Como Propagar Pitaya em 12 Passos

Você está visualizando atualmente Como Propagar Pitaya em 12 Passos

Se você já enraizou uma estaca de erva, então você já sabe como propagar a fruta do dragão. Esta planta pode parecer selvagem e exótica, mas é fácil de clonar e plantar, assim como outras perenes de jardim.

Pitaya, pitahaya ou fruta do dragão são todos apelidos para a mesma planta: um cacto subtropical ou tropical que produz frutos incrivelmente deliciosos, doces e vibrantes. Cultivar sua própria fruta do dragão pode parecer intimidante, mas esta planta é muito vigorosa e fácil de cuidar uma vez estabelecida. Você pode cultivá-la com sucesso ao ar livre em zonas 9 e mais quentes ou usar vasos para movê-la para dentro de casa durante o inverno em zonas mais frias.

Mas primeiro, você deve começar sua deliciosa jornada com estacas! Vamos explorar como você pode facilmente propagar este cacto em casa.

Como Propagar a Fruta do Dragão?

Propague facilmente com seções de caule para um crescimento e rendimento mais rápidos.

A fruta do dragão é melhor propagada por estacas de caule. A propagação por sementes pode levar cinco ou mais anos e pode não produzir variedades verdadeiras. Em contraste, as estacas podem amadurecer dentro de um a dois anos e produzir clones exatos da planta-mãe.

As vinhas crescem naturalmente em seções distintas, tornando fácil cortar um pedaço de vinha do “nó” lenhoso e plantá-lo com segurança no solo. Você também pode fazer estacas de caule carnoso cortando o interior macio da ponta de uma folha. Este último método geralmente requer 12-24 horas de cicatrização para evitar que a parte inferior da estaca apodreça uma vez plantada.

É melhor pegar várias estacas de 7-10 polegadas para maximizar o espaço do seu vaso. Plante-as em uma mistura de solo bem drenado para cactos, enterrando a parte inferior cerca de uma polegada de profundidade. Use uma estaca para manter as estacas eretas e regue regularmente, mas evite o excesso de água.

Coloque em sombra parcial para ajudar a planta a se estabelecer. Após duas a quatro semanas, elas devem estar enraizadas e prontas para serem transplantadas para vasos maiores.

Benefícios da Propagação por Estaca

Cresça mais rápido e de forma confiável com estacas em vez de sementes.

As estacas são a melhor maneira de propagar porque são rápidas, confiáveis e quase infalíveis. As sementes são muito mais demoradas para germinar e cuidar. A propagação vegetativa é a maneira mais barata e fácil de crescer.

A única desvantagem é que você deve ter acesso a uma planta madura de fruta do dragão da cultivar desejada. Se você tem um amigo que cultiva pitaya, então você está pronto para começar! Caso contrário, você pode ter que comprar uma planta envasada de um viveiro e esperar que ela cresça antes de poder pegar estacas.

As sementes podem ser facilmente compradas online, mas podem levar muito tempo para germinar e amadurecer. Sementes frescas (de frutas maduras) podem germinar em apenas alguns dias, mas sementes secas podem levar até oito semanas para brotar!

Além disso, as mudas podem levar até cinco anos para atingir a maturidade e começar a produzir frutos. Isso significa que você nem saberá a verdadeira variedade da planta até provar o primeiro fruto! A maioria de nós está ansiosa para desfrutar deste cacto tropical, então as estacas são a escolha óbvia.

Aqui está uma rápida comparação das diferenças entre cultivar fruta do dragão a partir de estacas vs. sementes:

Estacas
Sementes

A planta amadurece em 1-2 anos
A planta leva mais de 5 anos para amadurecer e começar a frutificar

Enraíza em 2-4 semanas
As sementes germinam em 1-8 semanas

Deve ter acesso a uma planta estabelecida
Pode coletar sementes de frutas ou comprar online

Propagação vegetativa (clonagem)
Propagação sexual (floral)

Clone exato da variedade mãe
Genética desconhecida até a frutificação (devido à polinização cruzada)

Menos diversidade
Mais diversidade

12 Passos para Propagar Fruta do Dragão por Estacas

Não se intimide com a propagação—esta é apenas a palavra científica para clonar uma planta. Estacas são pedaços de vinha que crescem suas próprias raízes quando plantadas no solo. Estacas de caule são usadas para replicar muitas plantas. Contanto que você prepare o solo adequadamente e mantenha o nível de umidade correto, você não terá problemas para enraizar quantas quiser!

Reúna os Materiais

Mantenha ferramentas limpas com água sanitária para um cuidado saudável das plantas.

As ferramentas para propagação são facilmente acessíveis. A maioria dos jardineiros já as tem em seu galpão de ferramentas.

Você vai precisar de:

Tesouras ou podadores de mão afiados e sanitizados
Cacto maduro (explicado abaixo)
Vasos de tamanho médio, como um vaso de 5 galões ou maior
Estacas de bambu, cerca de 18” de comprimento
Solo extra bem drenado, como uma mistura de cactos ou suculentas com perlita e areia
Fita ou barbante, como fita de jardim ou fita adesiva
Caneta ou marcador

É importante começar com ferramentas sanitárias para evitar a propagação de doenças. Eu gosto de manter um pequeno frasco de spray com solução diluída de água sanitária por perto para borrifar meus podadores e vasos. Uma diluição fácil é uma parte de água sanitária para nove partes de água.

A ferrugem do cacto é um problema comum com a fruta do dragão, perceptível por pequenas manchas laranja. Se você acidentalmente encontrar uma vinha com sinais de ferrugem, certifique-se de tratar suas ferramentas com a solução de água sanitária. Você também pode usar peróxido de hidrogênio diluído diretamente na ferrugem. Use uma mistura de metade de peróxido de hidrogênio a 3% e metade de água em um frasco de spray.

Esses pequenos passos vão longe na prevenção de doenças e garantem o máximo sucesso de seus cactos bebês!

Encontre um Cacto Maduro da Variedade Desejada

Escolha a cultivar certa para uma propagação bem-sucedida.

Existem seis espécies de pitaya cultivadas comercialmente e dezenas de variedades únicas. Sua jornada de propagação deve começar com escolher uma cultivar. Você quer saber a cultivar da planta antes de propagar porque isso determinará a cor e o sabor do fruto.

Mais importante ainda, a variedade do cacto determinará se você precisa polinizar manualmente ou não. As flores que desabrocham à noite deste cacto só abrem por um breve período. Se não forem polinizadas corretamente, não produzirão frutos. Felizmente, algumas cultivares são mais amigáveis para iniciantes porque podem se autopolinizar.

As variedades geralmente se enquadram em uma ou duas dessas descrições:

A planta não requer polinização cruzada de outra planta. Pode frutificar sozinha.

Essas variedades devem ser cruzadas com outra variedade para produzir frutos.

Esses tipos não precisam de nenhuma intervenção humana para polinizar suas flores e produzir frutos.

Como você pode imaginar, os tipos mais fáceis de cultivar são autossuficientes E autopolinantes. Essas variedades incluem:

‘Sugar Dragon’
‘Vietnam White’
‘American Beauty’
‘Colombiana’ ou ‘Yellow Dragon’

Encontrando um Cacto Maduro para Pegar Estacas

Comece com uma planta madura para uma propagação bem-sucedida.

Sua seleção de variedades provavelmente será limitada pelos cactos maduros em sua área. A melhor maneira de começar a propagar a fruta do dragão é encontrar um amigo que a cultive. Caso contrário, você precisará comprar uma planta de um viveiro.

Se a planta ainda for muito pequena, você pode precisar esperar alguns meses para que ela desenvolva mais folhagem. Não pegue estacas de uma planta com menos de 12 polegadas, pois isso pode atrasar seu crescimento. Felizmente, a fruta do dragão cresce até uma polegada por dia no clima de verão!

Um cacto maduro é a melhor opção porque as vinhas terão muitos brotos laterais e estacas de caule que estão prontas para enraizar. Eles serão perceptíveis pelos nódulos semi-lenhosos marrons entre cada pedaço de caule. Semelhante a linguiças, este cacto cresce naturalmente em seções. Cada seção pode rapidamente enraizar em uma nova planta.

Se um cacto não tiver vinhas altas com brotos laterais ou seções distintas, você pode precisar pegar carne das pontas.

Estacas de Caule vs. Estacas de Carne

Escolha entre a propagação por caule ou carne.

Existem dois tipos diferentes de estacas usadas para propagar a fruta do dragão. As estacas de caule vêm de caules lenhosos distintos entre segmentos de vinha. As estacas de carne requerem cortar a parte carnosa da vinha e depois deixá-la formar um calo antes de plantar.

Os segmentos de caule são mais rápidos e fáceis de estabelecer porque o nódulo lenhoso está pronto para enraizar sem muito risco de apodrecimento. Em contraste, as estacas de carne são muito suculentas. O pedaço carnoso deve ser deixado ao ar para formar um calo sobre a porção cortada. Isso evita que apodreça no solo. Se você já propagou plantas suculentas antes, pode estar familiarizado com o processo de formação de calo.

Esta tabela compara as principais diferenças entre estacas de caule e de carne:

Estacas de Caule
Estacas de Carne

Mais rápidas e fáceis
Demoram mais para formar calo e raízes

Nódulos lenhosos distintos separam segmentos de caule
Corte através da ponta carnosa de uma vinha

Menor risco de apodrecimento
Maior risco de apodrecimento

Não requer período de calo
Deve ser deixado para formar calo por alguns dias antes de plantar

Como Pegar Estacas de Caule

Identifique os caules lenhosos distintos entre cada segmento de uma vinha.

Você também pode pegar estacas de caule de brotos laterais de uma vinha principal.

Use podadores afiados e sanitizados para cortar na base de um segmento lenhoso.

Certifique-se de que a maior parte do nódulo esteja presa à estaca.

O nódulo lenhoso atua como seu próprio caule, então não precisam ficar ao ar para formar calo.

Como Pegar Estacas de Carne

Encontre uma vinha saudável e longa com carne verde brilhante.

Use uma faca ou podadores afiados e sanitizados para cortar em seções de 4-8 polegadas de comprimento.

Coloque as estacas em uma mesa sombreada ou em sua bancada.

Espere 24-28 horas para que um calo visível se forme sobre a base da estaca.

Certifique-se de que não haja suco ou cor verde brilhante restante.

Uma vez que a extremidade cortada da carne esteja marrom-acinzentada e ligeiramente desidratada, está pronta para plantar.

Comprimento das Estacas

Escolha segmentos de 8-10 polegadas para um crescimento mais rápido e saudável.

O comprimento ideal para estacas é de 8-10 polegadas. As mais longas têm mais energia armazenada da planta e, portanto, crescem mais rapidamente. Elas também são mais fáceis de fixar em uma estaca.

Segmentos mais curtos funcionarão, mas devem ter no mínimo 4 polegadas de comprimento para garantir que haja caule verde suficiente acima do solo para fotossintetizar. A fotossíntese (transformar luz solar, água e dióxido de carbono em açúcares da planta) é crucial para a formação de raízes e crescimento em uma nova planta.

Encha um Vaso de Tamanho Médio com Solo

Use solo para cactos de drenagem rápida para evitar o apodrecimento das estacas.

O solo para cactos ou suculentas é o melhor meio de cultivo para propagar a fruta do dragão. Procure uma mistura rica em perlita, vermiculita, areia, turfa e/ou fibra de coco. Esses ingredientes garantem que a água passe rapidamente pelo perfil do solo. Isso imita o habitat subtropical nativo deste cacto. Os trópicos tendem a ter solos muito arenosos e de drenagem rápida que eliminam a água rapidamente durante a temporada de monções.

O apodrecimento é a maior ameaça. Se o solo não drenar rapidamente, as estacas podem se transformar em polpa antes de formarem raízes. O solo nunca deve estar encharcado ou alagado. Certifique-se de encher seu recipiente até o topo.

Como na maioria das técnicas de início de sementes e propagação, é útil dar a cada estaca seu próprio vaso para que tenha espaço para estabelecer sua zona de raízes sem competição. Um vaso de 5 galões é ótimo, mas qualquer recipiente de viveiro serve.

Enterre a Uma Polegada de Profundidade

Plante segmentos superficialmente para evitar apodrecimento, garantindo estabilidade com estacas.

Empurre cada estaca no solo até que apenas a polegada inferior esteja enterrada sob a superfície. Certifique-se de que o nódulo lenhoso (de uma estaca de caule) ou a extremidade calosa (de uma estaca de carne) esteja no solo. A ponta de crescimento deve apontar para o céu.

Não enterre os segmentos mais de uma polegada. Bactérias e fungos podem facilmente colonizar os caules e apodrecê-los. No entanto, é bastante evidente que uma estaca longa não ficará em pé sozinha com apenas a polegada inferior enterrada. É por isso que estacar é essencial!

Estaca para Manter a Planta Erguida

Estaca as estacas para apoiá-las após o plantio.

Uma estaca fina de bambu ou até mesmo um graveto é crucial para a propagação. Escolha uma estaca de pelo menos 18 polegadas de comprimento ou mais. Lembre-se, este é um cacto trepador que tombará e se enredará no solo se deixado por conta própria. Mas queremos treliçar a fruta do dragão para que cresça como uma árvore exótica atraente. O treinamento começa na fase de estaca para garantir uma muda ereta e vigorosa.

Coloque a estaca no solo ao lado da estaca. Use fita de jardim, fita adesiva ou barbante para prender a estaca à estaca. Você pode precisar de vários laços para manter a estaca ereta. Isso é particularmente importante em áreas propensas a ventos fortes. O estabelecimento forte das raízes depende da capacidade das estacas de permanecerem eretas e devidamente enterradas (não muito profundas!)

Rotule a Variedade

Rotule e date para fácil rastreamento e insights de crescimento.

Use um marcador ou caneta para rotular a variedade e a data de propagação. Alguns cultivadores escrevem diretamente na superfície da estaca. Como a planta cresce tão rapidamente, pode ser fácil perder a noção de outras marcações ou rótulos. Não se preocupe; escrever na vinha não contaminará o crescimento da folhagem ou dos frutos da sua planta.

Também ajuda a marcar a data de plantio no seu calendário. Se você se viciar em cultivar fruta do dragão (como nosso fundador, Kevin!), você vai querer rastrear o crescimento das estacas para melhorar seus esforços de propagação no futuro. Rotular e datar suas estacas dá insights valiosos sobre a rapidez com que estão crescendo e quanto tempo leva para amadurecer antes de começarem a frutificar.

Regue, Mas Não Demais

Regue sua estaca com moderação para evitar excesso de água durante o enraizamento.

Dê à sua estaca uma boa quantidade de água, mas tome cuidado para não exagerar. As vinhas naturalmente retêm muita umidade dentro da carne. Uma quantidade modesta de água é suficiente para estimular o crescimento das raízes. Não adicione tanta água que ela se acumule nos recipientes. Em vez disso, regue até que a umidade flua pelo fundo do orifício de drenagem, então pare!

Você precisará regar a estaca moderadamente durante o processo de enraizamento. Coloque o dedo no solo para verificar se está seco antes de irrigar novamente.

Mantenha na Sombra por 2-4 Semanas

Proteja novas estacas da luz solar direta para evitar queimaduras e atrasos.

Embora esta seja uma planta que adora sol, as estacas são sensíveis em sua fase de desenvolvimento. Muito sol pode realmente queimar a carne e atrasar o crescimento geral. Mantenha-as