Não sei como aconteceu, mas o brócolis sempre faz sucesso na minha mesa de jantar. Até meu filho de quatro anos fica feliz ao saber que este vegetal saboroso e saudável está no cardápio. No entanto, cultivá-lo no meu jardim na zona 9 nem sempre é tão fácil quanto fazer com que as crianças o comam.
O brócolis é um vegetal crucífero de clima frio. Ele prefere as temperaturas amenas da primavera e do outono, então, em lugares onde a primavera esquenta rapidamente, pode ser um desafio cultivá-lo. Ele precisa de muito sol, mas a exposição à tarde pode ser intensa demais no início da estação. Felizmente, para jardineiros de climas frios, há menos obstáculos a superar.
Não importa onde você o cultive, há alguns fatores importantes para cultivar uma colheita saudável e abundante. Vamos dar uma olhada em alguns erros potenciais que podemos cometer e como cultivar cabeças perfeitas no seu jardim.
Erro 1: Começar Tarde Demais
Em zonas quentes, plante no outono para colheitas de inverno; ele fica mais doce após uma leve geada.
Como o brócolis prefere crescer em temperaturas mais frias, é fácil errar a janela ideal de plantio. Isso é especialmente verdadeiro para jardineiros de climas quentes. Se você não começar a semear as sementes a tempo, pode enfrentar alguns problemas.
Dependendo da sua zona, você pode cultivar essa cultura na primavera ou no outono. Em climas mais quentes, você pode achar que semear no outono para uma colheita de inverno é mais propício para o sucesso geral da sua cultura. É um vegetal resistente à geada que na verdade fica mais saboroso após uma ou duas geadas. É como muitas verduras nesse aspecto.
Como o brócolis precisa de temperaturas frias para germinar, começar no final do verão e início do outono pode ser desafiador. Esse erro é muito mais fácil de evitar em climas mais frios, já que a temporada de cultivo do brócolis é mais longa aqui.
Você pode semear diretamente as sementes no jardim assim que o solo estiver trabalhável. No entanto, as sementes são pequenas e tendem a se sair melhor se você começar a cultivá-las em ambientes internos. Em climas quentes, você pode começar cerca de seis semanas antes do transplante. Como são tolerantes à geada, isso pode ser já em dezembro.
Em climas frios, planeje movê-las para fora assim que o solo estiver trabalhável ou cerca de quatro a seis semanas antes da sua última data de geada. Comece a cultivá-las aproximadamente seis semanas antes do transplante. Coloque-as em um local fresco e dispense o tapete de aquecimento para sementes. Elas germinam bem a cerca de 16°C (60°F).
Erro 2: Aglomerar Suas Plantas
Dê espaço suficiente para as mudas, ou elas crescerão fracas, espigadas e desenvolverão raízes rasas competindo por nutrientes.
Dê às suas mudas um espaço próprio quando começar a cultivá-las. Se você semear muitas sementes em uma célula, suas plantas jovens podem crescer espigadas e altas, o que é algo que você não quer. Elas serão fracas e espigadas e não terão um bom desenvolvimento de raízes porque compartilham aquele pequeno espaço.
Semear um máximo de duas sementes por célula ou espaço no canteiro. Como são pequenas, é fácil exagerar sem querer. Isso não é o fim do mundo, mas como mencionei, pode resultar em plantas espigadas. Se você acidentalmente derramar muitas em um só lugar, apenas desbaste-as cedo. Os brotos de brócolis são saborosos e nutritivos, então vá em frente e jogue esses brotos extras na sua salada ou sanduíche!
Erro 3: Esperar Muito para Transplantar
Essas plantas precisam de clima frio para um crescimento forte; evite plantar em temperaturas consistentemente quentes de setenta graus.
Outro erro comum é esperar muito para colocar seus transplantes no solo. Isso cria dois problemas. O primeiro é a força das suas plantas. Se você deixá-las em uma célula pequena por muito tempo, elas não terão espaço para desenvolver raízes fortes. Elas crescerão altas e espigadas, o que resulta em brócolis mais fracos.
O segundo problema é a necessidade de clima frio para realizar a maior parte do crescimento. É melhor expô-las à geada do que esperar até que você esteja consistentemente experimentando temperaturas nos 21°C (~70°F). Se você não der às suas plantas jovens tempo suficiente de clima frio para crescerem, pode acabar com brócolis fracos.
Comece suas sementes de maneira oportuna, levando em conta seu clima. Dê às suas plantas jovens uma ou duas semanas para se aclimatarem antes de movê-las permanentemente para fora. Essa combinação dará a você começos fortes e robustos que se transformarão em vegetais fortes e saudáveis.
Erro 4: Plantar no Lugar Errado
Escolha um local com sol, solo rico, boa drenagem e água para plantas saudáveis e produtivas.
Escolher o local certo é fundamental para o sucesso no cultivo de qualquer vegetal ou planta, nesse caso. Se eles não receberem a quantidade certa de luz solar, o tipo certo de solo, a quantidade certa de água e a drenagem adequada, você não obterá o melhor desempenho. O brócolis não é exceção a isso.
O brócolis precisa de muita exposição ao sol, pelo menos seis horas por dia, para prosperar. Em climas mais quentes, é melhor dar-lhes sombra à tarde para prolongar a estação. A exposição à tarde é mais quente e intensa e encurtará a vida das suas plantas.
Para melhores resultados, enriqueça seu solo com bastante material orgânico. Este é um grande consumidor, então se não receber nutrientes adequados, não terá um desempenho tão bom. Certifique-se de que seu solo drene bem e tenha um pH ligeiramente ácido a neutro.
Erro 5: Negligenciar a Adubação
Grandes consumidores precisam de nutrientes constantes, ou eles definharão e produzirão rendimentos decepcionantes e de menor qualidade na colheita.
Como mencionei acima, o brócolis é um grande consumidor, e é um erro deixá-lo sem nutrientes suficientes. Ele requer um fornecimento forte e constante de nutrientes específicos para ter um bom desempenho e produzir. Se não receberem o que precisam, você pode esperar que suas plantas definhem e produzam uma colheita inferior.
Comece com uma fórmula rica em fósforo para um desenvolvimento saudável das raízes. Cerca de um mês após o transplante, dê às suas plantas uma dose de fertilizante rico em nitrogênio. Isso ajudará a produzir um crescimento robusto e verde.
Após essa primeira aplicação, você deve adubar cerca de uma vez a cada duas a três semanas. Você pode reduzir um pouco o nitrogênio neste ponto, mas não o elimine completamente. Use uma fórmula equilibrada ou uma que seja ligeiramente mais alta em potássio e fósforo, como uma proporção de 5-10-10.
Erro 6: Plantar com os Vizinhos Errados
As calêndulas são ótimas companheiras porque não competem por nutrientes e apoiam o crescimento saudável das plantas.
Outro problema com grandes consumidores é que eles fazem vizinhos complicados. Se você plantá-los muito perto de outras plantas que precisam de uma quantidade substancial de nutrientes, eles vão competir, e nenhum deles prosperará como deveria. Você pode acabar com uma colheita ruim de ambos, o que é sempre decepcionante.
Escolha os companheiros certos para seu brócolis com base nas necessidades de ambas ou de todas as plantas envolvidas. Evite outros grandes consumidores como tomates, batatas e outras brassicas. Em vez disso, opte por vizinhos que não precisem de tantos nutrientes. As calêndulas são ótimas vizinhas, assim como a maioria das ervas.
Erro 7: Ignorar Pragas
Pragas como lagartas, vermes, besouros e larvas atacam essas plantas e podem destruir rapidamente as colheitas.
Por mais que gostemos de comer este vegetal, certamente há muitas pragas que também gostam de se alimentar de suas folhas e flores. É um grande erro deixar seu brócolis desprotegido. Pulgões, claro, são uma praga comum no jardim que pode atacar seu brócolis. Larvas de lagarta e lagarta-do-cartucho podem desfolhar uma planta rapidamente.
Como está na mesma família do repolho, todas as pragas habituais do repolho se aplicam. Lagartas, vermes e larvas de raiz são todas preocupações. Os besouros pulgas podem ser um grande problema também. No geral, há uma série de insetos que podem afetar suas plantas, e eles podem arruinar sua colheita rapidamente.
Seja vigilante. Monitore regularmente seu brócolis em busca de sinais de pragas e doenças. Algumas pragas, como várias lagartas, são fáceis de erradicar com controle físico. Você pode retirá-las manualmente e eliminar a maior parte do problema.
Pragas menores, como pulgões e besouros pulgas, são mais complicadas. Cobrir suas plantas com telas de proteção é uma boa maneira de protegê-las de infestações prejudiciais. Exemplares maiores são menos vulneráveis, mas uma infestação pesada pode danificar até os mais fortes. Óleo de neem e Bt são bons tratamentos para se livrar dessas pragas, e são seguros para humanos e animais de estimação.