Plantas Frutíferas de Outono para Atração Ornamental

O que esperar nesse post

Paisagismo Comestível no Outono

O paisagismo comestível no outono é uma maneira maravilhosa de combinar beleza ornamental com plantas úteis e produtoras de alimentos. Em vez de relegar suas culturas comestíveis a uma área específica, o paisagismo comestível as integra ao jardim. Isso cria uma paisagem que é tanto bonita quanto produtiva.

Plantas como árvores frutíferas, arbustos de frutas e árvores de nozes costumam dar frutos no outono. Elas podem transformar o jardim desbotado em uma despensa viva, adicionando apelo estético à paisagem.

Além de seu valor estético, o paisagismo comestível no outono é uma prática sustentável e gratificante. Faz excelente uso do espaço, apoiando a vida selvagem enquanto também alimenta os habitantes humanos. Muitas plantas comestíveis são perenes, continuando a produzir ano após ano.

A jardinagem comestível cria uma sensação de conexão com os ciclos sazonais. Antecipar o amadurecimento de diferentes alimentos em diferentes momentos pode tornar o jardim um lugar maravilhoso. Cria um espaço funcional que alimenta as pessoas e nutre o ecossistema, além de adicionar beleza.

No outono, a disponibilidade de muitas culturas alimentares torna-se escassa. Algumas culturas de estação fria prosperarão, mas é bom ter plantas frutíferas que forneçam durante esta época do ano. Existem muitas árvores frutíferas e arbustos, bem como nozes, que são ideais para a colheita no outono.

Macieira Honeycrisp

Maçãs crocantes e suculentas com sabor doce e ácido. Ótimas para consumo fresco ou assadas. Longa temporada de colheita com excelente armazenamento. Lindas flores na primavera e folhagem de outono. Enxertada em porta-enxerto anão M7 para fácil cuidado.

Veja em DrJardim.com

Árvores Frutíferas

O outono é uma estação importante para as árvores frutíferas. É um momento de manutenção, bem como de frutificação para muitas de nossas árvores favoritas. O tempo de colheita varia para essas árvores, com um intervalo que vai de setembro a novembro. O clima desempenha um papel significativo, com climas mais frios amadurecendo mais cedo.

O outono também é um ótimo momento para plantar árvores frutíferas. A combinação de solo quente e ar fresco incentiva o desenvolvimento abundante das raízes, sem o estresse do calor do verão. Muitas delas também exibem uma deslumbrante folhagem de outono, adicionando cor à paisagem desbotada.

Maçã

As frutas crocantes amadurecem à medida que o ar de outono esfria gradualmente.

As macieiras são algumas das árvores mais gratificantes para usar no paisagismo comestível de outono. Não só produzem deliciosas maçãs comestíveis, mas também oferecem um deslumbrante espetáculo de cores de outono. As maçãs amadurecem do final do verão até cerca de outubro. Elas atingem o sabor máximo à medida que o ar fresco do outono chega.

Em termos de folhagem de outono, essas árvores são deslumbrantes. Muitas variedades mudam sua folhagem de verde para tons de laranja, vermelho e dourado. Isso ocorre juntamente com o amadurecimento dos frutos, tornando-as uma adição maravilhosa à paisagem. Você também pode armazenar maçãs por um período considerável.

Pera

Colha frutas cedo para desfrutar delas perfeitamente maduras mais tarde.

Existe algo mais saboroso do que uma pera perfeitamente madura? As pereiras são maravilhosas para o paisagismo comestível no outono, e realmente, em todas as estações. É no outono, no entanto, que elas realmente brilham. É quando seus frutos amadurecem e, simultaneamente, sua folhagem adiciona um brilho colorido à paleta de cores do outono.

As peras estão prontas para a colheita entre agosto e outubro, dependendo da variedade e do clima. É melhor colhê-las antes que estejam totalmente maduras e deixá-las amadurecer fora da árvore. Sua folhagem de outono varia de dourado e laranja a roxo-avermelhado.

Caqui

As folhas adquirem tons quentes à medida que o fruto amadurece lentamente.

Os caquizeiros são menos comuns, mas não menos bonitos, para o paisagismo comestível. Eles estão no seu auge no outono, quando seus doces frutos laranja amadurecem. Você pode comer a maioria dos caquis quando estão totalmente maduros e macios. Alguns são saborosos enquanto ainda estão firmes e são melhores para cozinhar assim.

Essas árvores são ecologicamente valiosas devido ao seu néctar de final de verão e amadurecimento no outono. Elas atraem pássaros e outros animais selvagens para o jardim. As árvores são adaptáveis e a folhagem muda para amarelo, laranja e vermelho no outono. Os caquis atingem o pico de maturação após a queda das folhas, tornando-os únicos e interessantes.

Figueira

Uma segunda colheita oferece doces delícias antes da chegada do frio.

Usar uma figueira no seu paisagismo comestível traz um charme especial ao jardim de outono. Elas são benéficas dessa forma em climas mais quentes, pois produzem uma segunda colheita no outono. Muitas delas começam a amadurecer no final do verão e continuam a amadurecer até outubro.

As figueiras não são apenas boas para colher frutos. Elas também são lindas ornamentais. Sua folhagem larga e lobada torna-se amarelo dourado à medida que a estação muda. Elas são tão produtivas que é quase certo que você ainda terá alguns figos na árvore após a colheita. Estes são excelentes para atrair pássaros e outros animais selvagens.

Marmeleiro

As árvores mantêm frutos firmes perfeitos para armazenamento no inverno.

Para um paisagismo comestível que vai além das árvores típicas de outono, o marmeleiro é uma excelente escolha. As árvores de marmelo são adoráveis, com folhas verdes brilhantes que se tornam um suave tom de amarelo à medida que a estação muda. As folhas brilhantes criam um belo cenário para os frutos que amadurecem.

Os frutos do marmelo amadurecem em setembro e outubro, embora permaneçam firmes. Eles são muito ácidos e duros para comer crus, mas são perfeitos para fazer deliciosas geleias e sobremesas. Eles também armazenam bem, então sua colheita de outono durará bem no inverno.

Kumquat

Frutos suculentos podem ser comidos diretamente dos galhos.

Os kumquats são uma maravilhosa fruta cítrica pequena que amadurece no outono e inverno. Seus pequenos frutos laranja têm uma casca macia, então você pode comê-los inteiros, em vez de ter que descascá-los. A polpa é doce e a casca é picante, dando-lhes um sabor complexo e equilibrado.

Em termos de valor ornamental, as árvores de kumquat são compactas e perenes. Suas folhas verde-escuras exibem cachos de frutos laranja brilhantes. Para o paisagismo comestível, são deslumbrantes o ano todo, mas realmente brilham no outono.

Frutas Vermelhas

Muitas frutas vermelhas também amadurecem no outono, tornando-as excelentes para o paisagismo comestível. Embora nem todas sejam comestíveis para os humanos, várias são, e são deliciosas! Além de serem um recurso nutritivo para as pessoas, as frutas vermelhas são uma fonte essencial de alimento para pássaros e outros animais selvagens.

Cranberry

O clima frio intensifica os tons vermelhos nas vinhas rastejantes.

Os cranberries são uma fruta icônica do outono, amadurecendo em setembro e outubro. São uma adição única ao seu paisagismo comestível. Estes não crescem em qualquer lugar, mas se você tiver as condições certas, são lindos e úteis durante as festas. Os cranberries crescem em solo pantanoso e ácido. Eles amadurecem para um magnífico vermelho rubi à medida que o tempo esfria, tornando-os altamente ornamentais.

Os cranberries crescem em vinhas rastejantes que fazem uma cobertura de solo marcante. Embora precisem de um ambiente especializado, você pode recriar isso em canteiros elevados se estiver determinado. Eles produzem lindas flores na primavera que alimentam os polinizadores. No entanto, estão no seu melhor no outono.

Sabugueiro

Longas canas suportam pesados cachos de frutas vibrantes.

Os sabugueiros atingem o pico no início do outono, com pequenas bagas roxas profundas que pendem em grandes cachos sob lindas folhas verdes. As bagas são muito ácidas para comer cruas, em grande quantidade, mas são maravilhosas para fazer xaropes e geleias. Você também pode usá-las para fazer um delicioso vinho de sabugueiro.

Em termos de valor para o paisagismo comestível, as plantas de sabugueiro são atraentes, com longas canas arqueadas. Sua folhagem de outono é dourada, e os pássaros cobiçarão quaisquer bagas restantes. Com flores delicadas no verão, os arbustos de sabugueiro são uma excelente planta para muitas estações. Escolha uma espécie que não seja invasiva em sua região se decidir cultivá-las.

Uva

As folhas tornam-se douradas à medida que os frutos suculentos intensificam a cor.

As videiras são adoráveis para uso ornamental e produzem frutas deliciosas. Elas são excelentes para o paisagismo comestível. Dependendo da variedade e do clima, a maioria das uvas amadurece entre agosto e outubro. Isso significa que o outono traz grandes cachos de frutas lindas e saborosas!

Além das uvas amadurecerem no outono, elas também proporcionam cor de outono à paisagem. Muitas variedades mudam de verde para tons de dourado, ferrugem e carmesim profundo, adicionando cor vibrante à estação. Elas são ideais para crescer em uma treliça ou pérgula. Apenas certifique-se de ter uma estrutura forte, pois podem ficar bastante pesadas.

Goji Berry

Longas canas se curvam sob o peso das bagas.

As plantas de goji berry são maravilhosamente produtivas no outono. Elas produzem lindas bagas vermelhas alaranjadas brilhantes que amadurecem do verão até cerca de outubro. As bagas são excepcionalmente nutritivas e contêm uma grande quantidade de antioxidantes. Elas são conhecidas por ajudar a proteger a visão durante o processo de envelhecimento.

Em termos de paisagismo comestível, os arbustos de goji berry são exclusivamente bonitos. Eles têm longas canas arqueadas que produzem pequenas flores roxas no início do verão. As bagas que se seguem são as verdadeiras estrelas do show. Elas são saudáveis para os humanos e uma ótima fonte de alimento para os pássaros. A folhagem muitas vezes se torna amarela no outono.

Nozes

Muitas árvores de nozes estão em seu auge produtivo no outono. É quando suas colheitas começam a amadurecer e cair naturalmente. As nozes são nutritivas e deliciosas, e as árvores adicionam sombra e beleza ao seu projeto de paisagismo comestível.

Nogueira

Árvores que amam sombra tornam-se douradas antes de soltar os frutos.

As nogueiras começam a soltar seus frutos verdes entre setembro e novembro, tornando-as ideais para o paisagismo de outono. O tempo exato depende do cultivar e do clima. Uma vez que as cascas se dividem, estão prontas para a colheita, secagem e consumo. Elas também armazenam por um tempo significativo, então são uma ótima noz para levar ao inverno.

As nogueiras são grandes e bonitas. Suas grandes folhas mudam para tons de amarelo e dourado antes de caírem. Elas adicionam uma tonelada de cor gloriosa à paisagem de outono. Elas também enriquecem o solo ao soltar folhas e frutos, que se decompõem e adicionam matéria orgânica. Elas também são ótimas para o ecossistema local.

As nogueiras são notórias por suas tendências alelopáticas, que limitam o crescimento de outras plantas. Se você cultivar uma, plante-a com plantas que possam lidar com o composto que ela emite, juglone.

Castanheira

Folhas largas e serrilhadas emolduram tesouros doces e comestíveis.

Se você deseja assar castanhas no inverno, procure as castanheiras para belos elementos de paisagismo de outono. Essas nozes comestíveis são famosas por seu sabor e textura terrosos, amiláceos e doces. Elas não são as melhores para armazenamento e são melhores preparadas logo após a colheita, no outono.

Além de seu valor comestível, as castanheiras são lindas e ornamentais. Elas têm folhas largas e serrilhadas que mudam de verde para tons de bronze e dourado antes de caírem. As castanhas também são boas para animais forrageiros que se alimentam delas no outono e inverno, se você deixá-las no chão.

Pecan

Folhas douradas caem enquanto nozes saborosas caem abaixo.

Aqui no sul, as nogueiras-pecã são tão icônicas quanto frutíferas. Essas árvores altas e majestosas produzem uma tonelada de deliciosas nozes que caem de seus galhos no outono, geralmente entre setembro e novembro. Você terá muitas nozes pecã frescas para fazer aquelas tortas de Ação de Graças. Apenas certifique-se de ter outras pecãs nas proximidades, pois elas precisam de uma árvore macho e fêmea para frutificar.

Quando se trata de paisagismo comestível, as nogueiras-pecã são fantásticas. Não só produzem nozes saudáveis e deliciosas, mas também são bastante atraentes. Elas têm galhos altos e arqueados e folhas compostas que muitas vezes mudam para dourado antes de caírem. As cascas e folhas têm grande valor ecológico, e as nozes restantes são um excelente alimento para a vida selvagem.

Avelã

Folhas douradas emolduram nozes amanteigadas prontas para a colheita.

Finalmente, as avelaneiras são excelentes árvores de paisagem de outono que também produzem nozes comestíveis saborosas. Elas amadurecem de agosto a outubro, e são fáceis de colher, pois você simplesmente as apanha do chão. Elas têm um sabor delicioso e amanteigado, e são ótimas para assar.

As avelaneiras são as menores das árvores de nozes que mencionei, então são manejáveis mesmo para projetos de paisagismo menores. Elas têm uma forma arbustiva com formato de vaso, e a folhagem muda para belos tons dourados e laranja no outono.

Continue sua leitura aqui