11 Sementes de Vegetais que Você Pode Plantar Diretamente em Maio

O que esperar nesse post

Dias de Calor e Noites Sem Geada

Embora a primavera seja imprevisível, em meados de maio, a maioria de nós experimenta dias de aquecimento e noites sem geada. Maio traz condições ideais para plantio e crescimento, com suas noites frescas, dias ensolarados e umidade moderada para germinação e crescimento.

Semear Direto: Vegetais de Maio

Este mês é ideal para muitos jardineiros semearem diretamente vegetais que dependem de temperaturas quentes do ar e do solo, incluindo melões, pepinos e milho doce.

A semeadura direta é o método preferido para os vegetais de maio da nossa lista. Os cultivadores de estação quente se desenvolvem rapidamente a partir da semente e, com raízes extensas, são sensíveis a distúrbios no transplante.

Semeie diretamente esses vegetais em seu local permanente de cultivo, seja no solo, em canteiros elevados ou em vasos, para minimizar o risco de danos às raízes. Nas zonas de cultivo mais frias, começar em ambientes internos em blocos de solo ou vasos biodegradáveis dá-lhes uma vantagem para a curta estação de crescimento.

Black Beauty Summer Squash

Sementes de Abobrinha Black Beauty

Mountain Sweet Yellow Watermelon

Sementes de Melancia Amarela Mountain Sweet

Honey and Cream Sweet Corn

Sementes de Milho Doce Honey and Cream

Dicas de Zona para Semeadura Direta em Maio

O comprimento da estação de crescimento ajuda a determinar seu cronograma de plantio.

Em climas quentes, você provavelmente já está transplantando culturas de estação quente em maio, mas a longa estação de crescimento pode justificar adições tardias e rodadas sucessivas. Em climas frios, espere até que as temperaturas do solo aqueçam para obter o melhor sucesso.

A data final de geada prevista da estação ajuda a determinar quais vegetais semear diretamente em maio, bem como quando plantá-los ao longo do mês e em junho. As zonas de cultivo, e especialmente o microclima local, são bons guias. Em zonas 7 e superiores, você está livre de geadas em maio, com solos quentes e temperaturas do ar ideais para semear diretamente vegetais que amam calor.

Nas zonas 5 e 6, olhe para o final do mês e início de junho para semear. Com a semeadura direta, esperar por solos quentes vale a pena nas recompensas da colheita. Zonas 4 e mais frias, junho é melhor para semear diretamente ou transplantar aquelas mudas iniciadas em ambientes internos.

Para vegetais a semear diretamente em maio, incluiremos aqueles para semear uma a duas semanas após a última geada e alguns de duas a quatro semanas depois, tudo dependendo das suas condições locais.

Cantalupo/Melão

Esses crescem melhor quando as temperaturas e o solo aquecem.

Os melões demoram relativamente muito tempo para se desenvolver, absorvendo longos dias de verão e adoçando com o aumento das temperaturas. Eles amadurecem em cerca de 80 dias, alguns levando até 100, e outros um pouco mais cedo, particularmente variedades anãs. Como culturas anuais sensíveis à geada, é melhor esperar que as temperaturas do solo e do ar aqueçam para os sessenta graus (cerca de 16°C) para semear diretamente os melões.

Os melões que chamamos de “cantalupos” são geralmente melões, com verdadeiros cantalupos como frutas lisas e verdes de origem europeia. As cascas reticuladas dos melões, aroma e carne doce laranja-rosada são inconfundíveis.

‘Hearts of Gold’ é um melão favorito do século XIX com carne laranja profunda e doçura picante. Tem vinhas produtivas e vigorosas que o tornam uma boa seleção para climas frios com estações de crescimento curtas (e em qualquer outro lugar).

Outra opção para semeadura direta em todos os climas é o produtivo ‘Minnesota Midget’. Ele produz melões de quatro polegadas com cascas densamente reticuladas e carne doce e dourada, macia até as cascas. Desenvolvimento rápido e resistência a doenças resultam em fortes rendimentos.

‘Charentais’ é um herdeiro francês dos anos 1920. Os melões do tamanho de uma toranja têm cascas lisas com carne laranja suave que tem gosto de sobremesa. As frutas perfeitamente proporcionadas servem uma ou duas pessoas e são colhíveis em 90 dias.

Milho Doce

Variedades de maturação precoce lidam bem com solos frios de primavera.

O milho doce é o tipo mais popular para “comer” devido aos seus altos açúcares e grãos suculentos. Dependendo da variedade e do teor de açúcar, a doçura varia em intensidade.

Em clima quente, o milho doce cresce rapidamente a partir da semente. Em climas frios, procure uma variedade de maturação precoce como ‘Golden Bantam’, que tolera solos frios de primavera. O herdeiro de 1902 tem grãos doces e amarelos e duas espigas robustas por haste.

Adições coloridas incluem ‘Ambrosia’ com grãos brancos e amarelos e sabor supremo, e ‘Martian Jewels’ com grãos brancos pálidos contra cascas e espigas roxas. Semeie diretamente o milho uma a duas semanas após a última geada e à medida que as temperaturas do solo aumentam acima de 60°F (16°C). Semeie rodadas sucessivas a cada poucas semanas para colheitas ao longo da estação. O milho precisa de água regular e solos férteis e bem drenados para prosperar.

Pepino

Desfrute dessas frutas doces frescas ou como picles caseiros.

Pepinos frescos e crocantes são uma delícia no verão. Semeie diretamente os vegetais em maio para minimizar o distúrbio das raízes, semeando-os uma a duas semanas após a última geada e quando os solos aquecerem a 60℉ ou mais. Quanto mais quente o clima, melhor para esses amantes do calor, até 90°F (32°C).

Opte por pepinos herdeiros para trazer forte desempenho e história culinária para o jardim e o prato. ‘White Wonder’ é um herdeiro de 1893 de crescimento rápido e tolerante ao calor que começa verde claro e amadurece para branco marfim. ‘Lemon’ de 1894 produz frutas redondas do tamanho de limão em amarelo ensolarado com um sabor leve. Sem amargor, você pode comê-los como uma maçã do caule ou usá-los para fatiar fresco ou em conserva.

Variedades anãs são versáteis em sua economia de espaço para vasos ou canteiros. Elas produzem rendimentos consideráveis em suas vinhas compactas. ‘Spacemaster 80’ produz fatias de tamanho completo a partir de vinhas curtas.

Abobrinha

Colha frutas tenras cedo ou deixe-as crescer em tamanho completo.

As abobrinhas de verão, como abobrinha e pattypan, produzem rapidamente e facilmente a partir da semente. Variedades de arbusto levam menos tempo para desenvolver frutas maduras do que muitas das variedades de videira longa, mas ambas são adequadas para semear diretamente este mês. Opte por tipos de arbusto se sua estação de crescimento de verão for curta ou se você quiser instalar um plantio sucessivo mais tarde na estação.

‘Black Beauty’ é uma introdução favorita dos anos 1920 com hábito arbustivo e rendimento prolífico. Frutas escuras, verde-negras têm interiores tenros e cremosos. O vencedor do prêmio All-America Selections tem frutas saborosas e precoces em uma forma fácil de cultivar.

Semeie diretamente abobrinha e outras abóboras de verão em solos aquecidos, idealmente 70-85°F (21-29°C). Desfrute delas como frutas de tamanho completo com seis a oito polegadas de comprimento ou colha-as cedo como vegetais tenros.

Feijão Arbustivo

Plante rodadas sucessivas para manter a colheita durante toda a estação.

Os feijões arbustivos toleram flutuações de frio a calor e são de maturação rápida, prontos em cerca de 50 dias. Com um sistema radicular delicado, eles são melhores semeados diretamente e afinados para garantir espaçamento adequado. Os feijões precisam de boa circulação de ar ao redor das folhas e caules para evitar problemas fúngicos.

Feijões verdes franceses como ‘Maxibel Filet’ são longos, finos e tenros. Os feijões magros de comprimento total são sem fio e crescem de seis a oito polegadas. ‘Contender’ é outro favorito sem fio que tolera calor e resiste a doenças como oídio.

Os feijões arbustivos prosperam em verões amenos com temperaturas abaixo de 90°F (32°C). Semeie rodadas sucessivas a cada semana ou duas para continuar a colheita. Em climas quentes, semeie na primavera ou no outono.

Abóbora Butternut

Uma textura cremosa e sabor doce tornam essas abóboras irresistíveis.

As abóboras de inverno, como butternut, acorn e abóbora, demoram muito para desenvolver seus frutos pesados com cascas grossas. Semeie diretamente esses vegetais em maio para colher no final do verão e outono. Fáceis de cultivar a partir da semente, plante abóbora uma a duas semanas após a última geada e quando as temperaturas do solo aquecerem acima de 70°F (21°C). Em áreas com estações de crescimento curtas, tente começar em ambientes internos em vasos biodegradáveis ou blocos de solo para permitir tempo de desenvolvimento.

‘Honeynut’ é uma seleção anã moschata com boa resistência a brocas de videira de abóbora e oídio. C. moschata é mais resistente a infestações de brocas de videira de abóbora (SVB) do que outras espécies com cascas grossas e lisas. ‘Honeynut’ é um híbrido de Cornell com pequenos frutos de quatro a cinco polegadas de comprimento. Eles começam verde mosqueado e amadurecem para laranja-avermelhado suave.

Essas butternuts armazenam por até seis meses com um sabor doce e textura cremosa. Vinhas curtas e arbustivas crescem bem verticalmente.

Quiabo

Vagens jovens são perfeitas para sopas, conservas ou consumo fresco.

O quiabo é durável, prosperando no calor do verão dos climas do sul. Também é ornamental com pequenas flores de hibisco, folhas palmadas e vagens de sementes marcantes. Desfrute de vagens jovens frescas, cozidas ou em conserva, ou congele-as para sopas de vegetais de inverno.

‘Clemson Spineless’ é uma introdução de 1939 construída a partir de anos de hibridização na Carolina do Sul. As vagens verdes aveludadas e costeladas são sem espinhos. Colha-as quando tiverem cinco polegadas ou menos para a melhor textura. As vagens crescem impressionantemente longas, mas se tornam duras e fibrosas.

O quiabo cresce melhor em condições quentes a quentes, e a germinação é mais alta quando as temperaturas do solo estão a 70°F (21°C) e acima. A cultura patrimonial tolera vários tipos de solo, mas prefere solos arenosos com boa drenagem.

Berinjela

Colha frutas brilhantes com um sabor delicado e suave no verão.

As berinjelas se dão bem começando em ambientes internos a partir da semente, mas a semeadura direta significa que não há necessidade de materiais de início de sementes, supervisão longa de mudas ou ocupação de espaço interno precioso. Elas são melhores semeadas cerca de duas a quatro semanas após a geada com temperaturas do solo a 70°F (21°C) e superiores. Espere até que as temperaturas do ar noturno estejam acima de 60°F (16°C).

‘Black Beauty’ é uma favorita de longa data por seu crescimento compacto, grandes frutos e sabor delicado. As berinjelas roxas escuras e brilhantes têm cascas finas que não precisam ser descascadas. ‘Long Purple’ é uma variedade japonesa com frutos longos e esguios. O sabor delicado é mais suave do que outros tipos.

Abóbora

Elas amadurecem em verdadeiros espetáculos a tempo para o outono.

A abóbora é uma abóbora de inverno, perfeita para plantar na primavera para colher mais perto do outono. ‘Rouge Vif d’Étampes’ é a famosa abóbora ‘Cinderela’. A favorita sazonal em laranja-melão é de Paris dos anos 1880 e é a inspiração para a carruagem de abóbora da princesa de conto de fadas. As grandes rodadas alcançam um a dois pés de diâmetro e podem pesar de 15 a 20 libras cada.

A ‘Galeux d’Eysines’ traz caráter em pêssego suave com cascas texturizadas. Os açúcares cristalizam sob a pele e resultam em áreas elevadas. O herdeiro francês tem alto teor de açúcar e um sabor doce. As rodadas de 12 polegadas de diâmetro pesam de 10 a 15 libras.

Melancia

Elas são lentas para crescer, mas totalmente valem a espera.

As melancias se juntam a outros cucurbitáceos ao preferirem a semeadura direta em vez do transplante, que pode danificar as raízes. Semeie em solos quentes entre 70-90°F (21-32°C).

‘Sweet Mountain Yellow’ traz frutas clássicas grandes de 20 a 35 libras com cascas listradas de verde escuro e claro e carne amarela. Não só a cor é nova, mas a carne é deliciosamente doce e suculenta. O alto teor de açúcar e a textura firme tornam a colheita valiosa (95 a 100 dias para maturidade).

‘Sugar Baby’ é doce e deliciosa e pequena o suficiente para caber em uma geladeira. Ela embala sabor suculento em uma forma compacta com pele firme e escura. Com seis a dez libras, as pequenas rodadas se desenvolvem mais rápido do que as variedades de tamanho completo. ‘Sugar Baby’ é uma variedade anã melhorada com carne vermelha profunda e pele verde-preta mosqueada.

‘Luffa’ Gourd

Dê-lhes uma treliça e eles subirão como campeões.

Luffa (também “bucha”) é uma diversão para semear diretamente em maio para seus usos esponjosos mais tarde na estação. As vinhas produzem frutas verdes de um a dois pés de comprimento com um interior denso e fibroso. Ao descascar as cascas, as fibras internas tornam-se úteis como esfregões para o banho e a cozinha.

Deixe a luffa amadurecer até que as cascas fiquem marrons ou amarelas e se separem facilmente das fibras. Descasque e sacuda as sementes internas para uso em pratos, no banho e como um acessório de spa totalmente natural.

As luffas se dão bem em solos quentes e são melhores semeadas ao ar livre duas a quatro semanas após a última geada. Cultive essas longas vinhas em uma cerca ou caramanchão. Elas fornecem sombra parcial para culturas plantadas por baixo no calor do verão.

Continue sua leitura aqui