É um equívoco comum pensar que você só pode plantar um jardim na primavera. Embora a primavera seja um momento ideal para semear culturas de longa duração, a empolgação de plantar não precisa acabar quando o clima esquenta. O segredo para colheitas prolíficas no final do verão e no outono é continuar plantando vegetais ao longo de julho. O clima quente e o sol tornam especialmente fácil para as sementes germinarem e se estabelecerem rapidamente.
Nas zonas do norte, julho marca o início do verão. Mas nas zonas do sul, essa época do ano pode significar calor escaldante. Não importa onde você esteja, você tem uma variedade de plantas prontas para prosperar a partir de sementes semeadas em julho. Você também pode aproveitar itens em liquidação em viveiros e lojas de jardinagem para estabelecer perenes por meio de transplante.
Ao contrário da crença popular, você não precisa plantar todo o seu jardim na primavera. Os jardins mais florescentes geralmente são cultivados com plantio sucessivo. Isso inclui escalonar suas datas de plantio para garantir um suprimento contínuo de suas culturas favoritas. Em vez de plantar apenas uma rodada de feijão verde, manjericão ou pepinos, você pode semear várias levas dessas plantas ao longo do verão.
Quais Vegetais Posso Plantar em Julho?
Pepinos, manjericão, milho, feijão, abóbora, girassóis, melões, quiabo e brassicas são alguns dos melhores vegetais para plantar em julho. Este mês marca o início do verão e é finalmente um período livre de geadas para todas as zonas de cultivo. Enquanto os jardineiros do sul atingem janelas de colheita no auge, os cultivadores do norte geralmente estão apenas começando sua abundância de verão. Independentemente de onde você cultive, julho geralmente traz muito clima quente e sol para estabelecer facilmente novas sucessões de suas culturas favoritas.
Aqui estão algumas recomendações para cada zona de cultivo:
Zonas 2 a 4 ainda têm clima fresco, ideal para rúcula, verduras, salsa, coentro, rabanetes, nabos, cenouras, beterrabas e couve.
Zonas 5 e 6 podem se concentrar no plantio de culturas de clima quente, como tomates, abóbora de inverno, couve-de-bruxelas, alho-poró, couve e acelga.
Zonas 7 e 8 têm a janela perfeita para plantar mais milho, manjericão, abobrinha, pepinos e melões. Concentre-se em verduras e ervas resistentes ao calor.
Zonas 9 a 12 podem enfrentar temperaturas escaldantes, mas quiabo, tomates, pimentões, abóboras, batata-doce e berinjela estão ansiosos para prosperar, oferecendo colheitas no final do verão e outono.
O clima de verão pode variar dramaticamente de ano para ano. É sempre importante observar as temperaturas e programar os plantios de acordo. Felizmente, você também tem ferramentas de planejamento à sua disposição.
Sua estimativa de primeira geada de outono é a coisa mais importante a considerar ao escolher culturas plantadas em julho. Você deve garantir que suas plantas tenham tempo suficiente para atingir a maturidade completa antes que as geadas de outono comecem. Em áreas sem geada, você deve se concentrar em extremos de temperatura para garantir que as culturas não floresçam prematuramente ou morram devido ao estresse térmico.
Milho
Plante agora para ter milho doce fresco no Dia do Trabalho.
Se você quiser desfrutar de espigas de milho doce no seu churrasco do Dia do Trabalho, certifique-se de plantar outra sucessão deste clássico vegetal de verão em julho! Os cultivadores do extremo norte (zonas 5 e mais frias) costumam usar a frase “na altura do joelho até o 4 de julho” para garantir que seu milho esteja plantado e florescendo na breve janela de calor intenso.
No entanto, jardineiros em climas mais quentes têm uma oportunidade de plantio muito mais longa para o milho. Você pode semear milho ao longo de julho e agosto se tiver uma data de geada antes do Halloween. Climas mais quentes podem semear milho continuamente até setembro.
O milho é uma cultura da família das gramíneas de crescimento rápido. Dependendo da variedade, leva 60 a 100 dias para amadurecer. O milho doce é o mais rápido a amadurecer, enquanto o milho de flint e pipoca demoram mais para se desenvolver. Isso ocorre porque os grãos devem secar e amadurecer completamente dentro da espiga para serem adequados para armazenamento. Em contraste, o milho doce é uma espiga fresca de grãos jovens que ainda estão suculentos e macios o suficiente para serem consumidos frescos ou grelhados.
Ao plantar milho, lembre-se de que ele é polinizado pelo vento. Semeie milho em canteiros elevados adjacentes ou em blocos de plantio para que as espigas de pólen possam flutuar até os estigmas receptivos. O milho também é ideal para crescer na extremidade norte do jardim, onde recebe sol pleno, mas não faz sombra sobre suas culturas de crescimento mais baixo.
Feijão Verde
Desfrute de feijão verde fresco semeando várias vezes a cada verão.
O feijão é um clássico do verão que merece várias semeaduras ao longo do ano. Caçarolas de feijão verde para as festas exigem congelamento, enlatamento ou plantios no final do verão para garantir que o feijão fresco do jardim esteja pronto para ser preparado. Essas plantas de clima quente se estabelecem rapidamente e produzem rendimentos contínuos quando as temperaturas estão entre 15-32°C. Muitos feijões arbustivos e trepadores podem parar de florescer quando as temperaturas ultrapassam 35°C, mas, fique tranquilo, eles geralmente retomam a produção quando o clima esfria novamente.
Plantas de feijão arbustivo amadurecem em menos de 60 dias e produzem vagens verdes frescas por meses depois. Variedades trepadeiras são ideais para espaços pequenos, pois escalam rapidamente uma cerca ou treliça.
Em contraste com o feijão seco, o feijão verde é colhido enquanto as vagens estão jovens e flexíveis. Se você deixá-los secar na planta, as sementes amadurecerão para armazenamento. Certifique-se de escolher as sementes de feijão certas para seus usos culinários. A maioria das variedades de sementes de jardim são criadas para fins específicos. É melhor plantar variedades de feijão-de-vagem como ‘French Filet’ ou ‘Contender’ para colher como vagens de feijão verde. Feijões secos como ‘Calypso’ ou ‘Jacob’s Cattle’ são deixados para amadurecer completamente na planta antes de serem removidos das vagens e armazenados em potes para fervura no inverno.
Berinjela
Plante berinjelas no verão para uma colheita saborosa no outono.
Esta solanácea de clima quente está ansiosa para agradar na glória de julho. As berinjelas são bastante tolerantes ao calor, prosperando em temperaturas entre 18 e 29°C. Em climas extremamente quentes, é melhor usar pano de sombra e cobertura morta para proteger as plantas de temperaturas escaldantes. Ainda assim, as plantas têm uma tolerância impressionante ao calor. Mas em climas frios, julho é geralmente a melhor época para plantar esses vegetais tenros, pois eles não suportam temperaturas abaixo de 10°C.
‘Long Purple’ é uma ótima variedade tradicional para iniciantes, com sabor delicado, cascas finas e poucas sementes. As plantas levam cerca de 80 dias para amadurecer, então você pode esperar uma colheita agradável no outono, em setembro. Para jardineiros de contêineres ou aqueles com estações de cultivo mais curtas, ‘Jewel Amethyst’ é uma linda variedade de frutos pequenos que produz pequenas berinjelas ovais e roxas brilhantes que têm um sabor incrível quando fritas na frigideira.
Broccolini
Semeie sementes para colheitas de final de temporada e produção contínua de brotos laterais.
O brócolis é uma cultura de clima frio, mas as sementes ainda precisam de calor para germinar. Jardineiros nas zonas 7 e mais frias podem facilmente semear brócolis em julho para colheitas de final de temporada. Enquanto alguns preferem grandes cabeças de brócolis, descobri que o broccolini ou brócolis chinês oferece o melhor custo-benefício. Essas plantas amadurecem em apenas 60-70 dias e depois produzem brotos laterais continuamente pelo resto da temporada.
Melhor ainda, os brotos de broccolini têm folhas e caules tenros que ficam ótimos quando grelhados ou cozidos no vapor. As flores são muito semelhantes ao brócolis, mas você não precisa se preocupar em fazer uma grande bagunça ao cortá-las. Basta quebrar os brotos de broccolini quando tiverem 15-20 cm de comprimento e cozinhá-los inteiros ou picados. Mais colheitas promoverão mais produção de brotos. Essas plantas também toleram melhor o calor do que a maioria das variedades de brócolis.
Couve-de-Bruxelas
Para uma colheita robusta no outono, plante couve-de-bruxelas no verão.
Como o brócolis e a couve-flor, esta brassica de longa duração se desenvolve melhor quando é estabelecida no verão. Se você quer couve-de-bruxelas na sua mesa de festa de outono, semeie ou transplante em julho. Esta cultura de crescimento lento leva muito tempo para amadurecer. As plantas precisam de pelo menos 45-60 cm de espaço, sol pleno e umidade regular. Em climas mais quentes, você pode querer esperar até o outono para plantar couve-de-bruxelas para uma colheita no início do inverno.
Abobrinha
Para um suprimento constante de abobrinha, plante sucessões durante o verão.
Um clássico do verão, a abobrinha geralmente é tão abundante que você precisa dar o excesso de abóbora para seus vizinhos! Essas plantas podem produzir durante todo o verão, mas também são mais suscetíveis a problemas com míldio ou botrítis. Se você tiver dificuldades para controlar ervas daninhas, pragas ou doenças em sua plantação de abobrinha, é melhor cultivar várias sucessões da cultura.
Se você plantar um novo canteiro de abobrinha em julho, poderá arrancar as plantas mais velhas no próximo mês. Isso garante um suprimento contínuo de plantas jovens vigorosas com abundante abóbora de verão! Julho também acolhe a semeadura direta fácil; não há necessidade de transplante nesta fase do verão.
A abobrinha é uma planta para espaçar sabiamente. As folhas extragrandes podem ser espinhosas e irritantes para caminhar. É melhor plantar as plantas arbustivas com pelo menos 90 a 120 cm de distância. Isso facilita a remoção de ervas daninhas e a colheita das plantas. Colheitas regulares são essenciais para promover mais crescimento de frutos, então você quer garantir que sua plantação seja acessível.
Abobrinhas superlotadas podem ser muito difíceis (e arranhantes) de cuidar. Como agricultor orgânico, eu sempre usava mangas compridas ou “braços de abóbora” (meias velhas com as pontas cortadas) para proteger meus antebraços ao procurar abobrinhas sob o dossel espinhoso.
Manjericão
Otimize suas colheitas de manjericão com dicas estratégicas de plantio e cuidados.
Pode ser frustrante ver seu manjericão florescendo prematuramente no início do verão, justo quando os tomates estão começando a produzir! Felizmente, um novo plantio de manjericão em julho é a solução perfeita. Os verdadeiros amantes de pesto podem plantar manjericão a cada 2 a 3 semanas durante o verão. Se uma sucessão florescer, você pode deixá-la para alimentar os insetos benéficos e polinizadores. Enquanto isso, outro plantio pode fornecer folhas perfumadas para receitas.
Escolha uma variedade resistente ao calor, como ‘Genovese’, para garantir colheitas prolongadas de folhagem saborosa. A poda também é fundamental para os amantes sérios de manjericão. Cada vez que você colher, retire as pontas das folhas de manjericão. Remover as pontas sinaliza para a planta crescer para fora em vez de para cima. O resultado são plantas mais cheias e abundantes, com menos tendência a florescer.
Em climas quentes, é melhor semear manjericão sob o dossel de sombra filtrada de uma planta mais alta, como tomates ou pepinos. Essas plantas são excelentes companheiras porque têm hábitos de crescimento complementares, e a fragrância do manjericão pode afastar pragas de suas outras culturas. Embora o manjericão adore o calor, ele apreciará tardes mais frescas em sombra parcial.
Girassóis
Semeie sementes de girassol quinzenalmente para flores contínuas durante o verão.
Nada grita “verão!” como uma fileira de girassóis gigantes. Você pode semear sementes de girassol a cada duas semanas durante o verão. Plantios em julho são particularmente importantes se você quiser buquês de girassol para festividades de final de verão ou sementes de girassol para lanches de outono.
Variedades gigantes como ‘Mammoth’ geralmente produzem uma enorme flor de 25-30 cm no topo de um único caule. É importante plantar várias rodadas desses tipos para garantir uma exibição contínua de flores. À medida que uma sucessão começa a secar suas cabeças de sementes, outra abrirá novas flores ensolaradas.
Em contraste, variedades de girassol de ramificação múltipla como ‘Teddy Bear Dwarf’ ou ‘Vanilla Ice’ florescem continuamente. O hábito de crescimento despreocupado garante meses de cor sem a necessidade de replantio. Eles produzem flores menores em maior quantidade.
Tipos de ramificação menores são mais adequados para áreas ventosas ou jardins com luz solar limitada. Girassóis gigantes tendem a se inclinar devido ao peso de suas flores enormes. Eles também podem fazer sombra sobre seus vegetais se forem semeados acidentalmente no lado sul do jardim.
Felizmente, a maioria dos girassóis é fácil de agradar e tolerante à seca! Plante em solo moderado a pobre ao longo das margens do jardim. Semeie sementes duas vezes mais profundas que sua maior dimensão e regue até que estejam estabelecidas. A água suplementar garantirá mais flores. O transplante não é necessário e pode prejudicar as raízes sensíveis das plantas.
Pepinos de Corte
Maximize sua colheita de pepinos com plantio estratégico.
Julho é a melhor época para aproveitar ao máximo o que já está crescendo em seu jardim, ao mesmo tempo em que se prepara para o sucesso no final da temporada. Os pepinos são uma ótima planta para duplicar enquanto as temperaturas estão quentes. Se você plantou pepinos na primavera, eles podem estar em pico de produção agora. Mas eles podem diminuir em alguns meses. Semear mais plantas de pepino diretamente garante sanduíches e saladas deliciosas em setembro e outubro.
Como membros da família Cucurbitaceae, os pepinos e seus primos abóboras realmente não gostam de transplante. Suas raízes pivotantes são muito sensíveis a distúrbios. Mas é por isso que o plantio em julho é tão ideal! O solo está quente e você não precisa se preocupar com noites frias que prejudicam essas plantas frágeis. Fiz experimentos com mudas de pepino transplantadas ao mesmo tempo que seus vizinhos são semeados diretamente. As sementes semeadas diretamente alcançaram rapidamente as mudas transplantadas, o que me fez perceber que o transplante não vale o esforço com esta cultura.
‘Muncher Persian’ e ‘Armenian’ são duas das variedades de pepino mais saborosas, crocantes e suculentas para consumo fresco. Os melhores tipos de corte têm cascas mais finas “sem amargor” que têm um sabor mais suave e mais fino do que seus equivalentes de casca grossa. Os pepinos prosperam em solo bem drenado e preferem escalar uma treliça, como uma cerca de painel de gado ou uma estrutura em A com corda. Podar os brotos laterais pode aumentar a produção de apenas uma ou duas vinhas.
Pepinos para Conserva
Prepare-se para uma temporada de conservas bem-sucedida com variedades robustas de pepino.
Embora você possa tecnicamente conservar qualquer pepino, as variedades de pepino para conserva são menores e mais firmes. As cascas mais grossas garantem que eles não fiquem moles uma vez em conserva. Variedades robustas como ‘Gherkin’ também tornam a conserva mais simples porque você não precisa cortar os pepinos antes de colocá-los em potes.
Se você é um conservador ávido, definitivamente vai querer outra rodada de pepinos preparados para projetos de conserva no final do verão. Enquanto algumas variedades frutificam durante todo o verão, outras podem diminuir sua produção à medida que a temporada avança. Como a abobrinha, essas plantas podem ser suscetíveis a pragas e doenças que afetam seu rendimento. Semeando uma nova rodada de pepinos para conserva em julho, você garante uma colheita saudável e vigorosa para encher seus potes de conservas.