Qual é a Velocidade de Crescimento das Mangueiras?

O que esperar nesse post

Doces e Suculentas Mangas

Doces, suculentas e cheias de fibras e nutrientes, as pessoas adoram mangas. Eu gosto de colocá-las em um smoothie verde para adoçar. Mesmo que descascá-las possa ser um desafio, esses deliciosos frutos valem o tempo e o esforço.

As árvores são atraentes e fazem uma bela adição à paisagem. Elas também crescem relativamente rápido, então não demoram muito para parecerem residentes estabelecidas no jardim. Com sua folhagem densa e copa arredondada, são excelentes árvores de sombra.

Além dessas qualidades, o fato de que mangueiras podem viver 100 anos ou mais faz delas maravilhosas perenes tropicais que lhe darão frutos saborosos pelo resto da vida. Então, quão rápido crescem as mangueiras? Bem, em relação à sua longevidade, elas crescem surpreendentemente rápido. Vamos falar sobre isso.

Árvore de Manga Glenn

Fruta doce e sem fibras
Compacta e adequada para vasos
Tolerante ao frio e versátil
Baixa manutenção
Folhagem atraente

Veja em DrJardim.com

Resposta Curta

Dadas as condições adequadas, uma mangueira deve estar pronta para dar frutos em cerca de cinco a sete anos se você a cultivar a partir de uma semente. Se você comprar uma muda enxertada, pode esperar frutos em apenas dois anos, mas até cinco. O tempo depende da variedade de manga e dos cuidados e nutrientes gerais.

Resposta Longa

Como você propaga sua mangueira e as condições em que a planta determinam sua velocidade de crescimento. Mangueiras são longevas, com muitas vivendo além de 100 anos, e algumas registradas vivendo até 300 anos!

Uma vez que atingem a maturidade, as mangueiras podem produzir frutos de qualidade por 40 anos ou mais. Mesmo depois de pararem de produzir frutos, as mangueiras são adições atraentes à paisagem do seu jardim.

Cuidados com a Mangueira

Dar a atenção certa ajuda a árvore a acelerar o crescimento.

Como você cuida da sua mangueira é um fator principal em quão rápido ela cresce e o tempo que leva para amadurecer. Com os cuidados certos, ela crescerá significativamente mais rápido desde o início. Atender às suas necessidades específicas ajudará a estabelecer as raízes mais rapidamente, e a árvore seguirá logo depois.

Luz

Os melhores frutos vêm de bastante luz solar cedo diariamente.

As mangueiras crescerão em sol pleno ou sombra parcial, mas você verá o crescimento mais rápido em sol pleno. Plantar em sol pleno também resultará, em última análise, em melhor produção de frutos. Um pouco de sombra à tarde é bom em climas muito quentes, mas pelo menos oito horas de sol cedo no dia é ideal.

Água

A força da raiz vem de regas profundas nas primeiras semanas.

Essas árvores desenvolvem uma raiz pivotante que ajuda a ancorá-las no lugar. Isso é ótimo para regiões acostumadas a furacões frequentes porque significa que elas resistirão melhor a tempestades e suportarão mais vento. Para fazer essa raiz pivotante crescer, você deve regar profundamente e frequentemente nas primeiras semanas após o plantio. Dia sim, dia não é apropriado durante esse tempo.

Após as primeiras semanas de rega frequente, reduza a frequência para uma vez por semana no primeiro ano. Considere a chuva, pois você não quer apodrecer as raízes com muita água. Se passar por um período seco prolongado, pode aumentar para duas vezes por semana, pois o solo secará mais rápido quando o lençol freático estiver baixo.

Após o primeiro ano, você só precisará regar durante as secas. Uma vez estabelecida, uma vez a cada duas semanas é suficiente.

Solo

Solo ligeiramente ácido a neutro ajuda as plantas a prosperarem silenciosamente.

As mangueiras não são exigentes quanto ao solo. Elas são nativas de regiões tropicais, então são mais felizes em solo fértil com uma boa mistura de areia e matéria orgânica. Embora esta seja a condição de solo ideal, no final, o solo não é um fator principal, desde que drene bem e tenha um conteúdo nutricional decente. Prefere solo ligeiramente ácido a neutro.

O solo argiloso pode ser difícil porque é mais difícil para a raiz pivotante romper. Se essa raiz não descer o suficiente, sua árvore não será tão estável e crescerá mais lentamente. Se você tiver muito barro no solo, certifique-se de cavar fundo e emendá-lo com bastante material solto como areia e composto.

Temperatura

Calor tropical e umidade constante mantêm a árvore em seu melhor.

Esta é uma árvore tropical, e ela cresce melhor em clima quente. Ela prospera em temperaturas de 21°C (70°F) ou mais. Também é bastante tolerante ao frio para uma tropical. Enquanto a folhagem jovem e as flores podem sofrer danos se a temperatura cair abaixo de 4°C (40°F), uma árvore madura deve ficar bem até -4°C (25°F). Elas gostam de umidade, e preferem 50% ou mais, idealmente.

Fertilizante

Alimentação intensa com potássio e ferro mantém a árvore prosperando.

Considero as mangueiras grandes consumidoras para crescerem grandes e prolíficas. Elas precisam de solo rico em nutrientes e de fertilizante. Elas precisam especificamente de muito potássio, magnésio e ferro quelatado. Fertilizantes químicos são muito agressivos para esta árvore, então opte por algo orgânico. Uma mistura de emulsão de peixe ou fertilizante orgânico com alto teor de potássio, com adições de ferro quelatado, é perfeito. Alimente-a uma vez no início da primavera e depois repita duas a três vezes entre maio e outubro.

Poda

Poda posterior mantém os ramos espaçados e os frutos abundantes.

No primeiro ou segundo ano, você não precisa podar, apenas deixe sua árvore crescer. Depois disso, concentre-se em manter a copa aberta para que o ar possa circular removendo quaisquer ramos cruzados. Ramos horizontais produzem mais frutos, então trabalhe para manter a copa larga e baixa para facilitar a colheita.

Cultivada a Partir da Semente

Sementes de frutos maduros geralmente germinam mais rápido que outras.

Sementes de manga não são difíceis de germinar, e se você não se importar com o tempo extra que leva para amadurecer, uma árvore cultivada a partir de semente é uma experiência divertida. Se você conseguir uma manga particularmente doce e deliciosa, pode guardar a semente e usá-la para esse propósito.

Quando você cultiva a partir da semente, uma mangueira amadurecerá ou atingirá a idade de frutificação em algum momento entre cinco e oito anos após o plantio. Isso é bastante tempo, mas como eu disse, não é difícil de fazer, e você certamente pode cultivar várias árvores a pouco ou nenhum custo. As sementes de manga germinam de acordo com o amadurecimento do fruto, então deixe amadurecer, e germinará mais rápido.

Como Fazer:

Adquira sua semente comprando ou removendo uma de um fruto você mesmo. Certifique-se de remover toda a polpa para evitar apodrecimento.
Deixe a semente secar por um dia e depois corte a casca para expor a semente. A semente deve ser branca; qualquer escuridão indica apodrecimento e a torna inviável.
Envolva a semente em toalhas de papel úmidas ou um pano de chá e coloque em um recipiente hermético ou saco ziplock.
Coloque o saco ou recipiente em um local quente e bem iluminado, como um peitoril de janela ensolarado.
Uma vez que a semente brote e tenha algum crescimento verde, plante-a em um vaso de viveiro ou outro recipiente com mistura de envasamento rica e bem drenada. Cubra a semente com solo, deixando apenas a parte verde exposta.
Na primeira semana, mantenha sua planta em luz brilhante, mas indireta. Mantenha o solo úmido e, após uma semana, mova-a para um local com sol pleno.

Muda Enxertada

Envolver o enxerto firmemente cria um efeito de estufa em miniatura.

O enxerto é mais complicado, então, francamente, sugiro deixar os profissionais cuidarem disso, a menos que você esteja realmente determinado a realizar isso sozinho. Uma muda enxertada amadurecerá mais rápido e produzirá frutos em apenas três anos, embora possa levar até cinco. Se você quiser realizar isso sozinho, precisará de outra árvore ou de um amigo que tenha uma e não se importe de você pegar um galho, além de precisar de um porta-enxerto robusto.

Como Fazer:

Comece com um porta-enxerto saudável que tenha um caule substancial e um galho saudável com novo crescimento. O caule deve ser verde, assim como o galho, e o galho deve ser ligeiramente mais fino que o caule.
Usando uma faca afiada e limpa, corte a extremidade do galho em forma de cunha. Isso expõe mais madeira verde para que se funda.
Use sua faca para dividir o caule do porta-enxerto ao meio até cerca de uma polegada da base.
Insira suavemente a extremidade em forma de cunha do galho na divisão do caule para que faça o máximo de contato possível.
Fixe a junção com fita de enxerto e cubra completamente com um saco plástico, até abaixo do enxerto, e prenda para formar uma estufa improvisada.
Uma vez que seu galho mostre algum novo crescimento, você pode ter certeza de que o enxerto foi bem-sucedido. Nesse ponto, você pode remover o saco e a fita e permitir que sua jovem árvore se desenvolva.
Mantenha o solo úmido e dê sol indireto na primeira semana, seguido de sol pleno a partir de então.

Considerações Finais

Qualquer que seja a maneira que você escolha para garantir sua mangueira, é certo que será não apenas uma bela parte da paisagem, mas uma adição bem-vinda à dieta de todos que se beneficiam. Desfrute desta adorável árvore de longa vida com seus deliciosos frutos por muitos anos!

Continue sua leitura aqui