadores é plantar plantas com flores ricas em néctar e pólen. Essas plantas atrairão abelhas e as encorajarão a visitar suas plantas de pepino. Flores perenes como bálsamo de abelha, hissopo de aniz e equinácea fornecem pólen e néctar por vários meses. Se você não quiser adicionar perenes, tente adicionar algumas anuais como calêndula, alisso-doce, girassóis e manjericão.

Você também deve evitar o uso de inseticidas de amplo espectro que prejudicam abelhas e outros polinizadores. Se você usar inseticidas, escolha um produto que afete apenas a praga alvo e aplique-o no início da manhã ou à noite.

Altas Temperaturas

O calor extremo reduz a qualidade dos frutos devido à diminuição da atividade dos polinizadores.

Embora os pepinos sejam culturas que amam o calor, temperaturas extremamente altas podem interromper a produção de pólen. As plantas podem parar de produzir pólen, produzir pólen com menor viabilidade ou não liberar pólen para que esteja disponível para os polinizadores. Mesmo que muitos polinizadores visitem suas flores, a polinização adequada pode não ocorrer.

Portanto, altas temperaturas muitas vezes levam a taxas de polinização reduzidas. Quando os polinizadores não polinizam adequadamente as flores, os frutos resultantes acabam curvados, enrolados ou distorcidos. Temperaturas acima de 32°C são quentes o suficiente para causar problemas com o pólen e, portanto, com a polinização.

Essas altas temperaturas também incentivam plantas monóicas (aquelas com flores masculinas e femininas) a produzir uma porcentagem maior de flores masculinas. Embora isso possa aumentar as taxas de polinização, muitas vezes diminui a colheita geral, já que apenas as flores femininas podem produzir frutos.

Altas temperaturas também diminuem a atividade das abelhas, o que reduz as taxas de polinização. Quando o pólen não saudável é combinado com baixa atividade dos polinizadores, não é surpreendente ver frutos deformados.

Então, o que você pode fazer sobre isso? Uma opção é plantar variedades de pepino partenocárpicas, como ‘Telegraph Improved’ e ‘Hokus Gherkin’. Essas plantas produzirão frutos sem polinização, então você não precisa se preocupar com o clima quente perturbando a produção de frutos. Você também pode fazer uma pausa na produção de pepinos durante o calor do verão se você viver em uma zona de cultivo quente.

Baixas Temperaturas

Temperaturas frias impedem a produção de pólen nas plantas.

Como os pepinos preferem temperaturas quentes, temperaturas frias também podem causar problemas no desenvolvimento dos frutos. O clima quente é um fator que avisa as plantas de pepino que é hora de formar flores em vez de novo crescimento vegetativo. Se a temperatura cair consistentemente abaixo de 16°C, as plantas podem nunca desenvolver flores.

Mesmo que as plantas desenvolvam flores, temperaturas frias inibem a produção de pólen, o que limita a polinização bem-sucedida. Temperaturas mais frias também incentivam as plantas a produzir uma proporção maior de flores femininas e limitam o número de flores masculinas. Essa alta proporção de flores femininas para masculinas também diminui as chances de germinação bem-sucedida.

O clima frio também muitas vezes limita a atividade das abelhas. Se as abelhas estiverem se abrigando durante as temperaturas frias, há uma chance menor de que elas polinizem adequadamente as flores de pepino. Essa polinização incompleta pode resultar em frutos curvados ou com nós.

Com essas informações em mente, evite plantar pepinos até que as temperaturas noturnas estejam consistentemente acima de 16°C. Essas temperaturas limitarão o estresse das plantas e garantirão que os polinizadores estejam ativos.

Falta de Água

Um fornecimento inconsistente de água durante a formação dos frutos de pepino leva a frutos deformados.

Provavelmente não preciso dizer que os pepinos consistem quase inteiramente de água. Se as plantas não tiverem acesso a umidade suficiente, elas ficam estressadas e os frutos ficam deformados.

Os pepinos requerem uma quantidade moderada de água durante todas as estações, mas eles precisam de uma quantidade extra alta em dias quentes e ensolarados. Quando o clima está quente, as plantas dependem de um processo chamado transpiração para se resfriar. Você pode pensar na transpiração como o equivalente das plantas ao suor; as plantas perdem água através de suas folhas, resfriando-se no processo. Essa perda de água é o motivo pelo qual as plantas precisam de mais água durante o clima quente.

Se as plantas de pepino não conseguirem acessar uma quantidade consistente de água enquanto formam frutos, os frutos muitas vezes acabam gordos em uma extremidade e finos na outra. Isso ocorre se as plantas tiverem uma quantidade adequada de água durante a primeira metade da formação dos frutos e não tiverem água suficiente durante a segunda metade do desenvolvimento dos frutos.

Uma maneira de garantir que suas plantas de pepino recebam água suficiente é instalar um sistema de irrigação por gotejamento. A irrigação por gotejamento fornece água diretamente ao solo, limitando a perda de água por evaporação e mantendo as folhas de pepino secas. Também permite que você configure facilmente sua irrigação em um temporizador, garantindo que suas plantas sejam regadas mesmo quando você estiver fora por mais tempo do que o esperado. Como a quantidade de água que você deve aplicar depende da chuva, temperatura, vento e mais, certifique-se de ajustar seu cronograma de rega conforme necessário.

Seleção de Variedades

Cultivar pepinos ‘Marketmore’ em uma treliça promove frutos retos.

Embora muitas pessoas imaginem pepinos retos para fatiar ou em conserva quando pensam nesses lanches crocantes, você pode encontrar uma ampla variedade de variedades de pepino. Alguns desses pepinos são mais propensos a produzir pepinos curvos, e esses frutos de formas estranhas não são motivo de preocupação. Por exemplo, variedades como ‘Tasty Green’ e ‘Suyo Long’ muitas vezes produzem pepinos que são curvados ou maiores de um lado do que do outro.

Se você quiser aumentar suas chances de acabar com pepinos retos, escolha variedades clássicas de fatiamento como ‘Marketmore’ e ‘Bristol’. Cultivar qualquer tipo de planta de pepino em uma treliça também aumentará as chances de frutos retos. A gravidade puxará os pepinos para baixo e incentivará os frutos a crescerem retos.

Presença de Polinizadores

Os pepinos partenocárpicos são melhor cultivados em ambientes livres de polinizadores, como túneis altos.

Embora a maioria das plantas de pepino exija polinizadores para produzir pepinos saudáveis, a polinização pode realmente causar problemas com alguns pepinos. Variedades partenocárpicas produzem frutos mesmo que suas flores não sejam polinizadas adequadamente. Na verdade, a polinização pode até causar problemas na produção de frutos!

Se as flores dos pepinos partenocárpicos forem polinizadas, os frutos podem ser pequenos ou de formas engraçadas. Portanto, as variedades partenocárpicas são melhor cultivadas em túneis altos, estufas ou outros locais livres de polinizadores.

Você também pode procurar variedades que sejam tanto partenocárpicas quanto ginóicas. Pepinos ginóicos contêm apenas, ou principalmente, flores femininas. Quando não há flores masculinas presentes, as flores femininas permanecem não polinizadas.

Lesões Físicas

Certas restrições durante o crescimento podem fazer com que os frutos desenvolvam características deformadas.

À medida que os pepinos crescem, eles se adaptam prontamente ao ambiente ao seu redor. Se um caule de planta ou um pedaço de arame de treliça estiver no caminho de um pepino, o pepino crescerá ao redor do objeto em vez de parar de crescer. Isso muitas vezes resulta em pepinos de formas estranhas.

Por exemplo, digamos que um pequeno fruto de pepino comece a crescer entre uma parede e um pedaço de corda esticada usada para treliçar. À medida que o fruto cresce, ele ficará constrito pela corda e pela parede. Isso pode levar o fruto a desenvolver uma indentação acentuada onde estava a corda e/ou um lado plano onde cresceu contra a parede.

Essa causa de frutos deformados geralmente afeta apenas uma pequena quantidade de pepinos. Portanto, se você notar que muitos de seus pepinos estão deformados, algo mais provavelmente é o culpado.

Danos causados por pragas como besouros do pepino também podem causar lesões físicas. No entanto, essas pragas causarão pequenas marcas de mordida na pele do pepino em vez de frutos totalmente deformados.

Pensamentos Finais

Da próxima vez que você vir um pepino curvo ou atarracado, não entre em pânico! Em vez disso, pense no que poderia ter causado essa aparência estranha. A polinização deficiente é a causa mais provável, mas qualquer um dos fatores listados acima pode ser o culpado.