Doenças em Plantas Frutíferas
Doenças são um pouco mais difíceis de gerenciar do que pragas, em parte porque é difícil vê-las. Elas agem em nível microscópico para infectar folhas, raízes, madeira e frutos. São especialmente problemáticas na época da colheita, quando as culturas estão no auge da maturação.
Um pouco de prevenção faz uma grande diferença. Prestando atenção aos detalhes, vamos manter o jardim limpo e evitar que doenças sobrevivam ao inverno. As doenças precisam de três coisas para estarem presentes: uma doença infecciosa, um hospedeiro e um ambiente propício.
Remova uma dessas três coisas para combater a doença. Não é possível remover a árvore frutífera, então é melhor mudar o ambiente ou atacar a doença. Uma combinação dos dois pode ser necessária para algumas doenças extremamente infecciosas em árvores frutíferas.
O Que Procurar
Então, onde você deve começar a inspeção? Procure por qualquer coisa fora do comum, como folhagem descolorida, crescimento deformado ou colheitas amolecidas. Examine suas árvores para ver se há algo errado. Algumas doenças podem se esconder na parte inferior das folhas ou no subsolo, nas raízes.
Folhas
As folhas geralmente revelam problemas antes dos caules ou botões.
Folhas são um bom ponto de partida. Observe manchas, crescimento branco e felpudo e crescimento anormal. O enrolamento das folhas do pessegueiro, por exemplo, faz com que as folhas se enrolem em rolos crocantes.
Molhar as folhas com aspersores aéreos aumenta a propagação de muitas doenças fúngicas e bacterianas em árvores frutíferas. Extremos de irrigação, como muita ou pouca água, também podem contribuir para essas condições.
Madeira
Cancros podem se espalhar silenciosamente antes que os sinais se tornem óbvios.
Condições na madeira às vezes são ocultas, embora frequentemente apresentem sinais externos que indicam sua presença. Elas causam sintomas na árvore, como cancros, madeira podre e necrose.
A poda ajuda a remover muitas condições, como cancros, mas não é uma solução universal. É melhor identificar as doenças específicas antes de encontrar uma solução direcionada que gerencie o fungo ou bactéria específico.
Frutos
Alguns apodrecimentos são inofensivos, outros arruínam o fruto.
O último lugar onde você quer que as doenças apareçam é nos frutos! Muitas arruínam as colheitas, transformando maçãs frescas e peras suculentas em bagunças amolecidas.
Outras surgem após pragas entrarem no fruto. Apodrecimentos, mofos e manchas se espalham a partir de cascas abertas e penetram no interior.
Enquanto algumas doenças tornam sua colheita não comestível, outras são fáceis de cortar ou lavar. Tudo depende do tipo de fruto e da doença presente.
Raízes
Drenagem inadequada pode convidar problemas silenciosos no subsolo.
Doenças nas raízes são assassinas silenciosas. Elas infectam as raízes no subsolo e fazem com que murchem. Será tarde na infecção quando os sintomas aparecerem acima do solo, como folhas amareladas ou falta de crescimento.
Muitas doenças nas raízes ocorrem devido a excesso de umidade. Árvores frutíferas não gostam de solo encharcado e apreciam solo bem drenado para desempenharem seu melhor.
Doenças em Árvores Frutíferas no Final do Verão
Não é o fim do mundo se sua árvore frutífera tiver uma doença. Existem maneiras de mitigar e prevenir o patógeno para que ele não volte a ocorrer. A melhor maneira de saber o que está acontecendo é verificar recursos locais, como os de universidades locais, para ver quais doenças são comuns em sua região.
Alguns patógenos se espalham pelos EUA. Fique atento a esses comuns em suas árvores de pêssego, pera, maçã, ameixa, cereja e frutas tropicais.
Sarna da Maçã
Brisas quentes carregam esporos para novos crescimentos tenros.
A sarna da maçã afeta maçãs em regiões onde são uma cultura comercial. Ela causa manchas pretas nas folhas primeiro, depois você notará as manchas se espalhando para as maçãs. As manchas aumentam, racham e algumas podem se abrir para expor a polpa sob a casca.
A sarna da maçã se espalha através de folhas infectadas no ano anterior. Elas liberam esporos quando o clima esquenta e se espalham para a folhagem fresca da primavera. A doença piora com o tempo, e os sintomas são mais perceptíveis no final do verão e outono.
Podridão Parda
Pedaços podres deixados para trás podem alimentar problemas no próximo ano.
A podridão parda é uma condição que afeta frutas de caroço. Cerejas, ameixas, damascos e pêssegos são todos suscetíveis. Ela se espalha lentamente ao longo da estação de crescimento.
A podridão parda começa quando esporos pousam nas flores durante condições chuvosas. Eles crescem e se espalham, causando a morte de brotos na árvore. Os brotos permanecem e espalham esporos para o fruto, que começa a apodrecer e ficar marrom.
Remover o fruto podre é a melhor maneira de evitar que a doença se espalhe. Não deixe que ele fique na árvore, ou espalhará esporos fúngicos no próximo ano para flores e frutos frescos.
Mancha de Mosca
Pontos frequentemente aparecem após chuvas de verão espalharem esporos.
A mancha de mosca é uma condição fúngica que não é um grande problema. É feia, claro, mas não afeta a qualidade do fruto. É uma doença de maçãs e se espalha quando o clima é quente e úmido.
A água da chuva espalha os esporos na casca das maçãs. Ela se espalha a partir de cascas, frutos e folhas infectadas do ano anterior. Limpeza regular do jardim e poda adequada podem ajudar a mitigar a doença.
Se a mancha de mosca ocorrer, você pode cortá-la do fruto ou comê-la. Não é prejudicial e não apodrecerá o interior das suas maçãs. Também pode infectar uvas e peras em áreas onde é comum.
Mancha Foliar
Mesmo árvores saudáveis podem mostrar folhas manchadas ocasionalmente.
Tanto bactérias quanto fungos causam doenças de mancha foliar em árvores frutíferas. Elas geralmente são inofensivas, embora possam causar desfolhamento em casos extremos. Detritos do ano anterior espalham as doenças para as árvores frutíferas quando o clima esquenta.
Remova detritos do seu jardim à medida que caem e pode folhas infectadas se a condição se agravar. As árvores frutíferas tolerarão a mancha foliar bacteriana, embora o tipo fúngico cause amarelecimento da folhagem e queda das folhas à medida que se espalha.
Enrolamento das Folhas do Pessegueiro
Tons de laranja e vermelho aparecem muito antes do esperado.
O enrolamento das folhas do pessegueiro é o terror da existência de um cultivador de pêssegos! É comum em regiões úmidas ao redor da Costa Leste e do Noroeste do Pacífico. Folhas abertas e saudáveis enrolam-se em rolos apertados e ficam crocantes. Algumas mudam de verde para laranja e vermelho.
Tente cultivar variedades resistentes se o enrolamento das folhas do pessegueiro for comum em sua região. Plante cultivares como ‘Avalon Pride’, ‘Betty Elberta’, ‘Frost’ e ‘Harken’.
Oídio
Manchas brancas e felpudas aparecem nas folhas após a chuva.
O oídio é incrivelmente comum! Não é apenas uma praga de árvores frutíferas; infecta lilases, abóboras e uma ampla variedade de outras culturas e plantas ornamentais.
Esta doença é do tipo fúngico que causa crescimento branco e felpudo nas folhas e frutos. Ela se espalha em clima quente e úmido a partir de folhas e caules infectados da estação de crescimento anterior. Impedir que se espalhe mantendo o jardim limpo a cada outono e primavera.
Podridão Radicular
Solo encharcado convida problemas para raízes cansadas.
Podridão radicular por Phytophthora e podridão da coroa são os dois tipos comuns de podridão radicular, embora existam muitos outros que afetam árvores frutíferas e outras culturas. Elas se espalham quando o solo fica encharcado e quando tem drenagem inadequada.
A infecção se espalha quando o solo está úmido, mas seus sintomas se tornam evidentes quando o clima esquenta no final do verão. Folhas amarelas, brotos morrendo e raízes amolecidas tornam-se mais comuns à medida que a condição piora.
Mancha Fumagina
Manchas empoeiradas aparecem quando as árvores ficam muito úmidas.
A mancha fumagina, como a mancha de mosca, é uma condição de superfície que afeta a casca das maçãs no final do verão. Também prejudica peras e maçãs silvestres em alguns casos. Você notará um filme empoeirado que se forma na casca do fruto.
Ao contrário da mancha de mosca, a mancha fumagina é fácil de remover. Esfregue com um pano ou toalha de papel para se livrar dela. Para evitá-la, diminua a umidade no dossel da árvore com poda anual.
Prevenção e Manejo
Com hábitos de jardinagem saudáveis e regulares, é fácil reduzir a prevalência de doenças em seu pomar. Limpar o jardim não é como limpar dentro de casa! É um pouco diferente.
Limpar Detritos
Remover folhas mortas impede que esporos se espalhem rapidamente.
Detritos de jardim, como folhas, caules mortos e frutos caídos, acumulam-se à medida que caem. Eles persistem no solo e fomentam esporos e bactérias. Limpar os detritos é útil para evitar que doenças em árvores frutíferas se acumulem no pomar.
Coloque os detritos em uma pilha de compostagem quente para decompor quaisquer patógenos possíveis, ou enterre-os profundamente sob um pé de solo longe das árvores. Se você não tiver espaço no seu quintal, descarte a matéria orgânica em uma lixeira de resíduos verdes ou de compostagem para coleta municipal.
Poda dos 3 D’s
Corte madeira morta para manter as árvores felizes.
Os três D’s são importantes para cultivadores de pomares frutíferos. Este termo refere-se a doentes, danificados e madeira morta. Remova os três D’s prontamente para evitar que doenças se espalhem.
A maioria das árvores frutíferas se beneficia de poda anual no final do inverno e início da primavera. Remova os três D’s, depois decida quais galhos podar. Abra o dossel, reduza a altura dos líderes e aumente o fluxo de ar nos galhos com técnicas de poda inteligentes.
Adicionar Cobertura Morta
Cavacos de madeira e palha são ótimos protetores de jardim.
A cobertura morta é um componente importante de um jardim saudável. Coberturas como composto protegem e alimentam o solo. Elas consistem em matéria orgânica que fomenta minhocas e microrganismos benéficos.
Quanto mais saudáveis suas árvores forem, mais provavelmente elas resistirão às pressões das doenças em árvores frutíferas. O composto é a melhor cobertura morta, mas muitas outras também funcionam bem. Experimente mofo de folhas, cavacos de madeira ou palha em seu pomar.
Ao adicionar cobertura morta, coloque uma camada de dois a três polegadas de espessura do material sobre o solo. Regue, depois mantenha úmido para ajudar a decompor no solo.