Quando comecei a cuidar de macieiras e ameixeiras, me perguntei: “Por que é necessário desbastar?” Será que uma árvore não sabe crescer sem intervenção? A verdade é que as árvores crescem para sobreviver, enquanto nós as cultivamos por seus deliciosos frutos.
O desbaste é uma maneira de enganar essas espécies para que produzam safras anuais deliciosas, nutritivas e grandes. Elas querem crescer o máximo de sementes possível para espalhar suas mudas. Remova alguns frutos para convencê-las a direcionar energia para a colheita restante. Isso ajuda a criar algumas dezenas de frutos perfeitos em vez de algumas centenas de frutos ruins.
Embora esse processo possa parecer complicado, é fácil o suficiente com as ferramentas e diretrizes certas. Use este guia para ajudá-lo a desbastar maçãs, peras, damascos, pêssegos, caquis, nectarinas e ameixas. Não importa o tamanho do seu pomar, o desbaste ajudará suas árvores a prosperar por muitos anos.
Por que Desbastar Árvores Frutíferas?
É útil entender por que desbastar árvores antes de aprender como e quando fazê-lo. Com o desbaste anual, você manterá suas espécies frutíferas produzindo bem enquanto permanecem em ótima forma. Estas são as três principais razões pelas quais os cultivadores optam por desbastar suas árvores.
Frutos Maiores
Remover maçãs extras ajuda as restantes a crescerem maiores e mais doces.
As grandes e suculentas maçãs que vemos nas lojas são resultado do desbaste. Os cultivadores desbastam suas árvores depois que as flores murcham, e elas só atingem esse tamanho quando as árvores são desbastadas.
Com menos frutos nos galhos, as árvores direcionam energia para os restantes. Isso ajuda os frutos a crescerem até um tamanho saudável, pois podem acessar açúcar, água e nutrientes em abundância.
Sem desbaste, você criará muitos frutos pequenos com pouco sabor, textura ou valor nutricional. É melhor desbastar suas árvores todos os anos; em vez de cultivar safras fracas, você as ajudará a formar colheitas premiadas.
Melhor Colheita no Próximo Ano
Muitas maçãs agora podem significar menos no próximo ano.
As espécies frutíferas são inteligentes — elas usam sua energia na estação atual para se preparar para o próximo ano. Vamos usar as maçãs como exemplo para ilustrar o processo.
Uma macieira começa a desenvolver os botões de frutos do próximo ano enquanto as maçãs da estação atual amadurecem na primavera e no verão. Se o espécime tiver muitas maçãs, ele pensará que não precisa produzir muitas no próximo ano. Você verá uma colheita pobre com poucas maçãs.
Quando você desbasta, permite que o espécime de maçã redistribua alguns recursos para os botões de frutos do próximo ano. Você terá uma colheita melhor este ano e no próximo! Esse conceito se aplica a outros espécimes frutíferos como peras, nectarinas, pêssegos e ameixas.
Árvore Saudável
Frutos pesados podem quebrar galhos se as árvores não estiverem bem suportadas.
A razão final é prevenir a quebra de galhos e danos durante a estação de crescimento. Maçãs, ameixas e peras são pesadas! À medida que se formam, puxam os galhos para baixo com seu peso. Se houver muitos deles, causarão a quebra e rachadura dos galhos.
As árvores anãs são especialmente suscetíveis à quebra, pois produzem mais frutos do que o normal em uma estrutura pequena. Use suportes para manter seus galhos erguidos enquanto são jovens; árvores maduras não devem precisar de suportes, pois seus galhos grossos seguram cachos de frutos sem problemas.
A poda adequada no final do inverno ajuda a prevenir quebras, pois você pode influenciar as árvores a formar galhos de sustentação fortes. A poda anual é crucial para manter um pomar, assim como o desbaste.
Quando Desbastar Árvores Frutíferas
Existe um momento ideal em que o desbaste funciona bem. Você quer remover os frutos em formação antes que eles inchem demais. A remoção rápida garante colheitas bem-sucedidas este ano e no próximo. As espécies frutíferas florescem em diferentes épocas do ano, então monitore seu jardim para ficar de olho em cada árvore.
Espere a Queda das Pétalas
As pétalas caem quando o fruto começa a tomar forma nos galhos.
As flores são os órgãos sexuais das árvores. Elas têm pólen, células de ovo e néctar. Após insetos ou o vento levarem pólen para os ovários da flor, as células de ovo começam a crescer em sementes, e os ovários se desenvolvem em frutos.
Após a polinização e fertilização bem-sucedidas, as pétalas caem no chão para dar espaço ao fruto em formação.
A queda das pétalas é o primeiro sinal de que é hora de desbastar. Olhe de perto a árvore para ver se consegue ver frutos.
Procure por Frutos em Formação
Pegar frutos pequenos cedo ajuda a equilibrar o crescimento futuro.
Após as pétalas caírem, os frutos em crescimento tomam seu lugar. É melhor removê-los antes que inchem mais do que o diâmetro de uma moeda de dez centavos. A remoção rápida garante que muitos botões de frutos se formem para a colheita do próximo ano.
Você ainda pode desbastar os frutos depois que eles estiverem maiores que uma moeda de dez centavos, mas pode ter uma colheita menos bem-sucedida no próximo ano. Pegue-os quando estiverem pequenos, e você ajudará sua árvore a gerenciar seus recursos.
Como Desbastar Árvores Frutíferas
Algumas espécies, como nozes, cerejas, abacates, romãs, figos e cítricos, preferem não ser desbastadas. Esses espécimes moderam melhor seus níveis de energia do que as espécies frutíferas decíduas. As técnicas adequadas variam dependendo do tipo de árvore frutífera que você tem; consulte os guias abaixo para o seu tipo específico.
Maçã e Pera
Reduzir o excesso agora leva a frutos mais saborosos depois.
As espécies de maçã e pera produzem frutos em esporões. Esporões são ramos curtos, grossos e inchados que se desenvolvem nos galhos. Eles produzem frutos de forma confiável ano após ano no mesmo local. Isso significa que você pode prever onde ocorrerá o desbaste.
Você quer reduzir as maçãs ou peras em cada esporão para que reste apenas uma. Alguns esporões produzem duas ou três maçãs, enquanto outros podem brotar muito mais. Após reduzir cada esporão para uma maçã ou pera, verifique quanto espaço há entre cada esporão.
Deve haver cerca de quinze centímetros entre os frutos em amadurecimento. Se houver muitos esporões com menos de quinze centímetros entre eles, remova todos os frutos de alguns esporões para que haja um espaçamento adequado em todo o dossel. Embora isso pareça severo, ajudará seu pomar a desenvolver peras e maçãs suculentas, deliciosas e nutritivas.
Damasco, Pêssego e Nectarina
Damasco bem espaçado amadurece uniformemente com um sabor rico e doce.
Damascos, pêssegos e nectarinas produzem frutos mais frequentemente em madeira de um ano em vez de esporões. O processo de remoção para essas espécies é um pouco diferente do que para maçãs e peras.
Em vez de localizar esporões, você removerá os frutos em formação para que tenham quinze a vinte centímetros entre si. Pêssegos e nectarinas tendem a cair em junho por conta própria, mas ainda se beneficiam do desbaste manual.
Você pode deixar nectarinas e pêssegos extras na árvore para compensar a queda de junho. Então, após junho, você poderá identificar os frutos em excesso e removê-los, deixando quinze a vinte centímetros entre cada um. Com alguns anos de prática, você saberá exatamente quantos pêssegos ou nectarinas remover antes da queda de junho.
Caqui
Dar espaço aos caquis mantém os galhos firmes e produtivos.
Os caquis se formam em madeira nova e velha; eles aparecem em todo o dossel nos galhos. As espécies de caqui têm madeira mais fraca do que os tipos anteriores, e o desbaste é crucial para evitar que os galhos quebrem.
Embora o desbaste de caquis seja menos importante para garantir colheitas adequadas no próximo ano, é uma boa prática para aliviar a carga na colheita deste ano. Comece removendo caquis pequenos, manchados ou danificados primeiro. Em seguida, passe pela árvore e remova mais para que os restantes tenham quinze centímetros de espaço entre eles.
Se o seu caqui estiver bem estruturado com galhos de sustentação fortes, o desbaste pode não ser necessário. Espécimes jovens se beneficiam do processo, pois têm galhos finos e fracos que lutam para segurar cachos de caquis.
Ameixa
Mantenha os galhos fortes espaçando as ameixas a quinze centímetros de distância.
As ameixas são únicas porque produzem frutos em esporões e madeira de um ano. Essa estratégia dupla permite que elas produzam muitos quilos de ameixas a cada ano. Embora sejam produtoras abundantes, elas se beneficiam do desbaste logo após suas flores caírem.
Comece removendo ameixas para que haja quinze centímetros de espaço entre cada uma. As ameixas, como pêssegos e nectarinas, caem em junho por conta própria. Deixe algumas ameixas extras no primeiro ano para ver como a árvore responde. Após alguns anos de desbaste, você saberá exatamente quantas ameixas remover para se preparar para a queda de junho.
Se as ameixas puxarem os galhos para baixo demais, você pode ter que continuar removendo durante a estação de crescimento. Quinze centímetros de espaço devem ser suficientes para aliviar a carga, embora algumas variedades tenham ameixas grandes e pesadas. Faça uma caminhada semanal pelo pomar para ver sua ameixeira e como ela está indo; você pegará galhos pesados antes que quebrem ou rachem.