Planta de Araruta: Cultivando Novos Alimentos Sem Glúten

No momento, você está visualizando Planta de Araruta: Cultivando Novos Alimentos Sem Glúten

Guia Rápido de Cuidados

A planta de araruta. Fonte: Scamperdale

Nome Comum: Araruta, maranta, araruta das Índias Ocidentais, planta da obediência, araruta de Bermuda

Nome Científico: Maranta arundinacea

Dias para Colheita: 365+ dias

Luz: Sombra parcial

Água: Rega frequente

Solo: Argiloso, bem drenado

Fertilizante: Diluição equilibrada

Pragas: Insetos de escama, ácaros

Doenças: Ferrugem

Tudo Sobre a Planta de Araruta

Maranta arundinacea. Fonte: Ahmad Fuad Morad

Nossa planta de araruta pertence à família Marantaceae, sendo prima da popular planta de casa M. leuconuera (planta da oração). Como ambas são plantas populares, a família Marantaceae pode ser referida como a família da araruta ou da planta da oração. M. arundinacea era anteriormente chamada de Maranta sylvatica. Também é conhecida pelos nomes comuns araruta das Índias Ocidentais e planta da obediência (não confundir com a “planta obediente”).

Como mencionado anteriormente, a araruta é nativa da América Latina, desde o México até as Índias Ocidentais e o Brasil. Fiel ao seu habitat tropical, possui folhas ovais e lisas que medem pelo menos 15 cm de comprimento. Cresce em grupos que podem atingir 1,5 metros de altura e floresce na primavera e no verão com uma discreta exibição de flores tubulares brancas.

A araruta produz rizomas, que são moídos em pó. Eles são brancos ou roxo-avermelhados e brotam caules verdes espessos. São uma boa fonte de potássio e têm um sabor adocicado e amendoado quando consumidos crus ou cozidos. Os rizomas são muito digestíveis e às vezes são alimentados a bebês.

À medida que um rizoma de araruta envelhece, ele fica lenhoso, fibroso e mais difícil de comer. Em invernos amenos, a planta entra em dormência e a folhagem geralmente morre. Na primavera, os rizomas brotam novos caules e folhas.

A planta de araruta comum tem folhas verdes sólidas. Se você está procurando algo mais sofisticado, procure um cultivar ‘Variegata’. Suas folhas são pintadas com pedaços de branco e verde claro.

Plantando Araruta

Mudas e sementes de araruta podem ser encontradas em centros de jardinagem, dependendo de onde você mora. Você também pode procurá-las e encomendá-las online. Se estiver plantando por sementes, semeie-as em vasos de germinação ou diretamente no solo. Mergulhe as sementes primeiro para aumentar a taxa de germinação.

Plante suas mudas na primavera. Isso dará a elas bastante tempo para estabelecer um sistema radicular e crescer antes de entrar em dormência no inverno. Idealmente, as ararutas devem ser plantadas à margem da água. Elas precisam de muita umidade, então colocá-las em um local úmido economizará muito tempo de rega. O local escolhido também deve receber sombra parcial durante a maior parte do dia.

A araruta pode crescer em vasos, desde que sejam podadas ou divididas periodicamente (são plantas grandes!). Escolha um recipiente resistente com bons orifícios de drenagem. Embora seja possível cultivar araruta em ambientes internos, esta planta se desenvolve muito melhor ao ar livre.

Cuidados com a Planta de Araruta

Flor de Maranta arundinacea. Fonte: dogtooth77

A araruta é uma planta fácil de lidar. Desde que seja plantada nas condições certas e suas necessidades sejam atendidas, você não deverá ter problemas para cultivar uma colheita abundante.

Sol e Temperatura

As ararutas são melhor cultivadas em sombra parcial, com luz solar direta limitada a algumas horas por dia. No entanto, elas podem sobreviver em uma posição ensolarada e quente, bem como em sombra total, embora com crescimento menos vigoroso.

Como é nativa dos trópicos, cultivar araruta é mais fácil nas zonas 10-12. Ela prospera em temperaturas de 17-34°C durante a estação de crescimento. Esta planta pode sobreviver a temperaturas tão baixas quanto 4°C e até mesmo a algumas geadas leves durante a estação de dormência. Adicionar um pouco de cobertura morta no outono pode ajudar a manter a cultura aquecida durante os meses de inverno.

Água e Umidade

Lembre-se de que a araruta cresce à margem da água, então naturalmente precisa de muita umidade. Mantenha o solo constantemente úmido, regando diariamente, se necessário. A araruta também prefere um pouco de umidade, o que é facilmente alcançado se for plantada ao lado de um lago.

Se sua planta de araruta ficar quente e seca, suas folhas avisarão. Borrife o ar ao redor delas com um borrifador para aumentar a umidade. Evite molhar grandes quantidades de água nas folhas, pois isso pode levar ao crescimento de fungos.

No inverno, quando sua M. arundinacea entra em dormência, reduza a rega para uma vez por semana. A planta precisa de menos água e o excesso pode deixar as raízes frias. Quando novos brotos surgirem na primavera, aumente gradualmente a rega.

Solo

Toda essa água é inútil se não tivermos um bom solo para retê-la. Escolha um solo argiloso e bem drenado que permaneça úmido sem se tornar lamacento. Ele deve drenar bem o suficiente para que grandes poças não fiquem na superfície e o excesso de umidade drene pelo fundo de um vaso.

Use um solo rico em nutrientes e matéria orgânica. Ele também deve ser ligeiramente ácido, com um pH de 5,5-6,5. Embora todas essas características do solo sejam importantes para o cultivo da araruta, a planta geralmente sobreviverá em diferentes qualidades de solo, se necessário.

Fertilizando a Araruta

Folhas de Maranta arundinacea. Fonte: Scamperdale

Fertilize sua araruta na primavera para um crescimento saudável. Use um fertilizante líquido diluído e equilibrado 1-2 vezes por mês durante a estação (tônico de algas é uma escolha popular para esta cultura). Esta planta pode ser superfertilizada – especialmente no verão – e mostrará isso com descoloração das folhas.

Poda e Treinamento de Plantas de Araruta

Você provavelmente usará a tesoura de jardim na época da colheita, mas não durante o restante da estação de crescimento. Você pode podar flores gastas ou folhas feias conforme necessário. Se sua planta de araruta for passar o inverno em temperaturas frias, corte o crescimento acima do solo no final do outono.

Propagação de Araruta

Como se espalham por rizomas, as plantas de araruta são fáceis de propagar por divisão. Plantas em vasos podem precisar ser divididas à medida que crescem demais. Você também pode dividir a planta durante a colheita, já que as raízes estarão expostas.

Para dividir plantas de araruta em vasos, levante toda a planta do vaso e sacuda suavemente o solo. Em seguida, separe cuidadosamente os tubérculos individuais do aglomerado. Cada pedaço separado deve ter raízes e um broto. Você pode precisar cortar os rizomas com uma faca limpa. Para araruta crescendo no solo, primeiro desenterre uma porção das raízes e depois corte-as com uma pá.

Para uma opção menos invasiva, a araruta também pode ser propagada por estacas. No final da primavera ou verão, corte um caule saudável na base da planta. Plante a estaca verticalmente em solo bem drenado e mantenha-a úmida. Em cerca de um mês, a estaca deve começar a desenvolver seu próprio sistema radicular.

Colheita e Armazenamento

Araruta. Fonte: yyykk

Após pelo menos um ano de crescimento, sua planta de araruta deve ter algumas raízes saborosas prontas para a colheita. Veja como começar.

Colhendo Araruta

Os tubérculos de araruta comestíveis devem ser colhidos quando jovens. Eles devem ter cerca de 15 cm de comprimento e serem brancos. Raízes mais velhas e lenhosas não são inúteis, no entanto – são uma adição valiosa ao composto. Elas também podem ser replantadas e brotadas.

Para colher, você precisará desenterrar as raízes e cortá-las da planta. Se quiser que sua planta continue crescendo, deixe uma seção intacta e replante-a. Você pode aproveitar essa oportunidade para dividir ou podar as raízes, se necessário.

Armazenando Araruta

Cozinhar e comer araruta é semelhante ao que você faria com batatas. Coma-as em sopas, caçarolas ou como acompanhamento. Qualquer raiz crua restante pode ser armazenada por cerca de uma semana na geladeira. Você pode prolongar a vida útil das raízes picadas mantendo-as em um recipiente com água na geladeira (troque a água periodicamente).

Resolução de Problemas

Como esta é uma planta de baixa manutenção, é seguro assumir que Maranta arundinacea não apresenta muitos problemas. No entanto, pragas famintas e condições de cultivo inesperadas são sempre possíveis, então vamos revisar as possibilidades aqui.

Problemas de Cultivo

As ararutas adoram umidade, então a luz solar direta e o calor intenso devem ser evitados. Caso contrário, a folhagem secará e enrolará nas pontas. Você pode remediar isso borrifando a folhagem com água e garantindo que o solo retenha bem a umidade. Se isso for um problema recorrente, transplante sua araruta para um local que receba mais sombra à tarde. Danos às folhas podem não ser reversíveis, então folhas queimadas devem ser podadas.

Para muitas plantas, folhas amarelas são o jeito padrão de sinalizar que algo está errado. Se sua araruta está perdendo seu lindo pigmento verde, pode significar que a planta está recebendo muita luz solar, água ou fertilizante. Se nenhum desses parece ser o problema, uma praga ou doença pode ser a culpada.

Pragas

Insetos de escama são desagradáveis. Eles também se espalham rapidamente, então não hesite em removê-los do seu jardim. Esses insetos são ovais e variam em cor de marrom a branco. Eles se alimentam da seiva da planta de araruta, drenando-a de vitaminas e nutrientes essenciais. Isso pode retardar o crescimento da planta, amarelar as folhas e até causar perda de folhagem.

Previna infestações de pragas garantindo uma boa circulação de ar entre as folhas da sua araruta. Você também deve manter o solo livre de detritos. Infestações em larga escala podem ser eliminadas com spray de óleo hortícola ou sabão inseticida.

Ácaros são outra possibilidade desagradável ao cultivar araruta. Esses ácaros tecem teias ultrafinas na planta hospedeira, tornando-os relativamente fáceis de identificar. Eles causam danos semelhantes aos insetos de escama e podem causar manchas na folhagem.

Ao contrário das escamas, os ácaros prosperam em ambientes secos. Se você fornecer umidade suficiente para sua araruta, provavelmente evitará infestações (só não exagere, ou você convidará as escamas!). Os controles inseticidas para escamas também funcionam para ácaros. Você também pode usar predadores de insetos benéficos, como ácaros predadores, joaninhas ou crisopídeos.

Doenças

O fungo da ferrugem aparece como esporos marrom-avermelhados em uma folha de planta. É improvável que mate sua planta de araruta, mas pode prejudicar seu crescimento (e valor estético). Se você notar fungo da ferrugem na sua araruta, remova e destrua imediatamente as folhas infectadas. Se o fungo já se espalhou pela planta, o fungicida de cobre é uma boa opção.

Condições úmidas são ideais para o fungo da ferrugem, o que explica por que é comum em M. arundinacea. Contrarie a umidade garantindo uma boa circulação de ar entre as folhas (você pode precisar podá-las).

Perguntas Frequentes

Muda de planta de araruta. Fonte: graibeard

P: Para que serve a planta de araruta?

R: As raízes carnudas de Maranta arundinacea geralmente são moídas em pó e usadas como espessante ou alternativa ao amido de milho. A raiz também é uma boa fonte de alimento quando cortada e cozida como batatas.

P: A planta de araruta é venenosa?

R: M. arundinacea não é tóxica, é na verdade muito facilmente digerida, uma substituta da farinha de trigo e uma boa fonte de vitaminas. Pode também apoiar um sistema imunológico saudável.

P: A planta de araruta é comestível?

R: Sim, é frequentemente usada para fazer amido e farinha de araruta.

P: Você pode cultivar sua própria araruta?

R: Absolutamente! Cultivar araruta é mais fácil se você viver nas zonas 10-12.

P: Onde a planta de araruta cresce?

R: Este gênero de planta perene é nativo da América do Sul, onde cresce à margem da água. No jardim, novas plantas prosperarão perto de lagos sombreados do sol pleno.

P: Quanto tempo leva para a araruta amadurecer?

R: Leva pelo menos um ano para as raízes carnudas amadurecerem. A folhagem pode morrer a cada inverno, dependendo de quão frio é a sua região.

P: A mandioca é a mesma coisa que araruta?

R: Não, mas são semelhantes. Ambas as espécies produzem tubérculos que são transformados em pós sem trigo e outros amidos. Eles têm uma boa quantidade de vitaminas e fibras. O alimento nutritivo que produzem é semelhante, mas as plantas são classificadas em famílias diferentes.