9 Melhores Bananeiras para Jardins Residenciais

Você está visualizando atualmente 9 Melhores Bananeiras para Jardins Residenciais

Plantas de Banana para Jardins Caseiros

A maioria dos jardineiros já tentou cultivar ervas ou vegetais, mas você sabia que pode cultivar suas próprias plantas de banana? Aqueles em climas mais quentes podem cultivar uma variedade de espécies de Musa, incluindo a Dwarf Cavendish, que é a planta conhecida pelo fruto que você vê no supermercado.

Mas isso não é tudo; há também a banana de sorvete que floresce em jardins caseiros, produzindo bananas azuis que têm gosto de sorvete de baunilha. Também discutimos um cultivar mutante que oferece o dobro da quantidade típica de frutas.

Talvez você não seja fã da humilde banana? Essas plantas também são valorizadas pelo valor ornamental, adicionando uma vibe tropical e arejada aos jardins caseiros com suas enormes folhas coloridas, às vezes manchadas com veias roxas ou marrom. Além do fruto, essas plantas tropicais são excelentes escolhas para jardins caseiros em regiões quentes.

Em zonas mais frias do USDA, essas árvores podem ser cultivadas parcialmente ao ar livre e, de outra forma, dentro de casa, embora pelo menos uma em nossa lista de 9 melhores árvores de banana para jardins caseiros seja realmente resistente ao frio até a zona 5.

Dwarf Cavendish

A Dwarf Cavendish traz um deleite tropical e deliciosas bananas para qualquer casa.

Se o seu objetivo ao cultivar uma bananeira é cultivar frutas deliciosas e saudáveis, então você não pode errar ao comprar uma bananeira ‘Dwarf Cavendish’. Em boa saúde, as árvores ‘Dwarf Cavendish’ produzem cachos de frutas como os do supermercado, e podem ser cultivadas praticamente em qualquer lugar.

Essas plantas tropicais são resistentes apenas nas zonas 8 a 11, mas podem ser cuidadas em regiões mais frias, desde que você as mantenha em vasos e as mova para dentro de casa a cada inverno. Elas fazem excelentes plantas de interior, adicionando um toque tropical à sua casa com folhas grandes e largas que começam com manchas roxas e amadurecem para verde.

Com os cuidados adequados e com bastante tempo ao ar livre, podem atingir até 3 metros de altura. Tenha isso em mente se você pretende mantê-las dentro de casa parte do tempo.

Prepare um solo bem drenado e rico em nutrientes para uma ‘Dwarf Cavendish’, pois elas são suscetíveis à podridão radicular se deixadas em solo úmido por muito tempo, e plante-a onde receberá sol pleno. Se/Quando você movê-la para dentro de casa, forneça o máximo de luz possível.

Você saberá que as frutas estão maduras quando elas desbotarem para o seu característico tom de amarelo. Para colher, use cuidadosamente podadores limpos e afiados ou uma faca para cortar um cacho de frutas em vez de arrancar com a mão e possivelmente danificar a planta.

O cultivar ‘Dwarf Cavendish’ tem produzido o que agora é uma cultura básica desde o século 19, quando foi cultivado pela primeira vez nas estufas do 6º Duque de Devonshire. Não está na hora de você se juntar à tradição?

Banana Japonesa Resistente ao Frio

A banana japonesa prospera em climas mais frios com um toque tropical.

Se você mora em uma zona mais fria e prefere uma árvore que você pode plantar do lado de fora e deixar do lado de fora, então você está com sorte. A M. basjoo resistente ao frio, também conhecida como banana japonesa, é perene até a zona 5 do USDA. Isso mesmo, você pode cultivar bananeiras japonesas em áreas tão ao norte quanto a Nova Inglaterra.

Existem duas ressalvas. Uma, essas árvores não produzem frutas comestíveis. Seus frutos não são venenosos, mas não são valorizados por sua comestibilidade. Eles não são como as frutas que você vê na loja. E dois, em áreas mais frias, os pseudocaules ou caules centrais dessas árvores subtropicais morrerão até o chão no inverno. O rizoma abaixo sobreviverá, e a árvore reaparecerá a cada primavera.

No entanto, as bananeiras japonesas adicionam uma atmosfera tropical em áreas que são de outra forma temperadas, tornando-as ideais para uma área de piscina ou lounge ao ar livre. Elas também toleram sombra parcial, enquanto a maioria das outras árvores tropicais semelhantes exige sol pleno.

Assim como a ‘Dwarf Cavendish’, plante essas bananeiras em solo bem drenado e rico em nutrientes. Elas preferem que o solo permaneça um pouco úmido, mas não encharcado, e devem ser protegidas da seca.

E como essas plantas crescem muito, especialmente se estiverem voltando de um rizoma a cada ano, elas são grandes consumidoras de nutrientes. Corte o caule em áreas mais frias antes que ele morra. Enriqueça o solo com composto a cada primavera e dê à sua árvore algumas doses de fertilizante de uso geral durante a estação de crescimento.

Se você conseguir uma bananeira resistente ao frio ou duas e plantá-las no solo, você também pode descobrir que elas fornecem uma pequena cerca de privacidade, especialmente à medida que mais brotos surgem a cada ano.

Banana de Sorvete

Este deleite tropical é imperdível para os amantes de banana.

Se você adora comer bananas, deve tentar cultivar a bananeira de sorvete, também conhecida como ‘Blue Java’. Os frutos dessas tropicais têm um sabor cremoso de baunilha que lembrará sorvete. Até a textura é dita ser semelhante ao sorvete.

Elas são o lanche perfeito para quem tem um dente doce, e os frutos também são bonitos de se ver, amadurecendo para um tom de azul gelado. Na verdade, as bananeiras de sorvete oferecem tanto valor ornamental quanto comestível, com suas grandes e exuberantes folhas.

Em climas mais frios, essas plantas são ótimas plantas de interior/exterior, pois são conhecidas por prosperar em recipientes. Certifique-se de plantá-las em uma mistura de envasamento de alta qualidade e bem drenada em um vaso grande com um orifício de drenagem para evitar a podridão radicular.

Elas também precisam de cerca de oito horas de luz solar ou mais para crescerem ao seu potencial, então mantenha a exposição ao sol em mente ao decidir onde plantá-las. Dentro de casa, mantenha-as próximas a uma janela voltada para o sul ou em uma varanda ensolarada. Se a iluminação interna não for das melhores, considere luzes de cultivo.

Depois de colher os frutos azuis únicos, você pode cortar o caule principal, pois ele não dará frutos novamente. Essas plantas se propagam enviando brotos ao nível do solo, então, uma vez que você remova o caule principal, um dos brotos pode tomar a dianteira e substituí-lo.

Você também pode dividir os brotos à medida que se formam, dividindo o rizoma abaixo do nível do solo com um corte limpo, permitindo que você plante mais bananeiras de sorvete ao redor de sua propriedade ou compartilhe-as com um amigo.

Banana Vermelha

Considere a impressionante banana abissínia vermelha para uma cor vibrante no jardim.

Se você prefere alguma cor além do verde, considere a banana vermelha, também conhecida como banana abissínia. Tecnicamente no gênero Ensete agora, após ter sido anteriormente categorizada como Musa, essas árvores não são mais formalmente bananas, mas se comportam de maneira muito semelhante.

Os frutos semelhantes a bananas nessas plantas são bastante secos, e se você os consideraria “comestíveis” é um pouco subjetivo. Você pode definitivamente comê-los se insistir, mas eles não serão nada como uma fruta de supermercado. Essas plantas têm alto valor ornamental.

Grandes folhas verdes com bordas vermelhas e veias vermelhas brotam de um pseudocaule. A cor contrastante se destaca e chama a atenção. As folhas têm um brilho lustroso e às vezes têm um tom verde neon. Este cultivar perene se destaca em um mar de verde escuro.

Essas também são uma das raras “bananeiras” que ainda podem ser felizes em sombra parcial, embora prefiram muita luz solar. Elas preferem uma área que receba sol metade do dia. Um pouco de sombra pode ajudar a evitar que o solo seque, o que é preferível. Essas plantas tropicais preferem solo úmido.

E assim como as outras plantas desta lista, você pode manter a banana vermelha como planta de interior ou de varanda, então, se você estiver localizado em uma zona mais fria que 10, esta planta ainda deve estar no seu radar. Apenas certifique-se de que esteja em solo bem drenado e tenha cuidado para não regar em excesso.

Double Mahoi

Para frutas abundantes e doces, experimente a banana compacta Double Mahoi.

Se você está na zona certa e uma ‘Dwarf Cavendish’ não satisfaz seu apetite, considere uma bananeira ‘Double Mahoi’, uma mutação da ‘Dwarf Cavendish’ que na verdade produz o dobro da quantidade de cachos no segundo ano.

Isso mesmo, ‘Double Mahoi’ produz o dobro de frutas, e como sua altura atinge cerca de 2,5 metros, é mais compacta do que a ‘Dwarf Cavendish’. Os frutos são consistentes e doces. A qualidade não é sacrificada pela maior quantidade; essas frutas serão pitorescas em uma cesta no seu balcão.

Assim como as outras árvores desta lista, ‘Double Mahoi’ prefere muita luz. Essas são plantas verdadeiramente de sol pleno, então, se você quiser maximizar o número de frutas, não economize na luz solar. Plante-as em uma área do seu jardim com exposição total ao sol e use solo rico e bem drenado.

Essas plantas são suscetíveis à podridão radicular se o solo não drenar bem, e também precisam de muitos nutrientes para produzir tantos cachos. Certifique-se de enriquecer o solo a cada ano com composto pelo menos uma vez no início da primavera.

‘Double Mahoi’ não é resistente ao frio e provavelmente não se recuperará de uma ou duas geadas. É conhecida por ser resistente nas zonas 8 a 11, mas se você estiver na zona 8, considere plantá-la em um vaso caso precise trazer a planta para dentro durante um inverno inesperadamente frio. Aqueles em zonas ainda mais frias podem cultivar ‘Double Mahoi’ como uma planta tropical de interior.

Little Prince

Opte pela banana Little Prince por seu tamanho compacto e charme.

Em seguida na lista está a banana Little Prince, que é outro cultivar de M. acuminata como a ‘Dwarf Cavendish’, exceto que, ao contrário da ‘Dwarf Cavendish’, este cultivar é bastante pequeno, atingindo uma altura máxima de cerca de 1,2 metros.

‘Little Prince’ é a planta perfeita para colocar nos cantos do seu jardim onde você gostaria de adicionar uma árvore tropical, mas não quer sombrear tudo ao redor. Em seu tamanho total, com suas grandes folhas brilhantes desdobradas, pode ocupar cerca de 1,2 metros de largura.

Seu tamanho pequeno também torna muito mais fácil mover ‘Little Prince’ ao redor, seja movendo-a para dentro de casa no inverno em uma zona mais fria ou apenas gostando de manter algumas plantas em vasos no jardim para reorganizar de vez em quando.

‘Little Prince’ prefere exposição total ao sol, mas pode lidar com alguma sombra. Ainda fornece frutas comestíveis quando fica grande o suficiente, então dê-lhe bastante sol e nutrientes se esse for seu objetivo. Caso contrário, pode crescer um pouco mais devagar em sombra parcial, mas ficará bem.

A luz solar adicional também pode inspirar as árvores ‘Little Prince’ a produzir folhas com alguma cor extra. Elas são tipicamente apenas verdes, mas à medida que a planta amadurece e sob a iluminação certa, podem desenvolver algumas manchas vermelhas escuras.

Se o resto das bananeiras desta lista lhe agrada, mas você simplesmente não consegue imaginar cuidar de uma árvore tão grande, então considere o cultivar ‘Little Prince’.

Grand Nain

Escolha esta banana vigorosa para colheitas abundantes de frutas semelhantes às de supermercado.

Talvez o oposto de Little Prince seja ‘Grand Nain’, outro cultivar de M. acuminata. Embora ‘Dwarf Cavendish’ e ‘Grand Nain’ possam chegar a cerca de 3 metros de altura, ‘Grand Nain’ cresce mais agressivamente e é mais provável que chegue lá. Seu nome realmente significa “grande anão” em francês.

‘Grand Nain’ também é semelhante à ‘Dwarf Cavendish’ no sentido de que produz bananas características, amadurecendo para amarelo e com gosto igual ao que você compraria na loja. Também prefere luz solar plena, solo bem drenado e muitos nutrientes.

Como essas árvores ficam bastante altas, sua folhagem pode estar sujeita a danos causados pelo vento. Considere plantar ‘Grand Nain’ perto de um edifício ou estrutura que possa ajudar a bloquear o vento, se você puder fazer isso sem reduzir a exposição ao sol da planta.

Você também pode ajudar sua ‘Grand Nain’ dando-lhe fertilizante frequente, seja na forma de composto, fertilizante granular ou emulsão de peixe. Realmente, qualquer fertilizante bem equilibrado funcionará para este crescimento rápido.

Como as outras árvores desta lista, você pode plantar ‘Grand Nain’ em um grande recipiente e movê-la para dentro de casa quando esfriar se você morar na zona 8 ou inferior, mas é claro, como este cultivar fica bastante grande, movê-la pode ser um incômodo.

Banana Sangrenta

Adicione um toque de vermelho vibrante com esta árvore tropical.

Se você está em busca de um ornamental, a bananeira sangrenta pode ser exatamente o que você estava procurando. Seu nome refere-se à coloração vermelha escura nas folhas que faz com que esta árvore tropical se destaque.

Este cultivar ou subespécie também é conhecido pelo nome “banana de folha listrada” devido às suas listras vermelhas. A folhagem tropical pode adicionar muita cor ao seu jardim caseiro no nível de ramificação, onde de outra forma pode haver apenas verde.

Além disso, as bananeiras sangrentas atingem apenas cerca de 1,8 metros de altura, tornando-as muito mais fáceis de mover. Você poderia manter uma dessas plantas em um vaso, movendo-a ao redor do seu jardim caseiro ao seu gosto e depois transferindo-a para dentro de casa quando esfriar, com pouco esforço.

Tecnicamente, essas plantas produzem frutas comestíveis, mas não serão como as bananas que você prefere comer. Essas árvores produzem frutos cheios de sementes que não são ideais para smoothies. Se você está procurando bananas para o balcão da cozinha, volte-se para ‘Dwarf Cavendish’.

Mantenha essas plantas em solo bem drenado, mas não deixe o solo secar. Essas tropicais não estão prontas para lidar com a seca e preferem umidade consistente para um crescimento ideal. Certifique-se de enriquecer o solo com composto ou fertilizante a cada estação de crescimento também.

Dwarf Sumatrana

Experimente o melhor da beleza e da abundância com a Dwarf Sumatrana.

Por último, mas não menos importante, está a bananeira ‘Dwarf Sumatrana’, que é um híbrido de ‘Grand Nain’ e ‘Zebrina’, ou banana sangrenta. Isso significa que ‘Dwarf Sumatrana’ tem o melhor dos dois mundos, produzindo grandes frutas comestíveis e mantendo belas manchas vermelhas nas folhas.

Este híbrido de Musa tem requisitos de cuidados semelhantes à maioria das árvores desta lista: prefere solo úmido, mas bem drenado, muitos nutrientes e muita luz solar. ‘Dwarf Sumatrana’ pode sobreviver em sombra parcial, mas se você está visando os frutos de ‘Grand Nain’ e as listras de banana sangrenta, ela precisará de tanto sol quanto possível.

Assim como as outras, você pode plantar esta árvore em um grande vaso e trazê-la para dentro de casa quando esfriar. Embora a planta sobreviva a temperaturas abaixo de 10 graus Celsius por um pouco de tempo, ela não é tolerante à geada, então a marca de 10 graus é um bom momento para movê-la para dentro no outono. Caso contrário, é resistente nas zonas 9, 10 e 11.

Se cultivada no jardim, essas árvores devem frutificar a cada ano. Após a frutificação, o pseudocaule morrerá, mas você pode esperar que um broto o substitua com seus próprios frutos no próximo ano. Você também pode separar os brotos para propagar ‘Dwarf Sumatrana’.

Embora todas as 9 dessas plantas tropicais sejam ótimas opções para jardins caseiros, o híbrido ‘Dwarf Sumatrana’ pode ter tudo: folhas marcantes, cachos de frutas comestíveis e um tamanho moderado.

Considerações Finais

Há uma surpreendente quantidade de bananeiras para jardins caseiros, seja para produzir frutas amarelas clássicas ou apenas para adicionar um valor ornamental sério à paisagem. Todas elas têm grandes e belas folhas verdes, algumas com variações em tons de vermelho e roxo.

E embora essas árvores tropicais sejam raramente tolerantes à geada, exceto pela M. basjoo, elas fazem excelentes plantas de interior em vasos quando o inverno se aproxima. Se você tem um lugar que recebe muita luz solar, experimente cultivar uma bananeira!