Você já viu uma planta de gergelim?
Com certeza você está familiarizado com sementes de gergelim, óleo de gergelim e tahine. Mas você já tentou cultivar plantas de gergelim para obter seu próprio óleo de gergelim? Se não, aqui está sua chance!
O gergelim, ou Sesamum indicum, é cultivado em todo o mundo como uma cultura alimentar em áreas quentes e secas, como Índia e África. Há registros de seu cultivo na China há mais de 5000 anos. O tahine, um alimento muito amado (não apenas entre pessoas do Mediterrâneo e do Oriente Médio), é feito de sementes de gergelim moídas. Procure por sementes de gergelim e você as encontrará em quase qualquer lugar.
Seja para compartilhar sementes do seu jardim com a família ou para cultivar uma planta tolerante à seca, o gergelim é uma ótima opção. Os caules do gergelim crescem até um metro de altura, e suas flores em forma de sino são lindas de se ver. Procure distribuidores locais de sementes para encontrar sua variedade favorita e você terá uma colheita fresca de sementes em 13 semanas!
Produtos Bons na Amazon para Cultivar Gergelim:
Guia Rápido de Cuidados
As sementes de gergelim são extremamente populares em todo o mundo. Fonte: Eduà
Nome(s) Comum(ns) Gergelim, benne, gingelly, sim sim, til
Nome Científico Sesamum indicum
Dias para Colheita 90 a 110 dias ou 13 a 16 semanas
Luz Sol pleno
Água 40 a 45 cm anualmente
Solo Fértil, bem drenado com pH de 5 a 8
Fertilizante Alto em nitrogênio de liberação lenta e alimentação foliar
Pragas Pulgões, cigarrinhas, tripes, lagartas, enroladores de folhas
Doenças Filodia, míldio, podridão radicular seca, alternaria, tombamento
Tudo Sobre o Gergelim
As plantas de gergelim são realmente muito bonitas. Fonte: fredwlangjr
O Sesamum indicum é comumente conhecido como gergelim, benne, gingelly, sim sim e til. Esta planta florida tolerante à seca é originária da Índia e cresce de forma selvagem na África e em outras regiões tropicais ao redor do mundo. É um alimento básico da culinária e medicina do Oriente Médio com origens que remontam a centenas de anos.
As plantas de gergelim são belas. As folhas verdes crescem opostas em um caule central. Sua planta de gergelim pode atingir até 1,20 metros de altura. Elas produzem uma bela flor em forma de sino branca, rosa, azul ou roxa que emerge do pedicelo. Quando é hora da colheita, as flores se transformam em frutos que secam e formam cápsulas de sementes.
As plantas de gergelim produzem frutos anualmente e crescem lentamente a partir da semente. Recomenda-se que os cultivadores comecem as sementes de gergelim em ambientes internos no início da primavera ou no final do inverno. Elas florescem no verão e frutificam antes da primeira geada. As vagens são coletadas antes de se abrirem e colocadas em um recipiente para evitar a quebra. As sementes são pequenas, com menos de 3 milímetros, e variam em cor de branco a marrom escuro ou preto. A maioria das pessoas cultiva benne para sementes e óleo. As folhas de uma planta de benne são comestíveis, mas têm um sabor suave.
No Japão, as sementes de gergelim têm uma longa história. Alimentos japoneses incorporam esta cultura de muitas formas: fermentada, prensada e moída para tempero.
O gergelim tem aplicações medicinais em todo o mundo. Por exemplo, em Taiwan, o óleo de gergelim é usado para prevenir inflamações. Usar este óleo em vez de azeite ou óleo de canola pode diminuir a pressão arterial alta. Ele é vendido em cápsulas para valor suplementar porque cada semente contém propriedades altamente benéficas para a saúde.
Algumas variedades de plantas de gergelim produzem sementes multicoloridas, como o Gergelim Preto e Tan. Esta planta de gergelim floresce com flores em forma de sino rosa e as vagens contêm sementes de gergelim preto e tan.
Plantando a Planta de Gergelim
Um campo de gergelim na Coreia. Fonte: eekim
Plante sementes de gergelim em ambientes internos pelo menos dois meses antes do verão, ou ao ar livre logo após a última geada. Isso dá ao benne tempo adequado para germinação. As plantas de gergelim precisam de sol pleno durante toda a estação de crescimento, e solo ligeiramente alcalino, bem drenado e um pouco fértil. As sementes jovens precisam de condições úmidas no início.
Para rendimentos máximos, plante plantas de gergelim em grandes áreas. Elas também podem ser cultivadas em recipientes. Os rendimentos são menores em vasos, mas as colheitas podem ser substanciais se o plantio no jardim não for possível. Um bom número de sementes vem de apenas uma planta.
Se a vagem passar por um processo de quebra, você pode espalhar gergelim mais do que deseja. Se você decidiu plantar no solo em vez de em recipientes, uma variedade resistente à quebra pode ser mais adequada às suas necessidades. No entanto, variedades não resistentes à quebra se saem melhor em recipientes.
Plantar sementes de gergelim é fácil. Basta colocar as sementes a menos de uma polegada sob uma mistura de cultivo sem solo e mantê-las úmidas até germinarem. Após a germinação, reduza a rega para uma vez por semana. Mantenha as sementes em temperaturas em torno de 21 graus Celsius.
Cuidados
As flores de gergelim têm uma forma de sino adorável. Fonte: rabanito
As plantas de gergelim ou benne são fáceis de cuidar e requerem pouca atenção extra além de fornecer as condições certas. Contanto que seu solo, sol e conteúdo de umidade estejam corretos, você está pronto para ir.
Sol e Temperatura
As plantas de gergelim gostam de sol pleno, ou seis horas de luz solar direta por dia. As flores florescem no calor do verão, mas as sementes preferem começar em solos com temperaturas de 18 a 24 graus Celsius. As plantas de gergelim apreciam zonas 10 e acima. O gergelim aprecia calor alto uma vez que as plantas estão estabelecidas, mas se saem melhor em temperaturas de 25 a 27 graus. Calor mais alto causa frutificação mais rápida. O gergelim é uma planta de clima quente. Uma vez que as plantas experimentam temperaturas abaixo de 14 graus, ocorre dano e a produção de culturas diminui. Frio intenso mata facilmente uma planta. Geadas repentinas na primavera requerem tecido de proteção contra geadas.
Água e Umidade
O gergelim, Sesamum indicum, precisa de pouca umidade como uma planta tolerante à seca. Apenas algumas horas de água parada podem matar uma planta de gergelim. Anualmente, as plantas de gergelim selvagens recebem apenas cerca de 40 a 45 cm de chuva. Regue bem o solo antes de plantar gergelim. Muita água pode fazer com que as cápsulas de sementes se quebrem.
Quando você regar durante a estação de crescimento, forneça um borrifo de água na superfície do solo pela manhã. Recipientes farão o solo secar mais rapidamente, então forneça um pouco mais de água para plantas de gergelim em vasos. Para este tipo de cultura, uma rega suave e breve com uma mangueira de imersão funciona bem. Sempre que a estação for úmida e chuvosa, não regue as plantas de gergelim. Muita umidade impede o crescimento. Se você não tem certeza de que tipo de estação de primavera terá, tente plantar em um recipiente e mover para dentro quando a umidade aumentar.
Solo
O gergelim ou benne aprecia solos férteis e bem drenados. Evite plantar em solos argilosos pesados com alto teor de salinidade, pois isso reduzirá ou interromperá a produção de culturas. O pH ideal para o solo da planta de gergelim é de 5,6 a 8; solos neutros são os melhores para esta planta.
Fertilização
O gergelim gosta de alimentação foliar rica em nitrogênio durante toda a estação de crescimento. Aplique mais fertilizante de nitrogênio em regiões que têm mais chuvas. Aplique fertilizantes apenas antes de começar a produção de flores e frutos. Uma maneira de garantir o sucesso com Sesamum indicum é preparar o solo com fertilizantes antes do plantio. Adicione potássio e fósforo onde os solos recebem menos chuvas anuais. Para jardineiros domésticos, uma grande quantidade de material orgânico no solo pode reduzir as necessidades de fertilizantes.
Poda
As plantas de gergelim, Sesamum indicum, não precisam de poda de manutenção. Se parecerem longas ou desenvolverem uma doença devido ao excesso de umidade, pode as folhas conforme necessário. Deixe folhagem suficiente para permitir que as plantas realizem a fotossíntese. Basta arrancar as folhas conforme necessário, permitindo que as flores em forma de sino permaneçam.
Propagação
Plantar sementes de gergelim é a única maneira de propagar plantas de benne. Plante sementes de uma colheita recente ou tente plantar sementes da loja. Embora seja possível semear diretamente as sementes, comece-as em ambientes internos conforme descrito na seção de plantio. Use um meio sem solo e forneça umidade até as sementes germinarem, depois reduza.
Colheita e Armazenamento
O gergelim ficará marrom pouco antes da colheita. Fonte: tocaptureitonce
Colher suas culturas de benne é fácil, especialmente quando a luz e o conteúdo de água estão corretos. Vamos cobrir como coletar essas sementes e mantê-las em sua cozinha o ano todo.
Colheita
Remova as vagens de sementes do caule quando estiverem verdes e, em seguida, coloque-as em um frasco na posição vertical para abrir. Quando você vir as vagens de benne ficando marrons e se abrindo ligeiramente, esse é um sinal certo de que essas sementes precisam ser colhidas. Colha da parte inferior da planta enquanto suas plantas de benne ainda florescem perto do topo. Isso lhe dá várias colheitas.
Remova as vagens de sementes do caule arrancando-as com as mãos ou cortando-as com tesouras de jardim. Faça isso bem no ponto onde a vagem se conecta ao caule central da planta, onde estava a flor. Coloque-as em jornal, papel manteiga ou outra área seca. Aqui elas secarão para evitar estragar. Para separar a semente da palha, abra as vagens quando estiverem secas e remova as sementes cuidadosamente. As folhas podem ser colhidas diretamente do benne e usadas imediatamente.
Armazenamento
Ao contrário de algumas sementes, o gergelim contém muito óleo, o que pode causar estrago. Para evitar que sua colheita estrague, deixe as vagens de sementes secarem em uma superfície seca (em jornal ou papel manteiga) até que se quebrem. Em seguida, mova as sementes para um recipiente de armazenamento. Use um pote de vidro ou recipiente hermético para armazenar suas sementes. Um saco plástico pode funcionar. Qualquer que seja o recipiente que você use, certifique-se de que ele possa fornecer espaço adequado para armazenar o número de sementes que você colheu. Se você usar as sementes imediatamente, coloque-as em um armário escuro e seco. Para armazenamento mais longo, coloque-as no congelador. Sementes secas duram de seis a doze meses, e sementes torradas armazenam-se por até um ano em um armário.
Para cozinhar as folhas, use-as imediatamente. Se precisar armazená-las, coloque-as em um saco plástico entre papel manteiga. As folhas de benne não duram muito, então coma-as o mais rápido possível.
Resolução de Problemas
Vista de perto de uma flor de gergelim. Fonte: tonrulkens
A maioria das doenças do benne está relacionada a condições de cultivo inadequadas. Existem insetos que gostam de se alimentar de sementes, folhas e flores também. Vamos cobrir alguns problemas que você pode encontrar ao cultivar sementes de gergelim.
Problemas de Cultivo
Muita água matará uma planta de gergelim. Isso pode significar apenas algumas horas de água parada. Para evitar pés molhados, monte sua planta para que a água escorra pelos lados em vez de ficar na base, onde as raízes apodrecem e morrem. O conteúdo adequado do solo evitará o excesso de umidade.
Muito calor causa produção prematura, mas a maior preocupação é pouco calor. Transplante mudas no momento certo, dois meses após a última geada. O crescimento do gergelim é interrompido a 15 graus. Qualquer coisa abaixo disso pode matar sua planta.
Pragas
Pequenos membros da família Aphidoidea chamados pulgões sugam a seiva das folhas das plantas de gergelim. Para livrar seu gergelim dos pulgões, use óleo de neem. Reaplique o neem conforme necessário, não mais do que a cada sete dias.
A cigarrinha do gergelim ou Orosius albicinctus é outro sugador de seiva relacionado aos pulgões. Um sinal de infestação de cigarrinha é o enrolamento, escurecimento ou avermelhamento das folhas. O óleo de neem também é um bom tratamento para cigarrinhas do gergelim. Um spray de capsaicina também os manterá afastados.
Tripes deixam cicatrizes prateadas nas folhas em rachaduras e dobras do material vegetal enquanto se alimentam. Use percevejos piratas minúsculos, crisopídeos ou joaninhas, seus predadores naturais, para controlar os tripes. Se isso não funcionar, tente aplicações foliares de piretrinas semanalmente. O óleo de neem também funciona aqui.
Lagartas e enroladores de folhas são insetos larvais que se alimentam de plantas. Eles crescem e se transformam em mariposas que continuam o ciclo de alimentação, acasalamento e reprodução. Tente apanhar as larvas manualmente da sua planta e colocá-las em um pequeno recipiente com água e sabão. Se você precisar pulverizar suas plantas porque a infestação é alta, tente sprays de Bacillus thuringiensis. O óleo de neem impede que os ovos eclodam.
Doenças
Amarelo do áster, às vezes chamado de filodia do gergelim, é uma doença causada por fitoplasma. Pode ser transmitida por cigarrinhas. O amarelo do áster pode causar deformação das flores, clorose nas folhas, crescimento atrofiado e mais. É mais comum em áreas com verões frios e úmidos, pois tanto o fitoplasma quanto as cigarrinhas não sobrevivem bem ao calor. Não há cura para o amarelo do áster, e as plantas infectadas devem ser destruídas. Previna a propagação desta doença usando pesticidas para evitar cigarrinhas. O plantio tardio durante o clima mais quente também pode ajudar a evitar a transmissão da doença.
Mancha foliar de alternaria pode criar anéis escuros nas folhas. Um fungicida de cobre líquido é eficaz para prevenir a propagação. Remova o material danificado e, em seguida, pulverize a planta restante com o fungicida. Evite regar por cima para reduzir a probabilidade de manchas nas folhas.
Míldio também cria manchas escuras nas folhas. Para este patógeno, a prevenção é a melhor cura. Evite o excesso de umidade na folhagem. Se estiver em uma área úmida, considere inocular o solo com MycoStop ou outras cepas de bacillus para aumentar a capacidade da planta de combater o patógeno. Remova o material infectado e pulverize a planta restante com um fungicida de cobre para reduzir a propagação.
Tombamento também afeta mudas de gergelim. Com o tombamento, as mudas caem. Os caules ficam marrons, moles e incapazes de suportar a transferência de nutrientes da folha para a raiz. Condições quentes e úmidas aumentam a probabilidade de infecção fúngica. Muitos estudos examinam maneiras de controlar o tombamento, mas fora da aplicação de micorrizas no solo para prevenir infecções fúngicas, não há tratamento viável. Remova as plantas danificadas e não plante espécies suscetíveis nesse solo.
Perguntas Frequentes
Quando formadas pela primeira vez, as vagens de gergelim são verdes. Fonte: shikigami2011
P: Você pode comer uma planta de gergelim?
R: Sim, a folha e a semente de gergelim podem ser consumidas.