Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Cranberries de Arbusto Alto

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Cranberries de Arbusto Alto

“`html

Amoreira-de-Canadá

A amoreira-de-canadá, também conhecida como viburno cranberry ou cranberry americano, é um enigma. Ela produz frutos vermelhos brilhantes, doces e ácidos, semelhantes ao cranberry, mas não está relacionada ao verdadeiro cranberry.

O cranberry americano, Viburnum opulus var. americanum, é uma variedade de viburno e é nativo do norte da América do Norte. Para aumentar a confusão, esse arbusto nativo decíduo é facilmente confundido com uma espécie invasora da Europa, conhecida como cranberry europeu, Viburnum opulus.

Os jardineiros norte-americanos devem optar pela espécie nativa ou uma de suas cultivares igualmente vistosas. Assim, terão um arbusto nativo resistente e fácil de cultivar, com belas flores na primavera e uma folhagem colorida no outono. As flores brancas e as bagas vermelhas escarlates são um banquete para polinizadores e pássaros canoros, e as bagas são comestíveis e ácidas, sendo excelentes para fazer conservas frutadas!

Está pronto para adicionar forma e cor ao seu jardim de floresta, jardim de chuva ou jardim de pássaros? Vamos nos aprofundar nos detalhes e ver se a amoreira-de-canadá é uma ótima escolha para o seu paisagismo!

Visão Geral da Amoreira-de-Canadá

Tipo de Planta: Arbusto decíduo

Espécie: opulus var. americanum

Área Nativa: Norte da América do Norte, Canadá

Zona de Resistência USDA: 2 – 7

Exposição ao Sol: Sol pleno a sombra parcial

Tipo de Solo: Úmido, rico, bem drenado, ácido (<6.0)

Requisitos de Rega: Médio

Usos Sugeridos: Jardim nativo, jardim de vida selvagem, arbusto de sub-bosque

Atrai: Borboletas, abelhas, pássaros

Problemas: Pulgões, broca da coroa do viburno, besouro da folha do viburno

Resistente a: Sombra, solo pobre

Espaçamento entre Plantas: 3 a 4 metros

História Natural da Planta

A área nativa inclui todo o norte dos Estados Unidos e Canadá.

Apesar do nome, a amoreira-de-canadá não está relacionada aos verdadeiros cranberries (Espécies Vaccinium, família Ericaceae). A amoreira-de-canadá é membro da família Moschatel (Adoxaceae), que consiste em cerca de 200 espécies de ervas, arbustos e pequenas árvores, muitas com flores e frutos vistosos. Anteriormente, estava agrupada na família das madressilvas (Caprifoliaceae).

Em seu habitat natural, a amoreira-de-canadá é principalmente um arbusto de sub-bosque que habita margens de florestas e florestas de madeira dura abertas. Prefere solos úmidos e é frequentemente encontrada ao longo de riachos e margens de zonas úmidas. Esta é uma planta importante para a vida selvagem em toda a sua área de distribuição e também oferece valor alimentar e medicinal para os humanos.

Não confunda a amoreira-de-canadá nativa com uma espécie semelhante, o cranberry europeu (Viburnum opulus). O cranberry europeu escapou do cultivo e se naturalizou em muitos estados do norte e no Canadá. A espécie europeia compete com a amoreira-de-canadá nativa e outras plantas nativas. Os frutos do cranberry europeu não são palatáveis, nem são preferidos pela vida selvagem.

Características

As folhas lembram um pouco as folhas de bordo, geralmente com três lóbulos pontiagudos distintos.

A amoreira-de-canadá é um arbusto decíduo com altura máxima de 2,5 a 3,5 metros. Tem uma taxa de crescimento média e amadurecerá em um arbusto de múltiplos caules com uma forma arredondada, semelhante a um vaso. Possui casca fina com textura lisa a escamosa e cor cinza claro a marrom. Caules menores têm uma tonalidade avermelhada.

As folhas lembram um pouco as folhas de bordo, geralmente com três lóbulos pontiagudos distintos. As folhas medem de três a seis polegadas de comprimento e de uma a três polegadas de largura. Elas são opostas ao longo dos caules e possuem bordas grosseiramente dentadas. A cor durante a estação de crescimento é uniformemente verde médio. No outono, as folhas tornam-se amarelo-douradas, seguidas por tons de vermelho, bordô e roxo.

A amoreira-de-canadá floresce na primavera. Suas flores brancas rendadas formam cachos achatados. Cada massa de flores consiste em dois tipos de flores distintamente diferentes. As flores externas são estéreis, mas muito vistosas. Elas são maiores e brancas puras com cinco pétalas arredondadas. As flores internas são férteis e muito mais abundantes. Essas flores internas são muito menores, brancas cremosas, e têm cinco pétalas recurvadas e anteras proeminentes com pontas amarelas.

Drupas vermelhas brilhantes amadurecem no outono. Elas podem ser colhidas e comidas cruas ou preservadas como geleias e compotas. Têm um sabor doce e ácido e podem ser usadas como substituto para cranberries tradicionais.

Propagação

É mais facilmente propagada por sementes, estacas de caule ou divisão.

Sementes

Semeie as sementes ao ar livre no outono, colocando-as a uma profundidade de 0,6 a 1,3 cm.

Você pode comprar sementes de amoreira-de-canadá ou colher frutos maduros e coletar suas próprias sementes. Semeie as sementes ao ar livre no outono, colocando-as a uma profundidade de 0,6 a 1,3 cm. Permita que passem o inverno; esse período de estratificação a frio permitirá que saiam da dormência na primavera seguinte.

Quando novas mudas emergirem, mantenha-as úmidas e protegidas de animais que cavam e escavam. Após dois ou três anos, as mudas estarão grandes o suficiente para serem transplantadas para um local permanente, conforme necessário.

Divisão

Mantenha suas plantas recém-divididas bem regadas nos próximos dias para ajudá-las a se recuperarem do choque do transplante.

Se você tiver um arbusto de amoreira-de-canadá maduro que começou a enviar novos brotos ao redor da área da raiz, você pode propagar sua planta por divisão. Desenterre um broto de raiz saudável com um caule saudável e uma seção de raízes anexadas. Você pode precisar usar uma pá afiada ou podadores para ajudar a cortar quaisquer seções mais grossas da raiz.

Uma vez separado da planta-mãe, transplante sua divisão imediatamente e regue bem. Reponha a área que você cavou com solo fresco e regue também. Mantenha suas plantas recém-divididas bem regadas nos próximos dias para ajudá-las a se recuperarem do choque do transplante.

Estacas

Use tesouras afiadas para coletar estacas saudáveis de 15 a 25 cm de comprimento.

Você pode propagar viburnos a partir de estacas de madeira macia na primavera ou estacas de madeira dura no outono. Use tesouras afiadas para coletar estacas saudáveis de 15 a 25 cm de comprimento. Remova as folhas da metade inferior de suas estacas e mergulhe os caules desfolhados em um hormônio de enraizamento.

Plante suas estacas em vasos cheios de solo fresco para vasos. Mantenha-os em um local abrigado com luz indireta brilhante e mantenha o solo úmido. As estacas devem enraizar em seis a oito semanas. Você saberá se suas estacas são bem-sucedidas quando desenvolverem novas folhas e crescerem mais.

Transplante

Prepare um buraco ligeiramente mais largo e mais profundo do que o vaso em que sua planta está atualmente crescendo.

Pegue suas luvas de jardinagem, chegou a hora de transplantar uma amoreira-de-canadá em vaso ou outra espécie de viburno para um local permanente. Dias frescos de primavera e outono são excelentes para o transplante. Prepare um buraco ligeiramente mais largo e mais profundo do que o vaso em que sua planta está atualmente crescendo. Adicione quaisquer emendas de solo e composto e misture com o solo.

Remova cuidadosamente seu viburno do vaso e coloque-o no buraco. Se as raízes estiverem enroladas no vaso, espalhe-as suavemente no buraco. Certifique-se de que o caule principal ou caules estejam em pé e não inclinados para o lado, então preencha o buraco ao redor das raízes com solo fresco. Regue sua planta bem imediatamente após o transplante e nos primeiros dias para ajudá-la a se ajustar ao novo lar.

Como Cultivar

Se você tiver boas condições de cultivo para essas plantas, não deverá ter problemas.

A amoreira-de-canadá é fácil de cultivar. Se você tiver boas condições de cultivo para essas plantas, não deverá ter problemas e desfrutará de um arbusto ornamental e frutífero de baixa manutenção para o seu paisagismo.

Luz Solar

Em seu ambiente natural, são plantas de sub-bosque adaptadas a habitats parcialmente sombreados.

Esses arbustos crescem bem em sol pleno a sombra parcial. Em seu ambiente natural, são plantas de sub-bosque adaptadas a habitats parcialmente sombreados. Nas partes mais quentes de sua área de distribuição, especialmente, apreciam proteção contra a luz solar intensa da tarde.

Água

Estão adaptadas a crescer em condições úmidas e não são tolerantes à seca.

A amoreira-de-canadá precisa de umidade regular do solo. Se o seu solo seca com frequência, você precisará fazer algumas regas extras. Essas plantas estão adaptadas a crescer em condições úmidas e não são tolerantes à seca.

Solo

Se o seu solo for de baixa qualidade, considere adicionar algumas emendas de solo, como composto orgânico.

Esses arbustos toleram uma ampla variedade de condições de solo, mas se saem melhor em solos ricos em matéria orgânica e úmidos, com boa drenagem. O solo deve ser ácido, com pH de 6,0 ou menos. Se o seu solo for de baixa qualidade, considere adicionar algumas emendas de solo, como composto orgânico, no momento do plantio, para oferecer alguma nutrição adicional.

Clima e Temperatura

É melhor adaptada para sobreviver nos estados do norte-central e nordeste.

A amoreira-de-canadá é resistente nas Zonas de Resistência de Plantas do USDA 2 a 7. Prefere climas mais frios e geralmente não cresce bem em nenhum dos estados do sul, exceto em regiões montanhosas de maior altitude, longe do calor e da umidade. É melhor adaptada para sobreviver nos estados do norte-central e nordeste.

Fertilização

A cobertura morta ajudará a manter as raízes frescas e úmidas enquanto adiciona material orgânico ao solo.

Em vez de adicionar fertilizantes sintéticos, adicione cobertura morta ao redor de seus viburnos a cada ano. A cobertura morta ajudará a manter as raízes frescas e úmidas e, à medida que se decompõe, adicionará material orgânico ao solo. Cobertura morta de folhas trituradas e composto orgânico são excelentes materiais de cobertura ricos em nutrientes.

Manutenção

Pode os brotos de raiz indesejados a cada ano.

Você não deve precisar fazer muita manutenção com essas plantas. Poda anual ajudará a manter seus arbustos em um tamanho e forma gerenciáveis, no entanto. As amoreiras-de-canadá espalham-se por brotação, mas não de forma agressiva. Pode os brotos de raiz indesejados a cada ano. Faça sua poda imediatamente após a floração para dar às plantas a chance de gerar novos caules durante a estação de crescimento.

Design de Jardim

Use-a como planta de sub-bosque em um jardim de floresta levemente sombreado.

A amoreira-de-canadá tem usos amplamente variados e é uma planta de paisagismo atraente. Se você está procurando algo que seja ornamental e comestível, use-a em seu paisagismo comestível por suas flores vistosas na primavera e frutos ácidos. Se você não é fã de geleias e compotas, então cultive-a para a vida selvagem em seu jardim de polinizadores ou jardim de pássaros.

Use a amoreira-de-canadá como uma planta de sub-bosque em um jardim de floresta levemente sombreado. É uma ótima opção para um jardim de chuva ou local mais úmido, especialmente se você tiver uma fonte constante de água nas proximidades, como um lago ou pequeno riacho. Ou use-a como parte de uma cerca arbustiva na borda de uma área arborizada ou como uma cerca viva com uma combinação de arbustos decíduos e perenes de tamanho semelhante.

Variedades

Este arbusto arredondado faz uma boa cerca viva ou borda de arbusto.

Várias cultivares únicas estão disponíveis para diferentes usos:

‘Baily Compact’ é uma cultivar anã que cresce de 1,5 a 1,8 metros de altura. Este arbusto arredondado faz uma boa cerca viva ou borda de arbusto. No outono, suas folhas tornam-se de um rico tom vermelho.

A cultivar ‘Compactum’ é uma variedade menor da amoreira-de-canadá. Alcança uma altura total de 1,5 a 1,8 metros com uma forma arredondada. Esta cultivar tem folhagem amarela no outono.

A cultivar ‘Hahs’ cresce de 1,8 a 2,4 metros de altura e igualmente larga. Se você espera cultivar amoreiras-de-canadá para boas colheitas de frutos, esta cultivar pode ser de interesse. Ela foi criada para produzir altos rendimentos de frutos. A folhagem vermelha no outono também é um destaque notável.

‘Wentworth’ é uma cultivar de cranberry americano que cresce de 2,4 a 3 metros de altura. Seus frutos vermelhos brilhantes no outono brilham ao sol da manhã, e sua folhagem bronze-vermelha no outono certamente agradará.

Valor para a Vida Selvagem

Estas drupas têm o tamanho certo para pássaros frugívoros colherem dos caules e desfrutarem de um saboroso petisco.

A amoreira-de-canadá é uma excelente planta amigável à vida selvagem para o seu paisagismo. Ela floresce na primavera e oferece aos polinizadores um abundante suprimento de néctar no início da temporada. Qualquer borboleta e abelha nas proximidades virá para uma visita, e você pode tentá-las a ficar mais tempo cultivando algumas outras plantas de néctar no início da temporada. Também é uma planta hospedeira larval para a lagarta da borboleta azure da primavera.

Espere até o outono para os frutos vermelhos vistosos, conhecidos como drupas. Estas drupas têm o tamanho certo para pássaros frugívoros colherem dos caules e desfrutarem de um saboroso petisco. À medida que sua amoreira-de-canadá amadurece em seu tamanho completo, ela cria um habitat seguro e arbustivo para os pássaros forragearem, buscarem refúgio e construírem seus ninhos.

Problemas Comuns

Essas pragas invasoras foram introduzidas da Europa e podem causar danos severos às folhas.

A amoreira-de-canadá é tipicamente resistente e livre de problemas. Você pode ocasionalmente encontrar problemas com pragas de insetos, no entanto. Fique atento a quaisquer problemas potenciais para que você possa identificar a causa e corrigir problemas precocemente.

Pulgões – Os pulgões são pragas de jardim onipresentes que se reúnem em grande número para sugar os sucos das plantas com suas pequenas peças bucais perfurantes. Esses insetos de corpo mole aparecem em cinza, verde, amarelo, rosa ou branco e, embora pequenos, são claramente visíveis.

Os pulgões enfraquecem as plantas, mas geralmente não as matam. No entanto, convidam outras doenças, como mofo e outras doenças fúngicas. Borrife aglomerados de pulgões com um jato de água para desalojá-los e perturbar suas colônias. Isso geralmente é suficiente para evitar que causem danos sérios.

Broca da coroa do viburno – A broca da coroa do viburno é uma mariposa cujas larvas perfuram a casca das plantas de viburno. Essas larvas alimentam-se dos troncos inferiores das plantas e causam fraqueza nas plantas e, em última instância, morte. As brocas são atraídas por plantas estressadas, então a primeira linha de defesa é cultivar seu viburno em um habitat ideal e mantê-lo saudável. Se você suspeitar de uma infestação de broca da coroa, nematoides benéficos podem ser usados para combater as brocas.

Besouro da folha do viburno – Besouros da folha do viburno que se alimentam exclusivamente de diferentes espécies de viburno. Essas pragas invasoras foram introduzidas da Europa e causam danos severos às folhas. Os besouros adultos são marrom-dourados e medem cerca de 0,6 cm de comprimento. As larvas são semelhantes a vermes e crescem até cerca de 0,8 cm de comprimento. Podem ser vistos se alimentando das folhas e mastigando grandes buracos. Óleo de neem e sabão inseticida podem ser eficazes para matar as larvas, mas precisarão ser reaplicados conforme necessário. Tente detectar infestações cedo, antes que essas pragas causem danos sérios.

Perguntas Frequentes

Não. Embora algumas plantas frutíferas exijam pelo menos duas plantas para frutificar com sucesso, os viburnos são autoférteis e produzirão frutos com uma única planta. Se você tiver vários viburnos, naturalmente gerará mais frutos, simplesmente porque terá mais arbustos produzindo.

Infelizmente, é muito difícil distinguir a diferença. As flores, folhas e bagas são notavelmente semelhantes. A variedade europeia tem frutos muito amargos que geralmente são considerados não comestíveis, enquanto a amoreira-de-canadá nativa americana tem frutos ácidos, mas totalmente comestíveis.

Quando não está frutificando, você precisará observar de perto as glândulas no pecíolo da folha. As glândulas arredondadas salientes nos caules na base das folhas na amoreira-de-canadá americana são arredondadas, não afundadas. As glândulas salientes nos caules na base das folhas na variedade europeia são achatadas e afundadas com uma pequena cavidade. É uma diferença muito sutil, mas útil para distinguir essas duas espécies.

Várias espécies de viburno são populares em paisagismo. Você pode encontrar amoreira-de-canadá ou uma de suas cultivares na seção de arbustos floridos do seu centro de jardinagem local. Você também pode verificar viveiros que se especializam em plantas nativas ou perguntar ao clube de jardinagem mais próximo ou jardim botânico por uma lista de vendedores de plantas nativas de confiança.

“`