13 Deliciosos Vegetais de Raiz que Você Deveria Cultivar Este Ano

No momento, você está visualizando 13 Deliciosos Vegetais de Raiz que Você Deveria Cultivar Este Ano

Eu amo todos os tipos de vegetais

Eu amo todos os tipos de vegetais. No entanto, tenho um carinho especial por vegetais de raiz no outono. Adoro a variedade de formas, texturas e sabores complexos, regados com azeite e temperos, todos assando juntos no meu forno em um dia fresco de outono. Mmmm!! Se você nunca tentou cultivar vegetais de raiz antes, ou se está procurando alguma variedade no seu jardim e na sua cozinha, experimente algumas dessas raízes saborosas.

Os vegetais de raiz incluem tubérculos, bulbos, cormos e raízes pivotantes. Eles são saudáveis, baixos em gordura, ricos em fibras e vitaminas. Os vegetais de raiz são uma adição saborosa a sopas e ensopados, assados ou cozidos, amassados ou fritos. Eles são extremamente versáteis, e você certamente encontrará algumas variações e novas receitas que se tornarão favoritas.

Preparação do Jardim

Como os vegetais de raiz crescem no subsolo, a preparação do jardim é importante. Você vai querer que seus vegetais cresçam em solo solto e de alta qualidade para que possam ter a melhor aparência, sabor e desempenho. Como você vai fazer muita escavação na terra, é bom estar preparado com luvas de jardinagem confortáveis, uma pá de mão e um garfo de jardim para revirar o solo.

Não importa a época do ano em que você comece a pensar em vegetais de raiz, provavelmente há algo que você pode começar. Alguns devem ser plantados na primavera, enquanto outros são melhores plantados no outono. Alguns vegetais de raiz adoram clima quente ou devem ser iniciados no verão para que tenham tempo de amadurecer no ar mais fresco do outono. Portanto, preste atenção ao seu clima local e ao momento do plantio para dar às suas plantas o melhor começo possível.

Pronto para Começar a Escavar?

Está pronto para começar a escavar? Aqui estão 13 deliciosos vegetais de raiz que você deve experimentar este ano e dicas úteis para cada um!

Beterrabas

Esses tubérculos prosperam em condições de clima frio.

As beterrabas são vegetais de raiz fáceis de cultivar, oferecendo globos vermelhos profundos com um sabor terroso distinto e excelente nutrição. Desfrute delas cozidas no vapor, assadas ou fatiadas e assadas em chips crocantes de beterraba! Como bônus, suas folhas vermelhas e verdes também são comestíveis. As folhas de beterraba podem ser cozidas no vapor, salteadas ou adicionadas a saladas como folhas jovens.

Esses vegetais de raiz crescem na primavera ou no outono, pois adoram clima frio. Em climas mais quentes, você pode cultivar beterrabas em um canteiro protegido durante o inverno. Em climas mais ao norte, elas são uma colheita resistente bem-vinda porque sobrevivem a geadas leves. As beterrabas crescem rapidamente e podem ser colhidas a qualquer momento após as raízes amadurecerem para o tamanho de uma bola de pingue-pongue ou maior. Colha a planta inteira, separe as folhas das raízes e desfrute de uma refeição muito colorida!

Dica Profissional: Não espere muito para colher suas beterrabas. Beterrabas de tamanho gigante podem parecer impressionantes, mas também tendem a ficar lenhosas e duras.

Cenouras

Elas são versáteis e podem ser usadas em várias receitas.

As cenouras são um dos vegetais de raiz mais coloridos. Essas raízes grossas variam de apenas alguns centímetros a gigantes de um pé de comprimento. Elas também podem ser lisas e esbeltas ou grossas e robustas. A maioria das pessoas pensa primeiro em cenouras laranjas, mas você pode encontrar esses vegetais doces e crocantes em tons de amarelo, vermelho, roxo, branco e muitos tons diferentes de laranja.

As cenouras não são apenas coloridas, mas também versáteis. Crianças e adultos adoram mastigar cenouras frescas. Você também pode assá-las ou grelhá-las, cortá-las em ensopados ou saladas, ou ralá-las em uma saborosa salada. Embora as frondosas folhas verdes das cenouras sejam ornamentais, a maioria das pessoas não percebe que também são comestíveis. Lave e pique-as para usar em sopas e saladas, ou experimente misturá-las em um delicioso pesto.

Ao cultivar cenouras, semeie as sementes a cerca de cinco centímetros de distância. À medida que você as desbasta, especialmente à medida que as plantas crescem, aproveite para comer as cenouras jovens que você desbastou. O processo de desbaste se torna uma primeira colheita. Permite que você desfrute de um lanche antecipado e dá às plantas restantes espaço suficiente para crescer ainda mais.

Experimente cenouras ‘Shin Kuroda’ para raízes laranja profundo resistentes ao calor. As sementes ‘Little Finger’ crescem ótimas cenouras baby.

Dica Profissional: Para cenouras retas e bonitas, semeie diretamente as sementes em solo solto, de textura fina e bem drenado. As cenouras não gostam que suas raízes sejam perturbadas, então não as transplante. Solos pesados, pedregosos ou argilosos farão suas cenouras crescerem em formas estranhas e irregulares enquanto tentam navegar por obstáculos subterrâneos.

Salsão de Raiz (Celeriac)

Esta cultura se beneficiará muito de um solo rico em composto.

Nunca comeu salsão de raiz antes? Tudo bem; a maioria das pessoas provavelmente ainda não experimentou esse vegetal de raiz de aparência estranha. O salsão de raiz é um membro da família das cenouras (Apiaceae), mas não se parece nem tem gosto de cenoura. Tanto as folhas quanto a raiz volumosa e bulbosa podem ser consumidas cruas ou cozidas. Pique e adicione a saladas, sopas, assados e purês. O salsão de raiz é crocante com um toque de sabor ligeiramente amargo, semelhante ao aipo.

O salsão de raiz é um grande consumidor de nutrientes que se beneficiará de solo enriquecido com composto. Ele também precisa de sol pleno e umidade constante no solo para formar raízes densas e saborosas. Você precisará ser paciente ao cultivar essa cultura. Comece as sementes em ambientes fechados no final do inverno ou início da primavera, e você finalmente poderá colher plantas maduras cerca de quatro meses depois.

Dica Profissional: Não se preocupe se suas raízes de salsão de raiz parecerem realmente bagunçadas quando você as colher. Elas geralmente aparecem como uma massa emaranhada de raízes fibrosas presas a um bulbo irregular e cinza-esverdeado. Sacuda a sujeira, retire as raízes e limpe o bulbo com um jato de água da mangueira. Para o melhor sabor, espere até após a primeira geada para colher, quando alguns dos amidos da planta são convertidos em açúcares para um sabor mais rico e complexo.

Nabo Daikon

Esses tubérculos geralmente atingem a maturidade total no início a meados do inverno.

O nabo daikon ostenta um tamanho impressionante, mas um sabor suave. Se você gosta de rabanete, mas acha que tem um sabor muito forte, experimente um nabo daikon para comparação. Eles podem ser ralados, fatiados, em conserva, assados ou fritos. Cozinhe-os em sopas ou grelhe-os com uma mistura de outros vegetais de raiz. Depois de colhidos, eles se conservam bem por várias semanas na geladeira, então você não precisa comê-los todos de uma vez.

Esses nabos de tamanho gigante são fáceis de cultivar, mesmo durante o inverno em climas amenos. Suas grandes raízes pivotantes brancas penetram no solo, soltando-o bem para sua próxima colheita. Semeie diretamente os daikons em fileiras ou canteiros elevados no início do outono. Eles atingirão a maturidade em algum momento no início a meados do inverno. Você saberá que seus nabos estão prontos quando as partes brancas aparecerem acima da superfície do solo.

Dica Profissional: Tente manter o solo uniformemente úmido enquanto cultiva nabos daikon. Solo seco causará raízes duras, rachadas e lenhosas que não são muito apetitosas. Por outro lado, muita água causará apodrecimento das raízes. Solo bem drenado em canteiros elevados ensolarados é ideal para cultivar esses nabos grandes e saborosos.

Alho

Você pode guardar alguns dentes e replantá-los.

Mmmmmm, alho. Este vegetal de raiz pungente pode ser usado para dar sabor a muitos dos seus pratos favoritos, e é super fácil de cultivar. Enquanto cresce no jardim, esta planta atua como uma planta companheira para muitas outras culturas porque ajuda a afastar muitos insetos comuns, bem como veados e coelhos.

É fácil incorporar o alho no design do seu jardim. Ele não ocupa muito espaço e prospera nas mesmas condições que a maioria dos outros vegetais do jardim. Use-o para preencher lacunas e espaços estranhos entre plantas, ao longo de fileiras ou em cantos desajeitados. Ele cresce bem em canteiros elevados e recipientes também. Plante dentes de alho no outono e colha-os no verão seguinte, quando os caules ficarem amarelos e caírem.

Dica Profissional: Toda vez que você colher sua safra de alho, guarde alguns dos dentes para replantar na próxima rodada de cultivo de alho. Cada dente que você planta pode render uma cabeça inteira de alho. Guarde apenas um ou dois dentes de cada cabeça para expandir sua plantação de alho para que você nunca fique sem!

Raiz-forte

Um membro da família da mostarda, esses tubérculos prosperam em condições frias.

Sim, você pode cultivar sua própria raiz-forte, e é surpreendentemente fácil! A raiz-forte tem uma raiz pivotante longa e grossa e folhas largas, grossas e alongadas. As folhas crescem em um aglomerado denso no topo do caule da raiz. Tanto as raízes quanto as folhas são comestíveis, embora a maioria das pessoas cultive raiz-forte por suas raízes picantes e saborosas.

Adicione um toque sério ao seu jardim. Esta planta resistente e robusta é um membro da família da mostarda. Você pode começar uma nova planta de raiz-forte colocando pedaços da raiz no solo em um ângulo de 45 graus e cobrindo-os com cerca de sete centímetros de solo. Essas seções de raiz logo se desenvolverão em plantas maduras.

Na época da colheita, você pode desenterrar a raiz principal e dividi-la em alguns segmentos. Guarde uma seção para seus projetos culinários e replante o restante para novos começos. Você pode manter sua plantação de raiz-forte indefinidamente. Esta é uma planta perene que prospera em climas mais frios, embora tolere regiões mais quentes também. Dê-lhe sol pleno e solo rico, úmido e bem drenado.

Dica Profissional: A raiz-forte é praticamente livre de problemas e você não precisará fazer nada de especial para manter sua plantação. Dito isso, esta planta é muito persistente e se espalha facilmente uma vez estabelecida. Certifique-se de plantá-la em um local onde possa se estabelecer, ou tente cultivá-la em um grande recipiente para mantê-la totalmente sob controle.

Alcachofra-de-Jerusalém

Esses tubérculos podem se espalhar rapidamente por auto-semeadura.

A alcachofra-de-Jerusalém é uma bela flor perene ou um vegetal de raiz? É ambos! A alcachofra-de-Jerusalém é uma variedade de girassol nativa do leste da América do Norte. Esta é uma planta alta e muito robusta que pode atingir três metros de altura. Ela se espalha rapidamente em colônias vigorosas por auto-semeadura e suas raízes tuberosas. Felizmente, você pode ajudar a controlar a propagação colhendo e comendo as raízes.

Apesar do nome, as alcachofras-de-Jerusalém não são alcachofras, nem se assemelham a alcachofras. No entanto, elas têm um tubérculo saboroso que se assemelha ao sabor crocante e de nozes das castanhas-d’água. Os tubérculos de alcachofra-de-Jerusalém podem ser fatiados ou ralados e consumidos crus ou cozidos em sopas ou pratos de vegetais assados. Se você estiver preocupado com a natureza invasiva dessas plantas, cultive-as em um grande recipiente e remova as flores murchas. Assim, elas não poderão se espalhar além da borda de seus recipientes.

Dica Profissional: As alcachofras-de-Jerusalém são uma excelente planta para a vida selvagem. As flores florescem no final do verão, atraindo uma infinidade de polinizadores. Corte algumas das flores para desfrutar em seus arranjos florais e deixe algumas para amadurecerem em sementes e alimentarem seus pássaros locais no outono e inverno.

Cebolas

Elas prosperam em solo bem drenado e rico em nutrientes.

As cebolas são vegetais de raiz incrivelmente diversos. Esses bulbos em camadas podem ser brancos, amarelos ou vermelho-púrpura. Seus bulbos podem ser tão grandes quanto uma bola de softball ou menores que uma bola de pingue-pongue. Nas lojas, você os encontrará vendidos como cebolas brancas, cebolas amarelas, cebolas vermelhas, cebolas doces, chalotas e cebolinhas.

Você pode começar cebolas no seu jardim a partir de sementes ou de pequenos bulbos de cebola conhecidos como conjuntos de cebola. Obviamente, os conjuntos de cebola têm uma grande vantagem sobre as sementes e produzirão cebolas maduras muito mais rapidamente. Mas se você tiver tempo e paciência, pode ser muito gratificante começar cebolas a partir de sementes. Cultive cebolas em solo bem drenado e rico em nutrientes. Adicione composto na época do plantio e fertilize a cada poucas semanas, pois esses vegetais ricos em nutrientes precisam de muita energia para crescer bulbos grandes.

Dica Profissional: Não cultive cebolas no mesmo lugar dois anos seguidos. Você vai querer praticar a rotação de culturas e alternar para diferentes culturas em anos alternados. Isso ajudará a prevenir pragas e doenças de se acumularem e reinfectarem as mesmas culturas no mesmo local ano após ano. Tente alternar entre cebolas, tomates, repolho e abóbora. Essas plantas são todas diferentes o suficiente para fazer rotações eficazes.

Pastinacas

Colha as pastinacas quando suas raízes tiverem cerca de uma polegada de diâmetro.

As pastinacas se parecem com grandes cenouras brancas cremosas. Esses vegetais de raiz robustos são perfeitos para cultivar no outono e assar como um prato de raízes sazonais ou amassar com batatas e alho para um sabor extra robusto. As pastinacas são fáceis de cultivar, mas exigirão um pouco de paciência.

Esta colheita resistente de outono leva cerca de quatro meses para amadurecer completamente. Semeie as sementes na primavera e planeje ter esses vegetais ocupando espaço no seu jardim durante o verão. Colha-os quando as raízes tiverem pelo menos uma polegada de diâmetro. As pastinacas têm um sabor distinto que se torna mais doce depois de serem expostas à geada. Você também pode cobrir suas pastinacas com uma camada de cobertura morta e colhê-las a qualquer momento no inverno ou início da primavera, antes que comecem a crescer novamente.

Dica Profissional: Não se preocupe se você não puder comer todas as suas pastinacas de uma vez. Esses vegetais de raiz podem ser armazenados por até seis meses. Remova a folhagem, escove a terra das raízes, embrulhe-as em plástico e armazene-as na geladeira até que esteja pronto para usá-las em sua receita favorita.

Batatas

Esses tubérculos prosperam em condições quentes e ensolaradas.

Se há um vegetal de raiz que todos já experimentaram, são as batatas. Esses tubérculos populares podem ser assados, cozidos, amassados, gratinados, fritos, ralados, fatiados e picados. As batatas não são apenas populares, mas também coloridas. Batatas brancas ou bege são a norma, mas você também encontrará batatas amarelas, batatas vermelhas e até batatas com polpa roxa. Batatas baby são perfeitas para uma mistura assada, enquanto as grandes batatas para assar são ideais para serem cobertas com seus recheios favoritos.

Se você gosta de comer batatas, provavelmente também gostará de cultivá-las. Você pode cultivar esses vegetais de raiz tuberosos em um local quente e ensolarado com solo rico, úmido e bem drenado. Em jardins compactos, cultive-as em um recipiente ou canteiro elevado. Se você mantiver um jardim grande, pode cultivar várias fileiras de batatas e ter bastante para armazenar para o outono e inverno.

Dica Profissional: Embora você possa cultivar uma nova planta de batata a partir de uma batata comprada na loja, considere começar com sementes de batata certificadas livres de doenças. As sementes de batata foram tratadas e testadas para garantir que estão livres de qualquer doença que possa afetar sua colheita de batata e outras plantas que você possa querer cultivar posteriormente. Uma semente de batata não é realmente uma semente, mas sim um pequeno tubérculo de batata que é extremamente fácil de plantar e cultivar e produzirá descendentes idênticos, para que você sempre saiba exatamente que tipo de batata está cultivando.

Rabanetes

Esses tubérculos se desenvolvem rapidamente.

Os rabanetes são vegetais de raiz rápidos e fáceis de cultivar que não ocupam muito espaço. Esses pequenos vegetais de raiz picantes são arredondados e coloridos, e quando estão prontos para serem colhidos, você verá suas partes superiores emergindo do solo, implorando para serem colhidos. Colha-os aos punhados e armazene-os na geladeira até que esteja pronto para usá-los; é simples assim.

Os rabanetes são uma cultura de clima frio para a primavera ou outono. Você pode facilmente plantar rabanetes, observá-los crescer e colhê-los a tempo para a próxima safra ser plantada. Comece as sementes de rabanete diretamente no seu jardim, canteiro elevado ou jardim de recipientes. Variedades de maturação rápida estão prontas para a colheita em apenas três semanas, enquanto variedades de maturação mais lenta levam até dois meses.

Experimente o ‘Mantanghong Watermelon Radish’ para raízes picantes com polpa rosa vibrante e cascas verdes.

Dica Profissional: Os rabanetes são uma excelente cultura para plantio sucessivo. Gostaria de estender sua temporada de rabanetes além de um único plantio? Semeie diretamente sementes frescas a cada duas semanas para uma colheita contínua por um período mais longo.

Batatas-doces

Essas culturas prosperam em condições de clima quente.

As batatas-doces não estão relacionadas às batatas, mas sim a um membro da família das glórias-da-manhã. Essas são vinhas ornamentais com folhas em forma de coração. Elas são comumente usadas como cobertura ornamental do solo ou para criar jardins de recipientes em cascata. Embora as vinhas de batata-doce não floresçam frequentemente, quando o fazem, suas flores rosa, brancas ou bicolores se assemelham muito às glórias-da-manhã.

Embora tecnicamente sejam caules tuberosos aumentados (não vegetais de raiz), as batatas-doces crescem abaixo do solo e não requerem habilidades especiais de jardinagem. Você precisará de um local ensolarado com espaço suficiente para suas vinhas se espalharem. Estas são plantas que amam o calor para o seu jardim de verão. Você pode começar suas próprias mudas de batata-doce a partir de um tubérculo orgânico comprado na loja ou no mercado de agricultores. Essas mudas se tornarão novas vinhas e, até o final do verão, terão produzido seus próprios tubérculos subterrâneos para você desenterrar e desfrutar!

Dica Profissional: Antes de armazenar batatas-doces por qualquer período de tempo, você precisará curá-las. Coloque suas batatas-doces colhidas em um local quente e úmido por cinco a dez dias. Este processo ajuda a converter amidos em açúcares, melhora o sabor e ajuda a secar esses vegetais de raiz o suficiente para que não apodreçam no armazenamento. Após o processo de cura, elas podem ser armazenadas por vários meses a uma temperatura de 13 a 16°C.

Nabos

Esses vegetais adoram luz solar e solo rico com umidade adequada.

Os nabos são um vegetal de raiz fácil de cultivar com um sabor doce e picante distinto. Eles oferecem uma colheita abundante de outono que pode ser adicionada a ensopados e misturas de vegetais assados, amassados em um acompanhamento cremoso. Existem muitas variedades coloridas de nabos para agradar seu paladar, incluindo cultivares extra suaves para aqueles que não têm certeza se amam esses vegetais únicos.

Felizmente para aqueles de nós que amam nabos, eles são rápidos e fáceis de cultivar. Tudo o que você precisa é de um local ensolarado com solo rico, úmido e bem drenado. Esta é uma cultura de estação fria tipicamente cultivada no outono, embora você também possa cultivá-los na primavera em climas mais frios. Os nabos não gostam do calor do meio do verão, então é melhor semeá-los diretamente no início do outono e deixá-los amadurecer durante o clima mais fresco. Os nabos amadurecem em 30 a 60 dias, dependendo da variedade.

Experimente o ‘White Lady’ para um lanche saboroso, refrescante e suave que pode ser apreciado fresco.

Dica Profissional: Semeie as sementes de uma a duas polegadas de distância. À medida que as plantas germinam e amadurecem, continue desbastando-as para que haja alguns centímetros de espaço entre cada planta. À medida que você desbasta as plantas menores, estará colhendo pequenos nabos também. Use esses nabos baby para fatiar finamente em saladas para uma cobertura picante. As folhas jovens também são comestíveis e bastante saborosas. Use-as como uma adição apimentada às suas saladas de folhas jovens!

Perguntas Frequentes

Você pode facilmente cultivar vegetais de raiz em canteiros elevados. Vegetais menores, como cenouras e rabanetes vermelhos, são ideais porque você pode plantar muitos deles em um espaço mais compacto. Se você estiver cultivando vegetais maiores, como nabo daikon e alcachofras-de-Jerusalém, pode se sentir um pouco limitado pelo espaço. No entanto, se você quiser cultivar apenas algumas dessas plantas maiores, o cultivo em canteiros elevados deve funcionar muito bem.

Você pode cultivar qualquer vegetal de raiz em recipientes tão bem quanto em canteiros elevados. Novamente, o espaço limitado restringirá o número de plantas que você pode cultivar, mas se você tiver um jardim de recipientes, não deixe que isso o impeça de cultivar o que quiser!

Você pode cultivar praticamente qualquer vegetal de raiz a partir de sementes. Batatas e batatas-doces geralmente não são cultivadas a partir de sementes, mas sim de sementes de batata e mudas jovens de videiras. Cebolas e alho podem ser cultivados a partir de sementes, mas geralmente são iniciados a partir de conjuntos de cebola, pequenos bulbos e dentes. Cenouras, beterrabas, rabanetes e nabos são todos muito fáceis de cultivar a partir de sementes.

Você está procurando os vegetais de raiz mais rápidos para cultivar da semente à colheita? Cenouras baby, beterrabas baby, nabos e rabanetes amadurecem muito rapidamente. Algumas variedades de rabanete podem ser colhidas em apenas três semanas, e cenouras menores podem ser colhidas em apenas cinco ou seis semanas. Se você puder esperar oito semanas para sua primeira colheita, experimente beterrabas e nabos.

Vários tipos de vegetais de raiz adoram clima mais frio. Se você mora em um clima ameno, pode cultivar alguns deles em seu jardim mesmo durante o inverno. Use coberturas de fileiras flutuantes, uma mini estufa portátil ou uma estrutura fria para estender sua temporada de cultivo para vegetais de estação fria.