Tente Cultivar uma Videira de Pepino
Todo jardineiro doméstico deve tentar cultivar uma videira de pepino. Essas plantas crescem rapidamente e produzem bastante. Uma única videira pode produzir dezenas de pepinos durante a estação de crescimento.
Embora sejam fáceis de cultivar, os pepinos ocasionalmente enfrentam problemas durante a estação de crescimento. Alguns ficam amargos e causam arrotos ao serem consumidos. Eles contêm o composto natural cucurbitacina, que causa arrotos, amargor e indigestão.
Esse composto está naturalmente nas folhas e caules, mas se move para os frutos do pepino quando as plantas estão sob estresse. Esse estresse vem de fatores ambientais ou evitáveis que afetam as videiras. Uma vez que você saiba o que está causando o amargor, pode corrigir o problema em futuros pepinos.
Se um pepino já estiver amargo, tente cortar a extremidade do caule e descascar a pele. A maior parte da cucurbitacina reside nessas partes. Se você cortá-las e o pepino ainda estiver amargo, descarte-o. É melhor cultivar novos que sejam menos amargos, pois não há como consertar um pepino já amargo.
Tempo Seco
O calor intenso sem água pode arruinar o sabor do pepino.
Secas estressam as videiras de pepino e fazem com que cresçam pepinos amargos. Sem a umidade necessária, as plantas lutam para mover nutrientes por si mesmas. Os pepinos recebem descargas de cucurbitacina que os tornam amargos.
Quanto mais longa a seca, pior será o amargor. Isso ocorre comumente no meio do verão. As chuvas da primavera e as temperaturas frescas dissipam-se, e o calor intenso e muita luz solar prevalecem.
A Solução
Regar manualmente ajuda durante ondas de calor e períodos secos.
Corrija as plantas de pepino secas dando-lhes bastante água durante o verão. Certifique-se de que suas raízes permaneçam úmidas, mas não encharcadas, enquanto crescem no jardim. Instale aspersores automáticos e verifique se estão regando o solo adequadamente.
Para testar o solo, enfie o dedo nele. Um simples teste com o dedo dirá se há água suficiente no solo. Se estiver seco por baixo, regue. Espere para regar se estiver úmido.
Às vezes, os aspersores não fornecem água suficiente para a zona das raízes. Modifique o sistema ou complemente com alguma rega manual. Use um regador ou mangueira para adicionar umidade extra durante ondas de calor e aplique diretamente na zona das raízes.
Adicionar cobertura morta é outra maneira de ajudar. Camadas espessas de cobertura evitam que a água evapore, mantendo o solo macio, fresco e úmido. Use composto ou encontre uma alternativa como palha, fibra de coco ou folhas caídas.
Extremos de Temperatura
Oscilações de temperatura estressam as plantas e afetam a qualidade dos frutos.
Extremos de temperatura, tanto muito quente quanto muito frio, não são bons para o amadurecimento dos pepinos. O estresse pode fazer com que as plantas empurrem mais amargor para seus frutos. Temperaturas abaixo de 16°C e acima de 32°C são muito frias e muito quentes.
Na maioria das vezes, temperaturas quentes durante o verão são o que causam o amargor. Isso, juntamente com solo seco, causa problemas para o amadurecimento dos pepinos. Temperaturas frias podem ser o culpado se os frutos estiverem amargos no final do verão e no outono.
Não há muito o que fazer em relação ao clima, mas você pode tomar medidas agora para proteger as plantas de futuros extremos. Um pouco de prevenção faz uma grande diferença.
A Solução
Guarda-sóis ou telas de sombra reduzem o estresse do calor do verão.
Como resolver o problema depende se está muito quente ou muito frio. Quando está quente, certifique-se de que o solo esteja suficientemente úmido. Regue mais antes das ondas de calor e novamente depois que o calor passar.
Adicionar sombra é benéfico durante climas quentes severos. Use um guarda-sol ou coloque uma tela de sombra sobre o local. Telas de sombra para quintal funcionam bem se você não encontrar telas de sombra de viveiros.
Quando está muito frio, use medidas de proteção para aquecer o local. Cobertura de fileira ou tecido anti-geada é um material barato que funciona bem. Basta cobrir as plantas de pepino e pesar as bordas. O tecido retém o calor e evita que gelo e neve prejudiquem os pepinos em amadurecimento.
Pobre Nutrição
Raízes saudáveis precisam de água, nutrientes e cuidado gentil.
Nutrientes insuficientes e solo pobre podem estar causando os pepinos amargos. Corrija isso garantindo que suas plantas tenham todos os nutrientes necessários para crescer bem. A fertilização adequada é fundamental, assim como a rega consistente.
Sem rega adequada, as raízes dos pepinos lutam para absorver nutrientes do solo. Nenhuma quantidade de fertilização corrigirá isso, pois as plantas precisam de água para mover nutrientes. Solo úmido e fertilização adequada são necessários para que as raízes prosperem.
Pobre nutrição também pode ser resultado de distúrbios nas raízes. Pragas que escavam podem prejudicar as raízes, e escavações ou cultivos excessivos também podem danificá-las. Proteja a zona das raízes e tenha cuidado ao cultivar na área.
A Solução
Videiras fortes vêm de canteiros bem alimentados e úmidos.
Seus pepinos podem estar sofrendo de deficiência de nutrientes se você não os alimentou ou fertilizou este ano. As videiras precisam de muitos recursos para crescer bem e sofrerão quando faltarem nutrientes vitais.
Gosto de usar composto para alimentação regular. Ele isola e protege as plantas e as alimenta com matéria orgânica. Quando o tempo está seco, evita que a água evapore e mantém o solo úmido.
Adicione uma camada de composto de dois a três centímetros de espessura no solo para alimentar seus pepinos. Plantas bem alimentadas não produzirão frutos amargos, desde que tenham bom clima e umidade consistente.
Espécimes em vasos e aqueles cultivados em canteiros elevados podem precisar de mais do que composto para prosperar. Se as plantas parecerem cansadas e fracas, e os pepinos estiverem amargos, considere adicionar uma dose regular de um fertilizante orgânico e bem equilibrado. Se estiver em dúvida, use um teste de solo para ver quão pobre ou fértil está seu solo.
Pepinos Crescidos Demais
Não espere muito, ou os frutos ficarão fibrosos.
Assim como as abóboras, você não quer deixar os pepinos crescerem indefinidamente. Eles continuarão a crescer e inchar, e eventualmente ficarão amarelos. Pepinos maduros e crescidos demais tendem a ser amargos, fibrosos e cheios de sementes duras.
Deixe os pepinos por muito tempo e você não verá mais crescimento. Isso acontece porque a videira acredita que produziu sementes. Após crescer sementes, as plantas anuais começam a morrer antes do inverno. A colheita constante evita que isso aconteça e incentiva o crescimento de mais pepinos.
A Solução
Colha frutos firmes e verde-escuros para picles perfeitos.
O tamanho ideal para colher um pepino depende do uso que você dará a ele. Colha pepinos para lanche quando estiverem pequenos e carnudos. Faça picles com os tipos para conserva e coma variedades frescas.
Colha pepinos maiores para fatiar quando estiverem entre 15 e 25 centímetros de comprimento. Não os deixe crescer mais, pois começarão a endurecer suas sementes e ficar amargos.
Colha pepinos para conserva quando estiverem firmes, suculentos e verde-escuros. Eles devem ter entre 7 e 15 centímetros de comprimento.
A Variedade Errada
Variedades antigas podem desenvolver sabores fortes de forma imprevisível a cada estação.
Alguns pepinos são amargos por causa de seus genes! Certos tipos tendem a produzir mais cucurbitacina do que outros. Muitos híbridos antigos e variedades tradicionais são assim. Você não perceberá até a colheita, quando encontrar vários pepinos amargos na mesma videira.
Cultivar várias plantas é uma maneira de se proteger contra isso. É improvável que todas as mudas tenham cucurbitacina extra.
A Solução
Tipos de casca fina tornam o lanche e a conserva fáceis.
Em vez de esperar que suas plantas não tenham cucurbitacina, tente cultivar variedades sem arrotos. São cultivares de pepino que os criadores desenvolveram por sua falta de cucurbitacina. Eles produzirão pepinos deliciosos sem amargor e têm mais chances de se sair bem em climas quentes ou secos.
Outras novas variedades têm casca fina que armazena menos cucurbitacina do que tipos de casca grossa. Elas também são ótimas para conserva, pois sua casca é fácil de mastigar.