7 Dicas para Plantio Sucessivo de Vegetais: Tempo e Variedades

O que esperar nesse post

Plantio em Sucessão

Em vez de plantar em fileiras organizadas e espaçadas, jardineiros caseiros costumam colocar diferentes vegetais, ervas e flores juntos para maximizar o espaço. Assim como o plantio denso, o plantio em sucessão é uma técnica simples para aproveitar ao máximo seu espaço de cultivo de vegetais.

Também chamado de plantio sucessivo, esse método permite que você estenda sua colheita por várias semanas, em vez de colher tudo de uma vez. Você terá um suprimento contínuo de folhas verdes, ervas e vegetais ricos em nutrientes para colher e comer da primavera ao outono. Alguns vegetais funcionam bem em plantios sucessivos no inverno! Radicchio, favas e rabanetes de inverno funcionam bem em algumas regiões frias.

Independentemente das plantas que você gosta de cultivar e comer, alguns plantios sucessivos lhe proporcionarão colheitas maiores e melhores do que você está acostumado. Vamos detalhar esse método, como fazê-lo e quais plantas são melhores para ele.

O Que é Plantio em Sucessão?

Esta é uma técnica onde as culturas são plantadas em intervalos regulares.

Com semeaduras sucessivas, você planta várias rodadas de sementes para criar um suprimento interminável de produtos colhíveis. Culturas de crescimento rápido, como rabanetes e espinafre, vão de sementes a plantas adultas em um ou dois meses; se você plantar uma rodada, não terá mais nada após a primeira colheita!

Para colheitas ideais, plante sementes de suas culturas favoritas a cada uma ou duas semanas. À medida que a última rodada atinge um tamanho colhível, o plantio atual crescerá e ocupará seu lugar. Semeadura e colheita contínuas são fundamentais para promover raízes, brotos e frutos abundantes.

Dicas para Plantio em Sucessão de Vegetais

Essas sete dicas e truques incentivam semeaduras e colheitas bem-sucedidas de vegetais, independentemente da zona em que você cultiva. Primeiro, experimente uma planta de fácil cultivo, como alface, para aprender os detalhes do plantio sucessivo, depois passe para espécies mais complicadas, como pepinos e beterrabas.

Não Pare Nunca!

Plante as sementes liberalmente e continuamente.

Muitos pacotes de sementes têm datas de semeadura ideais. Eles recomendam plantar sementes a cada duas semanas durante a primavera, por exemplo, ou começar a plantá-las em ambientes internos meses antes. Embora os pacotes de sementes tenham as melhores recomendações para a planta em questão, você não precisa seguir todas as instruções.

Recomendo plantar novos vegetais, ervas e flores enquanto a estação permitir. Se o verão estiver estranhamente frio, continue plantando coentro! Não pare só porque o pacote mandou.

Se uma rodada de plantios não funcionar bem, acompanhe seus resultados e tente algo novo no próximo ano. As sementes são mais baratas que mudas em vasos, então é aceitável plantá-las liberalmente e continuamente. Tente preencher todos os cantos e recantos com vegetais, frutas, ervas e flores silvestres.

Plante Quando Colher

Plante novas sementes quando colher as culturas. Este método funciona melhor para culturas colhidas inteiras.

Alguns de nós, jardineiros, não têm muito tempo para jardinagem. Você pode ver os canteiros apenas quando está plantando ou colhendo. Se for o caso, tente combinar as duas tarefas em uma!

À medida que você colhe anuais como coentro, rabanetes e alface, plante mais sementes em seu lugar. Preencha os espaços que eles deixam para trás com mais mudas para futuras refeições.

Este método funciona melhor para culturas que você colhe inteiras, como alface, rabanetes e coentro. Não funciona para culturas perenes, como tomates, pimentões e berinjelas.

Observe as Temperaturas Noturnas

Acompanhe as temperaturas noturnas para saber quais culturas terão um bom desempenho.

Além das datas de última e primeira geada, as temperaturas noturnas são úteis para saber quais plantas terão um bom desempenho. Algumas são sensíveis à geada, enquanto outras preferem temperaturas frias para crescer mais doces, crocantes e nutritivas.

Acompanhe as temperaturas noturnas médias com um diário ou o aplicativo de clima no seu telefone. Espécies que gostam de calor, como tomates e pimentões, preferem temperaturas noturnas acima de 10°C.

Folhas verdes como alface, rúcula e espinafre podem prosperar perto do congelamento, desde que estejam estabelecidas, enquanto as culturas de couve toleram períodos curtos de temperaturas abaixo de zero. Saber quando o clima está esfriando ou esquentando ajudará você a escolher as melhores culturas para o jardim.

Planeje para Primavera e Outono

Selecione culturas que crescem melhor nas estações para criar um jardim de alto desempenho.

Alguns vegetais preferem crescer quando os dias se alongam e aquecem, enquanto outros gostam do final da estação, quando os dias encurtam e esfriam. Ao escolher as melhores plantas para crescer durante as estações, você cria um jardim resistente a pragas e de alto desempenho.

Vegetais como rabanetes de primavera, folhas verdes e ervilhas são excelentes para a primavera, enquanto culturas de couve, radicchio e couves de Bruxelas funcionam bem do final do verão até o outono. Faça plantios consecutivos a cada poucas semanas durante essas estações para um suprimento contínuo de vegetais sazonais.

Acompanhe as Estações

Adapte-se às estações e determine o que é melhor plantar.

Às vezes, suas datas reais de última e primeira geada diferem das datas médias para sua região. Em vez de amaldiçoar o clima, mova-se com as estações! Abandone as recomendações nos pacotes de sementes e observe suas temperaturas noturnas médias para determinar o que é melhor plantar.

Pegue as sementes de milho, abóbora e feijão se sua primavera for curta e doce! Essas culturas não se beneficiam de inícios precoces e não são ideais para transplante. Se você estiver fazendo semeaduras sucessivas, espere o clima quente chegar primeiro antes de plantar.

Quando os verões são mais curtos e frios do que você gostaria, mude de tomates e pimentões para repolho, brócolis e couve-flor. Passe de folhas de amaranto para alface, espinafre e acelga.

Organize-se

Acompanhe as datas, tempos de colheita e temperaturas para ajudar em cultivos futuros.

Usar software é difícil para alguns jardineiros! Eu entendo, pois prefiro passar meu tempo no jardim do que no computador. Embora você possa não querer usar software, algum planejamento ou registro ajudará você a tomar melhores decisões de cultivo no futuro.

Se preferir acompanhamento online, experimente o Dr. Jardim Planner. É um software simples e online, fácil de usar e ideal para acompanhar o jardim; também vem com um diário gratuito! Diários de papel e planilhas são ótimos se você preferir usar caneta e papel.

Acompanhe as datas em que você semeia sementes e quando colhe os vegetais maduros. Também acompanhe outros dados úteis, como temperaturas, primeiras e últimas geadas, e quais plantas tiveram bom desempenho e quais não tiveram. Após anos de acompanhamento, você terá um modelo perfeito com datas de plantio baseadas nas condições do seu jardim.

Use Rotação e Consorciação

A consorciação e a rotação de culturas ajudam a maximizar o espaço para altos rendimentos.

Além do plantio em sucessão, a rotação de culturas e a consorciação ajudam a maximizar pequenos espaços para rendimentos explosivos de vegetais. A rotação de culturas previne o acúmulo de pragas e doenças e ajuda a evitar a escassez de nutrientes no solo. Você rotacionará uma família de plantas com outra a cada três a cinco anos.

A consorciação, ou plantio denso, é um método de plantar mais plantas em um espaço pequeno do que as diretrizes de espaçamento recomendam. Outro termo para isso é plantio companheiro. À medida que você colhe um dos vegetais, o outro cresce e ocupa seu lugar.

Combine culturas de raízes com folhas verdes ou manjericão com tomates e pimentões. Uma combinação histórica de plantio usa milho, feijão e abóbora. É o método das Três Irmãs, e foi desenvolvido por nativos americanos que cultivavam as culturas.

Variedades Recomendadas

Embora muitas culturas funcionem bem em sucessão, algumas são melhores que outras no jardim caseiro. Selecione entre essas variedades populares que se destacam em canteiros elevados, vasos e bordas.

Folhas Verdes

Selecione folhas verdes anuais com períodos de maturação rápida.

Folhas verdes são uma parte importante de uma dieta saudável! Elas são indispensáveis na cozinha, pois adicionam cor, sabor e textura a uma ampla variedade de refeições. Use-as em saladas, sopas e caçarolas, ou decore tábuas de frios com suas folhas frisadas.

As melhores folhas para plantar consecutivamente são anuais com períodos de maturação rápida. Alface, endívia, escarola, espinafre, rúcula, acelga e amaranto são algumas das muitas opções viáveis. Use espécies que tenham bom desempenho em sua região.

Se você não consegue decidir, selecione uma mistura mesclun com muitos tipos diferentes! ‘Chef’s Choice’ é uma mistura saborosa com alface, mostarda, rúcula e endívia. Semeie sementes sucessivamente a cada três semanas durante a estação de crescimento até duas semanas antes da sua primeira geada.

Ervas

Ervas anuais são melhores para semeadura em intervalos devido aos seus períodos de crescimento rápido.

Assim como as folhas verdes, as melhores ervas para plantar repetidamente são as anuais com períodos de crescimento rápido. Salsa, endro e coentro são alguns tipos comuns que funcionam bem. Outros incluem segurelha, manjerona e camomila.

Você pode semear sucessivamente perenes como manjericão em regiões com geadas de inverno. O manjericão é sensível à geada e só sobreviverá ao inverno em climas amenos. Faça plantios repetidos de manjericão e você incentivará um suprimento prolífico de folhas frescas antes do final do verão.

Culturas de Raiz

Essas culturas requerem pouco espaço acima do solo e a maioria é tolerante à geada.

Essas são algumas das melhores plantas para semear novamente, pois requerem pouco espaço acima do solo. Suas raízes grandes e bulbosas ocupam espaço abaixo do solo. Plante alface e rúcula entre as raízes para preencher os espaços vazios. Colha as folhas, depois deixe as raízes preencherem o espaço.

Cenouras, beterrabas, rabanetes, nabos e rutabagas são algumas das muitas culturas de raiz que você pode plantar consecutivamente da primavera ao outono. Muitas são tolerantes à geada, tornando-se mais doces e saborosas após eventos de frio.

As raízes de maturação mais rápida são os rabanetes de primavera. Alguns, como ‘Cherry Belle’, podem amadurecer em apenas 24 dias! Plante-os repetidamente para ter dezenas de rabanetes para suas saladas e conservas.

Ervilhas

As ervilhas adoram umidade e temperaturas frias para amadurecer, tornando-as ótimas para semeadura repetida durante o inverno, primavera e outono.

As ervilhas preferem as estações frias para amadurecer, pois adoram umidade e temperaturas frias. Embora não sejam boas candidatas para plantios repetidos no verão, você pode plantá-las quantas vezes quiser no final do inverno, primavera e outono.

Experimente uma mistura como o pacote de ervilhas 2-pack para uma combinação de diferentes ervilhas. Variedades de neve, ervilhas tortas e ervilhas de debulhar são os três tipos principais. As ervilhas de neve e tortas têm vagens comestíveis, enquanto as variedades de debulhar têm vagens não comestíveis com ervilhas gordas e doces dentro.

Feijões

Os feijões funcionam bem da primavera ao outono; plante-os a cada semana ou duas.

Assim como as ervilhas, os feijões são culturas leguminosas que formam vagens e sementes saborosas. Ao contrário das ervilhas, os feijões são uma cultura de estação quente. Eles funcionam bem da primavera ao outono. Plante-os a cada semana ou duas desde a última geada até 80 dias antes da primeira.

Existem dois tipos principais de feijões: trepadores e arbustivos. Os feijões trepadores são variedades que se enroscam e escalam, atingindo alturas impressionantes, enquanto os tipos arbustivos crescem densos e baixos ao chão. Opte por ambos se você tiver espaço para eles, ou selecione o tipo que funcionará melhor no seu quintal.

Culturas de Couve

Essas culturas prosperam em temperaturas entre 16°C e 20°C.

As culturas de couve são espécies que gostam de frio da família Brassicaceae. Elas prosperam quando as temperaturas permanecem entre 16-20°C. Repolho, couve-flor e brócolis são os tipos mais comuns, embora mostarda, couves de Bruxelas e couve sejam outros vegetais de bom desempenho.

As culturas de couve têm melhor desempenho no outono ou primavera em climas frios. Jardineiros de climas amenos podem semeá-las semanalmente no outono e inverno para uma colheita na primavera.

Cebolinha

Essas culturas podem ser semeadas a cada 2 a 4 semanas enquanto os dias estão quentes e ensolarados.

A cebolinha, ou cebola verde, atinge rapidamente a maturidade quando está com a espessura de um lápis. Você pode deixá-las amadurecer e engrossar, ou puxá-las completamente e plantar novas sementes. Uma fileira de cebolinhas é perfeita para cozinheiros caseiros que desejam cebolas frescas para decorar seus pratos.

Semeie sementes de cebola verde a cada duas a quatro semanas enquanto os dias estão quentes e ensolarados. Algumas variedades, como ‘White Lisbon’, são tolerantes ao frio. Use-as em plantios iniciais ou tardios para enganar as estações.

Perguntas Frequentes

Esta técnica funciona substituindo vegetais de maturação rápida por novas sementes. Ela proporciona colheitas contínuas e rendimentos mais altos do que quando você planta um conjunto de culturas a cada estação.

Diários, planejadores e planilhas são incrivelmente úteis para planejar quando plantar quais variedades. Use diários físicos ou experimente software de planejamento de jardins. Acompanhe as datas que funcionam e as que não funcionam, depois adapte sua estratégia a cada ano com base nos resultados.

A consorciação é um método para plantar muitas espécies diferentes de vegetais próximas umas das outras. Também é conhecido como plantio companheiro e plantio intensivo. O plantio em sucessão é uma técnica de semear sementes ou plantas em vasos continuamente ao longo de muitas semanas para uma colheita constante.

Continue sua leitura aqui