“`html
Pense em Pomares de Quintal
Quando você pensa em pomares de quintal, maçãs, pêssegos ou mirtilos podem vir à mente. Mas você sabia que pode cultivar com sucesso romãzeiras ao ar livre em zonas 8 e acima? Com o cuidado certo e paciência, você pode desfrutar de versões caseiras dessas frutas únicas e suculentas.
No entanto, as romãzeiras nem sempre dão frutos. Elas podem produzir flores que caem antes de frutificar, ou podem nem florescer. De qualquer forma, lidar com a falta de romãs pode ser frustrante.
É útil examinar algumas razões comuns pelas quais sua romãzeira não está produzindo. Após ler a lista, você pode determinar se alguma das razões se aplica à sua situação. Para começar, vou apresentar sete possíveis razões para a falta de frutos e oferecer soluções para ajudar a resolver o problema.
Árvore Muito Jovem
Árvores jovens focam no crescimento das raízes antes de florescer e amadurecer.
Como as romãzeiras crescem como perenes lenhosas, elas não produzem flores no primeiro ano de crescimento. Em vez disso, elas gastam sua energia desenvolvendo um sistema radicular robusto e formando uma folhagem exuberante. Após alguns anos de desenvolvimento, as plantas podem começar a direcionar energia para a produção de flores e frutos.
Se sua árvore é jovem e parece saudável, apesar da falta de romãs, é provável que esteja muito imatura para florescer. A maioria das romãzeiras começará a produzir flores no segundo ou terceiro ano após o plantio. Vários fatores impactam quando uma árvore começa a florescer; o tamanho da árvore no plantio, o clima, a luz solar e o fornecimento de água influenciam quando as flores se formam.
Você também deve estar ciente de que as árvores produzirão uma pequena quantidade de flores e frutos no primeiro ano de produção. Se você avistar apenas algumas flores, não se preocupe! As árvores produzirão mais flores e frutos à medida que amadurecem. No entanto, se sua planta não estiver produzindo até o quinto ano, provavelmente há outra causa a ser investigada.
Falta de Luz
Essas árvores precisam de sol pleno para saúde e crescimento ótimos.
As romãzeiras prosperam em sol pleno. Elas podem tolerar algumas horas de sombra pela manhã ou à tarde, mas requerem pelo menos oito horas de luz direta para se manterem saudáveis. A falta de luz pode levar a um crescimento atrofiado, aumento da suscetibilidade a doenças, plantas espigadas e/ou falta de flores.
Se sua planta ainda é jovem e você percebeu que a plantou em uma área muito sombreada, você pode desenterrar a planta e movê-la para um local mais adequado. O melhor momento para transplantar é no final do inverno ou início da primavera—você deve mirar no momento logo antes de ocorrer a brotação.
Este momento é ideal por duas razões. Primeiro, a árvore estará menos suscetível ao estresse se você desenterrá-la enquanto está dormente, e o calor da primavera incentivará a árvore a se estabelecer em seu novo lar.
Ao procurar um local adequado, estude a luz em diferentes épocas do ano. Como o ângulo do sol muda ao longo do ano, uma área pode receber apenas uma hora de sombra no verão, mas seis horas no inverno. O melhor local é geralmente uma área aberta livre de obstruções ou o lado sul de uma casa ou edifício.
Falta de Água
A irrigação regular garante crescimento saudável durante condições secas.
Embora as romãs sejam conhecidas por sua tolerância à seca, elas ainda requerem irrigação regular para prosperar. Um fornecimento adequado de umidade é especialmente importante nos primeiros anos de crescimento de uma árvore e durante os meses de desenvolvimento dos frutos.
Como as romãs produzem flores na primavera e frutos maduros no outono, você deve prestar atenção especial à irrigação de verão. O clima quente e seco pode rapidamente causar estresse hídrico, o que pode levar à queda das flores ou inibir o desenvolvimento das romãs.
Quando as romãs carecem de água, elas fecham seus estômatos (poros das folhas) para conservar a umidade. Os poros fechados mantêm a água nas plantas, mas as plantas também têm dificuldade em se resfriar.
Pesquisadores descobriram que as romãzeiras apresentam crescimento vegetativo reduzido e rendimentos de frutos quando a disponibilidade de água está abaixo do nível ideal. Se você submergir as árvores por vários anos, os efeitos podem se acumular e levar a árvores fracas com copas pobres.
Então, com que frequência você deve regar suas plantas para mantê-las saudáveis? Especialistas da Universidade da Flórida recomendam irrigar profundamente cerca de uma vez por semana quando as condições estão secas. É importante manter seu cronograma de irrigação o mais consistente possível durante a estação de crescimento. Um aumento repentino de água após um período seco pode levar os frutos a se abrirem.
Você pode regar as árvores manualmente com um regador ou mangueira. No entanto, instalar irrigação por gotejamento em suas árvores pode facilitar a rega. Você também pode configurar o sistema de gotejamento em um temporizador para garantir que sua planta receba um suprimento consistente de água.
Excesso de Água
Irrigação equilibrada e boa drenagem promovem o crescimento saudável das árvores.
Como todas as plantas, as romãzeiras precisam de água para prosperar. No entanto, muita água pode causar tanto estresse quanto a falta dela. Esse estresse pode levar a problemas com a produção de flores, fixação de frutos e maturação, todos os quais podem levar à falta de romãs.
Então, quanta água é demais? Uma boa regra prática é regar suas plantas profundamente pelo menos uma vez por semana durante a primeira estação de crescimento. Se chover o suficiente, você pode pular sua rega semanal. Você também pode diminuir a irrigação no final do outono até o início da primavera; durante esse tempo, você só precisa regar se o solo estiver seco.
Além de observar com que frequência você rega, você também deve olhar para o solo e a drenagem. As romãs podem crescer em solo rico em argila e areia, bem como em qualquer coisa intermediária. No entanto, as árvores requerem drenagem suficiente do solo para se manterem saudáveis. Se você notar que a água está formando poças, deve trabalhar para melhorar a drenagem.
Infelizmente, melhorar a drenagem do solo é difícil depois que sua romã está no solo. No entanto, você pode alterar o solo antes do plantio. Aerar o solo com um garfo de escavação ou broadfork melhorará a drenagem. Você também pode misturar composto para aumentar o nível de matéria orgânica do solo e melhorar solos compactados.
Polinização Deficiente
Incentivar polinizadores aumenta a conversão de flores em frutos nos jardins.
Se sua planta de romã produz muitas flores, mas nenhum fruto, pode ser um sinal de polinização inadequada. As flores de romã são frequentemente autopolinadas, o que significa que as partes femininas de uma flor recebem pólen da mesma flor. No entanto, a polinização cruzada também ocorre frequentemente em romãs. Esse tipo de polinização ocorre quando polinizadores como beija-flores ou abelhas transferem pólen de uma flor para outra.
Embora a polinização cruzada não seja necessária, ela aumenta o rendimento. Portanto, a falta de polinizadores pode levar a uma produção limitada de romãs.
Uma maneira de aumentar a polinização cruzada é trazer mais polinizadores para o seu jardim. Fornecer uma fonte de água, cultivar plantas com flores diversas e evitar pesticidas de amplo espectro incentivarão os polinizadores a visitar seu jardim. Plantar plantas nativas também fornecerá habitat e alimento para polinizadores benéficos como borboletas e abelhas.
Se você estiver desesperado, pode polinizar manualmente suas flores de romã. Isso envolve usar um pequeno pincel para transferir o pólen dos estames de uma flor para o estigma de outra. Embora isso possa parecer complicado, basta girar suavemente o pincel no meio de uma flor aberta e depois completar o mesmo processo em outra flor.
Poda Inadequada
A poda leve promove o crescimento saudável sem sacrificar as flores.
Em geral, as romãs não requerem poda pesada. Remover galhos mortos e cruzados é tudo o que as plantas precisam para se manterem saudáveis. No entanto, você também pode podar sua romã para incentivá-la a crescer como um arbusto rastejante ou uma árvore ereta.
Não importa o tipo de poda que você faça, evite remover muita madeira de uma vez. Não apenas a poda agressiva estressará a planta, mas também pode remover madeira frutífera.
As romãs formam flores e frutos em madeira de segundo ano, então remover muito crescimento lenhoso pode remover toda a madeira de segundo ano. Se você fizer isso, acabará sem flores e frutos!
Você Está Cultivando uma Romã Florífera
Escolha uma cultivar confiável para rendimentos consistentes e colheitas deliciosas.
Se você está pensando em adicionar uma romã ao seu jardim, deve estar ciente de que existem dois tipos principais: frutíferas e floríferas. Embora ambos os tipos produzam flores grandes e bonitas, as variedades floríferas não produzirão frutos. Portanto, não basta pegar uma planta de romã em um viveiro e esperar que ela frutifique.
Se você deseja desfrutar de frutos de romã, é melhor escolher uma variedade frutífera testada pelo tempo. ‘Wonderful’ e ‘Texas Pink’ produzem deliciosos frutos vermelhos cheios de arilos suculentos. Você pode esperar começar a colher os frutos dois a três anos após o plantio.
“`