Muitas frutas brilham na primavera e no verão, mas a maioria das maçãs atinge seu auge no outono. Adicionar uma ou duas macieiras ao seu jardim ou propriedade é uma maneira divertida de experimentar novas variedades e desfrutar dessas frutas saborosas frescas da árvore.
Embora as macieiras sejam suscetíveis a inúmeras doenças e pragas, um problema é mais fácil de identificar: falta de frutos! Se você notar que não há frutos na sua macieira, é hora de investigar a causa para evitá-la no futuro.
Problemas ambientais, cuidados inadequados e plantio deficiente podem resultar em uma árvore sem frutos. Vou compartilhar algumas razões comuns pelas quais você está lidando com uma macieira sem frutos, para que você possa determinar a causa dos seus problemas.
Árvore Muito Jovem
Árvores jovens muitas vezes precisam de anos antes de recompensar com frutos.
A maioria das macieiras não começará a dar frutos até que tenham pelo menos três anos de idade. Algumas árvores anãs podem produzir algumas flores e frutos em seu segundo ano, mas não espere colher cestos cheios.
Se você plantou uma árvore em um porta-enxerto padrão em vez de anão, espere ainda mais tempo até ver sua primeira maçã. Algumas dessas árvores não produzirão flores até estarem em seu oitavo ano de crescimento, mas isso está no limite superior do crescimento.
Como a maioria dos cultivadores planta mudas enxertadas em vez de sementes, eles podem esperar ver seus primeiros frutos em dois a cinco anos após o plantio. Árvores plantadas nos últimos anos podem não produzir frutos, então dê-lhes mais algumas estações de crescimento antes de se preocupar.
Primavera Precoce ou Geada Tardia
Geadas tardias podem roubar flores antes que os frutos se desenvolvam.
Embora as maçãs estejam prontas para a colheita no final do verão ou outono, a produção de flores acontece na primavera. Como todas as frutas, as maçãs começam como flores, então sem flores de maçã significa sem frutos crocantes.
Mesmo que sua macieira produza flores, você pode não acabar com maçãs. Essas flores são especialmente propensas a danos por geada, então um período de temperaturas abaixo de zero pode destruir as flores e remover qualquer chance de futuras maçãs.
Muitas pessoas acreditam que geadas tardias são responsáveis por botões danificados pelo frio, mas dias quentes precoces também podem contribuir para esse problema. Um período prolongado de calor no final do inverno pode sinalizar às árvores que é hora de começar a produzir botões de flores. Quando as temperaturas voltam ao normal, esses botões podem morrer.
Os botões de flores tornam-se mais suscetíveis ao frio à medida que se desenvolvem. A maioria das flores em floração pode suportar 30 minutos a 29°F (-2°C), e a maioria dos botões de flores recém-desenvolvidos pode sobreviver 30 minutos a 16°F (-9°C). À medida que as temperaturas diminuem, um maior número de botões e flores morrerá.
Se suas macieiras formaram botões e você receber uma geada, elas ainda podem estar bem, mesmo que estejam totalmente florescendo. Abrir um botão/flor matará o sujeito de teste, mas pode ajudá-lo a saber se outros botões na árvore foram danificados pelo frio. Um interior marrom indica dano e nos informa que o botão não crescerá em um fruto saudável.
Se essa é a razão pela qual sua macieira não tem frutos, não há muito o que você possa fazer para protegê-la dessas temperaturas frias, mas plantar maçãs que florescem em diferentes momentos pode ajudar um pouco. Também é reconfortante saber que as macieiras podem perder mais da metade de suas flores e ainda formar uma colheita completa.
Pobre Polinização
Falta de polinizadores pode impedir que as flores formem frutos.
Se suas flores de maçã sobreviverem à primavera, isso não significa que elas se transformarão automaticamente em maçãs. A polinização adequada deve ocorrer para a formação de frutos.
As maçãs são polinizadas por insetos, principalmente abelhas, então a falta desses bichinhos é uma razão para a má polinização. Evitar inseticidas de amplo espectro e plantar um habitat diversificado é uma maneira de ajudar a apoiar esses polinizadores.
Mesmo que você tenha uma população saudável de abelhas zumbindo em torno da sua macieira, problemas de polinização ainda podem ocorrer. Isso porque as macieiras requerem polinização cruzada. Embora algumas cultivares de maçã sejam autoférteis e não precisem de outra árvore, todas as variedades de maçã se beneficiarão muito de outra cultivar que possa atuar como polinizadora.
É importante selecionar variedades que floresçam ao mesmo tempo. Se você selecionar uma variedade que floresce no início da temporada e outra que floresce no final da temporada, elas não poderão se polinizar mutuamente. Olhar o tempo de floração de cada variedade pode ajudá-lo a selecionar variedades compatíveis.
Se você tem uma macieira sem frutos e acha que é porque você tem apenas uma macieira, plantar outra árvore resolverá o problema. Provavelmente levará alguns anos para que a segunda árvore comece a florescer, então espere mais alguns anos para uma polinização adequada e formação de frutos.
Inverno Quente
Cada variedade prospera sob seus próprios requisitos de frio.
Quando os jardineiros pensam em invernos prejudiciais, muitas vezes imaginam temperaturas anormalmente frias que danificam as plantas. O frio severo definitivamente pode causar danos, mas clima quente fora de época também pode levar a uma macieira sem frutos.
As macieiras requerem um certo número de horas de frio antes de poderem sair da dormência e começar a produzir frutos. Esse requisito de frio é uma das razões pelas quais é difícil cultivar macieiras em zonas de cultivo mais quentes.
Horas de frio referem-se ao número de horas abaixo de 45°F (7°C). Diferentes variedades de maçã têm requisitos de frio variados, então vale a pena olhar as necessidades de cada cultivar antes de plantá-la em sua área. Cultivadores em áreas mais quentes devem optar por variedades de baixo frio como ‘Fuji’ e ‘Granny Smith’ e cultivadores em áreas mais frias podem plantar variedades de alto frio como ‘Red Delicious’ e ‘Honeycrisp’.
Se você descobriu que plantou uma variedade que requer um clima mais frio do que onde você vive, não há muito o que você possa fazer. Plantar uma cultivar mais adequada à sua zona de cultivo é a melhor opção.
Poda Inadequada
Cortar demais reduz a floração e a frutificação futura.
Poda excessiva ou na época errada do ano pode levar a poucos ou nenhum fruto na sua macieira. A melhor época para podar macieiras é no final do inverno ou início da primavera, após o frio extremo ter passado, mas antes que as árvores saiam da dormência. Podar muito tarde na primavera aumenta as chances de você remover botões de flores em maturação e diminuir a capacidade da árvore de produzir frutos.
Outro erro é remover muito crescimento de uma vez. Se sua planta não tiver folhagem suficiente, ela não será capaz de capturar a energia solar necessária para produzir açúcares. Essa falta de energia força a árvore a se concentrar em crescer novas folhas em vez de produzir frutos.
Frutificação Bienal
Desbastar cachos de frutas evita que galhos quebrem inesperadamente.
Quando as macieiras são deixadas sem poda, às vezes desenvolvem um ciclo de frutificação bienal. As árvores produzirão uma grande colheita em um ano, esgotando muitas das reservas de energia da árvore e potencialmente quebrando alguns dos galhos. Como consequência, as árvores produzirão poucas ou nenhuma maçã no ano seguinte.
Podar suas macieiras pode ajudar a quebrar esse ciclo de frutificação, mas desbastar o excesso de frutos é o verdadeiro truque. As maçãs produzem frutos em cachos, mas deixar todos esses na planta resultará em maçãs pequenas e galhos quebrados. Desbastar os cachos para um único fruto permitirá maçãs maiores e interromperá o ciclo de frutificação bienal.