Coleção e Armazenamento de Sementes no Outono
A coleta e armazenamento de sementes no outono é uma tarefa essencial para o jardim nesta estação. Nossas culturas de estação quente estão rendendo suas últimas colheitas, e as ornamentais estão exibindo suas últimas flores. À medida que a abundância diminui para a estação fria, a safra do próximo ano está sendo preparada. Capture o melhor agora para plantar em outro lugar antes do inverno, armazenar até a primavera ou compartilhar.
Algumas árvores, arbustos e perenes produzem sementes ao longo de várias semanas, enquanto outras têm uma janela de coleta muito mais curta, de apenas alguns dias. Capturá-las antes que caiam, se espalhem ou explodam naturalmente significa ficar de olho nas flores murchas e nas cabeças de sementes e vagens secas. Deixe algumas no caule se quiser que elas se replantem no local para expandir a colônia.
Além de criar novas plantas, a coleta e armazenamento de sementes no outono também é um meio de controlar a propagação se você quiser manter voluntários indesejados sob controle ou reduzir a competição de uma espécie dominante. Remova flores envelhecidas e colete sementes para colocação intencional.
No outono, as perenes nativas estão repletas de sementes e são das melhores para salvar e armazenar. Este é o momento em que naturalmente terminam a floração e se concentram na produção de sementes para queda natural. Elas se espalharão no local, ou pássaros e animais selvagens se alimentarão das sementes para dispersão. Árvores e arbustos também são candidatos com um processo de desenvolvimento mais longo, mas oferecem sementes viáveis e valor paisagístico a longo prazo.
Seleção de Plantas
É melhor conhecer a variedade da qual você está coletando sementes.
Quando se trata de quais sementes coletar, é útil ter em mente híbridos e variedades de polinização aberta.
Devido ao seu cruzamento, os híbridos dependem de um cruzamento específico e não se reproduzem fielmente a partir de sementes. As mudas que surgem podem não refletir as características da planta-mãe em cor, forma, folha e flor, vigor, etc. Os híbridos também são às vezes criados para serem estéreis ou produzirem poucas sementes. Sem ir a semente, a planta continua a direcionar energia para a floração em um esforço para se reproduzir. Se você quiser espelhar a planta-mãe de um cultivar híbrido, estacas e divisão são as melhores estratégias.
Se você coletar e semear sementes híbridas, terá uma surpresa no jardim. Dálias e malvas, por exemplo, trarão uma seleção única para o seu jardim à medida que abelhas e outros polinizadores viajam entre as plantas. Algumas, como petúnias, muitas vezes reverterão para um tom suave de uma de suas espécies parentais selvagens (roxo suave/malva para petúnias).
Variedades de herança e de polinização aberta são mais geneticamente estáveis, o que significa que a semente mostrará características semelhantes à planta-mãe. Escolha os melhores espécimes para coleta e armazenamento de sementes no outono em termos de saúde e características (grandes flores, altura ou forma impressionante, resistência a doenças), para descendentes adaptados a se desenvolverem bem no seu jardim.
Além de ervas, frutas e vegetais de nossas paisagens comestíveis, sementes populares para coletar no outono incluem:
- Aster
- Beautyberry
- Coneflower
- Cosmos
- Coreopsis
- Helenium
- Hickory
- Hollyhock
- Milkweed
- Liatris
- Lupine
- Monarda
- Joe Pye Weed
- Bolotas de carvalho
- Pinhas
- Rosas
- Girassol
- Mil-folhas
- Zínia
Coleta de Sementes
Coletar cabeças de sementes ou deixá-las para replantio natural.
Com tesouras de poda ou cortadores em mãos, saia com recipientes separados ou sacos de papel para coletar flores gastas (agora cabeças de sementes), vagens e nozes. Colete quantas quiser para processar para coleta e armazenamento de sementes no outono, deixando algumas para replantio natural, se desejado. As sementes de outono também fornecem alimento para pássaros e animais selvagens que se preparam para a estação fria.
Perenes com discos centrais como coreopsis, rudbeckia e coneflower facilitam a coleta e armazenamento de sementes no outono. Mil-folhas, com suas grandes cabeças de sementes, também. Corte o disco ou a cabeça seca em um saco de papel para processamento, ou passe o dedo sobre a superfície para soltar as sementes.
Para coletar um pequeno número, use pinças para extrair as sementes, deixando o restante no caule. Para vagens como lupine, Joe Pye weed e baptisia, corte-as para abrir facilmente e armazenar.
Para arbustos lenhosos, colha ou sacuda as sementes dos galhos. Coloque uma lona embaixo para capturar as que caem. Exemplares mais altos, como árvores, podem precisar de corte com podadores de haste para capturar as vagens. Ou, capture nozes e vagens à medida que caem, mas antes que apodreçam.
O Que Procurar
Procure sinais de que as sementes estão prontas para serem coletadas.
Para arbustos floridos e perenes, fique atento a pétalas desbotadas e flores secas e caindo. À medida que a flor murcha, uma vagem central, disco ou múltiplas sementes amadurecem com o material vegetal seco. As estruturas das sementes variam por espécie, mas ajuda capturá-las quando as vagens e sementes estão secas e marrons.
Se a cabeça de semente ou vagem se soltar facilmente do caule, ou as sementes caírem facilmente, é um bom sinal de que estão prontas para a colheita.
Processamento
Abra as vagens de sementes para armazená-las.
Para preparar as sementes para armazenamento e aumentar sua viabilidade para semeadura, abra suas vagens ou cascas externas. Separe as sementes do material envolvente (palha).
Algumas precisam apenas de uma abertura fácil ou uma sacudida no saco de coleta de papel para se separar da casca. Outras, como frutas carnudas e polpudas, precisam de uma rápida mistura no processador de alimentos com água para separar os materiais. Outras sementes secas são minúsculas ou cercadas por tufos sedosos, tornando o processo mais tedioso, mas vale a pena para expandir nossos espécimes valiosos.
Peneire o material à mão ou use uma peneira ou coador (dependendo do tamanho do material) para obter apenas as sementes para armazenamento. Se você planeja coletar sementes em massa ao longo de várias estações, considere investir em equipamentos de separação de sementes (embora a improvisação por meio de experimentação funcione bem para muitos jardineiros domésticos).
Quando Não Salvar Sementes
Evite salvar sementes de plantas doentes.
Alguns problemas de plantas, como certas doenças virais, bacterianas e fúngicas, são transmitidos da planta-mãe para suas sementes. Patógenos transmitidos por sementes incluem vírus do mosaico, Fusarium e fungos Pythium. Existem também doenças específicas de plantas, como a ferrugem da malva, que infectam sementes e futuras populações hospedeiras.
Para evitar coletar e espalhar um problema maior no jardim, evite a coleta e armazenamento de sementes no outono de espécimes afetados por doenças. Escolha aqueles que se desempenham de forma confiável em seu local específico e condições.
Armazenamento
O armazenamento correto garante que suas sementes permaneçam viáveis na próxima estação.
Escolha um local seco, fresco e fora da luz solar direta para o armazenamento de sementes. Evite locais com calor e umidade elevados, pois as flutuações podem tornar as sementes inviáveis. Muita umidade pode levar a mofo e danos às sementes.
Certifique-se de que as sementes estejam completamente secas antes de armazenar. Um passo opcional após a coleta de sementes no outono é colocá-las em uma única camada sobre papel manteiga, papel vegetal, jornal ou um prato de papel para secar em um local quente por alguns dias para garantir.
Guarde as sementes em um envelope, saco de papel, saco plástico ou recipiente hermético (vidro ou plástico). Envelopes e sacos de papel são boas opções de armazenamento para permitir ventilação para sementes sem casca dura. Sementes minúsculas podem se sair melhor em um pote de vidro ou saco plástico. Rotule e date a seleção para facilitar a semeadura.
Com armazenamento adequado, as sementes podem durar dois anos ou até cinco, dependendo da seleção. Temperaturas frias (2-7°C) e baixa umidade aumentam a vida útil.
Refrigeração
Algumas sementes se beneficiam da refrigeração para durar mais.
A refrigeração pode ajudar as sementes a durarem mais. Ela também proporciona estratificação a frio para aquelas perenes que se beneficiam. A estratificação a frio quebra a dormência interna nas sementes. Os tecidos internos precisam de exposição a temperaturas frias por um período sustentado (dependendo da espécie), seguido por um período de aquecimento, para iniciar a germinação.
Em climas frios, a estratificação ocorre naturalmente ao semear diretamente as sementes no outono ou inverno. Elas recebem a exposição necessária a temperaturas frias seguida pelo calor da primavera, que indica condições favoráveis de crescimento. Em climas amenos ou para iniciar sementes em ambientes fechados antes da primavera, podemos simular o período frio colocando as sementes na geladeira antes de semear.
Coloque as sementes em um saco ou recipiente resselável com areia úmida ou mistura de início de sementes. Uma toalha de papel úmida também funciona bem. Feche parcialmente o saco ou recipiente (mantendo-o ligeiramente aberto) e coloque-o na geladeira a temperaturas próximas de 4°C.
O tempo de resfriamento varia por espécie; algumas plantas precisam de apenas alguns dias, enquanto outras precisam de vários meses. Mire em pelo menos um mês e verifique periodicamente para garantir que o material ao redor permaneça úmido. A umidade impede que as sementes sequem e murchem, e amolece a casca no processo de armazenamento. Após o resfriamento, comece imediatamente em ambientes fechados em um local quente ou ao ar livre se as condições forem adequadas.
Perenes e replantadores naturais que dependem de estratificação a frio incluem:
- Rudbeckia
- Catmint
- Echinacea
- Larkspur
- Lobelia
- Milkweed
- Lupine
- Penstemon
- Prairie coneflower
Semeadura
Quando a temporada de plantio chegar, retire suas sementes armazenadas para semear novamente.
As sementes são pequenas unidades autossuficientes que contêm tudo o que precisam para produzir mudas. Cada uma depende de certas condições para germinar, incluindo água, oxigênio, luz e temperaturas ideais. Elas permanecem dormentes até que as condições sejam adequadas para que a semente se desenvolva em uma muda.
Para pular o armazenamento de sementes coletadas no outono, semeie diretamente para passar o inverno no local. Prepare o novo local para expansão removendo a vegetação e ervas daninhas existentes do canteiro. Vire levemente o composto, se necessário, para enriquecer o solo existente.
Plante as sementes de acordo com os requisitos da espécie. Com nativas, muitas vezes é uma simples dispersão na superfície, seguida de uma leve compactação das sementes para contato com a superfície. Algumas sementes precisam de luz para germinar e não requerem cobertura de solo. Outras precisam apenas de uma camada leve.
Semeadura de Inverno
Para plantas que precisam de estratificação, experimente a semeadura de inverno.
A semeadura de inverno facilita a semeadura e é uma maneira divertida e de baixa manutenção de propagar mudas. A técnica envolve semear sementes em recipientes plásticos reutilizados, como galões transparentes. Colocadas do lado de fora, as sementes recebem exposição aos elementos naturais durante o inverno, com proteção. A germinação ocorre quando as temperaturas aquecem.
A semeadura de inverno economiza espaço e recursos de início de sementes em ambientes fechados. Também permite estratificação a frio para aquelas perenes que se beneficiam. E, produz mudas robustas sem a necessidade de aclimatação (devido à exposição ao ar livre).
Escarificação
Sementes duras precisam ser arranhadas para aumentar as taxas de germinação.
Antes de semear nossas sementes armazenadas na primavera, algumas espécies se beneficiam de um corte ou arranhão na casca da semente como pré-tratamento para promover a germinação. Arranhar a superfície permite que água e oxigênio penetrem nas áreas expostas e alcancem o embrião central. Isso sinaliza que a primavera está chegando e as condições estão certas para o crescimento.
A escarificação envolve arranhar ou quebrar a casca da semente, mergulhá-la em água quente ou ácido sulfúrico, ou expô-la ao fogo/calor (exposição mecânica, química ou térmica).
Algumas flores silvestres, leguminosas e árvores se beneficiam da escarificação. Plantas que mostram altas taxas de germinação com escarificação incluem:
- Ervilhas-de-cheiro
- Feijões
- Espinafre
- Abóbora de inverno
- Nastúrcio
- Lupine