9 Melhores Árvores Frutíferas para Iniciantes Cultivarem

O que esperar nesse post

Quando me mudei para minha casa definitiva há 10 anos

Quando me mudei para minha casa definitiva há 10 anos, foi uma alegria encontrar um pé de limão Meyer maduro em nossa propriedade. Esse foi o início do meu pomar caseiro, e desde então, adicionei dois pés de pêssego, um de nectarina, uma tangerina, uma bananeira, três macieiras, uma pereira, uma maçã silvestre, um abacateiro, um sabugueiro, uma limeira e um segundo limoeiro.

Você pode me chamar de obcecado, mas você realmente não experimentou um pêssego até comer um, aquecido pelo sol e cheio de sabor, direto da árvore. No entanto, também conheci a dor de ver cada folha da minha maçã silvestre ser devorada por pulgões. Cultivar árvores frutíferas não é sem suas complicações e decepções.

Há uma curva de aprendizado para cultivar árvores frutíferas, assim como em qualquer outra coisa no jardim. Assim como todas as plantas, algumas são simplesmente mais fáceis de cuidar do que outras. Isso varia de uma fruta para outra e de um clima para outro.

Antes de chegar à minha lista de ótimas árvores frutíferas para iniciantes, vamos esclarecer alguns termos. Isso facilitará a seleção de uma árvore que prosperará em seu ambiente e produzirá toneladas de frutas deliciosas e bonitas, dignas de qualquer feira de agricultores.

Fatores Determinantes

Horas de frio e polinização são essenciais para colheitas frutíferas.

Seja um iniciante ou um pomarista experiente, o tipo de árvore frutífera e o ambiente em que você está cultivando são os principais determinantes do seu sucesso. Você não deve tentar cultivar uma mangueira na zona 5, não importa o quanto você ame mangas. Da mesma forma, será difícil cultivar maçãs em um clima tropical. A razão mais comum para que árvores frutíferas não produzam em climas quentes é a falta de horas de frio.

Horas de frio referem-se à quantidade de tempo que uma planta precisa passar a 7°C ou menos para dar frutos ou produzir flores. Se uma árvore não florescer, ela não pode produzir frutos. As horas de frio são o fator mais importante no sucesso de qualquer árvore frutífera. Felizmente, como resultado do melhoramento seletivo, existem variedades da maioria das frutas com diferentes necessidades de horas de frio.

Em climas mais frios, o oposto é verdadeiro. A razão mais comum para que árvores fracassem em climas frios é a falta de tolerância ao frio. Isso se aplica principalmente a cítricos, abacates, bananas, mangas e algumas outras plantas tropicais. Novamente, através do melhoramento seletivo, temos variedades dessas que permanecem pequenas o suficiente para crescer em recipientes e ainda assim produzir frutos. Árvores cítricas de pátio são especialmente populares.

Por fim, a polinização está entre os fatores mais importantes para o sucesso. Algumas árvores são autoférteis, o que significa que não requerem polinização cruzada. Se você está apenas procurando plantar uma única árvore, isso é imperativo. Outras requerem uma árvore polinizadora, uma variedade diferente, para dar frutos. Nesse caso, você precisará de duas árvores para ver qualquer uma delas produzir algo.

Uma observação sobre aquelas que são autoférteis vs. aquelas que precisam de polinização cruzada: Plantas autoférteis produzirão frutos por conta própria. No entanto, você obterá uma colheita maior com duas de qualquer tipo de ambas as árvores.

Com esses fatores em mente, algumas árvores e variedades são melhores para iniciantes do que outras. Desde que seu ambiente seja adequado para aquela planta, algumas têm melhor resistência a pragas e doenças. Isso faz uma grande diferença. Aqui estão algumas ótimas opções para iniciantes que desejam tentar cultivar árvores frutíferas.

Pêssego ‘Elberta’

Desfrute de uma colheita abundante com cuidado e esforço mínimos.

Se eu tivesse que recomendar uma árvore frutífera para iniciantes, seria um pessegueiro. A maioria dos pêssegos é autofértil, então você pode começar com uma planta em vez de duas e ainda ter uma colheita sólida de pêssegos deliciosos. Na verdade, minhas árvores produzem tantos pêssegos que tenho que remover metade deles para evitar que os galhos quebrem!

‘Elberta’ é uma variedade antiga com excelente resistência a pragas e doenças. As variedades antigas são frequentemente mais resistentes porque esses cultivares fortes resistiram ao teste do tempo. Esta data dos anos 1870, e é popular por um bom motivo. A sobrevivência dos mais aptos significa que as plantas mais fortes diante da adversidade são aquelas que têm maior poder de permanência.

‘Elberta’ precisa de cerca de 800 horas de frio, o que significa que não é adequada para climas quentes. Para os jardineiros da zona 9 que desejam cultivar os pêssegos doces e suculentos pelos quais essa variedade é famosa, há uma ‘Early Elberta’ que produzirá com apenas 600 horas de frio.

O pêssego ‘Elberta’ é uma árvore atraente com uma copa arredondada que produz pêssegos grandes, doces e de caroço solto. Eles são ótimos para comer frescos e também suportam bem o enlatamento e a panificação. Com 3-4 metros de altura na maturidade, esta é uma árvore fácil de cuidar e colher.

Figo ‘Chicago Hardy’

Frutas doces e roxas e resiliência fazem dele um favorito no jardim.

Os figos tendem a ser árvores frutíferas de clima quente amigáveis para iniciantes, mais adequadas para zonas 8-10. ‘Chicago Hardy’ é popular por sua excepcional tolerância ao frio. Você pode cultivar este até o norte da zona 6 e até mesmo na zona 5 com alguma proteção.

‘Chicago Hardy’ também é autofértil, então, mais uma vez, se você quiser começar com um único exemplar, esta é uma ótima opção. Ele também produz figos excepcionalmente doces, bonitos e roxos escuros com centros vermelhos impressionantes. É um cultivar pequeno e atraente com ótima resistência a pragas e doenças.

Em climas frios, ‘Chicago Hardy’ pode morrer no inverno, mas voltará na primavera e produzirá bem a cada ano. Seu tamanho compacto significa que você pode cultivá-lo em um recipiente ao norte de sua faixa e trazê-lo para dentro de casa no inverno.

Tangerina ‘California Honey’

Flores perfumadas e frutos doces fazem desta árvore uma joia.

A maioria das árvores cítricas é autofértil, o que as torna excelentes árvores de pátio ou internas. Contanto que você tenha um local ensolarado o suficiente para cultivá-las, um pequeno cítrico é algo que qualquer um pode cultivar, desde que o cultivar permaneça pequeno o suficiente para ser manejado em um recipiente.

Apresentamos a tangerina ‘California Honey’. Esta bela variedade atinge cerca de 2,5 metros de altura, e você pode podar os ramos principais para mantê-la mais baixa. Folhagem verde escura e brilhante e flores maravilhosamente perfumadas fazem desta uma favorita, e ela também é muito resistente a pragas e doenças.

Os frutos são pequenos, com um equilíbrio perfeito de doce e azedo com um toque de especiarias. As plantas cítricas requerem pouca poda, e contanto que você fertilize generosamente, elas são ótimas produtoras. Esta é perfeita para jardins menores onde você deseja economizar espaço sem sacrificar o sabor.

Limão ‘Improved Meyer’

Esta pequena árvore enche o jardim com fragrância e frutos.

Não há nada mais fácil do que um limoeiro. Eles são autoférteis, e mesmo sem um companheiro, essas árvores produzirão tantos frutos que você estará compartilhando com todos na vizinhança. O limão ‘Improved Meyer’ está no topo da minha lista para iniciantes por sua facilidade de cuidado e limões bonitos, doces e azedos. Se você é um amante de limonada, este é o melhor cultivar para o trabalho.

Os limões Meyer são na verdade um híbrido de um limão convencional cruzado com uma tangerina. Eles são menores, mais escuros e mais doces como resultado. O Meyer original era portador de uma doença fatal sem mostrar sintomas. A variedade ‘Improved’ substituiu o original por ser livre de vírus, e esta ganhou um Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society.

É uma árvore pequena que é mais tolerante ao frio do que a maioria dos limões e pequena o suficiente para que jardineiros de climas mais frios possam cultivá-la em um recipiente. É fácil de cuidar e vale a pena cultivar apenas pelas flores. Quando em flor, elas cheiram divinamente e me levam ainda mais ao jardim.

Kumquat ‘Fukushu’

Coloque-os na boca inteiros para um deleite delicioso e azedo direto da árvore.

O kumquat é, na minha opinião, uma árvore subestimada e uma que adicionarei ao meu jardim este ano. Eles vêm em uma ampla gama de tamanhos e produzem uma tonelada de frutas doces, azedas e picantes. Eles são um tipo de cítrico, e você pode colocá-los na boca, com casca e tudo, direto da árvore.

Como outros cítricos, os kumquats são mais adequados para climas quentes. No entanto, ‘Fukushu’ é um cultivar compacto que você pode manter em ambientes internos em um recipiente. Eles são, curiosamente, adaptáveis a condições de sombra parcial, então cultivá-los em ambientes internos é mais fácil do que com a maioria das frutas. Como outros cítricos, eles são autopolinizantes.

As árvores de kumquat são atraentes e fazem belas plantas ornamentais. Sua folhagem brilhante e seus frutos brilhantes, alegres e diminutos os tornam uma peça de conversa. Eles fazem boas conservas, e vodka infundida com kumquat faz os cosmopolitans mais deliciosos!

Ameixa ‘Toka’

Flores de primavera e frutas suculentas e doces tornam esta árvore especial.

As ameixeiras são deslumbrantes na primavera, com uma abundância de flores brancas perfumadas. Elas são ótimas para polinizadores e pessoas também! Infelizmente, a maioria das ameixeiras não é autofértil, então você precisa plantar duas se quiser ver alguma fruta. Felizmente, a ameixa ‘Toka’ é autofértil, então uma árvore é tudo o que você precisa.

‘Toka’ é uma árvore frutífera de tamanho médio amigável para iniciantes que faz um belo elemento paisagístico com uma copa em forma de vaso e folhagem verde brilhante e atraente. As ameixas de tom joia são extra doces, ganhando a variedade o apelido de ‘chiclete’.

Esta ameixa é mais adequada para jardins do norte, pois requer 600-1000 horas de frio, um número bastante significativo. No entanto, é um crescimento rápido com grande valor ornamental. Ela produz após apenas dois a três anos.

Amora ‘Illinois Everbearing’

Frutas doces do verão ao outono com esforço mínimo.

Se você quer uma planta de baixa manutenção que produza uma quantidade incrível de frutas, não procure mais do que a amora ‘Everbearing’. Este cultivar arbustivo e pequeno é incrivelmente fácil de cuidar e é tolerante à seca. Ele crescerá em quase qualquer clima e produz bagas do verão até a geada.

Se permitido, pode crescer até 4,5 metros de altura, mas também faz um belo espécime de recipiente. Ele prospera em sombra parcial também, o que é ótimo para jardineiros com muitas árvores maiores.

As amoras atraem a vida selvagem, e pássaros irão se aglomerar em seu quintal com esta árvore presente. Coma-as frescas do galho ou asse-as em tortas; essas bagas doces são sempre um sucesso.

Sabugueiro ‘Marge’

Faça geleias ou xaropes caseiros com suas abundantes bagas.

Dependendo do seu clima, o sabugueiro pode ser uma das coisas mais fáceis de cultivar. Onde eu moro, não há como pará-los. Eles surgem em qualquer lugar que escolham e fazem uma bela adição à paisagem. Seus grandes cachos de flores brancas delicadas são lindos na primavera, e as bagas roxas são úteis para muitas coisas.

Use as bagas para fazer xaropes, geleias e compotas. É importante cozinhá-las antes de comê-las, pois contêm substâncias tóxicas quando cruas, o que pode causar problemas digestivos desagradáveis. No entanto, elas também contêm muitos nutrientes úteis, então depois de cozinhá-las, têm muitos benefícios à saúde.

‘Marge’ é um sabugueiro europeu autofértil e altamente produtivo. Ele cresce uma abundância de grandes bagas doces rapidamente, tornando-o uma boa adição à paisagem. A folhagem é exuberante e atraente.

Maçã ‘Liberty’

Esta variedade prospera nas zonas 5-8 com pouco esforço.

As maçãs são complicadas para jardineiros do sul porque não há muitas variedades amigáveis para iniciantes desta icônica árvore frutífera para climas quentes. Se você está ao sul da zona 8, ‘Anna’ é saborosa, e ‘Ein Shemer’ é um bom polinizador. Ambas são suscetíveis a várias pragas de jardim, mas precisam de relativamente poucas horas de frio.

Se você está nas zonas 5-8, está com sorte porque a maioria das maçãs crescerá nesta faixa climática. ‘Liberty’ é uma ótima escolha se você quer uma árvore menor que tenha boa resistência a pragas e doenças e ainda produza uma maçã doce com uma textura agradável e crocante.

Como a maioria das maçãs, esta requer um polinizador, então certifique-se de plantar outra variedade para esse propósito. Ela precisa de cerca de 800 horas de frio. As macieiras, em geral, não são as mais fáceis, mas certamente são populares, e ‘Liberty’ é uma boa variedade para iniciantes. Se você descobrir que tem o toque mágico, não há nada tão delicioso quanto uma ‘Honeycrisp’.

Continue sua leitura aqui