Uma das primeiras coisas que fizemos nesta primavera em nossa nova propriedade foi plantar algumas árvores frutíferas jovens. Mas, como nosso novo terreno era principalmente areia com muito pouca fertilidade, optamos por canteiros elevados para ajustar o nível de nutrientes e mantê-las regadas enquanto se estabeleciam.
Não descarte seu jardim de produzir frutas deliciosas e sazonais só porque você tem solo de baixa qualidade. Canteiros elevados são uma excelente opção para árvores frutíferas! De cerejas a limões, pêssegos e tudo mais, podemos ajudá-lo a produzir frutas em casa com a ajuda de técnicas adequadas de poda, emendas de solo e cuidados no inverno.
Vamos discutir como cultivar melhor árvores frutíferas em canteiros elevados.
Selecione a Variedade Certa
Embora muitas árvores frutíferas cresçam facilmente em canteiros elevados, aquelas que atingem mais de 6 metros de altura e largura podem não ser a melhor escolha. Conheça seu espaço e escolha variedades que se encaixem no seu jardim e estilo de vida. Considere variedades anãs se você tem um espaço pequeno e selecione uma árvore com necessidades de pH próximas ao seu solo nativo.
Variedades que Adoramos
As árvores de tangerina prosperam em canteiros elevados com bastante sol.
A ‘Elberta Peach Tree’, às vezes chamada de ‘Early Elberta’, é conhecida por seus frutos precoces, resistência ao frio, resistência a doenças e extrema suculência. Tem status de herança desde a década de 1870, e sua resistência a insetos a torna ideal para produtores orgânicos. Além disso, você terá frutos no primeiro ano! A ‘Elberta’ pode crescer até 4,5 metros com poda adequada e desempenha melhor nas zonas USDA 5 a 9.
‘Improved Meyer Lemon Tree’ é perfeita para cultivo em pátios, canteiros elevados e vasos. Alcançará uma altura madura de 1,5 a 3,6 metros se não for podada. Produtores de clima quente terão sucesso com limões tropicais; produtores em regiões mais frias que a Zona 8 do USDA devem manter a árvore dentro de casa. Certas áreas da Zona 8 devem trazer a árvore para dentro durante os invernos frios. Garanta um suprimento adequado de micronutrientes como zinco, ferro e manganês para manter o crescimento saudável.
‘Lapins Cherry Tree’ é linda durante todo o ano, com flores perfumadas e frutos de alta qualidade no verão. Chegará da Dr. Jardim enxertada em porta-enxerto Mazzard, o que lhe confere mais tolerância ao frio e vigor. Não é necessária uma segunda cerejeira para polinização. Regue bem e aplique generosamente cobertura orgânica para suprimir ervas daninhas e ajudar o solo a reter a umidade.
‘Chicago Hardy Figs’ são resistentes nas zonas USDA 5 e 6 em vasos e com proteção adicional no inverno. Garanta que o solo seja ligeiramente ácido. Pode lidar com sombra parcial em climas mais quentes. Alimente esta figueira com um fertilizante granular de liberação lenta e bem equilibrado na primavera e no meio do verão para obter os melhores resultados.
‘Dwarf Cavendish Bananas’ são de baixa manutenção e crescem sem muita interação em regiões quentes. Permanecem curtas o suficiente para que canteiros elevados sejam uma ótima opção. Produtores em zonas USDA mais frias que a Zona 8 podem mantê-las dentro de casa em vasos com as condições certas.
Selecione Seu Canteiro Elevado
Canteiros elevados de metal adicionam apelo estético duradouro e durabilidade.
Talvez tão importante quanto selecionar a variedade certa, escolher o canteiro elevado correto refletirá no sucesso das suas árvores frutíferas. Antes de combinar seu canteiro elevado com sua árvore frutífera, verifique as especificações para largura madura e profundidade de plantio sugerida. A Dr. Jardim oferece canteiros elevados de metal Birdies e canteiros elevados de cedro em várias formas, cores e tamanhos.
Quanto mais alto o canteiro elevado, menos você terá que se abaixar e dobrar inicialmente quando a árvore for jovem, mas considere a altura madura e como você o preencherá antes de plantar.
Escolha um Local
Escolha um local ensolarado e bem regado para um crescimento ideal.
Antes de preencher um canteiro elevado com materiais orgânicos, solo e composto, encontre o local ensolarado perfeito no seu quintal. Garanta que receba sol pleno por pelo menos seis horas diárias, longe de edifícios altos e árvores que possam lançar sombras, idealmente voltado para o sul para exposição solar ideal. Coloque-o onde a água seja facilmente acessível.
Considere o que pode ser plantado nas proximidades nos próximos anos, pois as árvores frutíferas devem permanecer no lugar uma vez plantadas. Embora as árvores frutíferas possam ser transplantadas, há mais risco envolvido do que quando são jovens.
Prepare o Solo
Forneça solo bem drenado e rico em nutrientes para um crescimento saudável das plantas.
Todas as plantas dependem do solo e dos jardineiros para nutrientes e água. As árvores frutíferas requerem solo poroso, arenoso, argiloso, bem drenado e com boa permeabilidade.
Ao preencher seu canteiro elevado, adicione emendas necessárias para fornecer à sua árvore frutífera os nutrientes de que ela precisa. Se estiver usando matéria orgânica como troncos e aparas de grama sob composto e solo para vasos, esteja preparado para adicionar mais por cima à medida que a matéria se decompõe e afunda.
Ajuste o pH
Teste o pH do solo para garantir o crescimento ideal das árvores frutíferas.
Sempre teste seu solo antes de fertilizar árvores frutíferas, pois muitas são sensíveis aos níveis de pH e têm requisitos específicos para um crescimento adequado e produção de frutos. A maioria das árvores frutíferas prospera em níveis de pH entre 6,0 e 7,5. Esses níveis permitirão que elas absorvam nutrientes e produzam bons rendimentos adequadamente.
Irrigue Consistentemente
Mantenha o solo úmido e regue profundamente para apoiar um crescimento saudável.
Regue de forma que os oito a dez centímetros superiores do solo ao redor da sua árvore estejam úmidos, cerca de uma polegada a cada semana ou dez dias. Não permita que mudas novas sequem entre as sessões de rega, pois isso pode prejudicar seu crescimento e desenvolvimento das raízes. Métodos de rega profunda serão os melhores para que a água vá diretamente para as raízes. Mantenha o tronco, folhas e galhos secos para reduzir o risco de doenças fúngicas.
Fertilize
Aplique fertilizante na primavera e pare até o final de julho.
Fertilize novas árvores no momento do plantio após realizar um teste de solo. Árvores estabelecidas responderão bem a fertilizantes granulares, de liberação lenta e bem equilibrados. A Extensão da Universidade Estadual de Iowa recomenda aplicar 1/10 de libra de nitrogênio real por ano de idade da árvore e uma alimentação 10-10-10 uniformemente distribuída.
Fertilize na primavera antes que os botões se abram e pare a fertilização até o final de julho para que possam se preparar para o inverno e desacelerar o crescimento. O novo crescimento é vulnerável a danos no inverno, então evite promovê-lo.
Transplante
Plante árvores antes que elas brotem para reduzir o estresse do transplante.
Todas as plantas têm condições ideais que lhes permitem prosperar, e como você provavelmente já ouviu antes, sua zona de cultivo e a variedade que você escolher afetarão o tempo de plantio recomendado. Complete os plantios de primavera antes que as árvores em sua região comecem a formar folhas. Para evitar estresse desnecessário, estabeleça a árvore em seu novo lar antes que ela naturalmente saia da dormência.
Se a árvore que você está prestes a transplantar esteve ao ar livre em sua área por algum tempo, ela está devidamente aclimatada e segura para transplantar.
Prepare o local umedecendo o solo e cavando um buraco tão grande quanto recomendado para o tipo que você está transplantando. Emendas e composto podem ser misturados neste momento, se necessário. Regue a árvore antes de transplantar para evitar choque de transplante.
Se você estiver plantando árvores de raiz nua, que são apenas uma árvore em seu estado dormente, o tempo é crucial para seu sucesso—complete os plantios de árvores de raiz nua no outono após o calor extremo do verão, mas semanas antes de uma geada. Os plantios de outono geralmente ocorrem em outubro e novembro, dependendo da sua zona de cultivo USDA.
Espaçamento
Espaçe-as bem para garantir que cresçam saudáveis e fortes.
Observe as especificações das variedades que você escolheu e, antes de plantá-las, garanta que cada árvore terá espaço para crescer até sua largura madura total sem ser sufocada por suas vizinhas. Cada uma deve ter acesso a luz solar adequada, água e nutrientes, então considere a competição que pode ocorrer quando estão muito próximas. Embora você possa realocar árvores, o processo pode causar estresse prejudicial, então é melhor plantá-las uma vez, onde permanecerão por toda a vida.
Crie um mini pomar plantando árvores a uma distância de quatro a cinco pés. Mantenha-as podadas para permitir que a luz solar penetre e reduza a pressão de doenças.
Controle as Ervas Daninhas
Limpe as ervas daninhas e cubra o solo para dar às mudas um bom começo.
Muitas árvores frutíferas têm sistemas radiculares rasos e horizontais que não competem bem com ervas daninhas. Limpe o espaço antes de plantar para garantir que elas não precisem trabalhar muito para encontrar a água, luz solar e nutrientes de que precisam.
Se você já teve problemas com ervas daninhas neste canteiro elevado, use tiras de uma lona de silagem para suprimir as sementes de ervas daninhas anuais de germinar. Mantenha o solo coberto por até 12 meses para uma área perfeitamente livre de ervas daninhas antes de plantar. Cercas metálicas para árvores ajudarão a manter as ervas daninhas afastadas e permitirão que a água infiltre nas raízes.
Proteção contra Pragas
Proteja a folhagem e os troncos com métodos orgânicos e proteções para um crescimento saudável.
De moscas-brancas, besouros japoneses, pulgões, mariposas e lagartas, as pragas podem certamente ser um incômodo. Até mesmo toupeiras, veados e coelhos podem atacar suas mudas jovens, causando danos suficientes para causar a morte. Protetores de tronco de plástico e malha protegem o tronco e a base de animais famintos.
Se o dano for cosmético, considere métodos orgânicos como armadilhas pegajosas, pimenta caiena polvilhada na base ou um spray caseiro com sal Epsom, melaço e iogurte. As frutas são muito procuradas, mas você pode cultivá-las sem pesticidas!
Aqui estão alguns outros métodos orgânicos para várias árvores frutíferas:
- Aplique óleo dormente ou de neem em macieiras e pereiras para afastar mariposas, pulgões, lesmas e besouros japoneses.
- Atraia joaninhas e crisopídeos plantando milefólio, hortelã, calêndulas, calêndula, cosmos e girassóis nas proximidades para ajudar a controlar pulgões e outras pragas que podem se alimentar de seus pessegueiros.
- Proteja suas cerejeiras de pássaros e besouros japoneses com redes bem tecidas.
- Polvilhe argila caulinita em ameixeiras para evitar danos do temido curculio da ameixa. Remova imediatamente frutas caídas ou doentes que possam levar a mais pragas. Armadilhas de feromônio nas proximidades podem interromper os padrões de acasalamento padrão e confundir pragas em busca de um parceiro.
- Pendure armadilhas pegajosas ao redor para capturar convidados indesejados e substitua-as frequentemente. Observe que essas armadilhas também matarão insetos polinizadores.
- Selecione variedades de pêssego resistentes a doenças e pragas, como a deliciosa e resistente herança ‘Elberta’.
Em seguida, discutiremos diferentes doenças que podem ocorrer em árvores frutíferas, que causam danos cosméticos, versus aquelas que podem causar a morte em um pomar jovem.
Controle de Doenças
Há um ótimo conjunto de letras em uma velha música do Counting Crows que diz assim: “Ei, fazendeiro, fazendeiro, guarde seu DDT. Não me importo com manchas nas minhas maçãs. Deixe-me os pássaros e as abelhas, por favor!”
Aqui estão algumas doenças de árvores frutíferas para ficar de olho.
Cancro Bacteriano
Previna o cancro bacteriano podando, evitando ferimentos e controlando ervas daninhas.
Essa doença prejudicial se espalha rapidamente através de gotas de água, vento e insetos. As bactérias Pseudomonas syringae pv. syringae (Pss) e P. syringae pv. mors-prunorum (Psm) são a causa. O cancro bacteriano é mais comum em cerejas doces jovens, ameixas e ameixas secas. Pode infectar ervas daninhas próximas, então fique atento aos sinais.
Sintomas do cancro bacteriano incluem:
- Buracos nas folhas
- Manchas afundadas na casca
- Manchas circulares que se tornam marrons e necróticas e começam a exsudar
A prevenção é crucial nessa doença, e manter seu pomar saudável é sua melhor chance de mantê-la sob controle. Pode no outono, evite ferimentos e controle ervas daninhas.
Sarna da Maçã
Previna doenças fúngicas usando fungicidas ou variedades resistentes a doenças.
A sarna da maçã causa manchas escuras e lesões na carne externa das maçãs, com sintomas ocorrendo principalmente na primavera e no verão. O fungo Venturia inaequalis causa sintomas em folhas, flores e frutos.
Também pode causar desfolhação, deixando a árvore vulnerável a outras doenças. O fungo hiberna em folhas caídas e detritos do jardim. Os esporos viajam na chuva, vento e orvalho da primavera. O fungo então produz uma segunda rodada de esporos chamados conídios. Fungicidas pulverizados no momento certo podem controlar a doença, ou você pode plantar variedades mais novas e resistentes a doenças.
Oídio
Previna a disseminação do fungo podando e removendo plantas infectadas.
O oídio (PM) afeta pêssegos, uvas, peras, maçãs e frutas vermelhas. O fungo Podosphaera leucotricha pode sobreviver em ervas daninhas e culturas vegetais que você também pode ter. PM se desenvolve em condições quentes e secas e não requer umidade para se espalhar.
Se o PM não for tratado, você verá uma redução nas flores, que podem estrangular ou abortar. Os frutos podem ficar enferrujados e a longevidade da planta diminuirá. Remova hospedeiros infectados da área e pode adequadamente para abrir o dossel e prevenir o PM. Estudos mostram que essas práticas culturais e aplicações de fungicidas reduzem significativamente a incidência da doença em maçãs.
Enrolamento da Folha do Pessegueiro
Proteja contra doenças f