Plantas de batata-doce são uma opção nutritiva para manter a despensa cheia durante o inverno! Jardineiros que cultivam grandes colheitas precisarão ter algumas coisas em mente ao colher batatas-doces para prolongar a vida de sua deliciosa colheita.
Embora a estação de crescimento seja cheia de clima de alta umidade, para que durem todo o inverno, elas preferem ambientes frescos e sem umidade para armazenamento. O armazenamento só pode ocorrer após um processo chamado cura, durante o qual os amidos na batata-doce se transformam em açúcares, e o tubérculo forma uma segunda pele que o torna mais resistente a danos.
O armazenamento a longo prazo foi aperfeiçoado ao longo dos séculos e evoluiu conforme a tecnologia humana evoluiu. Para pessoas que vivem em uma casa energeticamente eficiente ou fora da rede elétrica, ainda é possível armazenar batatas-doces do lado de fora usando o antigo método de “bancagem”. Para jardineiros que procuram um método mais acessível, o armazenamento em caixas e caixotes também é possível. Cozinheiros domésticos também podem ferver e depois congelar as batatas para ter batatas fritas caseiras ou comida de bebê facilmente à mão.
Para aumentar ainda mais suas chances de uma colheita bem-sucedida, procure variedades conhecidas por terem uma longa vida útil de armazenamento, ou que sejam mais adequadas às condições do seu jardim e zona de cultivo. Obter um tubérculo saudável é um dos melhores indicadores de sucesso para seu empreendimento de armazenamento!
Quando Colher Batatas-Doces
Colher batatas-doces não é difícil, mas o pós-colheita requer um pouco de trabalho. Fonte: chidorian
As batatas-doces estão prontas para serem colhidas quando seus tubérculos começam a emergir do solo e suas vinhas começam a amarelar. Se você souber qual variedade está plantando, poderá adivinhar melhor a data da colheita verificando o tempo de crescimento esperado.
As condições para colher batatas-doces e curar sua colheita são muito importantes. Para iniciar corretamente a cura, espere um dia quente (acima de 13°C) sem chance de chuva, pois a exposição à água retardará a secagem desta planta de raiz. Certifique-se de colher bem antes da primeira geada, pois a geada pode prejudicar gravemente as batatas-doces. Colha todas as plantas de uma vez e compostagem as vinhas se estiverem livres de doenças. Certifique-se de começar pela manhã, de preferência quando houver alguns dias de tempo sem chuva.
Como Colher Batatas-Doces
Para cultivadores de quintal e pequenas propriedades, existem dois métodos principais para colher batatas-doces. O primeiro é simplesmente cavar com as mãos e pequenas ferramentas manuais para extrair as raízes do solo. Pode ser bastante satisfatório mergulhar as mãos na terra e sentir ao redor no solo por esses maravilhosos tubérculos. Outro método é usar uma ferramenta chamada garfo de jardim. Insira o garfo bem fora da área de crescimento das raízes e levante o solo. Continue cavando até chegar progressivamente mais perto das raízes da planta.
Não lave suas raízes logo após retirá-las do solo, por mais tentador que seja. É aceitável deixar um pouco de terra nas batatas durante o processo de cura, apenas escove qualquer grande quantidade de sujeira encontrada nas raízes.
Curando Sua Colheita
Permita que suas batatas-doces curem antes de armazená-las. Fonte: henna lion
Imediatamente após a colheita, as batatas-doces precisam ser curadas. Durante este processo, os amidos se transformam em açúcar e tornam as batatas mais doces, as raízes também perdem conteúdo de umidade. O sabor se desenvolve ao longo do tempo após a colheita, o que significa que você precisa de um pouco de paciência. É por isso que as batatas-doces são tão boas para armazenamento.
Para curar corretamente, deixe as batatas do lado de fora no seu jardim à sombra pelo resto do dia após a colheita. Se houver uma brisa, melhor ainda. Naquela noite, mova os tubérculos para uma área com alta umidade e deixe-os por 7-14 dias enquanto curam. Idealmente, tente manter a temperatura alta, em torno de 27°C, se possível. Em climas mais frios, cure por uma semana extra.
Armazenando Batatas-Doces
Existem vários métodos para curar essas deliciosas raízes. Dependendo das suas condições, escolha o método que melhor se adapta a você. Cada uma dessas opções usa diferentes meios para evitar que a umidade atinja o tubérculo, manter as temperaturas baixas (de preferência 15°C) e manter as raízes secas durante todo o tempo de armazenamento. Se feito corretamente, sua colheita pode durar vários meses ou até um ano.
Método de Bancagem
O método de bancagem para armazenar batatas é talvez o mais complexo, mas se presta bem ao armazenamento da colheita de uma pequena fazenda. O método de bancagem é feito do lado de fora, e uma estrutura semelhante a uma cabana é construída para proteger as batatas dos elementos, sem ocupar espaço valioso na despensa.
Para criar, encontre um pedaço de terra inclinado e cave um buraco raso de cerca de dois metros de diâmetro e um pé de profundidade. Cubra a base do buraco com palha ou folhas secas e comece a colocar as batatas, mantendo as pontas das batatas voltadas para cima e para baixo. Coloque as batatas ao redor de uma haste central vertical para ajudar na ventilação. Uma vez feita uma camada, coloque mais alguns centímetros de palha e crie outra camada, continuando até acabar com as batatas-doces. Quando terminar, cubra novamente com palha e crie uma estrutura semelhante a um tipi com tábuas ao redor para protegê-la dos elementos. Por fim, cubra as tábuas com barro. A estrutura resultante, semelhante a um tipi, deve fornecer um bom armazenamento por vários meses, até um ano.
Método da Areia
O método da areia é uma maneira de evitar a luz solar e outros elementos que podem prejudicar as raízes da batata-doce. No entanto, como este método não permite uma boa ventilação, não é tão recomendado quanto os outros.
Coloque as batatas-doces em um barril ou balde (certificando-se de que não seja transparente e não deixe a luz entrar) e coloque areia sobre as batatas-doces. Certifique-se de que as batatas não se toquem. Armazene em uma adega quente.
Caixotes ou Caixas
Escove o excesso de terra, mas não lave suas batatas-doces colhidas. Fonte: Scott SM
Para armazenar em caixotes ou caixas (talvez a maneira mais acessível), encontre caixotes e caixas que proporcionem boa ventilação e coloque as batatas-doces dentro. Tente ter apenas uma camada de batatas-doces por caixa e empilhe-as de forma a permitir o máximo de ventilação possível.
Coloque os tubérculos curados em um armário ou sala escura e fresca com boa ventilação, ou em um grande armário de armazenamento ou despensa. Se você tiver alguma preocupação com a exposição à luz solar, tente embrulhar as batatas-doces individualmente em jornal para protegê-las da luz, mas permitir a circulação de ar. Idealmente, as temperaturas de armazenamento seriam próximas de 13-15°C.
Congelamento
Uma maneira moderna e mais intensiva de armazenar batatas-doces seria congelá-las. Isso é ideal para o jardineiro de quintal que tem uma pequena colheita ou um grande freezer.
Os tubérculos não podem ser congelados imediatamente. Após o processo de cura, descasque, corte e ferva as batatas-doces até ficarem macias. Congele as batatas-doces cortadas ou amassadas imediatamente após a fervura. Isso é ótimo para batatas fritas ou porções individuais de comida para bebê.
Perguntas Frequentes
Uma vez curadas, armazene sua colheita de batata-doce para consumo posterior. Fonte: jalexartis
P: Você pode comer batatas-doces logo após a colheita?
R: Embora os tubérculos sejam comestíveis, eles ainda não são muito doces. Espere pelo menos 10 dias para que os açúcares se desenvolvam antes de comer para um sabor ideal.
P: Quantas batatas-doces você obtém de uma planta?
R: Isso depende muito das condições de cultivo. Muitas plantas saudáveis produzem 8 batatas-doces por planta, mas o tamanho do tubérculo dependerá da saúde do solo e do tempo de permanência no solo.