Planta de Chia: O Primo Mais Sementento da Sálvia

No momento, você está visualizando Planta de Chia: O Primo Mais Sementento da Sálvia

Uma superalimento repleto de ácidos graxos ômega-3 é a semente de chia. As pessoas compram sementes de chia para adicionar proteína às suas refeições favoritas ou como substituto do ovo em dietas veganas. Brotos de chia também são comuns na cozinha. Felizmente, as sementes de chia vêm da planta de chia, que é fácil de cuidar uma vez que começa a crescer!

Quer você coma sementes de chia ou não, cultivar plantas de chia trará todos os tipos de benefícios para a saúde do seu jardim. As flores de chia são lindas e as plantas de chia crescem em uma ampla variedade de condições. Elas praticamente não têm pragas ou doenças e têm uma longa estação de crescimento, permitindo que você aproveite as folhas e flores dessa planta encantadora por mais tempo do que você pode esperar.

Se você está interessado em cultivar uma safra de chia para obter benefícios à saúde, terá a chance de economizar uma viagem à loja de alimentos saudáveis. Vamos falar sobre o cultivo de chia!

Guia Rápido de Cuidados

A planta de chia pode ser ornamental enquanto produz sementes comestíveis. Fonte: John e Anni

Nome(s) Comum(ns) Chia, chian, chia mexicana, sálvia mexicana, chia dourada, chia do deserto
Nome Científico Salvia hispanica, Salvia columbariae
Dias para Colheita 120 dias a partir da germinação
Luz Sol pleno
Água 1 polegada por semana
Solo Médio, bem drenado
Fertilizante Esterco rico ao plantar, alimentação foliar leve
Pragas Nenhuma
Doenças Podridão radicular

Tudo Sobre Chia

Flores espinhosas de chia em plena cor. Fonte: Dawn Endico

Existem duas espécies principais de chia encontradas em jardins domésticos: Salvia hispanica (ou chia mexicana, sálvia mexicana, sálvia espanhola) e Salvia columbariae (ou a planta de chia dourada, chia do deserto). Ambas são membros da família Lamiaceae, que inclui hortelã, urtiga-morta e todos os tipos de sálvia. A chia é cultivada por suas sementes que são usadas em produtos de panificação, aveia noturna e até em bebidas. As folhas também são consumidas, mas mais quando são jovens, como microgreens. À medida que as folhas amadurecem, tornam-se ligeiramente amargas, tornando-as preferíveis em estágios iniciais.

A planta de chia é nativa do México Central e da Guatemala. Os povos nativos dessas regiões e do que hoje é considerado o sudeste dos EUA usavam a planta como alimento e remédio desde antes da colonização colombiana. Muitos povos diferentes cuidavam da chia e ainda o fazem. Os povos Nahuatl, Maia, Inca e Asteca desenvolveram as cultivares de chia que conhecemos hoje. A palavra raiz nativa americana para chia, chian, tem significados diferentes entre diferentes povos. Na cosmologia maia, chian significa força, enquanto entre os povos Nahuatl significa oleoso.

A chia cresce anualmente até 1,8 metros de altura e se espalha por 45 cm de largura. As folhas de 2,5 a 5 cm de largura crescem como as das plantas da família da hortelã, opostas ao caule central quadrado. Elas são cobertas por pequenos pelos. No final da primavera até o início do verão, as flores de chia florescem em tons de azul. As pétalas formam meias flores que atraem abelhas nativas, borboletas e beija-flores. As flores se autopolinam. À medida que as flores florescem e morrem, as cabeças de sementes secam e sementes brancas e marrons amadurecem dentro delas. Quando as pétalas desaparecem completamente da planta, as pequenas sementes estão prontas para serem colhidas. Como outras plantas da família da hortelã, as raízes da chia são rasas. E as sementes de chia se auto-semeiam, voltando ano após ano.

As sementes de chia são ricas em ácidos graxos ômega-3 e têm outros benefícios para a saúde. Elas ajudam a manter níveis saudáveis de glicose no sangue, boa densidade óssea e esforços de perda de peso. Também são usadas para reduzir o risco de doenças cardíacas e estabilizar a pressão arterial. Os brotos de chia são bem conhecidos por aqueles nascidos nas últimas duas décadas e mais atrás devido à popularização do “chia pet”, onde as sementes de chia eram espalhadas em uma figura de argila e cresciam em formas divertidas que incluíam o cabelo de Bob Ross.

Tipos de Chia

Existem diferenças botânicas distintas entre Salvia hispanica e columbariae. Enquanto a variedade hispanica tem espigas de flores, a columbariae tem 1 a 2 flores agrupadas que se parecem muito com bálsamo de abelha. A cor das sementes da hispanica tende a ser preta e marrom. Estas são as sementes de chia orgânicas que você provavelmente encontrará na loja de alimentos saudáveis. As sementes da espécie dourada são castanhas e cinzas. Outra diferença distinta é o clima em que cada espécie prefere. Enquanto a hispanica prospera em áreas mais úmidas, a columbariae prefere condições de deserto seco. Ambas as plantas têm benefícios nutricionais e podem ser usadas para suporte à pressão arterial, e funcionam igualmente bem em pudim de chia. Em termos de uso para ambos os tipos de sementes de chia, elas são quase a mesma planta. Flores brancas são comuns na espécie hispanica também. Variedades douradas tendem a ter pequenas cabeças de flores azuis a roxas.

Plantando Chia

Cultivar plantas de chia é fácil, desde que você consiga fazê-las germinar a partir das sementes de chia. Para começar, plante sementes de chia no outono. Você pode começar a plantá-las dentro de casa ou no seu canteiro de jardim. O truque para germinar sementes de chia é hidratá-las o suficiente para que formem a casca gelatinosa pela qual são conhecidas. Em seguida, use um palito de picolé para espalhar algumas sementes uniformemente na superfície do solo ou em solos argilosos ao ar livre ou em pequenos vasos. Você pode simplesmente plantar as sementes por conta própria, mas elas demoram muito mais para germinar se não estiverem totalmente hidratadas. Mantenha o solo úmido e elas germinarão dentro de algumas semanas.

Ao cultivar chia e começar as sementes dentro de casa, transplante-as quando forem pequenas plantas de 7,5 cm de altura. Elas prosperarão quando plantadas em uma área onde tenham espaço suficiente para crescer em um grande arbusto ou pequena árvore de cerca de 1,5 metros de altura. A maioria dos guias recomenda plantar pelo menos 15 cm de distância. Dê-lhes uma área com boa drenagem, sol pleno e solo que retenha um pouco de umidade.

Cuidados

Uma flor de chia nos estágios iniciais de formação. Fonte: graibeard

Então, você explorou como espalhar ou polvilhar sementes de chia no solo. Agora vamos falar sobre como cuidar das suas plantas de chia.

Sol e Temperatura

As plantas de chia gostam de áreas com luz solar direta e plena, por cerca de 6 a 8 horas por dia. As plantas de chia também gostam das zonas USDA 8 a 11. Temperaturas de 16 a 26 graus Celsius são ideais para o cultivo de plantas de chia. Fora dessas zonas USDA, as plantas de chia podem ser cultivadas em estufas e dentro de casa. As plantas de chia também podem tolerar temperaturas de até 10 graus e até 35 graus. Temperaturas de congelamento são difíceis para a planta de chia, e congelamentos prolongados matarão plantas ao ar livre. No entanto, elas se auto-semeiam e retornam na primavera seguinte se tiverem tido a chance de formar sementes. Em calor extremo, a chia pode queimar e diminuir a produção de flores. Um pano de sombra pode ajudar as plantas de chia em momentos de calor mais intenso.

Água e Umidade

Para plantas de chia, regue regularmente pela manhã, especialmente nas estações mais quentes. Quando a planta de chia estiver bem estabelecida, você pode reduzir a rega regular. Como essas plantas são tolerantes à seca, elas se sairão bem uma vez que se estabelecerem em seu novo lar. A melhor forma de irrigação para cultivar sementes de chia é a irrigação por gotejamento. Mangueiras de imersão também são formas satisfatórias de rega. Quando houver uma quantidade extra de chuva no início do verão ou no final da primavera, não adicione mais água, o que pode apodrecer as raízes das plantas de chia.

Solo

Cultive sementes de chia em solo que seja médio a argiloso. O truque chave para cultivar sementes de chia de forma eficaz é fornecer às plantas um solo bem drenado que possa absorver umidade e nutrientes pelas raízes facilmente. Embora a chia seja às vezes uma planta de deserto, ela pode sobreviver em outros tipos de solo. Se você mora em uma área com solo compactado, tente adicionar uma pequena quantidade de terra de jardim ou solo para vasos com areia à terra para fornecer um pouco mais de drenagem. Embora a chia seja bem adaptada a muitos diferentes níveis de pH, ela prefere solo ligeiramente ácido, com um intervalo de 6,5 a 8,5.

Fertilização

A chia é sensível a muita fertilização. A melhor maneira de fornecer nutrição a essas plantas é dar-lhes uma boa quantidade de composto saudável ou esterco bem decomposto ao plantar. No máximo, depois que essas plantas tiverem se estabelecido, dê-lhes uma alimentação foliar de espectro completo diluída com um NPK de 1,5-2,2-1,5 uma ou duas vezes durante o período de crescimento.

Poda

Se você não quiser que as pequenas sementes brancas e marrons se auto-semeiem, você pode pular a colheita da chia e cortar as flores depois que as pétalas morrerem. Você também pode podar brotos após semeá-los densamente para usar em saladas e sanduíches. Folhas jovens podem ser removidas para consumir como espinafre também. Mas fora da colheita para a semente, não há necessidade de podar essas plantas. Remover as cabeças das flores removerá todas as sementes, reduzirá o rendimento das sementes e impedirá o retorno da chia na primavera seguinte.

Propagação

As sementes de chia são o único modo de propagação da planta de chia. Basta permitir que as cabeças de sementes se auto-semeiem depois que morrerem no outono, ou remover as cabeças de sementes e plantar as sementes no canteiro de jardim depois de tê-las imerso em água e elas terem formado seu filme mucoso. Você pode fazer o mesmo dentro de casa. Veja a seção ‘Plantando Chia’ para mais detalhes.

Colheita e Armazenamento

Cada pequena flor de chia se forma na cabeça eventual da semente. Fonte: PYHOOYA

Você fez o trabalho de cultivar muitas plantas a partir de suas sementes de chia. Agora é hora da recompensa! Vamos discutir a colheita das sementes desta linda planta.

Colheita

Você pode facilmente colher sementes logo após as flores morrerem em cachos e espigas de flores. As folhas estão prontas assim que estão maduras. Colha brotos quando estiverem com apenas alguns centímetros de altura com uma faca afiada. Faça isso durante toda a estação de crescimento e não deixe as cabeças ficarem muito marrons, o que pode comprometer o rendimento das sementes. Remova toda a cabeça da semente e sacuda-a. Se você puder ouvir as sementes dentro, é hora de extraí-las. Corte as cabeças do caule e coloque-as em uma grade de secagem. Alternativamente, você pode colocá-las em sacos de papel para secar por alguns dias.

Os agricultores comerciais de sementes têm maneiras mecânicas de extrair sementes. Em casa, você pode simplesmente esmagar a cabeça da semente e soprar a matéria esmagada, deixando apenas as sementes para trás. Faça isso à mão ou com um ventilador. Note que haverá bastante limpeza, então pode ser melhor extrair sementes ao ar livre. Alguns produtores comerciais então peneiram suas sementes para remover qualquer detrito.

Armazenamento

Sementes de chia frescas e secas se saem melhor em um recipiente de vidro ou plástico hermético. Potes de vidro são preferíveis. Elas se manterão em um local fresco e escuro assim por 5 anos. Você pode refrigerá-las para estender ligeiramente sua vida útil. Você pode selá-las a vácuo e colocá-las no freezer para manter por 5 a 10 anos. Farinha de chia preparada ou gel de chia (sementes imersas em água) se manterão na geladeira em recipientes herméticos por algumas semanas. O gel de chia é uma ótima adição a bebidas saudáveis como chia fresca. As folhas de chia devem ser consumidas imediatamente ou armazenadas em um saco plástico entre toalhas de papel na geladeira e consumidas dentro de alguns dias.

Resolução de Problemas

A forma das folhas de chia é bastante atraente. Fonte: johnpaulgoguen

As plantas de chia praticamente não têm pragas ou doenças. No entanto, existem algumas condições de cultivo que podem danificar a planta. Vamos cobrir essas condições.

Problemas de Cultivo

Como essas plantas são tolerantes à seca, a falta de água não é frequentemente um problema. No entanto, elas são sensíveis ao calor extremo e podem queimar se forem expostas a uma onda de calor prolongada. Forneça um pouco mais de água para a planta nesse momento. Além disso, plantas que foram colocadas em uma área com má drenagem podem ser mais suscetíveis a doenças. Uma boa base evitará problemas de cultivo em torno desta planta fácil de cuidar.

Pragas

Esta planta praticamente não tem pragas.

Doenças

Podridão radicular é uma condição fúngica que se desenvolve quando a chia foi plantada em um meio que não drena bem. Você pode tentar remover a planta e transplantá-la em solo fresco com um pouco de areia adicionada. Isso pode chocar a planta, e há o risco de ela estar muito danificada e morrer, mas esse truque pode ajudá-la a se recuperar a longo prazo. No pior dos casos, você terá que esperar até a próxima primavera para desfrutar de uma colheita completa. Você pode querer remover as cabeças de sementes e germiná-las em outro lugar enquanto solariza o solo doente na próxima estação. Uma cultura de cobertura como o trigo mourisco pode ajudar a quebrar o ciclo da doença nesse ínterim.

Perguntas Frequentes

A maioria das pessoas conhece as sementes de chia por causa desses projetos divertidos. Fonte: ganzoman

P: Você pode comer plantas de chia?

R: Com certeza! Elas são nutritivas na forma de brotos, folhas e sementes.

P: Quanto tempo leva para cultivar sementes de chia?

R: A partir da germinação das sementes, você terá uma colheita em cerca de 4 meses.

P: O que acontece se você plantar sementes de chia?

R: Você obterá brotos que podem ser usados em saladas e sanduíches, ou uma planta de tamanho completo que pode ser colhida para folhas ou sementes. Alternativamente, se você plantá-las em argila ou terracota, você terá um “chia pet”!