A primavera começou oficialmente, e podemos aproveitar a abundância que a estação traz. Desde folhas verdes até vegetais de raiz, a bondade nutricional e os sabores superiores que desejamos estão ao nosso alcance com cada folha que se desenrola.
Cultivar vegetais ricos em vitaminas maximiza os benefícios de colher alimentos frescos para nutrir nossos corpos enquanto desfrutamos da máxima frescura. Os sabores diferem das seleções comerciais que viajam para nos alcançar e capturam todo o enriquecimento mais próximo do tempo de colheita. Construir nossos jardins com potências nutricionais melhora nossa saúde enquanto enriquece nossas aventuras culinárias e nossas paisagens comestíveis.
Os vegetais ricos em vitaminas que se destacam nesta estação incluem aqueles com tolerância à geada, que prosperam e adoçam nas temperaturas de transição do início da primavera. Eles também incluem crescimento rápido que se desenvolvem rapidamente a partir da semente e aqueles para semear após a geada para colheita posterior na estação quente. Cultivar uma diversidade de culturas ricas nos traz vitaminas, antioxidantes, minerais e fibras para um jardim e prato bem equilibrados. Muitas vezes ricos e variados em cor, eles também aumentam o interesse visual na exibição e no prato.
Bok Choy ‘Baby’
Este é um repolho de crescimento rápido, rico em nutrientes, com um sabor suave e doce e textura crocante.
Bok choy, ou pak choi, é um repolho suave, doce e tenro com séculos de história na culinária asiática. É um vegetal de rápido desenvolvimento e rico em nutrientes, contendo proteína, fibra dietética, vitamina C, cálcio, potássio e ferro.
As cultivares anãs são as mais rápidas a se desenvolver e têm um hábito compacto, tornando-as versáteis em pequenos espaços, vasos, canteiros elevados e até mesmo no balcão da cozinha. ‘Baby Choi’ amadurece em 35 a 60 dias e atinge 50 cm de altura. Colha cedo para um crescimento tenro e caules brancos crocantes e crocantes.
‘Toy Choy’ é uma variedade em miniatura que cresce apenas 12 cm de altura na maturidade e está pronta em apenas 30 dias. ‘Toy’ é uma ótima escolha para áreas com estações de primavera curtas antes do calor do verão.
Brócolis ‘Di Cicco’
O brócolis ‘Di Cicco’ produz pequenas cabeças azul-esverdeadas em 48 dias, com numerosos brotos laterais para colheitas prolongadas.
O brócolis é cheio de nutrição e fácil de cultivar em estações frias. ‘Di Cicco’ é uma herança italiana de 1890 que produz muitas cabeças azul-esverdeadas, de tamanho pequeno a médio. Ele amadurece rapidamente, em apenas cerca de 48 dias, com uma coroa central de 7,5 cm e numerosos floretes menores.
Outro Brassica divertido e denso em nutrientes é o brócolis raab, ou ‘Rapini’. Os caules e pequenas coroas são delicados, tenros, suaves e ligeiramente apimentados. Eles atingem apenas 30 a 35 cm de altura e estão prontos em 45 dias. Além dos floretes, as folhas ricas de brócolis e brócolis raab são comestíveis, frescas ou cozidas.
O brócolis e o brócolis raab são boas fontes de potássio, fibra e vitamina C. Eles também fornecem cálcio, ferro e vitamina B6.
Cenoura ‘Cosmic Purple’
As cenouras ‘Cosmic Purple’ têm um exterior roxo rico em antocianinas e um interior laranja brilhante.
‘Cosmic Purple’ é uma variedade de cenoura colorida com ancestrais cultivados a partir de espécies selvagens por milênios. Além da alta vitamina A e beta-caroteno comum a todas as cenouras, está o antioxidante antocianina, responsável pelo exterior roxo. Este é o mesmo antioxidante saudável encontrado nos mirtilos.
As camadas externas roxas de ‘Cosmic Purple’ dão lugar a um núcleo laranja em um contraste complementar. As raízes cônicas afunilam no final e atingem de 15 a 18 cm de comprimento no desenvolvimento máximo. ‘Cosmic Purple’ tem qualidades de Imperator em seu afunilamento esbelto e se assemelha aos tipos nantes em sua forma cilíndrica, tamanho e crocância doce.
‘Atomic Red’ é outro vegetal rico em vitaminas com um exterior vermelho profundo e uma raiz doce, crocante e esbelta. ‘Atomic Red’ é uma cenoura do tipo Imperator, longa e afunilada com ombros robustos e copas fortes. As cenouras vermelhas têm origens na China, Índia e Japão dos anos 1700.
Quando cozidas, os núcleos laranja de ‘Atomic Red’ se destacam contra a camada externa vermelha. Experimente-as cozidas no vapor, fervidas, assadas ou em stir-fries para uma adição vibrante, já que a cor se intensifica durante o cozimento. Elas são ricas no antioxidante licopeno (também encontrado nos tomates), que lhes dá seu tom vermelho.
Folhas de Nabo
Os nabos oferecem raízes doces e folhas nutritivas, ricas em vitaminas, fibras e minerais.
As folhas dos nabos trazem muitos benefícios para a saúde além da própria raiz. O vegetal de raiz centenário é mais notável por suas raízes robustas, doces e de polpa lisa, muitas vezes uma boa substituição para batatas. Os nabos são ricos em vitaminas A, C, B e E, além de ácido fólico, potássio e fibra dietética. Eles pertencem ao gênero Brassica, junto com repolho, brócolis e couve de Bruxelas.
Variedades asiáticas apresentam uma delicadeza em seu sabor doce e polpa branca crocante para consumo fresco. Com cascas tenras, aproveite os pequenos globos jovens em aplicações culinárias cruas, ralados em uma salada ou em uma salada de repolho. Eles também são deliciosos assados. Hakurei (nabos japoneses) são pequenos nabos de salada. ‘White Lady’ é uma variedade japonesa com sabor doce, polpa branca crocante e pele tenra. Use os pequenos nabos de salada quando atingirem 5 cm de diâmetro.
Os nabos são de crescimento rápido, prontos em 30-60 dias após o plantio. Variedades precoces estão prontas para a colheita em quatro a cinco semanas, com as mais tardias em oito a dez semanas. Os vegetais resistentes toleram geadas e até congelamentos pesados. Com qualquer variedade, as folhas jovens e macias estão prontas rapidamente. Quando atingem 10 a 12 cm de altura, as folhas tenras são excelentes cruas ou cozidas. Colha algumas das folhas enquanto deixa algumas intactas enquanto a raiz se desenvolve.
Os nabos se desenvolvem no solo, em vasos e canteiros elevados e são um fácil companheiro para beterrabas. Como um bônus, os vegetais de raiz servem para aerar o solo à medida que se desenvolvem. Ou, cultive microverdes diretamente no balcão da cozinha. Como outras alfaces e folhas verdes, os nabos brotam rapidamente (geralmente dentro de cinco dias) e desenvolvem micro e baby greens ricos em nutrientes.
Beterraba ‘Chioggia’
As beterrabas ‘Chioggia’ têm um sabor suave, doce e ligeiramente apimentado e prosperam em estações frias.
Tanto as raízes quanto as folhas das beterrabas são ricas em vitaminas e minerais, incluindo A, C, ferro, potássio e ácido fólico, com benefícios antioxidantes. ‘Chioggia’ é uma herança italiana do século XIX e uma variedade listrada de doce. O interior tem um redemoinho de hortelã-pimenta de anéis brancos e rosa-avermelhados.
‘Chioggia’ tem um sabor suave, doce e ligeiramente apimentado. Os vegetais de raiz tolerantes ao frio e resistentes à geada crescem melhor no clima frio da primavera e do outono. Semeie diretamente as sementes duas a quatro semanas antes da última geada. Em climas quentes, semeie no outono para uma colheita de inverno.
Como um produtor precoce, a herança amadurece em 55 dias. Colha as beterrabas cedo, com um a três centímetros, para obter o melhor sabor e textura. As raízes têm peles de tonalidades rosa, laranja e vermelha, e a polpa de ‘Chioggia’ é relativamente livre de sangramento e manchas.
Couve-flor ‘Fioretto’
A couve-flor ‘Fioretto’ tem caules esguios, sabor de noz e amadurece em cerca de 60 dias.
A couve-flor é uma cultura tolerante à geada e uma boa fonte de colina, necessária para o sistema nervoso ajudar no controle muscular e até mesmo no humor e na memória. A couve-flor também é rica em vitamina C, B6, potássio, ferro e cálcio.
Procure por ‘Fioretto’ para uma variedade compacta que amadurece em cerca de 75 dias. Caules esguios produzem um buquê de floretes de couve-flor, levando menos tempo para se desenvolver e com bom sabor. O sabor é de noz e um pouco mais doce do que as seleções tradicionais.
Para obter o máximo de nutrição, aproveite os floretes fatiados ou picados crus ou cozidos levemente. ‘Fioretto’ mantém sua crocância durante o cozimento.
Espinafre Japonês Komatsuna
Esta cultura se assemelha ao espinafre, mas com um sabor suave de mostarda.
Komatsuna é um vegetal tradicional japonês cujo sabor se assemelha ao espinafre suave com notas de mostarda suave, doce e não amarga. As folhas são ricas em vitaminas C, A e K, com minerais adicionais como folato, beta-caroteno e ferro. Essas mostardas verdes tenras contêm até mais cálcio do que o espinafre.
Um alimento básico no Japão, Komatsuna é uma iguaria fresca em saladas, refogados e sopas. Use-o como guarnição fresca com rabanete ralado ou nabos asiáticos.
Semeie Komatsuna antes da última geada da primavera e colha as folhas cedo, em cerca de 30 a 40 dias, para um crescimento tenro e suave. Elas resistem ao calor, embora floresçam em condições prolongadas de calor.
Acelga ‘Apple Blossom Blend’
A acelga ‘Apple Blossom Blend’ inclui variedades de caule vermelho e branco com folhas verdes e vermelhas ligeiramente enrugadas.
Para acompanhar as folhas verdes do espinafre japonês está a combinação colorida de folhas jovens de acelga ‘Apple Blossom’. A acelga tem folhas macias e adiciona cor rica com caules e folhagens brilhantes. Crua ou cozida, tem um sabor suave e é fácil de incorporar desde a tigela de salada até os stir-fries. Contém vitaminas A, C e K, ferro, magnésio e antioxidantes.
‘Apple Blossom Blend’ combina as folhas jovens de acelga favoritas para uma colheita precoce com folhas planas, em leque e ligeiramente enrugadas. ‘Fordhook’ e ‘Ruby Red’ trazem caules brancos e vermelhos com folhas vermelhas profundas e verdes brilhantes. Semeie sementes a cada duas semanas para um suprimento contínuo de folhas jovens de dois a quatro centímetros de altura.
Couve ‘Dwarf Blue Curled’
A couve ‘Dwarf Blue Curled’ resiste ao frio e ao calor, com folhas frisadas que adoçam após a geada.
A couve é indispensável entre as folhas nutritivas. Não só deliciosa e versátil, fresca ou cozida, ela oferece inúmeras vitaminas e minerais em uma folha verde de baixa caloria.
‘Dwarf Blue Curled’ é uma herança dos anos 1800 com excepcional resistência ao frio que também resiste a algum calor à medida que o clima da primavera aquece. Suas folhas frisadas amadurecem em 21 a 55 dias e adoçam após a exposição à geada. Semeie sementes ao ar livre uma a duas semanas antes da última geada, com temperaturas do solo acima de 7°C.
As folhas jovens de couve ‘Red Russian’ (Brassica rapus) trazem folhas pequenas e plumosas para a mesa. As folhas são frisadas com caules e veias vermelho-púrpura profundos. A herança de 1885 é rápida para amadurecer, com folhas jovens em pouco mais de 20 dias para uma colheita tenra.
Rabanete ‘Cherry Belle’
Os rabanetes ‘Cherry Belle’ amadurecem em 24 dias e podem ser plantados em sucessão para colheitas contínuas.
Os rabanetes são uma cultura primária da primavera devido ao seu rápido desenvolvimento e aeração ao longo da superfície do solo. Semeie-os com cenouras para uma colheita precoce e para melhorar o solo e a aeração enquanto as raízes mais longas se desenvolvem. Os rabanetes são uma fonte precoce de vitamina C antes que os outros vegetais ricos em vitaminas estejam prontos. Assim como os nabos, suas folhas também são comestíveis.
‘Cherry Belle’ é um rabanete vermelho brilhante favorito com polpa branca e sabor crocante. Esses herdeiros holandeses ganharam o prêmio All-America Selections em 1949 por seu rápido crescimento, fácil cuidado e raízes saborosas.
‘Cherry Belle’ amadurece em cerca de 24 dias e é bem adequado para plantios sucessivos a cada uma ou duas semanas para uma colheita contínua durante a primavera e o início do verão. Semeie-os várias semanas antes da data média da última geada (quando o solo é trabalhável e as temperaturas estão acima de 4°C). Colha Cherry Belle quando as raízes estiverem pequenas, com cerca de 2,5 cm de diâmetro.
Abóbora ‘Honeynut’
A abóbora ‘Honeynut’ é pequena, doce, laranja-avermelhada e ideal para pequenos espaços ou cultivo vertical.
Facilmente cultivada a partir de sementes, a abóbora de inverno é geralmente semeada na primavera ou no início do verão para render a colheita do outono. Suas longas vinhas crescem ao longo do chão, em suportes verticais como treliças e arcos, e em canteiros elevados e vasos. Variedades anãs amadurecem mais cedo e são adequadas tanto para jardins de pequenos espaços quanto para aqueles com uma estação de crescimento curta.
‘Honeynut’ é uma seleção moschata com boa resistência ao broqueador da abóbora e ao míldio. C. moschata é mais resistente a infestações de broqueadores de abóbora do que outras espécies. Seus caules grossos e lisos os tornam menos acessíveis durante os ciclos de postura de ovos e larvas.
‘Honeynut’ é um híbrido do programa de melhoramento de Cornell e cruza variedades de abóbora e abóbora manteiga para uma textura muito doce e suave. Os frutos pequenos têm de 10 a 12 cm de comprimento, começando verde mosqueado e amadurecendo para um laranja-avermelhado suave. Eles armazenam por até seis meses. Vinhas curtas e arbustivas tornam o crescimento denso perfeito para situações verticais e pequenos espaços.
Aspargo ‘Millenium’
O aspargo ‘Millenium’ prospera em solo pesado, produz lanças uniformes e resiste a doenças como ferrugem e podridão da coroa.
O aspargo é um dos primeiros vegetais da primavera, e seus caules frescos e crocantes crescem rapidamente para atingir a prontidão máxima em condições frias. Leva tempo para realizar uma colheita, cerca de dois anos após o plantio de coroas (raízes de um ano) e três anos a partir da semente. Mas depois disso, é uma perene de longa vida para anos de produção.
O aspargo é rico em folato (que nos ajuda a processar ferro), aminoácidos, vitaminas e minerais. Digno de um lugar na paisagem comestível, coloque o aspargo onde suas frondes folhosas não sombreiem outras seleções, como no fundo da borda ou ao longo de uma cerca.
‘Millenium’ é um favorito por seu desempenho, resistência ao frio, rendimento e sabor. Produz lanças uniformes com pontas apertadas. Adapta-se a solos pesados, mas se desenvolve melhor em solos ricos e soltos. A variedade de melhor desempenho se sai bem em áreas com invernos longos. Também é resistente a doenças de aspargos, como ferrugem, Fusarium e podridão da coroa.
Ervilha ‘Sugar Daddy’
As ervilhas ‘Sugar Daddy’ crescem em vinhas compactas com vagens doces sem fios, ricas em vitaminas.
As ervilhas prosperam na estação fria e fornecem vitaminas C e K, além de ferro, apoiando a saúde imunológica e as células sanguíneas. O crescimento compacto, o perfil nutricional e o delicioso sabor das ervilhas ‘Sugar Daddy’ fazem valer a pena cultivá-las. As vinhas compactas atingem de 60 a 90 cm de altura, ideais para pequenos espaços e vasos com apenas uma pequena treliça ou cerca para suporte.
As vagens doces são sem fios em vinhas curtas com resistência melhorada a doenças. As vagens esguias e verdes profundas de 7,5 cm estão prontas em cerca de 60 dias.
Em climas quentes, ou se você perdeu a janela para começar as ervilhas, opte por feijões verdes. Comparáveis às ervilhas em nutrição, os favoritos da estação quente são baixos em calorias e ricos em vitaminas, minerais, fibras e fitonutrientes.
Pimentão ‘California Wonder’
Os pimentões ‘California Wonder’ passam de verde a vermelho e têm polpa espessa, crocante e doce.
Os pimentões coloridos oferecem benefícios à saúde, incluindo vitaminas C e A e antioxidantes que apoiam a saúde ocular e imunológica. Essas belezas aderem à abordagem “coma o arco-íris” para a saúde integral.
‘California Wonder’ é uma introdução de 1928 pelo cultivador californiano C.C. Marse. Esses pimentões doces originaram-se na América Central e do Sul e viajaram pelo mundo com exploradores e colonos. Os pimentões suaves e doces são clássicos, lobados com paredes espessas, polpa tenra e sabor crocante. Os frutos começam verdes e amadurecem para vermelho; aproveite-os frescos em qualquer estágio. Procure por ‘Golden Cal Wonder’ para uma variedade amarela.
Em climas amenos, semeie pimentões ao ar livre duas a quatro semanas após a última geada. Em climas frios, comece as sementes em ambientes fechados oito a dez semanas antes do transplante.
Tomate Cereja ‘Midnight Snack’
Os tomates cereja ‘Midnight Snack’ amadurecem de verde para vermelho com tons roxo-escuros e um sabor doce e picante.
‘Midnight Snack’ ostenta uma coloração índigo única derivada de pigmentos de antocianina, os antioxidantes saudáveis encontrados em mirtilos e cenouras ‘Cosmic Purple’. Os tomates também contêm o antioxidante licopeno.
‘Midnight Snack’ é um tomate cereja tenro, saboroso e fácil de cultivar. Os frutos jovens passam de verde para dourado para vermelho com tons roxo-escuros, tornando-os tão ornamentais quanto deliciosos. Os frutos mantêm o equilíbrio de doce e picante do tomate cereja e pesam cerca de 42 gramas.
Este vegetal rico em vitaminas (tecnicamente uma fruta) é um vencedor do prêmio All-America Selections com sabor excepcional entre os tomates roxos e desempenho vigoroso no jardim. As vinhas indeterminadas crescem altas e requerem estacamento. Elas produzirão frutos durante toda a temporada.