5 Dicas para Manter a Produtividade

O que esperar nesse post

Embora muitas vezes associemos tomates com dias longos e quentes de verão, essas plantas podem crescer até a primeira geada do outono. Plantar uma segunda ou terceira rodada de tomates no verão e cultivá-los em dias mais curtos significa que você pode desfrutar de BLTs frescos e saladas de tomate mesmo após a chegada das manhãs frias.

Os tomates também podem enfrentar menos pragas, doenças e estresses ambientais à medida que os dias mais frios chegam. Não há queda de flores devido a altas temperaturas ou intensa pressão de lagartas. E se você está cultivando para o mercado, terá tomates depois que muitos produtores já desistiram de suas plantações originais.

Se você quer desfrutar de uma colheita de tomates no outono, comece aprendendo algumas dicas de cultivo e práticas de cuidado. Datas de plantio adequadas, seleção de variedades e cuidados adequados desempenham um papel importante para que você possa desfrutar de tomates neste outono. Vou compartilhar algumas dicas que ajudarão você a ter uma colheita abundante no outono.

Preste Atenção à Variedade

Certifique-se de que os frutos amadureçam antes da primeira geada do outono.

Existem centenas de variedades de tomate disponíveis, mas nem todas são adequadas para a produção no outono. Ao procurar variedades para uma colheita tardia, preste atenção aos dias para maturação.

Variedades que começam a produzir após 60 em vez de 80 dias são sua melhor opção. Isso é especialmente verdadeiro se você mora em um local que recebe geada no outono em setembro ou início de outubro. Algumas variedades que funcionam bem para uma colheita de tomate no outono incluem ‘Sungold’, ‘Early Girl’, ‘Black Prince’ e ‘Cherry Falls’.

A resistência a doenças é outra característica a ser observada. Se você sabe que uma certa doença chega à sua área no meio do verão, procure uma variedade resistente a esse patógeno. Requeima tardia, antracnose e murcha bacteriana são algumas doenças do tomate que muitas vezes afetam plantações mais tardias.

Plante uma Sucessão de Verão

Uma plantação no final do verão pode render mais abundância neste outono.

A maioria dos jardineiros não pode esperar até que as temperaturas da primavera sejam suficientemente quentes para plantar seus tomates no solo. E enquanto essa primeira sucessão de plantas provavelmente produzirá frutos durante o verão, elas provavelmente desaparecerão devido a doenças ou estresse térmico em agosto ou setembro. É por isso que plantar uma segunda e até terceira sucessão de plantas é uma parte fundamental para produzir uma colheita de tomates no outono.

Na maioria dos locais, transplantar em junho ou julho lhe dará uma colheita saudável de tomates no outono. Se você mora em uma área com uma estação de crescimento mais curta, tente plantar essa segunda rodada mais cedo no verão.

Como as mudas nem sempre estão disponíveis em viveiros e centros de jardinagem nesta época do ano, você pode precisar começar suas próprias sementes. Planeje semear as sementes cerca de um mês antes de planejar o transplante. Plantar as sementes em recipientes em maio ou junho fornecerá mudas prontas para serem colocadas no solo no momento adequado.

Plante no início da manhã ou à noite para limitar a quantidade de estresse térmico. Se possível, transplante durante um período de dias chuvosos ou nublados.

Regue Bem Após o Plantio

Umidade consistente é fundamental para tomates saudáveis, especialmente se o final do verão for seco em sua região.

Todas as plantas de tomate necessitam de água para se manterem saudáveis e crescerem bem, mas plantas jovens são especialmente suscetíveis ao estresse hídrico. Seus pequenos sistemas radiculares não conseguem alcançar a umidade profunda no solo, então manter os quatro centímetros superiores do solo úmidos é essencial durante suas duas primeiras semanas de crescimento.

Como você estará plantando seus tomates de outono no calor do verão, a irrigação regular é essencial. As altas temperaturas fazem com que a água evapore rapidamente do solo e também fazem com que as plantas percam mais água por evapotranspiração, o que significa que o solo seca muito mais rápido do que na primavera.

Regar uma vez a cada um a três dias é geralmente suficiente. A irrigação por gotejamento é ideal, pois entrega água diretamente ao solo enquanto mantém a folhagem das plantas seca. Você também pode usar uma mangueira ou regador, mas regue perto da base da planta para manter as folhas secas.

Uma vez que as raízes das plantas crescem um pouco, você pode diminuir a frequência de rega. Adicionar água duas a três vezes por semana é geralmente suficiente após as plantas se estabelecerem. Dito isso, você deve sempre prestar atenção à temperatura e à chuva enquanto usa a umidade do solo como fator determinante.

Coloque Cobertura no Solo

A cobertura conservará a umidade e prevenirá doenças.

Como você estará plantando sua colheita de tomates de outono no auge do verão, deve fazer o que puder para conservar a umidade. Colocar cobertura no solo ao redor de suas plantas de tomate é uma maneira fácil de fazer isso acontecer.

Numerosos materiais funcionam bem como cobertura, incluindo lascas de madeira, palha e agulhas de pinheiro. Não importa qual opção você escolha, espalhe de dois a três centímetros de material, mantendo-o a alguns centímetros de distância da sua planta. Você também pode usar tecido plástico de paisagismo, se preferir.

A cobertura também previne que o solo respingue em suas plantas e, portanto, diminui a probabilidade de certas doenças. Combine irrigação por gotejamento com cobertura para ajudar a manter a folhagem de suas plantas saudável.

Aplique Fertilizante Necessário

As colheitas de primavera podem ter esgotado os nutrientes, então certifique-se de corrigir o solo antes de plantar.

Se você estiver plantando seus tomates de outono no verão, pode já ter tido uma colheita de primavera crescendo na mesma área. A colheita remove nutrientes do solo, então você pode precisar suplementar com fertilizante antes do transplante. Fazer um teste de solo é sempre a melhor maneira de determinar quais nutrientes você precisa aplicar, mas você pode seguir algumas dicas básicas se não puder ou não quiser testar seu solo.

Adicionar algumas mãos de composto biologicamente rico é um bom ponto de partida. Este material dará ao solo um impulso de material orgânico e, portanto, melhorará sua capacidade de reter água e nutrientes. Também fornecerá um lar para micróbios benéficos do solo que ajudam a converter nutrientes orgânicos em uma forma disponível para as plantas.

Depois de adicionar o composto, adicione um fertilizante projetado para tomates. Esses produtos contêm uma mistura de nutrientes que permitem que os tomates cresçam vegetativamente e, posteriormente, produzam frutos e flores. Adicionar uma pequena quantidade de pó de rocha ou farinha de alfafa fornecerá minerais traço que completam as necessidades nutricionais dos tomates.

Continue sua leitura aqui