Vegetais Perenes em Vasos
Vegetais perenes não são apenas para fazendeiros ou jardineiros com grandes espaços. Você pode cultivar uma linda e deliciosa ruibarbo na sua varanda em um vaso! Ela se adapta bem ao cultivo em recipientes, desde que tenha boa terra, umidade regular e bastante luz solar.
Enquanto as plantas no solo prosperam com poucos cuidados, as em vasos se beneficiam de atenção extra durante a estação de crescimento. Observe-as de perto na primavera e no verão para garantir que recebam o que precisam. Plantas saudáveis produzirão dezenas de hastes folhosas com folhas verdes gigantes e caules vermelhos espessos. Os caules são comestíveis, enquanto as folhas e raízes não são.
Se sua planta estiver com dificuldades em um vaso, use estas dicas como um checklist. Revise cada uma para garantir que sua planta tenha o que precisa para sobreviver e prosperar. Quando você oferece à sua ruibarbo o que ela necessita, ela recompensará você com colheitas de caules comestíveis para suas receitas!
Use Vasos Grandes
Canteiros elevados ou vasos oferecem o lar perfeito para elas.
As plantas de ruibarbo têm sistemas radiculares grandes e extensos. Como muitas outras perenes, elas crescem maiores, mais largas e mais profundas a cada ano durante a estação de crescimento. Dê a elas um vaso que acomode seu tamanho para um bom início no seu jardim.
Existem duas maneiras principais de obter ruibarbo: coroas e sementes. Coroas são rizomas sem solo que você planta no outono ou início da primavera, enquanto sementes germinam em qualquer momento durante a estação de crescimento. Mudas crescem bem em pequenos vasos enquanto são jovens, enquanto coroas precisam de vasos com muita largura e profundidade para que seus rizomas se espalhem.
Em vez de vasos, canteiros elevados e jardineiras também funcionam bem. Você pode ter um espaço inteiro dedicado ao vegetal. Também pode dividir uma parte para a ruibarbo e ter outras anuais e perenes nos espaços entre as plantas. Ruibarbo cresce bem com flores de aquilégia—ela evita que ácaros se alimentem das flores silvestres.
Escolha um Local Iluminado
Adora um local ensolarado—mas não o calor escaldante do sul.
Plantas de ruibarbo precisam de sol pleno para prosperar; elas se beneficiam de crescer sob seis a oito horas de luz solar direta diária. Menos horas resultam em crescimento fraco com caules finos. Forneça bastante luz solar direta para plantas mais saborosas e exuberantes.
Diferente de pimentas e tomates, esta cultura pode sofrer se receber muita luz solar direta. Estados do sul com verões longos e quentes e regiões desérticas com níveis excessivos de luz são ambientes difíceis para cultivar ruibarbo.
Você pode perceber se sua planta está recebendo luz solar suficiente com base em seu crescimento. Se houver brotos espessos e amplos com folhas grandes e em forma de leque, a planta está bem iluminada. Se houver poucas folhas e elas forem pequenas ou esguias, considere mover o vaso para um local mais ensolarado.
Regue Regularmente
Solo úmido significa hastes mais cheias e folhas felizes.
Umidade consistente é necessária para o crescimento saudável da ruibarbo. Estas perenes adoram água e apreciam uma fonte constante durante a estação de crescimento. Após se estabelecerem no seu jardim, as plantas são tolerantes à seca por curtos períodos.
Embora a ruibarbo seja tolerante à seca, ela cresce melhor com umidade consistente. Você deve garantir que o solo esteja úmido, mas não encharcado, e bem drenado. Isso é especialmente importante para plantas em vasos. Elas secam rapidamente sem as proteções de conservação de umidade das plantas no solo.
Para conservar água, considere cobrir o topo do solo com composto ou uma emenda orgânica semelhante. A camada de cobertura preserva a umidade abaixo, mantendo as raízes das plantas frescas, úmidas e bem alimentadas. Palha, mofo de folhas e folhas caídas também funcionam bem como cobertura.
Cultive em Boa Terra
Dê a ela solo argiloso e ela não reclamará.
Boa terra e retenção de água andam de mãos dadas! Uma mistura bem drenada, fértil e argilosa é melhor para cultivar ruibarbo. O tipo de solo é especialmente importante para plantas em vasos. A mistura degrada e compacta com o tempo, por isso partículas de drenagem são necessárias para um bom solo de envasamento.
Garanta que sua mistura tenha pumice, perlita ou vermiculita. Essas partículas adicionam drenagem, estrutura e porosidade ao solo. Elas permitem que as raízes respirem no subsolo, apesar das condições úmidas. A matéria orgânica também é importante; a maioria das misturas de solo terá casca de abeto compostada, fibra de coco, turfa ou um material orgânico semelhante.
O solo argiloso é uma combinação perfeita de silte, argila e areia. Um solo argiloso arenoso é o melhor para esta cultura, embora a planta possa tolerar variações leves como argila arenosa ou areia argilosa. Drenagem e fertilidade são os aspectos mais importantes—os rizomas têm dificuldade se ficarem em água parada.
Os níveis de pH são outro fator a considerar ao cultivar esta perene em vasos. Garanta que o pH permaneça entre 6,0 e 6,8 para um crescimento ideal. A ruibarbo aprecia condições ligeiramente ácidas, razão pela qual prospera nos solos ácidos do noroeste do Pacífico.
Fertilize Conforme Necessário
Um pouco de composto faz maravilhas a cada estação.
Solo fértil é rico em nutrientes; contém dezenas de nutrientes primários e secundários, bem como micronutrientes. Nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, cálcio e magnésio são todos elementos importantes para uma ruibarbo saudável.
Composto é uma excelente emenda de solo, pois libera nutrientes no solo enquanto também melhora a drenagem, retenção de água e porosidade. A ruibarbo prospera com uma adição anual ou bienal de composto por essas razões. Os caules crescem bem com os nutrientes extras, enquanto as raízes prosperam com acesso a toda a água e ar de que precisam.
Embora o composto seja tudo o que você precisa para manter uma cultura saudável, algum fertilizante extra pode aumentar a produção. Na primavera, adicione um fertilizante orgânico com quantidades iguais de nitrogênio, fósforo e potássio. Um fertilizante bem equilibrado aumenta a produção de caules para colheitas incríveis.
Mantenha a Ruibarbo Fresca
Sombra à tarde a mantém feliz durante o calor do verão.
Embora este vegetal aprecie sol pleno, ele precisa de temperaturas relativamente frescas para se desempenhar bem. Clima fresco e ameno leva a caules vermelho-sangue e rosa brilhante que são cheios de sabor. Temperaturas de verão abaixo de 24°C (75°F) levam às maiores e mais ousadas folhas de ruibarbo.
Se as temperaturas subirem acima da faixa ideal, considere dar à sua planta sombra à tarde durante as horas mais quentes do dia. Isso ajudará a prosperar, apesar das ondas de calor e condições secas. Garanta que o solo permaneça úmido, mas não encharcado, durante o período ensolarado para ajudá-la a sobreviver.
Como as plantas em vasos são facilmente movíveis, você pode mover sua ruibarbo para mantê-la fresca. Considere mover sua planta para a sombra sob um pátio, varanda ou sacada em dias de verão especialmente quentes.
Forneça Temperaturas Frias no Inverno
Precisa de sonecas frias para lançar brotos exuberantes na primavera.
Como o aspargo, a ruibarbo perene é resistente à geada! Não só sobrevive a geadas, mas precisa delas para crescer bem na primavera. Dê à sua planta 500 ou mais horas de temperaturas de inverno abaixo de 4°C (40°F). Este período de frio no inverno ajuda os rizomas a formarem brotos folhosos na primavera.
Embora esta cultura seja resistente à geada, ela pode sofrer quando as temperaturas caem muito. Evite clima extremamente frio abaixo de -2°C (28°F). Se as temperaturas caírem abaixo deste ponto, considere cobrir os rizomas com camadas espessas de cobertura no outono. Após a planta entrar em dormência, adicione uma camada de dois a três centímetros sobre o solo do vaso.
Algumas variedades são mais resistentes ao frio do que outras. Considere usar um cultivar especialmente resistente à geada se você jardina nas zonas de resistência USDA 1 a 6.
Divida os Grupos Maduros
Dividir agora significa plantas mais fortes e felizes na próxima estação.
Plantas em vasos superam seus recipientes após alguns anos de crescimento saudável. Você precisará dividi-las e replantar os pequenos rizomas em novos vasos. Os melhores momentos para dividir são no início da primavera ou outono, quando o clima está fresco, úmido e ameno.
Para dividir, retire sua planta do vaso e desprenda-a do solo. Você verá uma estrutura rizomatosa grande e espessa que pode ser pesada! Dê uma boa olhada nela e use uma faca afiada ou pá para dividi-la em várias partes. Garanta que cada pedaço tenha algumas estruturas nodosas para que raízes e brotos saudáveis brotem dela.
Após dividir, plante as novas partes em vasos com solo bem drenado. Mantenha-as úmidas enquanto se estabelecem e proteja-as de geadas rigorosas no primeiro inverno. Elas serão tolerantes à seca e à geada após se estabelecerem no segundo ano.
Fique de Olho nas Pragas
Previna pragas cedo com uma cobertura protetora.
Pragas e doenças são as últimas coisas que você vai querer observar; embora improváveis, podem ser devastadoras! Curculios da ruibarbo, brocas de caule, lesmas e caracóis são pragas comuns, enquanto mancha foliar e folha vermelha são duas doenças comuns.
Para prevenir essas pragas e patógenos, garanta que sua ruibarbo esteja feliz, saudável e vigorosa. Quanto mais feliz a planta, mais provável é que ela resista a pressões externas. Evite a colheita excessiva para garantir que o espécime tenha energia suficiente para sobreviver a ataques.
Proteja a ruibarbo de pragas na primavera com uma cobertura flutuante. Para prevenção de doenças, plante cada perene a três ou quatro pés de distância uma da outra para que tenham circulação de ar adequada. Evite solo encharcado e emende locais pobres com composto para reforçar as defesas das plantas.