Maçãs, pêssegos e peras, oh meu! O que fazer com essas maravilhosas árvores frutíferas agora que o clima está agradável o suficiente para trabalhar de verdade no jardim? As árvores frutíferas não precisam de muito trabalho no outono, mas há algumas coisas que você pode fazer para ajudá-las a enfrentar o frio melhor.
Por sorte, o outono é uma ótima época para plantar muitas árvores frutíferas. Se você estava pensando em adicionar uma ou mais, ficará feliz em saber que pode começar agora. Não precisa esperar até a primavera!
Vamos discutir sobre árvores frutíferas plantadas no outono e os cuidados que você deve dar às suas árvores já estabelecidas. Este não é o momento para fazer grandes mudanças, mas um pouco de renovação e suporte manterá suas árvores seguras e saudáveis durante o inverno.
Plantio
Plante árvores em clima fresco para um crescimento radicular ideal.
Não quero gastar muito tempo falando sobre plantio, mas farei um breve resumo e colocarei links para guias de plantio extensivos. Esses guias fornecerão tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tipos de árvores.
A principal coisa a lembrar é esperar até que o clima esfrie. Mas não espere tanto que sua planta não tenha tempo de estabelecer raízes antes de uma geada forte. Esse tempo varia dependendo da sua zona climática.
Nas Zonas 2 e 3, recomendo esperar até a primavera. Já é tarde demais no ano para plantar qualquer coisa. Nas Zonas 4 a 7, comece em setembro ou início de outubro.
Na Zona 8, você pode começar na mesma época, a menos que seja um ano particularmente quente. Aqui na Zona 9 e ao sul, ainda está bem quente. Você pode esperar, mas deve conseguir plantar em outubro, desde que, novamente, não esteja incomumente quente.
As raízes das árvores crescem melhor em solo acima de 10°C (50°F). O solo quente e o ar mais fresco no outono fazem dessa uma época surpreendentemente boa para plantar muitas perenes e árvores sempre-verdes. Quando a planta não está estressada pelo calor, suas raízes podem crescer bem nesse solo quente.
Algumas árvores que são boas para plantar no outono incluem:
- Cítricos: Laranjas, limões, limas e toranjas são sempre-verdes. São resistentes e geralmente fáceis de cuidar.
- Frutas de caroço: Ameixas, cerejas, pêssegos e damascos florescem lindamente na primavera. Plante-os no outono, e você poderá desfrutar de algumas flores no primeiro ano.
- Tropicais: Goiaba, mamão, kiwi, lichia e abacate podem ser plantados no outono em climas sem geada. Isso é ideal, pois lhes dá mais tempo para se ajustar antes do calor do verão.
- Outras frutas: Maçãs, peras, figos e, realmente, a maioria das outras frutas que você pode pensar são boas para plantar no outono. Basta cronometrar corretamente para o seu clima, e elas devem ficar bem.
Diretrizes gerais de plantio:
Cave um buraco tão profundo quanto o torrão e três vezes mais largo. Isso afrouxa o solo, facilitando o desenvolvimento das raízes. Mergulhe o torrão antes de plantar para tornar as raízes flexíveis e reduzir o estresse do transplante.
Se você encontrar raízes enroladas, solte-as suavemente. Posicione a árvore no buraco preparado de modo que o torrão fique na superfície do solo ao redor. Não enterre o tronco; ele deve ficar bem no topo do solo ou ligeiramente elevado. Se você estiver transplantando uma árvore de raiz nua, mantenha o enxerto alguns centímetros acima da superfície do solo.
Preencha o buraco com o solo nativo e qualquer emenda que você escolher adicionar. Composto ou esterco se decomporão durante o inverno e aumentarão os nutrientes quando a árvore sair da dormência.
Regue profundamente sua árvore recém-plantada para incentivar raízes profundas, encharcando o solo. Adicione uma camada espessa de cobertura morta por cima, deixando cerca de cinco centímetros entre a cobertura morta e o tronco. Estaqueie a árvore para suporte e, em seguida, regue diariamente por duas semanas, diminuindo gradualmente a frequência até que a árvore comece a entrar em dormência.
Cuidados com Árvores Frutíferas Estabelecidas
Vamos seguir em frente e olhar para aquelas árvores frutíferas estabelecidas. Elas precisam de um pouco de amor no outono, mas não tanto que pensem que devem começar a crescer muito. O novo crescimento é mais vulnerável à geada, então queremos minimizar isso.
Rega
Regue profundamente após a queda das folhas para fortalecer as raízes no inverno.
Você deve diminuir a rega das árvores frutíferas no início do outono, exceto para árvores recém-plantadas. A rega aumenta o crescimento, e esse novo crescimento é suscetível a danos por geada. O outono geralmente é uma estação chuvosa, então deixe a chuva fazer a rega e tire uma folga para você.
Uma vez que as folhas caem e a árvore entra em dormência, regue profundamente o solo ao redor do tronco. Isso incentivará o crescimento das raízes, tornando-as mais fortes durante o inverno. Se o seu inverno tiver geadas repentinas, tente regar profundamente antes da geada para isolar as raízes. No inverno, as árvores podem ficar de quatro a seis semanas sem água, então você não precisará se preocupar tanto com a rega.
Colheita
Colha frutas maduras quando se soltarem facilmente dos galhos.
Dependendo do tipo de árvore, você pode estar se aproximando da época de colheita. Maçãs, peras, figos e caquis, para citar alguns, devem estar se aproximando da maturidade, se já não estiverem.
A maioria das frutas se solta facilmente do galho quando estão maduras, mas algumas requerem remoção com tesouras sanitizadas. Determine com que tipo de árvore você está lidando. As peras estão prontas para a colheita quando o pescoço cede ligeiramente. Antes de colher figos, deixe-os atingir sua cor madura.
Os caquis amolecem ligeiramente quando estão maduros. Os frutos cítricos geralmente amadurecem no inverno, e uma tesoura de mão pode ser útil. Vários tipos de frutas maduras permanecerão frescos por mais tempo se você mantê-los na geladeira, mas alguns tipos se saem melhor quando armazenados em temperatura ambiente.
Limpeza
As folhas caídas enriquecem o solo naturalmente, mas a limpeza ajuda a prevenir pragas.
Existem duas escolas de pensamento em relação ao manuseio das folhas caídas ao redor da base das árvores no outono. Se, no reino da natureza versus cuidado, você tende a inclinar-se para a natureza, pode querer deixar essas folhas em paz.
Deixar as folhas caídas tem certos benefícios para a árvore. As folhas se decompõem e devolvem nutrientes ao solo. Isso é o que acontece com as árvores decíduas na natureza, então, em geral, é benéfico.
Se você acha que o cuidado é importante para maximizar a produção e a saúde da árvore, a limpeza pode ser sua preferência. Não é ruim fazer isso; você sempre pode entrar mais tarde e cobrir o solo com outra matéria orgânica. Isso serve a um propósito semelhante.
Deixar detritos sob suas árvores pode levar a pragas e doenças. Fungos adoram crescer em folhas caídas, então você pode ter problemas se tiver um outono chuvoso. As pragas também gostam de se aninhar nessas pilhas. Em situações onde doenças estiveram presentes, é melhor recolher as folhas.
Você não precisa descartar folhas saudáveis se quiser limpar sob suas árvores, mas não quer desperdiçar aquele bom composto de folhas orgânicas. Você pode recolhê-las em uma pilha em um espaço separado e aplicá-las em seus canteiros anuais vazios para nutrir o solo. Elas também podem ser compostadas.
Fertilizantes e Emendas de Solo
Evite nitrogênio no outono e foque em nutrientes equilibrados e composto.
A fertilização no outono requer uma abordagem sutil. Embora esta seja uma boa época para usar certos tipos de fertilizantes ou emendas, você também deve evitar alguns. Certas árvores requerem fertilização no outono, e outras não. Certifique-se de conhecer as necessidades de suas árvores antes de fertilizar.
A principal coisa a evitar no outono é o nitrogênio. O nitrogênio fará com que sua planta cresça com novos brotos. Esse novo crescimento é tenro e mais suscetível a danos por geada. Você quer que sua madeira esteja o mais madura possível ao entrar em dormência.
Outras práticas de fertilização e emenda são perfeitamente aceitáveis nesta época. O outono é uma boa época para realizar um teste de solo para determinar o que está faltando e se o pH está correto. Corrigir o pH ajudará sua árvore a absorver os nutrientes certos.
Sinta-se à vontade para aplicar fertilizantes de fósforo e potássio durante esta época, mas use menos do que usaria em outras épocas do ano. Se o seu teste de solo mostrar que o solo carece de outros nutrientes como ferro, magnésio e zinco, esta é uma boa época para emendar o solo com esses nutrientes. Novamente, o tipo de árvore importa aqui.
Composto orgânico ou esterco é a exceção à regra do nitrogênio. Essas emendas contêm uma quantidade significativa de nitrogênio, mas se decompõem lentamente.
É uma ótima ideia cobrir o solo acima das raízes antes do inverno. Basta adicionar uma camada de material orgânico ao redor do tronco até a linha de gotejamento. Quando a árvore acordar na primavera, estará pronta para usar.
Poda
Adie a poda principal, pois pode tornar as árvores vulneráveis a danos no inverno.
A poda, como o fertilizante rico em nitrogênio, também incentivará o novo crescimento. Nós não queremos isso no outono porque isso torna esse crescimento e a árvore como um todo mais vulneráveis ao frio.
As árvores fazem algo muito interessante no outono, o que as ajuda a crescer da maneira certa na hora certa. No outono, elas ativamente retiram nutrientes de suas folhas de volta para o tronco e raízes, armazenando essa energia para um crescimento vigoroso na primavera.
Armazenar esses nutrientes no tronco e nas raízes ajuda a planta a sobreviver ao frio do inverno. Podar agora fará duas coisas: removerá muitas folhas e privará a árvore desses preciosos nutrientes. Também pode causar um surto de novo crescimento tenro.
Ambos os eventos enfraquecerão a árvore bem antes de ela ter que sobreviver a temperaturas congelantes. Adicione a fotossíntese reduzida causada por dias mais curtos, e essa árvore terá muito com o que lidar.
Reserve sua poda principal para o final do inverno ou início da primavera. Logo antes de a árvore sair da dormência é o ideal. Por enquanto, faça apenas uma pequena limpeza. Remova quaisquer galhos mortos ou danificados. Você também pode remover brotos nesta época. Corte-os o mais próximo possível do solo.
Controle de Pragas
Aplique terra de diatomáceas e inspecione pragas para prevenir infestações.
Muitas pragas morrem no inverno, ou elas ou suas larvas hibernam no solo. Essas podem ser controladas culturalmente através da remoção de detritos. Inspecione sua folhagem e galhos em busca de sinais de infestação de pragas. Se você estiver preocupado com insetos hibernando na casca, pode usar um lavagem ou óleo dormente para tratar o tronco e os galhos. Esses sufocam os insetos e previnem um ressurgimento no outono.
Estacamento e Suporte
Árvores recém-plantadas ou inclinadas podem precisar de suporte temporário de estacas.
Se você as plantou corretamente, árvores estabelecidas não devem precisar de estacas. Na verdade, isso pode ser prejudicial, causando desenvolvimento fraco das raízes. Existem algumas condições sob as quais você deve estacar, então vamos abordá-las.
Árvores recém-plantadas, especialmente aquelas com raízes nuas, precisam de estacas para este primeiro inverno. Se sua árvore estiver inclinada, essa é outra razão para apoiá-la. Isso ajudará a árvore a se endireitar durante o inverno.
Às vezes, árvores jovens e pesadas, especialmente as jovens, se beneficiam de estacas. Árvores jovens se beneficiarão de estacas se você viver em uma área ventosa ou com solo solto ou arenoso. Exemplares maduros e saudáveis não precisarão disso.
Como fazer:
- Encontre duas ou três estacas. Elas podem ser de metal ou madeira. Pressione o tronco com a mão para ver se ele balança para frente e para trás. Se balançar, provavelmente precisa de estacas.
- Determine a direção do vento predominante e coloque as estacas para apoiar o tronco em ambos os lados contra o vento. Se necessário, uma terceira estaca pode ser usada, mas duas geralmente fazem o trabalho.
- Prenda o tronco às estacas usando um material macio, como tiras de árvore ou tiras de lona. Pedaços de uma mangueira velha podem ser usados para prender a árvore sem cortá-la com arame. Ela deve ser capaz de balançar naturalmente; não a prenda muito apertado.
- Na primavera, remova as estacas ao entrar em uma nova estação de crescimento. Você pode deixá-las por mais uma estação se não parecer ancorada. Apenas certifique-se de que suas estacas não cortem o tronco.
Proteção
Aplique cobertura morta para aquecer e melhorar a saúde do solo.
A cobertura morta é quase sempre uma boa ideia quando se trata de oferecer proteção extra contra o frio. Aplicar uma camada espessa de cobertura morta sobre as raízes isolará o solo, protegendo as raízes de flutuações extremas de temperatura.
A cobertura morta também alimenta o solo. Com o tempo, a cobertura morta se decompõe e se incorpora ao solo, adicionando material orgânico e nutrientes que ajudam a alimentar a árvore. Escolha uma cobertura morta que não contenha corantes ou outros produtos químicos. Eu gosto de usar cobertura de casca de pinheiro porque ela diminui o pH à medida que se decompõe.
Troncos de árvores jovens podem ser suscetíveis a queimaduras solares durante o inverno. Sem seu dossel de sombra, o sol é mais intenso na casca. Uma maneira de proteger o tronco é pintá-lo com uma solução de uma parte de tinta látex branca e uma parte de água. Isso protege e reflete a luz.
Outras opções menos permanentes incluem envolver o tronco com papel alumínio ou protetores plásticos. Eu não gosto muito da aparência de árvores pintadas, então opto por protetores removíveis. Certifique-se de removê-los na primavera para que os insetos não os transformem em um local de reprodução.
Isso é toda a proteção que suas árvores precisarão. Árvores frutíferas que são resistentes na sua zona não devem precisar de proteção adicional. Apenas certifique-se de escolher cultivares que se saiam bem no seu clima, e elas estarão florescendo novamente em pouco tempo!
Principais Conclusões
Preparar suas árvores frutíferas para o inverno ajudará a suportar uma colheita saudável no próximo ano. Dando-lhes um pouco de atenção agora, você pode fazer muito bem. Árvores bem cuidadas desenvolvem raízes fortes, e raízes fortes fazem plantas fortes.