Desafios de Maturação de Tomates de Final de Temporada
Jardineiros em climas frios conhecem o desafio de amadurecer tomates de final de temporada! Suas vinhas podem estar cheias de tomates verdes quando o verão se transforma em outono. Amadurecer esses frutos pode ser desafiador, mas com os métodos certos, o processo se torna fácil.
Esses métodos não convencionais de amadurecimento funcionam para cultivadores impacientes. Talvez você tenha colhido alguns tomates verdes cedo ou tenha mais plantas do que pode lidar—não importa a causa, essas maneiras funcionam bem para jardineiros em todo o país.
Os tomates não precisam ficar na vinha para desenvolver sua cor e sabor completos. Se você tem um monte de tomates cereja verdes ou alguns tomates fatiados ainda não maduros, essas sete técnicas peculiares os amadurecerão rapidamente.
Chadwick Cherry
Tomate Cereja Pole Chadwick Cherry
Container’s Choice
Tomate Arbusto Vermelho Container’s Choice
Tropical Sunset
Tomate Cereja Pole Tropical Sunset
Coloque-os no Balcão
Deixe-os terminar de amadurecer tranquilamente em um balcão sombreado.
É o que eu faço com mais frequência! É fácil colher alguns frutos não maduros e colocá-los em um balcão em um local escuro. Eles desenvolverão sua cor, sabor e textura completos enquanto estão em sua casa. Depois, quando estiverem maduros, você pode cortá-los e comê-los.
Tomates totalmente verdes podem não amadurecer bem no balcão. Tente colher os frutos quando estiverem 50% maduros, à medida que a pele começa a mudar de verde para sua cor madura. Essa cor varia dependendo da variedade do tomate; alguns são listrados verde-amarelo, outros são dourados, e alguns poucos são índigo-púrpura!
Este é o método comprovado para amadurecer seus tomates rapidamente. Pode demorar mais do que os outros métodos, mas é fácil de fazer. A temperatura é o mecanismo de trabalho aqui—os tomates amadurecem melhor em temperaturas entre 21-24°C. A maioria dos ambientes internos se enquadra nessa faixa.
Deixe-os ao Ar Livre
Deixe-os colorir do lado de fora—apenas mantenha-os sombreados.
Se o clima estiver ameno e quente, você pode deixar os frutos do lado de fora para amadurecer. Esta é uma boa dica para jardineiros com cozinhas pequenas que não têm espaço para amadurecer tomates dentro de casa. Basta colocá-los em uma bandeja ou tela e deixá-los fora da luz solar direta em um local coberto.
As temperaturas amenas do verão devem induzir o amadurecimento após alguns dias. Observe os frutos de perto para garantir que nenhuma praga ou mosca os encontre. Assim que atingirem a cor perfeita, leve-os para dentro para armazenar até que você esteja pronto para usá-los.
Embora este seja um ótimo modo de amadurecer tomates em regiões amenas, não funciona bem em climas com temperaturas de verão quentes. Se a temperatura subir acima da faixa ideal, considere mover os frutos para dentro de casa para amadurecer no balcão.
Coloque-os em um Saco
Um saco de papel retém o etileno e acelera o processo.
A luz solar não faz com que esses frutos amadureçam—químicos, temperaturas e nutrientes fazem! Quando suas plantas de tomate têm acesso a todos os recursos de que precisam, elas transformam seus frutos verdes em suas formas finais e maduras.
O principal químico que causa o amadurecimento do tomate é o etileno, um gás naturalmente presente. Os tomates o liberam à medida que amadurecem, o que faz com que os frutos próximos também amadureçam. Quanto mais etileno estiver presente, mais rápido seus tomates passarão de verde para vermelho.
Para usar o etileno a seu favor, coloque os frutos não maduros em um saco de papel no balcão. O saco reterá o gás e o manterá ao redor dos frutos, fazendo com que amadureçam mais rápido do que se estivessem ao ar livre. Verifique-os todos os dias. Assim que os tomates estiverem totalmente maduros, use-os ou armazene-os para uma data posterior.
Use Maçãs
Combinar tomates com maçãs traz resultados em dias.
Tomates não são os únicos frutos que liberam etileno! Maçãs, bananas e melões também usam esse gás para induzir o amadurecimento. Basta pegar uma dessas frutas e colocá-la no saco de papel ao lado de sua colheita de tomate. Feche o saco para evitar que moscas das frutas entrem.
Após alguns dias, o gás etileno promove o amadurecimento uniforme dos seus tomates. Verifique-os para garantir que não fiquem maduros demais e retire-os do saco quando estiverem prontos.
Você pode armazenar os maduros na geladeira para armazenamento a longo prazo. Eles duram uma ou duas semanas. Para o melhor sabor, retire-os da geladeira algumas horas antes de planejar comer; eles tendem a ter o melhor sabor à temperatura ambiente.
Remova as Flores
Cortar flores tardias ajuda o restante a amadurecer bem.
Além de usar gases e temperatura, há algumas outras maneiras de amadurecer tomates mais rápido do que o normal. Se você está cultivando tomates indeterminados, perceberá que eles continuam crescendo flores e frutos até a primeira geada no outono.
Essas flores não formarão tomates porque o inverno iminente interromperá seu crescimento. Elas cairão da planta! Ao remover essas flores em excesso, você redireciona a energia da planta para os frutos que estão amadurecendo. Basta beliscá-las e deixar qualquer tomate de bom tamanho na planta para amadurecer.
Esse método funciona melhor no final da temporada de cultivo para acelerar suas plantas. Promoverá o amadurecimento rápido na vinha, após o qual você pode colher os tomates e colocá-los dentro de casa para amadurecer ainda mais.
Remova o Crescimento de Folhas
Poda severa sinaliza à planta para encerrar o ciclo.
O mesmo vale para as folhas! Crescimento excessivo de folhas consome energia das plantas. Ao remover folhas e caules extras, você incentivará um redirecionamento de energia para os frutos. Isso os ajudará a amadurecer mais rápido do que se você deixasse as folhas.
Você pode podar severamente as plantas em vez de remover suas folhas e flores. É um processo mais fácil que requer menos trabalho. Comece localizando todos os frutos verdes que você gostaria de amadurecer—deixe-os em paz e pode logo acima deles.
Cada corte de poda deve remover as partes superiores folhosas de suas culturas. Esse tratamento severo diz às suas plantas que é hora de amadurecer seus frutos e parar de crescer novas flores e brotos. Novamente, evite fazer isso em tipos determinados, pois eles produzem uma quantidade finita de flores. Cortá-las reduzirá seus rendimentos de colheita.
Estresse Suas Plantas
Pular uma ou duas regas chama a atenção rapidamente.
O estresse não é bom para o jardineiro, mas é excelente para sua colheita de tomate! Pense assim—plantas, como nós, querem se reproduzir e crescer. Quando você as estressa, elas se apressam para produzir sementes antes de morrerem como uma última tentativa de manter sua espécie viva.
Quando você estressa suas plantas de tomate, você as convence de que é hora de amadurecer seus frutos e sementes. Há algumas maneiras de fazer isso. Você pode podar as raízes, regá-las com menos frequência ou praticar a poda severa no final do verão. Você também pode fazer uma combinação de todos os três métodos!
Para podar as raízes, pegue uma pá afiada e cave a um pé do caule da sua planta de tomate. Continue cavando em um círculo até chegar onde começou. Este processo corta as raízes externas, o que estressa sua planta e acelera o processo de maturação.
Outra maneira de fornecer estresse é com água. Em vez de regar regularmente, você reduzirá a quantidade que aplica ao longo de algumas semanas. Faça isso gradualmente para evitar rachaduras ou divisão dos frutos. Pule um dia de rega e pule outro dia na semana seguinte. Você notará um amadurecimento rápido à medida que o estresse empurra sua planta para finalizar sua colheita.