Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Tayberries

O que esperar nesse post

Tayberries: Deliciosas Frutas para o Seu Jardim

As tayberries são deliciosas, doces e suculentas, com uma acidez refrescante e ótima textura. Elas são ainda mais doces que as loganberries e têm um sabor muito parecido com um vinho de amora escura.

Assim como amoras e framboesas, elas são incrivelmente fáceis de cultivar em muitos climas nos EUA. Elas produzem uma colheita abundante no meio do verão. Aprecie-as cruas, direto do pé, ou use-as em geleias, molhos ou vinhos de frutas.

Cultive essas belas frutas onde quer que você cultive amoras e framboesas. Elas prosperam com muito pouca manutenção e fornecem toneladas de frutas frescas com muito pouco esforço. Vamos nos aprofundar mais sobre essas plantas maravilhosas e seus frutos de dar água na boca.

Gracie Modern Arbor

Destacada nos icônicos jardins da Sunset Magazine, a grandiosa Gracie Modern Arbor cria um portal de jardim convidativo e uma escultura viva na paisagem moderna.

Compre na Dr. Jardim

Visão Geral do Rubus fruticosus x idaeus ‘Tayberry’

Tipo de Planta: Arbusto perene

Espécie: Rubus fruticosus x idaeus

Área Nativa: Europa, Ásia, América do Norte, América do Sul

Requisitos de Irrigação: Médio

Pragas e Doenças: Besouros japoneses, psilídeos, pulgões, míldio, mofo cinzento, ferrugem

Tipo de Solo: Bem drenado, rico em material orgânico

O Que São Tayberries?

Elas crescem em canas espinhosas com um sabor doce e ácido e uma forma híbrida de amora-framboesa.

As tayberries são um cruzamento entre amoras e framboesas vermelhas. Elas compartilham muitas características com as duas espécies de plantas.

Elas têm um sabor doce e ácido que é difícil não adorar, especialmente em um dia quente de verão. Essas frutas crescem em longas canas, que são cobertas por espinhos afiados, semelhantes a muitas variedades de amoras. As canas irradiam da planta central e são fáceis de controlar.

As tayberries produzem frutos maiores que amoras ou framboesas, podendo chegar a mais de uma polegada de comprimento. Por serem mais delicadas que suas espécies parentais, elas têm quase nenhum valor comercial além de geleias e vinhos de novidade.

Características

As tayberries variam de vermelho a roxo escuro, com as mais escuras tendo um sabor mais doce e as vermelhas sendo mais ácidas.

As plantas de tayberry produzem frutos em canas de 2 anos. Após a produção de frutos, essas canas naturalmente morrem. Novas canas crescerão da planta central e estarão prontas para frutificar no ano seguinte.

Ao contrário de algumas espécies de amoras, as tayberries são fáceis de controlar. Elas funcionam bem como sebes naturais ou culturas de borda comestíveis. Suas canas crescerão até 6 pés de comprimento, com alguns indivíduos crescendo ainda mais em condições adequadas.

Os frutos aparecem vermelhos a roxo escuro. As frutas mais escuras tendem a ser as mais doces, enquanto as vermelhas têm maior acidez. Os frutos são, na verdade, frutos agregados, o que significa que são compostos por pequenas drupas, cada uma com uma semente dentro.

Além de seus deliciosos frutos, essas frutas atraem polinizadores benéficos para o seu jardim. Elas também são uma das espécies premiadas na lista de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society.

Área Nativa

Criadas na Escócia em 1980, as tayberries foram nomeadas em homenagem ao Rio Tay por Derek Jennings.

As tayberries foram apresentadas ao mundo pela primeira vez na Escócia, no Instituto de Pesquisa Horticultural Escocês. Em 1980, o horticultor Derek Jennings cruzou uma framboesa europeia com uma planta de amora Aurora. Após criar o novo híbrido, ele o nomeou em homenagem ao Rio Tay na Escócia.

A planta rapidamente ganhou popularidade em todo o Reino Unido. Logo, os cultivadores trouxeram as tayberries para os EUA, onde se destacaram no Noroeste do Pacífico.

Seus pais originaram-se na Europa. Outras espécies de silvas são nativas em todo o mundo. Elas crescem em regiões mais frias com alta umidade e climas temperados. As pessoas têm comido e cultivado silvas por milhares de anos como alimento e remédio.

Plantio

Plante tayberries em solo orgânico e bem drenado ao longo de bordas ou canteiros com outras silvas que amam o sol.

Plantar tayberries é incrivelmente fácil e semelhante a framboesas e amoras. Elas são menos propensas a crescer descontroladamente do que muitas variedades populares de amoras.

As tayberries são tipos rastejantes de silvas que crescem melhor em treliças. Plante-as com bastante espaço de outras plantas para evitar superlotação.

Cultive-as em canteiros de jardim ou ao redor das bordas do seu jardim. Elas florescerão desde que o solo seja bem drenado e rico em material orgânico. Plante-as com outras frutas ou silvas que amam o sol para um jardim comestível produtivo.

Transplante

Transplante mudas no início da primavera para dar tempo às raízes de se estabelecerem antes da colheita no próximo ano.

Transplante uma muda saudável de tayberry cavando um buraco profundo e largo no seu canteiro ou quintal. Enriqueça o solo abaixo com composto orgânico. Certifique-se de que o solo seja bem drenado e não esteja no fundo de uma colina onde a umidade possa se acumular.

Levante cuidadosamente sua muda do recipiente e coloque-a no buraco. Tenha cuidado para não danificar seu sistema radicular. Certifique-se de que a coroa esteja nivelada com o topo do solo. Preencha cuidadosamente os espaços com solo e cubra sua planta com cobertura morta.

Após o transplante, regue sua muda abundantemente. Mantenha o solo ao redor úmido enquanto elas se enraízam em seu novo lar. Após algumas semanas, você deve começar a ver novos crescimentos surgindo de suas plantas de tayberry.

A melhor época para transplantar mudas é no início da primavera, quando as plantas estão dormentes. Isso lhes dá tempo suficiente para estabelecer seu sistema radicular no novo solo. Esteja preparado para esperar um ano até poder desfrutar de sua primeira colheita.

Como Cultivar

As tayberries são fáceis de cultivar; elas só precisam de sol, espaço e umidade para obter os melhores resultados.

Cultivar tayberries é incrivelmente fácil, assim como amoras e framboesas. Após o primeiro ano no seu jardim, elas serão fáceis de manter e lhe darão poucos problemas. O principal truque é dar-lhes bastante espaço, luz e umidade durante toda a temporada de crescimento.

Luz

Dê espaço e luz solar para as canas espinhosas das tayberries crescerem, embora sombra parcial também funcione.

Como outras silvas, as tayberries prosperam quando crescem sob pleno sol. Espaçe-as longe de outras plantas, para que tenham espaço suficiente para crescer suas canas. Embora prefiram pleno sol, elas crescerão bem em áreas com sombra parcial.

Água

Regue as tayberries semanalmente durante o crescimento, mas evite solo encharcado para prevenir danos às raízes.

Dê às suas tayberries bastante água durante a temporada de crescimento. Almeje alguns centímetros de água por semana, mas não deixe o solo ficar encharcado.

Assim que você notar o desenvolvimento dos frutos, aumente a quantidade de água para 10 cm por semana. Essas plantas produzem muitos frutos durante o meio do verão e apreciam a umidade extra.

Embora essas plantas adorem uma boa rega, elas sucumbirão à podridão radicular se forem saturadas em excesso. Se você notar que o solo está ficando encharcado, evite adicionar mais água até que ele drene.

Solo

Coloque cobertura morta ao redor das coroas após o plantio para manter a umidade e impedir que ervas daninhas tomem conta.

Plante essas silvas em solo bem drenado, enriquecido com bastante matéria orgânica. Elas preferem um pH de solo ligeiramente ácido, entre 5,5 e 6,5.

Antes de plantar, adicione bastante composto orgânico à mistura de solo. Você também pode adicionar esterco de vaca à mistura para aumentar o conteúdo de nutrientes.

Após o plantio, adicione uma camada espessa de cobertura morta ao solo ao redor das coroas. A cobertura morta ajudará a reter a umidade no solo e ajudará a manter suas plantas hidratadas. Também bloqueará ervas daninhas de tomar conta e competir por nutrientes e água.

Temperatura e Umidade

As tayberries toleram bem a umidade, mas climas secos podem precisar de rega extra para mantê-las hidratadas.

As tayberries prosperam nas zonas 4 a 8. Elas preferem áreas com verões amenos, sem temperaturas extremas.

Elas não se importam de crescer em ambientes úmidos. Se você mora em regiões mais secas, como o sul da Califórnia, pode ter que aumentar a quantidade de água que lhes dá.

Essas silvas produzem suas colheitas no meio do verão, geralmente em torno de julho. Por causa disso, você não precisará se preocupar com geadas tardias matando suas colheitas.

Fertilização

Comece com solo rico em matéria orgânica, para que raramente precise de fertilizante, a menos que o crescimento ou os nutrientes pareçam estar faltando.

Se você der às suas plantas bastante material orgânico no início do plantio, elas raramente precisarão de fertilizante extra. No entanto, se você estiver preocupado com o desempenho e o conteúdo de nutrientes do seu solo, pode enriquecê-lo com um fertilizante orgânico rico em fósforo como este.

Adicione o alimento para plantas no início da primavera, quando suas plantas estão dormentes. Você também pode dar às suas plantas uma alimentação leve algumas semanas a um mês antes da colheita. Isso geralmente ocorre em junho.

Manutenção

Treine as tayberries em treliças como outras silvas; arcos e grandes suportes funcionam especialmente bem.

As tayberries são incrivelmente fáceis de manter uma vez que você as coloca no solo. Por causa de seu hábito de crescimento, elas respondem bem ao cultivo em treliças. Estruturas grandes, como o Gracie Modern Arbor, funcionam bem com essas plantas.

Como muitas outras espécies de silvas, você pode remover canas velhas após elas frutificarem. Essas canas naturalmente morrerão. Use podadores ou tesouras desinfetadas e corte as canas na base. Isso incentivará novas canas a se formarem na base da planta.

Propagação

Propague tayberries facilmente por meio de brotos, alporquia de ponta ou estacas de raiz para cultivar mais plantas.

As tayberries são fáceis de propagar plantando seus brotos, tomando estacas de raiz ou alporquia de ponta. Cada método produzirá plantas novas e produtivas.

Alporquia de Ponta

A alporquia de ponta funciona melhor ao dobrar longas canas no solo e cobri-las para enraizamento.

A alporquia de ponta é minha maneira favorita de propagar tayberries. Basta esperar até que você tenha canas jovens saudáveis crescendo mais de alguns pés de comprimento. Dobre cuidadosamente as pontas das canas até o solo e empilhe o solo sobre elas.

Espere algumas semanas até que as pontas desenvolvam raízes em seu novo local. Assim que as raízes crescerem, corte cuidadosamente as pontas da planta-mãe. Dê às novas plantas bastante água para incentivar o novo crescimento.

Você também pode deixar suas plantas se propagarem por alporquia de ponta naturalmente. Basta evitar treliçar toda a planta ou algumas seções de canas. A gravidade fará sua mágica e dobrará as canas naturalmente até o chão.

Estacas de Raiz

Plante estacas de raiz na primavera usando solo bem drenado e mova-as depois que tiverem raízes estabelecidas.

Retire estacas de raiz no outono de plantas saudáveis. Cave cuidadosamente ao redor do sistema radicular e remova uma raiz saudável que tenha a espessura de um lápis.

Corte-as em comprimentos de 15 cm e armazene-as em fibra de coco ou turfa. Mantenha a temperatura de armazenamento em torno de 0°C e mantenha o meio úmido.

Na primavera, plante as estacas de raiz em solo bem drenado. Você pode começar em recipientes e transplantá-las mais tarde na estação.

Brotos

Cave e transplante brotos com água para ajudá-los a enraizar rapidamente em seu novo local.

Brotos são seções de novo crescimento que aparecem na base da planta. Eles se assemelham a pequenas plantas de silva que surgem esporadicamente na primavera.

Propague brotos cavando-os do solo e transplantando-os. Dê-lhes bastante água e eles enraizarão em seu novo local.

Colheita e Armazenamento

As tayberries frutificam abundantemente no meio do verão; colha com cuidado, pois as frutas maduras se machucam ou quebram facilmente ao serem colhidas.

As tayberries produzem uma grande colheita no meio do verão, geralmente em julho. Elas são muito frágeis, então use cautela ao colhê-las. Se elas não estiverem deslizando facilmente de seus caules, provavelmente não estão maduras o suficiente.

Após a colheita, coloque-as cuidadosamente em uma bandeja ou toalha de papel na geladeira. Aprecie-as frescas ou use-as em geleias, conservas, molhos e tortas, ou até mesmo para fazer vinho.

Substitua outras silvas por suas tayberries em receitas como tortas ou crumbles. Elas fazem maravilhosas marinadas de frutas ou ingredientes em sorvetes caseiros.

Problemas Comuns

Fique atento a problemas de pragas e doenças em condições inadequadas.

Embora esses híbridos de silva sejam fáceis de manter, você deve ficar atento a problemas comuns, como pragas e doenças. Abaixo estão algumas pragas e doenças comuns que podem atacar suas plantas se as condições de cultivo forem menos que ideais.

Pragas

Besouros japoneses comem folhas de tayberry no verão, muitas vezes deixando grandes buracos e danos pesados para trás.

Como outras silvas, algumas espécies de pragas podem causar muitos danos às suas tayberries. Você frequentemente verá besouros japoneses causando estragos nas plantas durante o verão. Eles atacarão as folhas e deixarão buracos desagradáveis nas folhas.

Psilídeos e pulgões são outras pragas que podem causar problemas para suas plantas. Você os encontrará se alimentando de folhas e outros tecidos verdes. Você verá folhas enroladas e melado pegajoso deixado para trás. Jateie os pulgões com um forte jato de água de uma mangueira. Psilídeos são melhor controlados com plantações diversificadas que atraem vespas parasitas.

Brocas de cana são especialmente devastadoras para as canas. Elas criarão grandes aberturas e causarão inchaço nas canas. Elas eventualmente morrerão se forem severamente infectadas. Assim que você vir uma infecção severa, remova as canas. É melhor queimá-las após removê-las para controlar a propagação dos insetos.

Doenças

Previna doenças espaçando as plantas, regando na base e mantendo as folhas secas para permitir o fluxo de ar.

Fique atento a doenças comuns que afetam silvas. Plantas excessivamente regadas podem sucumbir à podridão radicular, que pode danificar ou matar severamente suas plantas.

Fique atento a manchas roxas causadas pela doença fúngica conhecida como antracnose. Essas doenças podem prejudicar muito suas colheitas e frutos. A ferrugem também pode aparecer em canas e folhas. Remova quaisquer áreas da planta que apresentem manchas nas folhas ou ferrugem e descarte-as no lixo.

Mofo cinzento causado pelo patógeno Botrytis pode infectar as frutas. Com o tempo, o mofo se acumulará severamente nas frutas. Colha as frutas na maturidade para prevenir o mofo cinzento.

A melhor maneira de prevenir essas doenças é criando bastante aeração. Dê às suas plantas bastante espaço para que o ar circule através da folhagem. Evite regar em excesso e sempre regue suas plantas na base, em vez de sobre as folhas.

Perguntas Frequentes

As tayberries têm a acidez das framboesas com a doçura das amoras. Seu sabor está em algum lugar no meio. Elas são bastante grandes e cheias de suco, tornando-as perfeitas para comer cruas ou usar em saladas, geleias, tortas ou até mesmo vinho.

A maioria dos cultivares tem espinhos. Sempre use luvas ao colher suas frutas.

Sim. Corte canas mortas e doentes. Após a frutificação, as canas naturalmente morrerão. Corte essas canas para permitir que novos crescimentos vigorosos se formem.

As tayberries são cruzamentos híbridos entre amoras e framboesas. Por causa disso, elas compartilham muitas das boas qualidades de ambas as frutas.

Continue sua leitura aqui