Como Plantar, Cultivar e Cuidar do Pinheiro Pinhão

O que esperar nesse post

Pinheiros de Piñon: Uma Joia da Natureza

Nem todos os pinheiros são iguais. Um destaque particularmente interessante é o pinheiro piñon, também conhecido como pinyon pine ou piñon pine. Este pinheiro produz nozes comestíveis. A maioria dos pinheiros piñon tem agulhas verde-amareladas e produzem pinhas ao longo de sua longa vida. Alguns pinheiros piñon foram relatados como vivendo até 600 anos, de acordo com o Serviço Florestal dos EUA!

As nozes comestíveis do pinheiro piñon de folha única, piñon de duas agulhas e piñon do Colorado têm um sabor quase cremoso, com a oleosidade da macadâmia e apenas um leve toque de sabor de pinho. As sementes de piñon são torradas e consumidas como lanche e são comumente usadas na culinária do Novo México, que considera o piñon pine sua árvore estadual.

Durante os períodos de colheita das nozes de pinho, você pode frequentemente encontrá-las à venda em barracas de beira de estrada que surgem em estados onde esses pinheiros crescem naturalmente, particularmente na Grande Bacia. As nozes de pinho também foram um alimento básico dos nativos americanos por séculos e podem ser encontradas em reservas na região dos quatro cantos no sudoeste da América do Norte e no México.

Uma desvantagem do piñon pine é que ele pode ser difícil de cultivar; eles têm uma faixa muito específica e definida onde produzem pinhas cheias dessas deliciosas nozes. O Pinus edulis é nativo de quatro estados nos EUA – Utah, Arizona, Novo México e Colorado. Embora possam ser cultivados fora dessa faixa, é lá que prosperam melhor – e é também por isso que os direitos de colheita de sementes são quase exclusivamente controlados por nativos americanos nesta espécie de árvore, pois são árvores de crescimento selvagem em terras de reserva.

Visão Geral da Planta

Área Nativa

Arizona, Califórnia, Colorado, Novo México, Oklahoma, Texas, Utah, Wyoming

Requisitos de Irrigação

Baixo

Pragas e Doenças

Escala de pinho, besouro da casca, doença da raiz de mancha preta, doença da raiz de Armillaria

O que é o Pinheiro Piñon?

Existem diferentes variedades, como o piñon do Colorado e o piñon mexicano, e dentro dessas variedades, existem diferentes tipos também. Existem dois tipos principais de pinheiros piñon: o piñon de folha única e o piñon de duas agulhas (também conhecido como piñon de duas agulhas). Como você pode imaginar, o piñon de folha única (Pinus monophylla) geralmente tem uma única agulha de pinho saindo de cada ponto de crescimento. Em contraste, o piñon de duas agulhas tem duas agulhas em cada ponto de crescimento.

Área Nativa

A planta é nativa do sudoeste americano e do Novo México. As espécies de pinheiros piñon prosperam em sua faixa nativa do sudoeste americano. É até a árvore estadual do Novo México. A noz de piñon não é apenas valorizada pelos humanos, mas também é benéfica para a vida selvagem ao redor. Elas são uma fonte de alimento para pássaros e pequenos mamíferos, como esquilos. O gaio do piñon da Grande Bacia é nomeado por sua afinidade pela noz de piñon. Por essa razão, gaios do piñon podem ser encontrados em um habitat semelhante ao pinheiro piñon. Eles frequentemente nidificam em pinheiros piñon e outros pinheiros de baixa elevação, como o ponderosa e o zimbro. O gaio do piñon prefere fazer sua casa em bosques de piñon-junípero, frequentemente compostos por piñon do Colorado e zimbro de Utah. A ecologia dessa relação é mutuamente benéfica, pois o gaio do piñon espalha prontamente as sementes.

Características

O pinheiro perene cresce lentamente, tem um crescimento arredondado e produz pinhas. Os pinheiros piñon têm uma aparência arbustiva, diferente de outros perenes, não crescem em um hábito triangular, mas parecem bastante retorcidos com uma copa arredondada. Eles podem facilmente crescer de 3 a 6 metros de altura, às vezes até mais altos, embora cresçam extremamente devagar. As pinhas se assemelham a uma rosa marrom e também crescem lentamente, levando várias temporadas para atingir a maturidade. Como uma conífera, são perenes durante todo o ano, mesmo no deserto.

O meio do verão é a principal temporada de colheita das nozes de piñon. No entanto, as colheitas dependem muito da quantidade de chuva recebida naquele ano. Os pinheiros piñon produzem flores masculinas e femininas e geralmente são polinizados pelo vento. Uma vez que uma pinha se forma, leva cerca de dois a três anos para amadurecer. As sementes têm um sabor semelhante à variedade de nozes de pinho mais facilmente disponível que você pode encontrar em sua mercearia (as nozes pignoli italianas). Elas são ricas e gordurosas com um toque de sabor de pinho. As sementes se assemelham às nozes de pinho italianas, mas geralmente são maiores e servidas na casca marrom escura.

Plantio

Comece as plantas a partir de sementes e transplante-as para o solo. Cultive pinheiros piñon a partir de sementes e/ou transplante de mudas. As mudas devem ter pelo menos 40 cm de altura antes de serem transplantadas para o solo. Os pinheiros piñon são notoriamente árvores de crescimento lento, e levará cerca de quatro a cinco anos a partir das sementes para que cresçam 40 cm de altura. As mudas precisarão de irrigação regular uma vez transplantadas até que estejam bem estabelecidas. Você saberá que está estabelecida quando começar a ver um novo crescimento emergir. É melhor plantar novas mudas na primavera ou no outono. Evite transplantar durante o calor do verão, quando o pinheiro piñon terá mais dificuldade para se estabelecer. Também evite transplantar no inverno, quando as árvores estão naturalmente dormentes.

Ao escolher um local de plantio, lembre-se de que, embora os pinheiros piñon cresçam lentamente, eventualmente crescerão de 3 a 6 metros de altura e largura ao longo de 10-15 anos. Também é melhor evitar uma área em sua paisagem que seja regularmente irrigada, devido ao fato de que muita água pode ser prejudicial. Eles preferem ser submersos em vez de super regados. Esta pequena árvore é uma excelente tela de privacidade ou destaque atrás de arbustos menores e árvores perenes como o zimbro.

Como Cultivar

O cuidado com o pinheiro piñon requer manutenção mínima. Esses pinheiros tolerantes à seca têm vidas longas e são conhecidos por viverem até 600 anos com muito pouca atenção!

Luz

A planta prospera em exposição total ao sol. Os pinheiros piñon se dão melhor em pleno sol, onde podem receber de seis a oito horas de luz solar direta. Eles são nativos de Utah, Arizona, Novo México e Colorado e prosperam nas zonas 4-8 do USDA. Os pinheiros piñon podem tolerar condições de solo pobres e até crescer em encostas rochosas, tornando-os particularmente adequados para a região das Montanhas Rochosas, incluindo o Parque Nacional do Grand Canyon.

Água

As plantas são tolerantes à seca, e a irrigação por gotejamento promove o crescimento das pinhas. Os pinheiros piñon podem sobreviver sem muita água; no entanto, se você quiser colher as pinhas, então a água regular o colocará na melhor posição para fazê-lo. Regue duas vezes por mês, especialmente durante períodos quentes e secos. Durante a produção de pinhas, aumente a irrigação para uma vez por semana. Dar a esta árvore uma boa imersão na base do tronco com uma mangueira de gotejamento é a melhor abordagem.

Não regue durante o inverno, uma vez que as temperaturas estejam consistentemente abaixo de 4-7°C, pois a árvore entrará em dormência e as necessidades de água diminuirão significativamente. Se você estiver em uma área como o Colorado, que recebe neve durante o inverno, isso fornecerá bastante irrigação durante este período.

Solo

Use solo argiloso e bem drenado que seja ligeiramente ácido. Os pinheiros piñon podem tolerar uma variedade de solos, desde que sejam bem drenados. Eles crescem naturalmente em solos arenosos ou argilosos ligeiramente ácidos. Evite solos argilosos que retêm muita água. Antes de plantar, é uma boa ideia testar o pH do solo para garantir que seja neutro ou ligeiramente ácido. O seu pode ser corrigido usando um acidificante, se necessário. É mais fácil corrigir os solos antes de a árvore ser plantada.

Temperatura

A planta se desenvolve melhor nas zonas de resistência 4 a 8. Esta conífera pode lidar com verões quentes seguidos de invernos amenos, o que novamente a torna particularmente adequada para os desertos encontrados em toda a região da Grande Bacia. Geadas e congelamentos durante o inverno não prejudicarão este perene. Durante períodos de calor intenso e seca severa, pode precisar de mais água para protegê-la de danos permanentes.

Fertilização

Estabeleça uma planta em desenvolvimento fornecendo um fertilizante rico em nitrogênio, 3 vezes ao ano. Como os pinheiros piñon são de crescimento lento, geralmente não precisam de fertilização regular. Se você quiser ajudar a estabelecer uma árvore jovem, use um fertilizante rico em nitrogênio três vezes por ano nos primeiros anos. Caso contrário, a fertilização pode realmente causar mais mal do que bem. Tentar acelerar o crescimento fertilizando e regando pode enfraquecer e matar esta árvore.

Manutenção

A manutenção envolve a poda de galhos mortos e danificados. Ser uma árvore de crescimento lento também tem o benefício de ser de baixa manutenção em termos de poda. Na verdade, se você assim escolher, poderia passar sem nunca podar, e ela se sairia bem. No entanto, o melhor momento para podar um pinheiro piñon é quando ele é jovem, para moldá-lo de acordo com sua paisagem. Caso contrário, você só precisará podar para remover madeira morta ou danificada. À medida que envelhece, pode ser necessário remodelar, mas definitivamente não é uma árvore que precisa de poda anual.

Ao podar galhos mortos e danificados, remova-os da área imediatamente e evite empilhá-los em proximidade com a árvore. Isso pode fornecer o terreno perfeito para besouros que podem atacar este pinheiro. Por essa razão, também é melhor podar durante o inverno, quando esses besouros não estão ativos, em vez de outras estações.

Propagação

As plantas são propagadas a partir de sementes. Os pinheiros piñon podem ser cultivados de forma confiável a partir de sementes que produzirão uma espécie verdadeira. No entanto, como esta árvore é de crescimento tão lento, levará pelo menos cinco anos antes de você ter uma muda com cerca de 40 cm de altura. Mudas e árvores jovens podem ser compradas em viveiros respeitáveis, e geralmente serão menores. O custo dos pinheiros piñon é geralmente bastante alto, considerando quanto tempo leva para cultivá-los! Infelizmente, os pinheiros piñon (e árvores deste tipo de planta) não podem ser propagados a partir de estacas.

Colheita

Colha as pinhas antes de abrirem. A colheita e o armazenamento das nozes de piñon têm uma longa história entre muitas gerações de nativos americanos do sudoeste americano e do México. Está ligada à tradição em muitos casos, e esses métodos provam ser os melhores.

Colha as pinhas antes de abrirem. Quando cerca de 25% das pinhas tiverem aberto e o restante permanecer fechado, comece a colheita. As pinhas fechadas provavelmente terão um tom verde. O auge da temporada de colheita geralmente ocorre no meio do verão.

Um método documentado para a colheita das pinhas piñon vem de uma passagem escrita por John Muir em 1878, onde ele descreve os colhedores nativos americanos empilhando as pinhas em uma pilha coberta com lenha e depois queimando-as levemente com fogo. Este método queimava a resina do lado de fora das pinhas do pinheiro piñon e soltava as sementes. Depois, as pinhas queimadas eram deixadas para secar ao sol por alguns dias até que as sementes caíssem facilmente da pinha.

Armazenamento

As nozes podem ser armazenadas em um recipiente hermético ou sob refrigeração. As nozes têm naturalmente altos níveis de gorduras na forma de ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a reduzir o LDL, também conhecido como colesterol ruim. Devido a esse alto teor de gordura, a noz tem o potencial de estragar e ficar rançosa. Você pode perceber que elas passaram do ponto se notar um odor estranho.

Existem algumas técnicas de armazenamento que podem prolongar sua vida útil. As nozes frescas devem ser armazenadas em um recipiente hermético e podem ser armazenadas sob refrigeração por até dois meses. Elas podem ser armazenadas no freezer por ainda mais tempo, até seis meses. Uma vez torradas, cada noz durará ainda mais, podendo ser armazenadas no freezer por até um ano. Com o quão deliciosas são cada noz de piñon, não consigo imaginar tê-las por tanto tempo sem comê-las todas!

Problemas Comuns

Os pinheiros piñon são tão de baixa manutenção quanto possível. Uma árvore que essencialmente prospera com negligência a torna uma visão bem-vinda na paisagem do deserto alto. No entanto, há algumas dicas de solução de problemas a serem lembradas.

Problemas de Crescimento

Problemas comuns de crescimento decorrem de irrigação inadequada. Se você está cultivando um pinheiro piñon por suas pinhas, então é importante regá-lo regularmente. Ele precisará de água uma vez por mês ao longo do ano e até duas vezes por mês durante os meses mais quentes do verão. Se o pinheiro não estiver recebendo água suficiente, isso pode afetar sua capacidade de produzir pinhas, ou as pinhas podem até ser esparsas e atrofiadas.

Pragas

Insetos de escala de pinho e besouros da casca são pragas comuns da planta. Crescimento fino e esguio pode indicar a escala de pinho piñon, um pequeno inseto que perfura as agulhas e suga os sucos. Em casos de infestação grave, a escala de pinho pode causar estresse e danos suficientes para matar a árvore.

Os besouros da casca são difíceis de detectar visualmente, pois são menores que um grão de arroz. Esses besouros são atraídos por pinheiros de nozes estressados e atingidos pela seca. Eles se enterram na casca, onde põem seus ovos. Uma árvore saudável ativará seu sistema de defesa natural, bombeando resina nos túneis e expulsando os besouros. No entanto, um pinheiro piñon estressado ou sedento não terá energia para empregar essa defesa. Uma árvore sofrendo de um ataque de besouro da casca começará a soltar suas agulhas. Como todas as espécies de pinheiros são perenes, não há razão para que agulhas verdes comecem a cair, a menos que algo esteja errado. Ramos infestados podem ser podados se o resto da árvore estiver livre de besouros. Descarte esses ramos imediatamente.

Doenças

A planta é suscetível a várias doenças radiculares. A doença da raiz de mancha preta é geralmente transmitida por insetos que carregam os esporos. Esta doença vascular impede o piñon de absorver água e causa uma mancha preta na madeira. Os besouros da casca tendem a seguir, pois procuram árvores estressadas, e essa combinação pode causar a morte da árvore. Não há cura para esta doença, e árvores infectadas devem ser destruídas, ou ela pode se espalhar para pinheiros próximos, incluindo este.

A doença da podridão da raiz de Armillaria é um fungo que se espalha ao longo das raízes do piñon. Este fungo pode sobreviver em madeira morta por até 35 anos. Este fungo prefere solo úmido e climas amenos. Não pode sobreviver em áreas quentes e secas. Uma primavera ou outono particularmente úmido é o terreno perfeito para este fungo. Não há tratamento para esta doença, no entanto, permitir que o pinheiro piñon seque pode privar o fungo de nutrientes e retardar sua progressão.

Perguntas Frequentes

A produção de pinhas de piñon depende da quantidade de chuva recebida em uma temporada. Uma vez que uma pinha é produzida, pode levar de dois a três anos para amadurecer completamente.

Os pinheiros piñon têm uma forma retorcida com uma copa arredondada e uma folha única ou duas agulhas com agulhas verde-amareladas. As pinhas foram descritas como se assemelhando a rosas marrons.

O pinheiro piñon pode levar de 10 a 15 anos para atingir a maturidade e pode viver até 600 anos.

As sementes de pinheiro piñon são um tipo de noz de pinho comestível porque são sementes de pinho.

Continue sua leitura aqui