Podridão das Raízes
Rhubarb é relativamente livre de pragas e doenças, embora às vezes enfrente problemas em locais de cultivo inadequados. Solo impróprio, baixos níveis de umidade e pragas e doenças podem transformar uma colheita saudável em uma fraca e desordenada.
Em vez de deixar as plantas lutarem sozinhas, proteja-as de criaturas incômodas! Rhubarb saudável e vigoroso é a melhor defesa contra pragas e doenças. Folhas e caules fortes e turgidos resistem a mordidas de insetos e também impedem que fungos e bactérias se infiltrem.
Se você não tem certeza do que está errado com seu rhubarb, este guia ajudará a identificar o problema. Observe suas plantas de perto e inspecione o solo ao redor delas. Embora pragas e doenças pareçam problemas prováveis, a maioria dos problemas de cultivo de rhubarb decorre de cuidados inadequados ou seleção de local inadequada. Corrija as condições e você promoverá uma recuperação rápida.
Podridão da Coroa
A podridão das raízes decorre de infecções fúngicas e bacterianas causadas por níveis inadequados de umidade do solo.
Embora a podridão das raízes decorra de infecções fúngicas e bacterianas, elas começam devido a níveis inadequados de umidade do solo. Você quer que o solo do rhubarb seja bem drenado, fértil e absorvente. Argila densa e argila arenosa são tipos de solo difíceis para esta planta.
Rhubarb brota rizomas subterrâneos. Essas raízes duras e nodosas engrossam e incham com o tempo para criar estruturas grandes e resistentes. Os rizomas ajudam o rhubarb a resistir a secas, condições pantanosas e clima adverso.
Quando a água fica no solo por longos períodos, pode fazer com que as raízes alimentadoras fibrosas comecem a apodrecer. Elas se tornarão pretas, moles e podres com o tempo. Os rizomas podem brotar novas raízes alimentadoras se você corrigir os níveis de umidade, caso contrário, a podridão pode se espalhar para a coroa da planta.
Folha Vermelha
Semelhante à podridão das raízes, esta doença fúngica e bacteriana prospera em condições encharcadas e invadirá a coroa da planta.
Como a podridão das raízes, a podridão da coroa resulta de níveis excessivos de umidade no solo. Fungos e bactérias prosperam nas condições encharcadas. Eles invadirão a coroa da planta, fazendo com que a podridão se espalhe para cima nas folhas e para baixo nas raízes.
Previna problemas de podridão da coroa e das raízes cultivando rhubarb em solo bem drenado. Uma mistura argilosa com partes iguais de areia, silte e argila é ideal. O composto é especialmente benéfico, pois alimenta o solo com nutrientes enquanto também melhora a drenagem.
Se a podridão da coroa já estiver ocorrendo, cortar as partes podres e replantar a coroa pode impedir que ela se espalhe. Verifique o solo antes de regar para garantir que não esteja já úmido e evite regar se estiver. Se a podridão for severa, descarte as plantas e plante novas em um local diferente por alguns anos para privar a doença do solo.
Ervas Daninhas
Este problema do rhubarb ocorre em áreas úmidas e frias, o que pode ser evitado cultivando as plantas em solo de boa drenagem.
Folha vermelha é uma condição bacteriana que causa sintomas de podridão da coroa. Começa abaixo dos botões e se espalha por toda a coroa, tornando-a marrom, preta e oca. As folhas podem continuar brotando apesar da infecção, embora apodreçam rapidamente após brotar.
Folha vermelha é incrivelmente comum em áreas úmidas e frias, como o noroeste do Pacífico. Para evitá-la, cultive rhubarb em solo de boa drenagem com muitas partículas de drenagem, como pedra-pomes, perlita ou vermiculita. Adicione composto para melhorar o solo ao longo do tempo.
Folhas Murchas
As ervas daninhas podem retirar nutrientes e umidade da colheita.
As ervas daninhas lotam o local, retirando nutrientes e umidade de sua colheita delicada. Embora pareçam inofensivas, podem causar crescimento deficiente e caules fracos. Mantenha um jardim livre de ervas daninhas para obter os melhores resultados.
As ervas daninhas são mais fáceis de puxar quando são jovens—elas têm raízes pequenas que saem do solo com pouco esforço. Segure-as pelo caule e puxe suavemente até que todas as raízes saiam. Algumas ervas daninhas, como dentes-de-leão, podem rebrotar a partir de pequenos fragmentos de raiz deixados no solo.
Ao puxar ervas daninhas, tome cuidado para não cavar na coroa do seu rhubarb, pois isso pode causar ainda mais problemas. Feridas abertas facilitam a entrada de pragas e doenças na planta.
Curculio do Ruibarbo
Folhas murchas e sem vida podem ser causadas por falta de água ou, em casos graves, apodrecimento.
Folhas murchas e sem vida ocorrem por várias razões. Muito provavelmente, o solo está seco e sua planta está com sede. Este vegetal precisa de umidade consistente para prosperar durante a estação de crescimento. Ofereça irrigação regular na primavera, verão e outono. Regue menos durante o inverno para evitar que a podridão ocorra.
Folhas murchas também podem ser um sinal de folha vermelha ou uma condição de apodrecimento semelhante. À medida que as partes subterrâneas apodrecem, as folhas acima do solo lutam para se manterem eretas e saudáveis. Elas não podem prosperar sem um sistema radicular saudável para alimentá-las.
Folhas murchas também podem ocorrer no final do outono e inverno, quando o clima frio retorna em climas temperados. Esta é uma resposta normal da planta ao clima frio—deixe-as murchar e cair, depois observe o crescimento fresco na primavera.
Broca do Caule
Esses são insetos perigosos que se alimentam e põem ovos ao redor da colheita.
Curculio do ruibarbo é um nome legal para uma praga perigosa! Esses besouros põem ovos nas plantas ao redor do rhubarb que eclodem em larvas que fazem túneis. As larvas fazem túneis através dos caules e se tornam pupas no solo. Após algumas semanas, as pupas eclodem em adultos que continuam se alimentando de rhubarb e outras plantas como docas, girassóis e cardos.
O controle cultural é fundamental para prevenir curculios. Se você vir os besouros marrons e alongados, pegue-os e jogue-os em um balde de água com sabão. Mantenha um ambiente livre de ervas daninhas para remover as plantas hospedeiras onde os curculios passam o inverno e eclodem. Isso os desencorajará de retornar e reduzirá sua população no ano seguinte.
Lesmas e Caracóis
As brocas do caule fazem túneis nos caules e causam danos significativos às folhas, coroas e raízes.
As brocas do caule, ao contrário dos curculios, podem fazer túneis nos caules do rhubarb e causar problemas significativos. Elas não apenas prejudicam as folhas! Podem fazer túneis nas coroas e raízes de suas plantas, criando buracos para apodrecimentos e outras pragas entrarem.
Controle as brocas do caule com os mesmos métodos para controlar curculios. Remova plantas hospedeiras daninhas no jardim e destrua folhas infestadas. Considere escolher um novo local de cultivo por alguns anos se as infestações forem particularmente severas.
Veados
Esses moluscos se alimentam de mudas antes de amadurecerem.
Esses moluscos viscosos prejudicam mudas tenras antes que amadureçam. Eles devastarão sua colheita antes que você possa desfrutar dos caules doces e azedos! Lesmas e caracóis gostam de se esconder sob tábuas, debaixo de pedras e em locais frescos, escuros e úmidos.
Alguns métodos podem proteger seu rhubarb desses bichos incômodos. Anéis de cobre chocam esses moluscos, encorajando-os a se afastarem quando se aproximam de suas mudas. Encontre-os disponíveis em viveiros, centros de jardinagem e online.
Em vez de prevenir danos, você também pode tentar capturar lesmas e caracóis para controlar suas populações. Use cerveja, uma pasta de massa ou tábuas para capturá-los. Encha um recipiente de plástico com cerveja ou massa, depois enterre-o no solo para que sua parte superior fique exposta. Os moluscos cairão na armadilha, e você pode removê-los à medida que a enchem.
Para capturar com tábuas, coloque uma tábua de madeira perto de suas camas ou recipientes. Levante a tábua todas as manhãs e tardes—você encontrará dezenas de lesmas e caracóis embaixo! Coloque-os em um balde de água com sabão, depois descarte-os no jardim para que pássaros e pequenos mamíferos os comam.
Se você cultiva com veados, sabe o quão problemáticos eles podem ser! Esses mamíferos desfolham mudas, brotos e plantas maduras. Eles são especialmente prejudiciais para plantas jovens com rizomas pequenos. Plantas maduras se recuperarão, embora mudas lutem para sobreviver.
A melhor maneira de prevenir danos de veados é com uma cerca alta e impenetrável. Essas criaturas inteligentes são saltadoras altas e pensadoras astutas; se houver uma maneira de encontrar seu rhubarb, elas encontrarão! Você também pode colocar uma cesta com rede, como uma gaiola para bichos, sobre suas pequenas mudas para desencorajar os veados.
Muitos jardineiros em minha área plantam suas colheitas delicadas dentro de uma pequena área cercada e deixam os veados pastarem em suas outras plantas resistentes ao redor do quintal. Considere colocar o rhubarb em um local protegido semelhante para mantê-lo seguro dos veados.