Seus Morangos Estão Morrendo?
Seus morangos estão morrendo ou apenas parecem estar? Morangos crescem de maneira diferente dependendo do tipo. Alguns podem parecer estar morrendo após a frutificação na primavera, enquanto outros devem manter suas folhas verdes e continuar produzindo durante o verão.
Como tratar seu canteiro de morangos morrendo depende do tipo. Você vai querer usar métodos de poda severa em tipos de junho e medidas menos extremas em morangos sempre-vivos e neutros ao dia. Modificar sua renovação de acordo com o tipo é a melhor maneira de incentivar plantas saudáveis com frutos suculentos.
Se seu canteiro de morangos está, de fato, morrendo, vamos explorar as razões pelas quais isso pode acontecer no verão. Felizmente, você pode salvar suas plantas se elas não estiverem completamente mortas. Morangos se recuperam quando você lhes dá cuidados adequados e um pouco de amor.
Conheça Seu Tipo de Morango
Algumas variedades frutificam duas vezes, proporcionando surpresas no verão.
Existem três tipos de canteiros de morango:
- Junho
- Sempre-vivos
- Neutros ao dia
Um morango de junho produz seus frutos de uma vez por volta do mês de junho. Em seguida, ele acumula energia para o próximo ano. Também começa a crescer estolhos com pequenas mudas nas pontas. Essas mudas formam plantas filhas quando enraízam no solo.
Morangos sempre-vivos têm duas janelas de colheita em vez de uma. Eles frutificam em junho e novamente no final do verão. Tendem a produzir menos estolhos do que as variedades de junho.
Morangos neutros ao dia são o tipo favorito de muitos jardineiros. Eles crescem enquanto as temperaturas estão quentes e a luz solar é abundante na primavera, verão e outono. Eles espalham sua produção ao longo das estações, produzindo alguns morangos a cada poucos dias. Eles também param de frutificar se as temperaturas subirem muito ou caírem demais.
Como Renovar um Canteiro de Morangos Morrendo
A renovação é uma técnica que rejuvenesce o vigor do seu canteiro de morangos morrendo. Uma colheita fraca ou em dificuldades pode ser renovada para se tornar saudável e produtiva. Renove morangos de junho e use técnicas diferentes para ajudar variedades sempre-vivas e neutras ao dia.
Junho
Remover a folhagem gasta ajuda a preparar para a próxima temporada.
Plantas de morango de junho são o tipo que você deseja renovar. Elas aceitam bem o processo e duram muitos anos se você as renovar após a floração e frutificação em julho.
Comece colhendo todos os morangos do canteiro morrendo para preparar a área para a renovação.
Duas semanas após sua última colheita, inicie o processo de renovação removendo todas as folhas velhas e caules floridos gastos. O objetivo é remover as folhas cansadas sem prejudicar as coroas dos morangos. As coroas ficam parcialmente no solo e são os pontos de crescimento onde novos caules, estolhos e folhas brotam.
Se você tiver um grande canteiro, considere usar um cortador de grama em uma configuração alta para cortar todas as folhas de uma vez. Você pode usar podadores ou tesouras de cerca viva para aparar canteiros pequenos ou médios. Remova todos os cortes para evitar apodrecimento e pragas no próximo ano.
Após cortar as folhas e removê-las, adicione bastante água e fertilizante para um novo crescimento fresco. Você verá folhas verdes e vigorosas crescerem do canteiro de morangos cortado, e os estolhos preencherão quaisquer espaços vazios com novas plantas.
Sempre-vivos
Não corte muita folhagem ou você arrisca perder frutos.
Você não pode renovar morangos sempre-vivos da mesma maneira que os de junho. Essas plantas precisam de suas folhas durante todo o verão, pois crescerão outra colheita no final da temporada. Você ameaçará a colheita futura se aparar o canteiro de morangos morrendo.
Em vez de renovar morangos sempre-vivos no sentido tradicional, você pode usar algumas técnicas específicas para rejuvenescer seu canteiro morrendo. Comece aparando quaisquer folhas mortas ou doentes. Não remova toda a folhagem, apenas as partes que estão mortas ou doentes.
Evite remover flores ou caules floridos, pois ainda podem estar produzindo frutos. Dê ao seu canteiro em dificuldades bastante água, adicione mulch ao solo exposto e fertilize, se necessário.
Neutros ao dia
Corte folhas mortas suavemente para manter os frutos frescos chegando.
Assim como os morangos sempre-vivos, as variedades neutras ao dia não aceitam bem uma renovação de verão. Se você tiver um canteiro de morangos morrendo cheio de variedades neutras ao dia, você vai querer usar táticas cuidadosas para incentivar um novo crescimento saudável.
Comece colhendo quaisquer frutos maduros. Coma-os frescos ou guarde-os na geladeira para aproveitar mais tarde. Em seguida, pegue seus podadores e corte folhas mortas, morrendo ou doentes. Não remova mais de um terço das folhas totais do canteiro, pois as plantas precisam de alguma folhagem para continuar florescendo e frutificando.
Canteiros de morangos neutros ao dia produzem frutos enquanto o clima é favorável. Devido à sua longa janela de colheita, eles precisam de muitos nutrientes para continuar produzindo morangos. Garanta que o local tenha nutrientes suficientes fertilizando regularmente ou adicionando composto ao solo.
Cuidados Pós-Renovação
Alguns cuidados pós-renovação garantem que seu canteiro de morangos anteriormente morrendo continue a prosperar nas outras estações. Essas plantas frutíferas precisam de rega regular, fertilização e poda para desempenharem seu melhor. Com atenção e manutenção consistentes, você cultivará canteiros bonitos e cheios de vigor.
Regue Regularmente
Solo arenoso precisa de amor extra para reter bem a água.
Essas frutas são cheias de água! Pense quando você morde um morango e vê os sucos fluindo do centro. Esses sucos vêm da água no solo. Para a colheita mais suculenta e deliciosa, regue o solo do canteiro de morangos regularmente para mantê-lo úmido, mas não encharcado.
O tipo de solo em que suas plantas de morango crescem influenciará seus níveis de umidade. Argila densa fica lamacenta e espessa quando molhada e dura e compacta quando seca. A areia drena livremente, independentemente da estação atual. Solos arenosos ficam extremamente secos no verão sem irrigação adicional.
Um solo argiloso bem equilibrado é o melhor tipo para usar em plantas de morango. Eles preferem um pH entre 5,6 e 6,5. Com umidade suficiente e bom solo, eles provavelmente se sairão bem pelo resto do verão.
Verifique os Nutrientes
Fertilize após o início do crescimento para os melhores resultados.
Os níveis de nutrientes são outro fator importante para as colheitas de morango. Esses espécimes frutíferos precisam de nitrogênio para suas folhas e fósforo e potássio para suas raízes, flores e frutos. Existem algumas maneiras diferentes de corrigir o solo.
Minha maneira favorita de fertilizar é com composto. É um material semelhante a mulch que melhora o solo. Ele adiciona matéria orgânica ao solo, fertiliza e é poroso e absorvente. Basta adicionar uma camada de composto de uma a duas polegadas de espessura e regar bem. Você pode adicionar mais para manter a camada na espessura adequada.
Você também pode usar fertilizante em pó, granulado ou líquido. Fique atento a sinais de subfertilização, como folhas amarelas ou verdes pálidas. Fertilize variedades sempre-vivas e neutras ao dia assim que ocorrer um novo crescimento e espere até após a renovação para fertilizar cultivares de junho.
Pode Partes Mortas
Mantenha os caminhos livres aparando estolhos que crescem onde não deveriam.
Folhas com manchas, imperfeições ou marcas fúngicas podem espalhar doenças para canteiros de morango próximos. Em vez de deixá-las se espalharem, use podadores para removê-las prontamente durante o verão. Você também vai querer remover frutos apodrecidos, caules floridos gastos e estolhos que crescem no caminho.
Morangos tendem a perder energia após quatro ou mais anos de produção intensa de frutos. Você precisará plantar uma nova colheita em uma nova área para manter a produção. Nenhuma quantidade de poda ou renovação reiniciará um canteiro de morangos morrendo após esse tempo.
Cuide dos Estolhos
Estolhos espalham naturalmente plantas, perfeitos para cultivar mais canteiros.
Morangos usam estolhos para se reproduzirem assexuadamente. Os caules enraizantes formam clones da planta-mãe na área próxima. Você pode usar esses estolhos a seu favor para promover canteiros saudáveis.
Existem dois principais sistemas para produção de morangos: o sistema de fileira emaranhada e o sistema de colina. Fileiras emaranhadas utilizam estolhos, enquanto sistemas de colina exigem que você corte os estolhos. Esses funcionam melhor em quintais com muito espaço para plantio, pois são técnicas de cultivo no solo.
Em quintais pequenos, use estolhos para propagar novas plantas em vasos ou canteiros elevados. Basta colocar o estolho em um vaso e prender o caule com um palito. O estolho brotará uma nova roseta de morango no vaso, após o que você pode cortar o caule e separar as duas plantas.
Pontos Principais
Fertilizante, água e poda mantêm os morangos produzindo bem. Use os três para manter uma colheita saudável.
Renove cultivares de junho após terminarem de frutificar.
Evite renovar variedades sempre-vivas e neutras ao dia. Elas precisam de suas folhas para crescer frutos no verão.
Um canteiro de morangos declinará após quatro anos ou mais. Rejuvenesça sua colheita plantando novas plantas em um novo local.
Perguntas Frequentes
As flores tendem a desbotar ou murchar quando as temperaturas ficam muito frias ou muito quentes. O calor intenso do verão pode fazer com que as flores já abertas morram. Não se preocupe! Novas brotarão na próxima temporada de frutificação.
A falta de água no verão é a causa mais comum de uma planta de morango morrendo. Garanta que sua colheita tenha umidade consistente, especialmente durante ondas de calor e secas.
Rega consistente, fertilização suficiente e poda rápida são as três principais maneiras de reviver uma planta em dificuldades. Renove cultivares de junho cortando-as após terminarem de frutificar.