A Época Certa para Podar as Árvores Frutíferas Mais Populares

O que esperar nesse post

Poda de Árvores Frutíferas

Podar suas árvores frutíferas é uma parte essencial da manutenção para que produzam frutos deliciosos. Se feita corretamente e no momento certo, a poda deixará você com uma árvore bem formada, produtiva e saudável. Se negligenciada, a árvore ficará em risco de doenças fúngicas, baixa produtividade e copa superlotada.

Saber o momento certo para podar árvores frutíferas ajudará a melhorar a circulação de ar e a penetração da luz solar na copa. Isso reduz a propagação de doenças fúngicas e incentiva o amadurecimento uniforme dos frutos. Remove galhos mortos e danificados, assim como aqueles que se cruzam e enfraquecem outros galhos.

Quando realizada com cuidado, a poda cria uma estrutura forte que suportará uma colheita abundante. Também mantém uma altura mais manejável, facilitando a colheita e a manutenção.

Podar no momento certo é tão importante quanto ter a técnica adequada. Poda no momento errado pode reduzir o número de flores e, assim, os frutos que sua árvore produz. Também pode deixar a árvore mais vulnerável a danos pelo frio, enfraquecendo-a por completo. Então, qual é o momento certo para podar suas árvores frutíferas favoritas? Vamos falar sobre isso.

Quando Podar Árvores Frutíferas

Em geral, as árvores frutíferas se beneficiam de uma poda estrutural no período que vai do final do inverno ao início da primavera. O clima tem a maior influência sobre o mês exato em que isso ocorrerá. Uma poda leve no meio do verão pode ajudar a prevenir doenças fúngicas, além de controlar o tamanho e o equilíbrio dos galhos.

O Melhor Momento para Podar Árvores Frutíferas por Estação

Esquecer de podar árvores frutíferas no momento certo traz uma longa lista de problemas.

Embora não podar sua árvore frutífera no momento certo possa não matá-la imediatamente, com o tempo, levará a uma produtividade reduzida. Também a torna mais suscetível a doenças e cria problemas estruturais. Esses problemas, uma árvore superlotada, pesada e emaranhada, levam a uma vulnerabilidade geral ao mau tempo.

Não podar no momento certo, ou de forma alguma, também torna a árvore menos capaz de suportar uma colheita pesada. Galhos mais finos e menos desenvolvidos enfraquecem ao se esfregarem uns nos outros, e os frutos não se desenvolvem adequadamente sem luz solar adequada. Quando a luz solar não consegue penetrar na copa, você acaba com frutos amadurecidos de forma desigual e subdesenvolvidos.

Uma árvore bem desenvolvida produzirá menos frutos, mas eles serão maiores, mais saborosos e de melhor qualidade. Da mesma forma, uma árvore mal desenvolvida pode produzir uma quantidade maior de frutos. Mas eles provavelmente serão menores, menos saborosos e de qualidade inferior.

Existem duas épocas do ano recomendadas para podar suas árvores frutíferas favoritas. Você deve fazer sua poda estrutural principal no final do inverno até o início da primavera, enquanto a árvore está dormente. O meio do verão é um bom momento para fazer uma revisão leve. Isso serve para refrescar e ajudar a prevenir as doenças que costumam surgir com o clima quente e úmido do verão.

Poda de Inverno/Primavera

A maior parte da poda é feita nesta época, dependendo de onde você mora.

A poda estrutural da estação dormente é a base para o cultivo de uma árvore frutífera forte, saudável e produtiva. Este período geralmente ocorre entre novembro e março, dependendo do seu clima. Quanto mais quente for o seu clima, mais cedo você deve começar, pois uma vez que a árvore sai da dormência, a poda é menos eficaz.

A razão para podar durante o estado dormente é multifacetada. Por um lado, quando não há folhas presentes, é mais fácil visualizar a estrutura dos galhos. Isso permite uma avaliação mais completa de quais galhos são fortes e quais são estruturalmente inferiores.

O risco de doenças é menor nesta época do ano, também. Sempre que você faz cortes em suas árvores, elas ficam mais vulneráveis a todas as doenças até cicatrizarem. A maioria das doenças está dormente quando está frio. Podar agora permite que sua árvore cicatrize com menos risco de infiltração de doenças.

A dormência também é um momento menos estressante para sua árvore se recuperar. Seu metabolismo desacelera e ela armazena sua energia com segurança nas raízes, tronco e galhos. O crescimento está em pausa durante esse tempo, então não está gastando energia em novos crescimentos. Está melhor equipada para curar suas feridas sem privar o novo crescimento da energia que precisa.

Podar durante a dormência reduz o risco de desidratação e doenças. Permite que a planta cicatrize gradualmente e com menos interrupção no ciclo de crescimento da primavera. Se você podar árvores frutíferas no momento certo, elas despertarão na primavera com uma estrutura mais limpa e forte, reservas de energia intactas e um fluxo de ar saudável e abundante.

A quantidade de poda nesta época deve ser moderada. Você quer criar uma forma atraente, saudável e forte. No entanto, você não quer correr o risco de enfraquecer a planta ou incentivar um crescimento excessivamente vigoroso dos galhos na primavera. Nunca corte mais de um quarto a um terço do tamanho total.

Como Fazer

Limpe suas ferramentas antes de fazer qualquer corte.

1. Comece removendo qualquer madeira morta ou danificada. É aceitável fazer isso em qualquer época do ano, pois esses galhos tornam a árvore mais suscetível a doenças. Eles também enfraquecem a integridade estrutural geral. Corte-os de volta até a madeira saudável. Sempre faça seus cortes logo acima de um botão ou galho lateral. Faça cortes limpos e angulados que não permitam o acúmulo de água.

2. Em seguida, corte qualquer broto d’água ou sugador que tenha surgido desde sua última manutenção. Eles aparecem na base, perto das raízes, e às vezes de galhos mais baixos. Você pode identificá-los pelo hábito de crescimento, que é para cima, em vez de para fora.

3. Neste momento, remova qualquer galho cruzado. Eles podem se esfregar uns nos outros, enfraquecendo ambos os galhos e bloqueando o fluxo de ar. Corte o galho que cresce de maneira menos favorável à forma geral.

4. Agora, concentre-se na forma geral da árvore. Para a maioria, isso será uma forma de vaso com centro aberto ou uma estrutura de líder central. Uma estrutura de líder central criará uma árvore mais alta e estreita. Um centro aberto criará uma árvore mais baixa, que geralmente é mais fácil de colher.

5. Finalmente, desbaste o interior da árvore para melhorar o fluxo de ar. Corte qualquer galho que cruze de volta pelo centro. Encurte qualquer galho excessivamente longo que afete o equilíbrio da copa.

Poda de Verão

A poda desta estação é muito menos intensiva.

A poda de verão é diferente da de inverno, porque sua árvore frutífera está em um estágio de crescimento ativo. Está utilizando sua energia para produzir, em vez de se recuperar. A poda de árvores frutíferas nesta época é mais para controlar o crescimento excessivo, melhorar a penetração de luz e ar, e incentivar frutos de qualidade.

O principal alvo para poda nesta época do ano são os brotos d’água ou sugadores. Estes crescem verticalmente a partir da base ou de outros galhos, e são desperdiçadores de energia. Eles sombreiam galhos frutíferos, interferem no fluxo de ar e reduzem a penetração do sol na copa. Remova-os primeiro.

Esta também é uma boa época para controlar o crescimento excessivo, a produção de frutos e o tamanho em geral. Este é o momento de ajudar a árvore a desacelerar seu crescimento vigoroso e redirecionar essa energia para o amadurecimento dos frutos. O momento ideal para fazer isso, portanto, é após a árvore ter definido sua colheita. O crescimento desacelerará nesse momento, e você pode ajudar a equilibrar a energia entre o desenvolvimento dos frutos e o crescimento vegetativo.

Continue sua leitura aqui