Como Colher Salsa e Armazená-la para Depois

No momento, você está visualizando Como Colher Salsa e Armazená-la para Depois

Salsa: Uma Erva Versátil e Fácil de Cultivar

Uma das ervas mais amplamente utilizadas, a salsa é uma planta bienal de um verde vibrante com folhas semelhantes a penas. Nativa da região do Mediterrâneo, ela prefere climas temperados, mas prospera em uma variedade de condições climáticas. Existem duas variedades principais de salsa: a salsa de folhas lisas e a salsa crespa.

Embora a salsa crespa seja a mais popular das duas, ambas as variedades são usadas para fins culinários. A variedade crespa é geralmente usada como guarnição. Por outro lado, a salsa de folhas lisas, também conhecida como salsa italiana, é tipicamente usada na culinária.

Graças ao seu sabor refrescante e terroso e ao seu aroma leve, a salsa pode ser usada em uma ampla variedade de receitas, particularmente em pratos de vegetais, saladas, sopas e molhos. Embora seja popular em todo o mundo, a salsa é predominantemente usada nas culinárias do Oriente Médio e da Grécia. Ela foi cultivada pela primeira vez há cerca de 2.000 anos e recebeu o nome de uma palavra grega que significa “aipo de rocha”.

O melhor da salsa é seu sabor sutil que pode fazer toda a diferença entre uma receita comum e uma iguaria gourmet. O segundo melhor é que ela é extremamente fácil de cultivar e colher, o que significa que você pode plantá-la em seu jardim de ervas e sempre ter salsa fresca à mão!

Além disso, se você é um fã de salsa como nós, ficará feliz em saber que a salsa armazena extremamente bem. Uma vez colhida, você pode preservá-la de diferentes maneiras para garantir um suprimento ininterrupto de sua erva favorita durante todo o ano. Continue lendo para aprender tudo sobre a colheita e o armazenamento da salsa.

Quando Devo Colher a Salsa?

A salsa é uma planta bienal e cresce novamente quando cortada. No entanto, ela é mais frequentemente cultivada como uma planta anual. Geralmente, leva de 70 a 90 dias de crescimento antes que sua planta de salsa esteja pronta para a colheita. É aconselhável deixar a planta desenvolver uma folhagem abundante antes de começar a colher as folhas de salsa.

Em climas temperados, você pode colher salsa durante todo o ano. Em outras regiões, a estação de crescimento começa na primavera e dura até o outono. O melhor momento para colher a salsa é pela manhã, antes que o dia fique muito quente. As folhas têm o sabor mais potente durante esse período devido ao alto teor de óleo essencial.

A regra geral para colher salsa é pegar algumas folhas regularmente em vez de uma colheita grande ocasional. Fazer isso manterá as plantas ocupadas produzindo folhagem. Caso contrário, a salsa vai para a semente cedo na estação.

Tenha em mente que leva de duas a três semanas para uma planta de salsa crescer novamente após uma colheita. Planeje as sessões de colheita de acordo, dando tempo suficiente para suas ervas crescerem novamente antes de colher novamente!

Como Colher a Salsa

A salsa é colhida por suas folhas saborosas, bem como por suas sementes. É aconselhável colher plantas mais jovens para as folhas, enquanto plantas mais velhas e aquelas no segundo ano de crescimento são mais adequadas para serem colhidas para suas sementes.

Colhendo Salsa para Folhas

O primeiro passo para colher a salsa é escolher as plantas certas. Para colher folhas, você quer escolher caules mais jovens, pois eles têm os sabores mais fortes.

Verifique a planta para garantir que os caules tenham três segmentos ou mais. Se você encontrar três ou mais aglomerados de folhas no caule, ele está pronto para a colheita. Caso contrário, é melhor deixá-lo crescer por mais alguns dias antes de começar a colher.

Você pode colher folhas individuais ou pegar caules inteiros. As folhas podem ser simplesmente pinçadas ou cortadas. Ao colher caules, corte na base do caule em vez de cortar no topo. Use tesouras de poda esterilizadas, como as Felco 322 Long Reach Harvesting Snips ou as Felco 321 Harvesting Snips.

Cortar os caules da salsa perto da base da planta incentiva o crescimento, permitindo que suas plantas cresçam mais densas. Certifique-se de usar uma tesoura afiada e esterilizada ou tesouras de jardim para cortar os caules de forma limpa.

Sempre evite cortar a planta do meio do crescimento, especialmente quando você precisa de alguns raminhos pequenos para uso diário. Uma abordagem melhor é cortar caules da parte externa da planta. Isso garantirá que você colha o crescimento mais antigo primeiro.

Colher o crescimento mais antigo também permitirá que a planta se concentre na produção de nova folhagem. Como resultado, suas ervas prosperarão e geralmente crescerão mais saudáveis ao longo do tempo. Colha continuamente durante toda a estação de crescimento, pegando folhas ou caules externos, até que a cor verde vibrante das folhas comece a desbotar. Nesse ponto, o sabor começa a diminuir.

Se suas plantas estiverem do lado de fora e desprotegidas, é melhor colher as plantas completamente no final da estação. No entanto, plantas cultivadas em ambientes internos em condições quentes e favoráveis podem continuar a crescer durante o inverno, desde que recebam bastante luz solar. Para plantas cultivadas em ambientes internos, você pode continuar a colher conforme necessário.

Colhendo Salsa para Sementes

Agora que você sabe a melhor maneira de colher uma planta de salsa para folhas, vamos discutir como colher as plantas para sementes de salsa. A primeira coisa que você precisa saber é que as plantas de salsa não produzem sementes durante o primeiro ano de crescimento.

Para o desenvolvimento das sementes, você terá que ser um pouco paciente. Monitore plantas maduras de perto uma vez que elas entrem no segundo ano de crescimento. Tipicamente, as ervas de salsa florescem e produzem sementes no final de seu ciclo de vida.

Para aproveitar ao máximo suas plantas e obter uma colheita abundante, é aconselhável remover qualquer planta de salsa fraca ou imperfeita no final da primeira estação. Fazer isso permitirá que o crescimento do segundo ano seja mais forte e saudável e produza sementes de alta qualidade.

Uma vez que as cabeças de sementes tenham escurecido e estejam prontas, você pode removê-las da planta cortando o caule logo abaixo da cabeça da semente. Você pode usar uma tesoura para fazer isso ou simplesmente pinçar a planta entre o polegar e o dedo indicador para remover as cabeças de sementes.

Evite mover as cabeças de sementes demais no processo. Sacudir demais as cabeças de sementes enquanto as corta pode fazer com que as sementes se espalhem. Como as sementes de salsa são muito pequenas, sementes espalhadas provavelmente se perderão. Coloque suas cabeças de sementes colhidas em um saco de papel para secar. Uma vez totalmente secas, sacuda o saco para fazer com que as sementes se separem de suas cabeças e caiam no saco.

Você pode notar algumas sementes jovens ainda presas dentro das cabeças de sementes. Permita que essas sementes amadureçam um pouco mais, colocando-as ao sol por alguns dias. Geralmente, leva cerca de 2 a 3 dias para que as sementes jovens amadureçam sob luz solar direta. Durante esse tempo, mantenha as sementes o mais secas possível. Você também pode ter que protegê-las de pássaros e outros pequenos animais enquanto amadurecem.

Como Armazenar Salsa Fresca

A salsa fresca pode ser armazenada à temperatura ambiente ou na geladeira. Quanto tempo ela dura depende de como você a armazena. Aqui estão algumas maneiras de manter a salsa fresca e fazê-la durar mais.

Armazenando Salsa à Temperatura Ambiente

Você pode manter sua colheita fresca a curto prazo armazenando-a à temperatura ambiente em água. O truque é agrupar os caules e cortar as pontas. Agora, coloque os caules em um copo ou vaso cheio com cerca de 1 a 2 polegadas de água. Cubra as folhas com um saco plástico e deixe-as no balcão. Sua colheita permanecerá fresca e sem murchar por 2 a 3 dias. Lave a salsa antes de usar.

Armazenando Salsa na Geladeira

Quer armazenar a salsa por mais tempo? Comece lavando os caules cuidadosamente para remover qualquer sujeira ou poeira. Use algumas toalhas de papel para secar os ramos. No entanto, em vez de jogar as toalhas de papel fora, use-as para cobrir os ramos de forma solta e armazene-os em um saco selável. Coloque o saco na geladeira, e é isso! A salsa fresca armazenada dessa maneira durará de 3 a 5 dias.

Congelando Salsa

Outra maneira fácil de armazenar sua salsa a longo prazo é congelá-la. Existem diferentes maneiras de fazer isso. Por exemplo, você pode congelar ramos inteiros para uso posterior ou congelar a salsa cortada em uma forma de cubos de gelo com um pouco de água para unir as folhas. É essencial mencionar que, embora a salsa congelada retenha seu sabor, ela perderá sua textura crocante. É melhor usar a salsa congelada dentro de 6 meses.

Como Secar Salsa

Uma das melhores maneiras de armazenar salsa por um longo tempo é secá-la. Pendure os ramos lavados de cabeça para baixo em um local quente, escuro e bem ventilado. Você pode querer amarrar um saco de papel ao redor das folhas para evitar poeira.

Levará cerca de 7 a 15 dias para que os caules sequem completamente. Uma vez secos, você pode esfarelar as folhas e armazená-las em um recipiente ou saco hermético. Não se esqueça de curar a salsa para evitar mofo ou bolor.

Você também pode usar um desidratador de alimentos para secar sua colheita de forma rápida e fácil. Como o calor alto pode impactar o sabor das ervas, você pode querer usar um método de desidratação apenas com ar. É melhor usar a salsa seca dentro de 2 a 3 anos.