Supremo Bush Roma Tomato
Sementes de Tomate Supremo Bush Roma
Cherry Falls Bush Cherry Tomato
Sementes de Tomate Cherry Falls Bush Cherry
Sun Gold Pole Cherry Tomato
Sementes de Tomate Sun Gold Pole Cherry
Os tomates podem ser vegetais complicados—com tanta informação disponível sobre eles, é difícil saber quais métodos funcionam melhor. Por isso, sempre incentivo a experimentação no seu jardim. Quando você muda variáveis a cada ano, aprende o que funciona e o que não funciona.
A colheita de tomates é uma dessas ações muito debatidas, e cada jardineiro tem seus métodos únicos e comprovados. Agora sabemos que colher tomates um pouco cedo tem pouco impacto no sabor final, desde que eles tenham começado a mudar de cor.
Vamos aprender tudo sobre a colheita de tomates!
A Resposta Curta
O estágio de quebra ocorre quando mais da metade de um tomate mudou de cor para seu tom maduro.
O “estágio de quebra” (40-50% de mudança de cor) é o momento ideal para colher tomates—ajuda a gerenciar as colheitas de tomate, armazenar tomates para uso posterior e evitar que pássaros ou esquilos cheguem aos seus frutos antes de você. O estágio de quebra ocorre quando mais da metade de um tomate mudou de cor para seu tom maduro. Colha e leve-os para dentro para amadurecer completamente para obter o melhor sabor e textura.
A Resposta Longa
Deixe-os mudar de cor até a metade, colha-os e deixe que terminem de mudar de cor dentro de casa.
Os tomates têm o melhor sabor no auge de seu amadurecimento—isso significa que frutos verdes e maduros demais terão um sabor diferente do que você gostaria. Alguns dizem para deixá-los amadurecer completamente na planta, mas isso pode causar uma série de problemas.
Se você deixar os tomates ficarem totalmente vermelhos nas plantas—terá que lutar contra pássaros, esquilos e roedores pelo seu fruto. Frutos maduros demais também são ímãs de doenças e pragas, convidando invasores do jardim que rapidamente transformam as colheitas em uma bagunça mole.
Mas se você colher muito cedo, como quando eles começam a mudar de cor, eles serão duros, sem sabor e farinhentos. Faltarão os sucos doces que esperamos desta colheita.
Deixe seus tomates amadurecerem até a metade, colha-os e deixe-os amadurecer completamente dentro de casa. Este método funciona bem em todas as zonas de cultivo do USDA—ajuda especialmente jardineiros com temporadas de cultivo curtas.
Como os Tomates Amadurecem
Todos os açúcares e sabores de que precisam estão dentro do fruto; eles se ativam com calor e luz.
Quando você colhe tomates com 40-60% da pele mudando de cor, ainda está colhendo “tomates amadurecidos na planta”. Este estágio é o estágio de quebra, quando os frutos verdes “quebram” a cor. Testes de sabor mostram que tomates totalmente amadurecidos na planta e aqueles colhidos no estágio de quebra têm sabor, doçura e textura idênticos na maturidade.
Uma vez que mais da metade de um fruto de tomate muda de cor, ele atrai menos nutrientes da planta. Todos os açúcares e sabores de que precisa estão dentro do fruto; eles se ativam com calor e luz.
Isso significa que você pode colher um tomate parcialmente amadurecido—ele amadurecerá em seu potencial máximo no balcão da sua cozinha. Você saberá que está totalmente maduro quando toda a pele mudar para a cor final e a polpa estiver firme, não mole. Nesta fase, você vai querer comê-los, armazená-los ou processá-los em molhos e conservas.
Condições do Seu Jardim
Seu clima, ecorregião e tipo de solo afetam o processo de maturação do tomate.
Seu clima, ecorregião e tipo de solo afetam o processo de maturação do tomate. Regiões como os vales da costa oeste sul terão tomates no estágio de quebra no início do verão. Outros jardineiros, como aqueles na costa leste, podem ter frutos prontos para colheita no meio do verão ou outono.
Se você tem uma longa temporada de cultivo com temperaturas quentes da primavera ao outono, estará colhendo durante todo o verão! Mantenha suas colheitas ao longo da temporada. Se você tiver muitos frutos, tente preservá-los em molhos ou fazer extrato de tomate. Colhê-los continuamente permite que suas plantas continuem produzindo mais frutos.
Produtores como eu, no noroeste do Pacífico, ainda podem ter colheitas consideráveis de tomate; elas ocorrem mais tarde do que em zonas de inverno quente. Zonas de cultivo 8 e abaixo têm ainda menos temperaturas quentes para amadurecer tomates. Se você deixar todos os frutos amadurecerem na planta nessas regiões, eles ficarão moles com a geada do outono. Colha no estágio de quebra, depois leve sua colheita para dentro de casa para uma colheita de maior qualidade.
Diferentes Variedades de Tomate
Algumas variedades têm genética que lhes permite amadurecer seus frutos mais rapidamente.
Algumas variedades estão prontas para serem colhidas mais cedo do que outras. Tomates cereja como ‘Yellow Pear’ mudam de cor muito mais rápido do que tipos grandes e tradicionais. O fruto do tomate cereja é pequeno, o que significa que tem menos fruto para amadurecer. Minhas variedades de frutos pequenos são sempre as primeiras a ficarem prontas.
Outros tipos têm genética que lhes permite amadurecer seus frutos mais rapidamente; essas variedades são frequentemente as que comemos no supermercado. Tipos como ‘Early Girl’, ‘Oregon Spring’ e ‘Pozzano’ funcionam bem com temporadas de cultivo curtas. Eles também são ótimos se você quiser tomates maduros antes dos seus vizinhos!
Variedades de maturação tardia estão no lado oposto do espectro—não estarão prontas para serem colhidas até pelo menos o meio do verão e, no outono, em regiões de verão fresco.
Como Colher Tomates
Eles devem se soltar facilmente da planta.
Algumas variedades são fáceis de colher, como os tipos cereja. Basta puxá-los e eles se soltarão facilmente da planta. Outros tipos, como os grandes e robustos tradicionais, exigem algumas ferramentas para colheita. Puxá-los da planta pode danificar caules e folhas no processo.
Use tesouras de colheita ou podadores para cortar as vinhas de tomate. Corte os frutos da planta, deixando um pouco do “chapéu verde” (pedicelo ou sépalas) preso ao topo. Isso mantém os frutos selados até que você queira comê-los.
Métodos de Armazenamento de Tomate
Depois de colher com 40-60% de maturação, deixe-os no balcão antes de refrigerar.
Depois de colher com 40-60% de maturação, você vai querer amadurecê-los completamente em ambientes fechados à temperatura ambiente antes de refrigerar. Como estão protegidos do estresse hídrico, calor e pragas, seus frutos não terão manchas ou machucados quando estiverem prontos. Siga estes dois passos para ter frutos saborosamente doces a cada colheita.
Passo Um: Deixe no Balcão
Colheitas meio maduras precisam de algum tempo à temperatura ambiente para concentrar os açúcares.
Tomates meio maduros precisam de algum tempo à temperatura ambiente para amadurecer ainda mais. Coloque-os no seu balcão na cozinha e deixe-os amadurecer até atingirem a maturidade máxima.
A refrigeração retarda a formação de açúcares e o desenvolvimento do sabor, então colocar um tomate totalmente maduro na geladeira não o prejudicará; na verdade, preservará no auge da maturidade!
Verifique regularmente o balcão para ver se estão maduros. Pressione levemente a pele—deve estar firme, mas não dura. A cor final dos seus frutos dependerá da variedade. Alguns, como ‘Cherokee Carbon’, ficam roxos com manchas. Outros ficam vermelhos, como as variedades tradicionais ‘Roma’.
Coma tomates totalmente maduros frescos ou cozinhe-os na sua receita favorita. Se você não estiver pronto para comê-los, vai querer armazená-los na geladeira!
Passo Dois: Armazene na Geladeira
O armazenamento a frio prolonga sua vida útil por duas semanas.
Frutos totalmente maduros estão prontos para armazenamento a frio. O armazenamento a frio prolonga sua vida útil por duas semanas, o que significa que você pode colher hoje para comer em algumas semanas! Eles permanecerão saborosos, com textura e deliciosos na gaveta de vegetais.
A única vez que você vai querer evitar o armazenamento a frio é com tomates verdes ou parcialmente maduros. Eles permanecerão no estágio em que estão. Quando você os tirar da geladeira esperando frutos vermelhos maduros, terá frutos duros e sem sabor. Sempre deixe-os amadurecer no balcão antes de colocá-los na geladeira.
Se desejar, você pode trazê-los de volta à temperatura ambiente e polvilhar com sal para um sabor ideal.