Cerejeiras: Uma Adição Deliciosa ao Seu Jardim
É difícil superar as cerejeiras para o seu paisagismo comestível. Elas são fáceis de cultivar e prosperam em uma variedade de climas. Além disso, proporcionam um espetáculo de flores suaves na primavera.
As variedades ‘Rainier’ produzem toneladas de frutos dourados-avermelhados e grandes e belas flores. Seus frutos são suculentos, doces e perfeitos para comer crus, direto da árvore.
Se você vive em um clima mais frio, essas cerejeiras vão prosperar. Vamos explorar como cultivar e manter essas frutas de caroço altamente produtivas e deslumbrantes.
Visão Geral da Cerejeira ‘Rainier’
Espécie: Prunus avium ‘Rainier’
Área Nativa: Europa e Ásia
Requisitos de Irrigação: Moderado
Pragas e Doenças: Besouros, pulgões, mineradores de folhas, lagartas, podridão marrom, nó preto, murcha das flores
O Que É?
O fruto dourado-avermelhado tem um sabor que lembra o verão.
Os EUA produzem dois tipos de cerejas: ácidas e doces. Enquanto as cerejas ácidas são ótimas para conservas, tortas, molhos e infusões, as cerejas doces são deliciosas quando consumidas frescas. Existem cerca de 900 variedades de cerejas doces no mercado, incluindo as nossas queridas ‘Rainiers’.
As cerejas ‘Rainier’ são variedades criadas por seu sabor doce e fruto dourado a vermelho suave. Elas têm um sabor suave, muito parecido com cereja, que é suculento e nutritivo. São produtoras vigorosas de frutas e permanecem relativamente curtas em estatura, o que facilita a colheita!
Além de seus frutos, elas explodem em belas flores na primavera. As flores brancas emitem um leve aroma floral que é difícil não adorar. Plante-as em entradas, paisagens ou pomares domésticos, e você rapidamente se apaixonará por elas.
Características
As flores exalam um aroma que faz você parar.
Essas pequenas cerejeiras crescem até 30 pés de altura e produzem densos cachos de belas flores brancas no meio da primavera. Elas amadurecem e dão frutos em cerca de 4 a 5 anos após o plantio.
Quando frutificam, formam densos cachos de cerejas que são fáceis de colher. À medida que crescem, formam uma forma piramidal fácil de manter.
Além de suas flores e deliciosas frutas de caroço, elas são fantásticas para atrair polinizadores. Os pássaros também as adoram como fonte de alimento e local de nidificação. Elas são ótimas adições a um jardim amigável aos polinizadores fora de sua faixa invasiva.
Área Nativa
Elas são criadas a partir de ‘Bings’ e ‘Vans’, mas mais doces que ambas.
As cerejeiras são nativas da Europa e Ásia, onde são cultivadas há séculos. Existem centenas de espécies no gênero Prunus. Muitas, como a Sakura japonesa, são cultivadas por suas flores ornamentais.
O botânico Harold Fogle criou as cerejas ‘Rainier’ pela primeira vez em 1952 na Universidade Estadual de Washington. Fogle cruzou variedades ‘Bing’ e ‘Van’ para obter uma nova variedade de Bings que durasse mais na temporada.
As ‘Rainiers’ chegaram aos viveiros em 1960 e continuaram a acompanhar as cerejas ‘Bing’ nos pomares. As pessoas as propagaram como polinizadoras para as variedades ‘Bing’ mais comuns. Nos anos 1980, isso começou a mudar quando produtores e clientes perceberam que as ‘Rainiers’ tinham frutos incríveis.
A espécie parental desta árvore, Prunus avium, é invasiva em áreas da América do Norte. Faça uma anotação dessas áreas antes de plantar, pois as cerejas doces escapam do cultivo nessas regiões, suprimindo espécies nativas.
Plantio
Garanta uma boa drenagem e bastante sol para o sucesso.
Plante essas maravilhosas cerejeiras na primavera, pouco antes de saírem da dormência. Elas prosperarão em solo bem drenado em uma área elevada para melhor drenagem. Certifique-se de que a área receba sol pleno.
Se você estiver cultivando uma muda transplantada ou muda de raiz nua, umedeça a bola de raiz antes de plantar. Cave um buraco grande, cerca de duas vezes o tamanho da bola de raiz, e coloque suavemente sua jovem árvore dentro. A área onde as raízes se conectam ao tronco deve ser levemente visível. Se estiver plantando uma árvore enxertada, certifique-se de que o enxerto esteja acima da linha do solo.
Adicione solo argiloso ao redor da árvore recém-plantada, cobrindo as raízes. Dê à sua muda uma boa quantidade de água para que o solo permaneça úmido. Tente adicionar uma camada de musgo ou cobertura morta ao redor da base da sua árvore.
As cerejas ‘Rainier’ não são autoférteis. Portanto, plante a sua com outra variedade de cereja para polinização cruzada. As variedades ‘Bing’ ou ‘Stella’ são companheiras recomendadas.
Cultivo a Partir de Sementes
Plante sementes a uma polegada de profundidade para uma base de raiz forte.
É muito mais fácil cultivar sua cerejeira ‘Rainier’ a partir de mudas. No entanto, se você quiser um projeto de jardim divertido e tiver muitas sementes após se deliciar, então vá em frente e experimente.
Comece coletando sementes de cereja frescas e limpando-as bem. Em seguida, mantenha suas sementes na geladeira por vários meses. Isso ajudará a estratificar a frio suas sementes antes do plantio, o que é um passo muito importante para muitas frutas de caroço como cerejas.
Em seguida, retire suas sementes da geladeira no início da primavera. Deixe-as aquecer à temperatura ambiente e plante-as a cerca de uma polegada de profundidade em solo argiloso bem drenado. Tente plantar 2 ou 3 sementes por recipiente e regue-as bem. Coloque o recipiente em uma área com sol pleno e observe-as crescer.
Como Cultivar
As cerejas ‘Rainier’ são muito fáceis de cultivar. Tudo o que você precisa é de clima fresco, sol pleno e solo bem drenado. Você também precisa de um companheiro para produzir cerejas deliciosas.
Elas mantêm sua atraente forma piramidal ao longo de suas vidas. Tudo o que você precisará fazer é monitorar a irrigação e verificar pragas e doenças.
Essas variedades precisam de polinização cruzada para produzir frutos. Sempre plante-as perto de outras variedades de cerejas e incentive polinizadores em seu jardim.
Luz
Seis horas de sol por dia dão às cerejas o melhor início.
Plante essas variedades de cereja em uma área com sol direto e brilhante. Procure uma área com mais de 6 horas. Sem sol pleno, elas não crescerão em seu potencial e provavelmente não produzirão uma colheita abundante de cerejas.
Se você plantá-las em sombra total, não terá flores ou frutos. Plante-as longe de árvores altas ou edifícios. Elas adoram espaços abertos onde podem absorver todo o impacto dos raios solares.
Água
Evite excesso ou falta de água para prevenir doenças.
Essas árvores frutíferas adoram uma boa rega, especialmente quando são jovens. Nos primeiros anos, regue-as duas vezes por semana. Certifique-se de que o solo drene completamente antes de regar novamente.
Após cerca de 3 ou 4 anos, suas raízes crescerão o suficiente para extrair água subterrânea. Após esse período, reduza a irrigação durante períodos de seca ou longos períodos de clima ensolarado no verão.
Tome cuidado para não regar em excesso ou insuficientemente suas árvores. Elas podem ser propensas a doenças com muita ou pouca chuva.
Solo
Solo rico e argiloso mantém as raízes de sua árvore felizes e fortes.
As cerejeiras ‘Rainier’ adoram solo rico, bem drenado e argiloso. Ajuda a emendá-lo com composto antes do plantio.
Adicione uma camada de cobertura morta ou musgo ao redor das bases de suas árvores. Isso ajudará a reter a umidade do solo e a incentivar um bioma saudável ao redor das raízes.
Temperatura e Umidade
Climas amenos e um pouco de sombra mantêm as cerejas contentes.
Essas variedades de cerejas prosperam em regiões mais frias, entre as zonas de resistência 5 a 9. Elas não respondem bem em áreas com calor excessivo ou invernos longos e frios.
A cobertura morta ajudará a protegê-las de oscilações extremas de temperatura. Cultive-as longe de ventos fortes ou áreas com alta temperatura e umidade.
Se você mora perto de um lago ou oceano que modera a temperatura, melhor ainda. Essas árvores crescem excepcionalmente bem perto da costa.
Fertilização
Regue bem após fertilizar para ajudar os nutrientes a se fixarem.
Espere até que suas mudas tenham mais de 2 anos antes de fertilizar. Depois, adicione um fertilizante rico em nitrogênio ao redor da base de suas árvores no início da primavera.
Escolha um fertilizante orgânico de liberação lenta. Regue bem a base de suas plantas após aplicar o alimento vegetal.
Manutenção
Limpe bem as podadoras para evitar a propagação de doenças.
Suas cerejeiras precisarão de boa poda à medida que crescem. Comece desinfetando suas podadoras para evitar a transmissão de doenças. Em seguida, remova quaisquer ramos sugadores na base dos troncos.
No final do inverno, comece podando aproximadamente um terço dos ramos mais altos e mais longos. Sempre corte em um ângulo de 45°. Isso incentivará sua árvore a crescer mais larga na base.
Após os primeiros anos de crescimento, isole seus ramos laterais mais fortes. Procure ramos altamente produtivos e fortes que crescem a partir do tronco. Pode qualquer ramo entre eles até cerca de metade de seu comprimento.
À medida que suas árvores crescem, você repetirá isso todos os anos em intervalos de 2 pés. Isso lhe dará uma série de ramos laterais espaçados uniformemente. Isso melhorará a aeração entre os ramos e lhe dará bastante espaço para a colheita.
Propagação
Um mês de cuidado recompensará você com um novo crescimento.
Tente propagar usando estacas frescas de primavera. Procure ramos verdes e flexíveis que sejam tanto flexíveis quanto fortes. Faça uma estaca com cerca de um pé de comprimento.
Remova as folhas em direção às extremidades das estacas e deixe 2 ou 3 folhas nas extremidades. Enrole suas extremidades em hormônio de enraizamento e coloque-as em solo bem drenado emendado com composto. Cubra-as com um saco plástico e borrife-as todos os dias enquanto crescem.
Em um mês, você deve começar a ver um novo crescimento. Espere até sentir um leve puxão ao puxar suas estacas. Isso significa que suas bolas de raiz se desenvolveram e estão prontas para serem transplantadas para recipientes maiores.
Colheita e Armazenamento
Um teste de mordida garante que suas cerejas estão maduras e prontas.
Após florescerem, pequenos cachos de cerejas se desenvolverão nos ramos mais saudáveis. Espere várias semanas até que desenvolvam tons vermelhos e pele dourada. Deixe-as mais tempo na árvore para ficarem mais doces, ou colha-as cedo para mais acidez.
A melhor maneira de saber se estão maduras é provando-as. Pegue uma cereja da árvore e dê uma mordida. Se tiver um equilíbrio de doçura e acidez, está pronta para a colheita.
Ao colher, sempre deixe os caules e selecione o fruto. Evite danificar quaisquer ramos, ou eles podem não produzir frutos no ano seguinte.
Após a colheita, armazene suas cerejas no freezer para uso a longo prazo. Alternativamente, você pode comê-las frescas e mantê-las na geladeira por algumas semanas.
Problemas Comuns
Além dos problemas com oscilações de temperatura, você terá que monitorar suas cerejeiras ‘Rainier’ quanto a doenças. No entanto, se você podá-las bem e mantiver um cronograma de irrigação saudável, elas devem ser fortes e livres de doenças.
Pragas
Pulgões causam folhas enroladas e vigor enfraquecido da árvore.
As pragas mais comuns que afetam as cerejeiras são os pulgões de cereja. Espécies como o pulgão preto da cereja podem danificar suas árvores sugando sua seiva. Você notará folhas enroladas que perdem o vigor e às vezes parecem descoloridas.
Insetos como larvas de broca de asa preta também podem ser devastadores. Essas larvas perfuram as partes lenhosas de suas cerejeiras. Se não tratadas, elas danificarão severamente suas árvores.
Mineradores de folhas e outras lagartas podem visitar sua árvore e se alimentar das folhas e frutos. Colha rapidamente para evitar que essas e os pássaros as devorem. Pode áreas infestadas por mineradores de folhas, indicadas por caminhos sinuosos através das folhas.
Desde que você siga boas práticas de jardinagem, suas árvores devem ficar bem. No entanto, se você tiver uma infestação, é melhor isolar as árvores. Em seguida, trate-as com spray de casca à base de piretro ou uma solução de óleo de nim.
Doenças
Observe manchas pretas para prevenir danos por mancha foliar de cereja.
Além das pragas, várias doenças podem prejudicar suas árvores e colheitas. Fique atento à comum mancha foliar de cereja. Este fungo ataca cerejeiras durante dias úmidos e em climas quentes. Procure manchas escuras pretas ou marrons nas folhas. Eventualmente, sua árvore perderá suas folhas cedo e não produzirá frutos.
Fique atento ao comum fungo do oídio. Você verá seções brancas ou cinzas de mofo se desenvolverem nas folhas, ramos e até nos frutos. Este oídio ocorre quando você dá muita água às suas árvores ou elas não têm circulação de ar suficiente.
Se você notar áreas marrons ou marrons-acinzentadas em pó em suas árvores, é um sinal de podridão marrom, também conhecida como murcha das flores. Esta doença prejudicial afeta árvores doentes e ataca galhos, flores e frutos.
Além de tratar com fungicidas orgânicos, a melhor maneira de prevenir essas doenças prejudiciais é mantendo suas árvores saudáveis. Cultive-as em áreas com sol pleno e solo bem drenado. Mantenha a poda para melhorar a aeração. Árvores saudáveis raramente terão problemas.
Perguntas Frequentes
Sim, essas variedades não são autoférteis e precisarão de outra variedade de cereja por perto. Incentive polinizadores como abelhas e beija-flores em seu jardim e plante pelo menos uma outra variedade de cereja nas proximidades.
Sim, essas árvores são consideradas fáceis por muitos jardineiros. No entanto, é importante manter a manutenção delas. Se você deixá-las sem cuidados, elas podem sucumbir a doenças ou pragas.
Como não são autoférteis, precisarão de outras variedades de cerejas, como Bings ou Black Tartarians, por perto. Abelhas, beija-flores e outros polinizadores farão o trabalho.
Essas variedades estão no lado mais curto para cerejeiras. Elas podem atingir até 30 pés. Algumas árvores saudáveis podem crescer mais, mas geralmente permanecem curtas e robustas.