Blocos de Solo: Técnica Comprovada para Início de Sementes

Você está visualizando atualmente Blocos de Solo: Técnica Comprovada para Início de Sementes

Os blocos de solo são uma daquelas técnicas de início de sementes que intrigam muitos jardineiros. Tipicamente usados por jardineiros de ervas e flores, a técnica tem aplicações quase ilimitadas. É ótima para sementes pequenas e para qualquer situação em que você não queira perturbar as raízes sensíveis das plantas em fase inicial de crescimento.

Fazer blocos de solo não é difícil, especialmente quando você tem uma boa mistura para blocos de solo e um molde para blocos. Você não precisa necessariamente de um molde de sementes para começar suas sementes em blocos de solo; há métodos caseiros de fazer blocos de solo também!

Você pode se perguntar, o que são blocos de solo? E por que alguém se daria ao trabalho de usar blocos de solo? Você também pode querer saber a melhor receita para blocos de solo. Vamos falar sobre todas essas coisas aqui.

Vamos discutir os blocos de solo e suas diversas aplicações!

O Que é o Bloco de Solo?

O bloco de solo é uma técnica de início de sementes que começa com a fabricação de blocos de solo. As sementes são plantadas nesses blocos, germinam e crescem. Então, as mudas são plantadas diretamente no jardim quando estão maduras o suficiente, ou em recipientes para amadurecer mais antes do transplante final.

Os blocos de solo têm composições diferentes dependendo da receita e das preferências do jardineiro. O resultado de plantar sementes em blocos de solo é plantas mais saudáveis. Os blocos permitem que as sementes se desenvolvam com menos risco de distúrbios.

Benefícios dos Blocos de Solo

Há muitos benefícios em cultivar mudas em pequenos blocos. Os blocos de solo evitam que as mudas fiquem com as raízes enoveladas e o choque do transplante que ocorre ao iniciar plantas em recipientes plásticos sem qualquer tipo de poda aérea.

Como as raízes são podadas pelo ar dos lados, as mudas enviam mais crescimento para a base do bloco. Muitas vezes, fora da temporada, você pode se ver limpando tanto o recipiente em que iniciou suas mudas quanto os blocos, mas não terá que fazer isso com os blocos de solo.

Durante a formação dos blocos, suas mudas passam pelo processo de poda aérea, pois as raízes morrem ligeiramente quando crescem até a borda do bloco. Uma boa poda aérea resulta em sistemas radiculares mais fortes, pois o crescimento das raízes não é forçado em um espiral que causa enovelamento.

A maior disponibilidade de oxigênio também ajuda suas mudas a crescerem folhagens mais saudáveis e a absorver nutrientes mais facilmente. Um benefício muito óbvio é que você economizará muito espaço ao usar blocos de solo, tanto para o espaço interno das mudas quanto para o espaço no jardim.

Quando Iniciar Plantas em Blocos de Solo

Como mencionei anteriormente, jardineiros de ervas e flores usam moldes para blocos de solo para cultivar plantas com sementes muito pequenas que precisam de muito calor e umidade para crescer. Se você está cultivando plantas propensas a choque de transplante, como zínias, bálsamo de abelha, e até mesmo rabanetes e cenouras, os blocos de solo são uma ótima maneira de começar.