Cultivando Aveia: Bondade dos Grãos Integrais – Jardinagem Épica

No momento, você está visualizando Cultivando Aveia: Bondade dos Grãos Integrais – Jardinagem Épica

Seja para fazer farinha ou um simples mingau, a aveia é uma cultura essencial para muitos. Avena sativa é o nome botânico dessa planta gramínea, que geralmente é vista em grandes campos de cultivo comercial. Mas cultivar aveia em casa também é possível e, na verdade, ela é uma excelente cultura de cobertura quando semeada nos meses de outono. Se cultivada durante a estação normal de crescimento, você terá lindas espigas de aveia no momento certo!

A aveia comum é amplamente cultivada ao redor do mundo. Evidências genéticas mostram que a aveia foi cultivada pela primeira vez na região do Crescente Fértil, no Oriente Próximo, antes de se espalhar para as regiões temperadas da Europa e do Oriente Médio.

Além de ser um grão saudável, a aveia tem vários usos no jardim. Seus caules fazem um ótimo feno, as plantas jovens podem ser incorporadas ao solo para produzir adubo verde, e o plantio denso ajuda a proteger o solo. A aveia é incrivelmente resistente a doenças e divertida de cultivar!

Produtos Bons na Amazon para Cultivar Aveia:

Guia Rápido de Cuidados

Cultivar aveia é uma opção incomum, mas gratificante para os jardineiros. Fonte: Alma Nac

Nome Comum: Aveia, aveia comum
Nome Científico: Avena sativa
Dias para Colheita: 100-120 dias
Luz: Sol pleno a parcial
Água: 1 polegada por semana
Solo: Solo fértil e bem drenado
Fertilizante: Opcional, nitrogênio ajuda a acelerar o crescimento
Pragas: Pulgões, lagartas, larvas de arame, pássaros
Doenças: Antracnose, ferrugem da coroa, oídio, carvão solto, vírus do nanismo amarelo da cevada, escabiose

Tudo Sobre a Aveia

A aveia cresce bem em plantios densos, como revela este campo de aveia. Fonte: tuchodi

A aveia é categorizada como uma cultura de cereais, o que significa que é um tipo de grama cultivada especificamente por suas sementes. Como outros grãos, a planta apresenta um caule alto com folhas finas e pontiagudas que se alternam ao longo do caule. Durante a estação de crescimento, após a germinação, a aveia passa por um processo chamado perfilhamento. O perfilhamento é quando brotos de folhas inferiores começam a crescer a partir do caule principal de uma planta gramínea abaixo do solo, chamados de “perfilhos”. O perfilhamento depende principalmente das condições ambientais, mas alta fertilidade e umidade adequada do solo ajudam a promover mais perfilhos. Quando a planta atinge 60-90 cm de altura, ela produz flores. Uma vez polinizadas, as flores desenvolvem espigas de sementes, que então processamos e utilizamos. Dependendo do clima, a aveia pode ser cultivada e colhida várias vezes ao ano, utilizando cultivares únicas desenvolvidas para climas e estações específicos.

A maioria das pessoas conhece a aveia pelo seu uso comum como farinha de aveia ou aveia em flocos. A farinha de aveia que comemos vem das sementes de aveia, que são processadas para remover a casca externa dura. Além de seu uso popular como um prato quente de aveia, a aveia também é usada para fazer farinha de aveia fina, aveia sem casca para fermentação, cereais frios, pão de aveia, aveia crua (sim, você pode comê-la crua!), leite de aveia e muitos outros usos. A aveia também é um microgreen muito popular, devido à sua rápida germinação e alto conteúdo nutricional. Algumas pessoas até cultivam aveia junto com cevada e trigo como parte de misturas de “grama para gatos”.

Além de seus usos culinários, a aveia é uma das rações para animais mais difundidas. Acontece que os animais de fazenda apreciam uma refeição de aveia tanto quanto nós! O feno de aveia também é uma ótima fonte de cama para animais ou cobertura morta para o jardim. Mesmo que você não tenha cultivado aveia em um jardim doméstico para comer, muitos jardineiros a conhecem como um tipo de cultura de cobertura. Uma cultura de cobertura é uma cultura que você planta para proteger o solo que não está sendo utilizado por outras plantações. Comumente plantada com uma mistura de outras sementes como ervilhas de inverno, ervilhaca e centeio, a aveia protege a vida do solo, quebra torrões de solo com suas raízes, supera as sementes de ervas daninhas e pode ser trabalhada no solo como adubo verde.

É comum plantar uma variedade resistente ao inverno como uma cultura de final de verão ou plantio de outono para funcionar como cobertura do solo no inverno. As plantas de aveia crescerão rapidamente e se estabelecerão no clima quente antes de morrer para se tornar uma cobertura morta de inverno. As plantas mortas então atuam como cobertura, protegendo o solo da chuva intensa, erosão e suprimindo o crescimento de ervas daninhas. Se você mora em uma área com invernos amenos, algumas variedades de aveia toleram geadas leves e voltam rapidamente na primavera.

Existem várias variedades de aveia, mas as mais populares para cultivadores domésticos incluem aveia comum, aveia sem casca e aveia forrageira.

Plantando Aveia

Plantar aveia é fácil e divertido! Se você estiver plantando no solo, espalhe as sementes de aveia levemente sobre o solo, visando aproximadamente 2 sementes por polegada quadrada. A precisão não é tão importante com uma cultura de grama e a aveia é bastante tolerante. Uma vez que as sementes de aveia estejam no solo, raspe levemente o solo semeado para empurrar as sementes para os 5 cm superiores do solo. Isso ajuda na germinação, mas também impede que pássaros selvagens vejam suas sementes como um lanche saboroso. As sementes de aveia germinam melhor a uma temperatura do solo de 4°C, mas germinarão mais rápido à medida que a temperatura do solo aumentar. Mantenha o solo continuamente úmido enquanto as sementes de aveia germinam. As mudas de aveia requerem solo úmido, então, uma vez que tenham brotado, certifique-se de manter a rega.

A maioria das pessoas imagina os grandes campos de aveia cultivados comercialmente, mas você pode facilmente cultivar aveia em um canteiro de jardim típico ou até mesmo em algo tão pequeno quanto uma cama elevada! Com o cultivo de aveia em pequena escala, um plantio denso de até 25 plantas por pé quadrado é viável no quintal de alguém, especialmente se estiver contido em um ambiente de cama elevada.

A aveia é um grão resistente e, embora cresça em muitas condições, prefere sol pleno a parcial e solo bem drenado. Evite plantar aveia em áreas excessivamente úmidas ou sombreadas.

O momento de plantar as sementes depende do objetivo do cultivo. Se você estiver cultivando aveia para alimentação, semeie no outono (elas passarão o inverno) para uma colheita de verão ou plante na primavera para uma colheita no início do outono. Se estiver plantando para cobertura do solo, plante uma cultura de meio de verão, que crescerá forte o suficiente no clima quente para suportar o inverno.

Cuidados

À medida que as espigas amadurecem, elas espalham seus espiguetas. Fonte: tuchodi

Os cuidados com a aveia selvagem são mínimos, especialmente se você estiver cultivando-a como uma cultura de cobertura. Lembre-se, os humanos têm manejado a aveia em muitos locais e climas diferentes por muito tempo. Seguindo algumas diretrizes simples, você estará colhendo aveia cultivada em casa em pouco tempo!

Sol e Temperatura

A aveia prefere sol pleno, mas pode tolerar sol parcial com pelo menos 6 horas de luz solar por dia. A aveia pode ser cultivada na maioria das zonas, mas morrerá no inverno em zonas 7 ou mais frias. Assim como o trigo, existem muitas variedades de aveia que foram adaptadas para climas específicos, então preste atenção à variedade que você compra.

A aveia floresce em clima mais fresco, especialmente durante a germinação das sementes, mas pode tolerar clima quente, especialmente quando as plantas estão mais estabelecidas. Se as temperaturas subirem, certifique-se de fornecer um pouco de água extra. A maioria das variedades de aveia pode suportar geadas leves, mas geralmente morrem com temperaturas abaixo de -15°C.

Água e Umidade

A aveia jovem adora água e ficará mais feliz com regas consistentes. À medida que crescem, espere até que o solo comece a secar antes de regar novamente. Tente regar pela manhã para proteger as plantas contra o calor do sol do meio-dia. A aveia precisa de cerca de 2,5 cm de água por semana na maioria dos climas, e é melhor regar na base da planta com algo como uma mangueira de imersão ou irrigação por gotejamento. Como a aveia é plantada em um grande agrupamento, concentre-se em molhar toda a área do solo, em vez de plantas específicas. A primavera ou o outono geralmente requerem menos rega, especialmente se você morar em uma área com muita chuva.

Solo

A aveia prospera em solos de média a moderadamente ricos, desde que sejam bem drenados. Sendo uma grama, ela prefere não ficar em solo úmido por muito tempo. A aveia é muito resistente e cresce até em solos pobres. Ela prefere solos ácidos com um pH entre 4,5 e 6.

Fertilização

A fertilização geralmente não é necessária para a aveia. Como ela pode tolerar uma variedade de solos, a aveia selvagem não precisa de muita ajuda extra. Cobrir com composto é uma ótima maneira de fornecer alguns nutrientes extras. Se você optar por fertilizar, escolha um fertilizante como farinha de sangue ou farinha de penas, que contém uma alta quantidade de nitrogênio (o N no NPK) que promoverá um rápido crescimento da planta. O fósforo (P) e o potássio (K) não têm mostrado ter muito efeito no crescimento da aveia. Se você estiver cultivando a cultura como uma cobertura de inverno, boas notícias, nenhuma fertilização é necessária, pois ela se torna o fertilizante para as plantas da próxima estação!

Poda/Treinamento

Além da colheita final, não é necessária poda para a aveia. Uma vez que as espigas são cortadas para a colheita, a planta pode continuar a crescer, mas geralmente não produz uma segunda colheita de sementes. Após a colheita das sementes, as plantas podem ser cortadas e enterradas ou incorporadas ao solo, adicionadas à pilha de compostagem ou penduradas para secar para fazer feno solto.

Propagação

Diferente de algumas plantas que podem ser propagadas por estacas, a aveia é propagada apenas por sementes. Consulte a seção de plantio acima para saber como plantar sementes de aveia.

Colheita e Armazenamento

A aveia achatada e em flocos é como a maioria das pessoas está acostumada a comprá-la. Fonte: michael.newman

Depois de ver sua aveia crescer constantemente durante a primavera e o verão, você está se aproximando da melhor parte, a colheita da sua aveia! Colher aveia pode parecer um pouco complexo à primeira vista, mas é uma técnica relativamente simples.

Colheita

A parte mais importante da colheita é saber quando colher. Os agricultores colhem a aveia quando ela atinge cerca de 35% de umidade, mas uma maneira fácil para os jardineiros saberem o momento certo é fazendo o teste da unha. Pressione sua unha em um grão e ele deve se amassar facilmente. Os grãos mais verdes devem estar mudando para uma cor creme. Aponte para colher as plantas após 24 a 48 horas de clima sem chuva.

A maneira mais fácil de colher em casa é usar uma foice, foice ou tesouras de jardim. Comece a colheita cortando o caule da planta de aveia, mas deixe as espigas intactas. Depois disso, você vai querer deixar as plantas secarem. Existem várias técnicas para isso, dependendo do seu clima e espaço disponível. Muitos jardineiros juntam os caules em feixes e os colocam em pé em um local quente e ensolarado. Outra técnica é espalhar os caules em uma área protegida do clima, como uma garagem ou um deck coberto. Você só quer manter os caules secos e permitir que as espigas curem. Dependendo das condições locais, isso pode levar dias a semanas.

Uma vez que as espigas estejam secas, é hora de debulhar e joeirar a aveia. Debulhar é o processo de separar as sementes do resto do caule. Uma maneira fácil de fazer isso é estender uma lona grande, pegar um feixe de caules e bater contra a lona. Se seus braços cansarem, você pode usar algo como um bastão de plástico para bater nos caules, o que soltará a aveia. Quando a aveia estiver separada do caule, é hora de joeirar.

Joeirar é o processo de isolar a aveia do resto da palha. Coloque a aveia e a palha em uma tigela ou balde grande. Escolha um local razoavelmente ventoso ou configure um ventilador de um lado. Despeje o conteúdo da tigela em frente ao ventilador, caindo em um recipiente separado abaixo. O vento soprará a palha mais leve, deixando apenas a aveia para trás. Os caules descartados podem ser usados como cobertura morta ou adicionados à pilha de compostagem.

Armazenamento

Uma vez que a aveia seca tenha sido separada da planta, ela pode ser armazenada em um recipiente hermético em um local fresco e escuro por até 3 meses. A aveia cozida pode ser armazenada na geladeira por 4 a 6 dias.

Resolução de Problemas

Pouco antes da colheita, a aveia amarela e começa a secar. Fonte: Andrew Gustar

Embora a aveia seja resistente e fácil de cultivar, ela pode ser afetada por algumas pragas e doenças. Como a maioria das plantas, a prevenção e as condições de cultivo adequadas são a melhor defesa.

Problemas de Cultivo

Como a aveia é tão adaptável, não há muitos problemas de cultivo além de pragas e doenças. O problema mais comum que afeta os jardineiros domésticos é a rega. Pouca água prejudicará o crescimento da planta (eventualmente levando à morte) e muita água levará ao apodrecimento. A maneira mais fácil de garantir que você está regando a quantidade correta é verificar o solo. Deixe o solo secar até cerca de 2,5 cm de profundidade antes de regar mais.

Pragas

Pragas como pulgões e lagartas atacam as folhas da planta. Bater nas plantas com jatos de água derrubará as pragas e pulverizar óleo de neem ajudará a controlar os níveis populacionais. Percevejos e larvas de arame gostam de atacar plantas jovens. A rotação de culturas e a remoção de ervas daninhas e detritos do jardim ajudarão a manter os números de percevejos e larvas de arame baixos.

Doenças

A maioria das doenças da aveia são fúngicas e geralmente causadas por condições excessivamente úmidas. Antracnose, ferrugem da coroa, oídio, carvão solto e escabiose podem ser prevenidos plantando em um local quente e seco e praticando a rotação de culturas. O vírus do nanismo amarelo da cevada é transmitido por pulgões, então o controle da população de pulgões é a melhor defesa.

Perguntas Frequentes

As espiguetas de aveia são bastante bonitas na planta. Fonte: p4nc0np4n

P: Quanto tempo leva para a aveia crescer?

R: Cerca de 6 meses da semente à colheita.

P: A aveia é fácil de cultivar?

R: Sim! A aveia foi adaptada para a maioria dos climas e cresce facilmente.

P: Qual clima é necessário para cultivar aveia?

R: A aveia se dá melhor em climas temperados, mas variedades foram adaptadas para muitas áreas.