Salvando Sementes de Abóbora para o Jardim do Próximo Ano: 7 Dicas Profissionais

No momento, você está visualizando Salvando Sementes de Abóbora para o Jardim do Próximo Ano: 7 Dicas Profissionais

“`html

Guardar Sementes no Final da Temporada

Muitos jardineiros gostam de guardar sementes no final da temporada de cultivo para criar pacotes caseiros gratuitos e plantá-los novamente na primavera. Com o tempo, você pode cultivar suas próprias variedades tradicionais e compartilhá-las com amigos e familiares. Essas variedades locais geralmente se adaptam bem ao seu ambiente e prosperam com pouco esforço.

Isso é particularmente divertido de fazer com abóboras. Seja uma abóbora butternut ou uma moranga, às vezes você fica realmente orgulhoso de um determinado fruto e quer cultivá-lo novamente. Replantar a partir desses frutos pode criar uma linhagem de plantas que prosperam em seu jardim. Isso pode se tornar sua tradição de outono.

Enquanto muitas flores perenes facilitam a tarefa de guardar seu DNA — muitas vezes é tão simples quanto cortar a flor gasta, colocá-la em um saco de papel e agitá-lo — o processo de guardar sementes de abóbora é um pouco mais complicado.

Se você já guarda sementes de abóbora há anos ou apenas tem uma abóbora especialmente incrível que gostaria de replicar e quer experimentar este procedimento pela primeira vez, reunimos uma lista de dicas profissionais para ajudá-lo em todo o processo.

Variedades de Abóbora de Inverno

Abóbora Butternut de Inverno Waltham

Sementes de Abóbora Butternut de Inverno Waltham

Abóbora Spaghetti de Inverno

Sementes de Abóbora Spaghetti de Inverno

Abóbora Delicata Honey Boat de Inverno

Sementes de Abóbora Delicata Honey Boat de Inverno

Não Perca Tempo com Híbridos

Antes de se empolgar com a ideia de replantar sua abóbora favorita no jardim, é fundamental entender que variedades híbridas contêm sementes que muitas vezes são estéreis ou produzem frutos que não são fiéis ao pai.

Guardar sementes de frutos híbridos na esperança de recriar a colheita deste ano é uma perda de tempo. Tomar as medidas para colher sementes, secá-las e armazená-las adequadamente não permitirá que você cultive essas abóboras novamente. Se esta informação é nova para você, então o primeiro passo deve ser confirmar se suas plantas são híbridas ou não.

Por exemplo, ‘Carnival’ é uma abóbora híbrida de inverno. Os jardineiros adoram, porque é o melhor dos dois mundos. É uma variedade divertida e incomum que fica ótima na decoração de outono e também é deliciosa e fácil de incorporar em muitas refeições aconchegantes. Como ‘Carnival’ é um híbrido, você não pode coletar as sementes e cultivar mais ‘Carnival’ no próximo ano. Elas germinarão com características diferentes do híbrido original. Você precisa comprá-las de um vendedor de sementes confiável.

Se você não tem certeza se suas plantas são híbridas ou não, basta fazer uma pequena pesquisa. Esperamos que você ainda tenha os pacotes de sementes ou etiquetas das plantas, que podem indicar se são híbridas ou não, ou pelo menos informar o nome da planta, para que você possa pesquisar no Google.

Se uma planta for rotulada como “tradicional”, então você pode definitivamente replantá-la a partir da semente. Além disso, se sua planta for apenas um clássico genérico como “butternut” ou “abobrinha”, provavelmente será fiel ao tipo também.

Se você simplesmente não tem certeza, proceda com cautela, mas prossiga mesmo assim. Mesmo que você não consiga cultivar a mesma abóbora no próximo ano, ainda aprenderá muito e estará mais preparado para o próximo ano com mais conhecimento e experiência.

Evite a Polinização Cruzada

Outra armadilha potencial que pode atrapalhar sua operação de guardar sementes é a polinização cruzada. Se você estiver cultivando vários tipos de abóbora ao mesmo tempo, os polinizadores podem polinizá-las cruzadamente. Isso significa que quaisquer sementes coletadas podem produzir um híbrido das duas plantas parentais.

Você poderia ter exclusivamente variedades tradicionais em seu jardim, mas se as abelhas as polinizarem cruzadamente, a próxima geração produzirá frutos com aparência diferente. Isso é difícil de gerenciar, já que você simplesmente não pode parar a mãe natureza.

Prevenindo a Polinização Cruzada

Para prevenir a polinização cruzada, escolha suas abóboras cuidadosamente. Existem algumas espécies principais, e as variedades dentro dessas espécies podem polinizar-se cruzadamente. As de espécies diferentes têm muito menos probabilidade de polinizar-se cruzadamente.

Cucurbita pepo inclui abóboras, delicata, abobrinha e mais.

Cucurbita moschata inclui abóbora butternut.

Cucurbita mixta inclui tipos pescoço-torto.

Cucurbita maxima inclui Hubbard, banana squash e mais.

Por exemplo, se você estiver cultivando abobrinha e abóboras ao mesmo tempo, há uma grande probabilidade de que elas se polinizem cruzadamente e, em última análise, não sejam fiéis à semente. Por outro lado, se você estiver cultivando abóboras e butternut, é seguro supor que provavelmente não se polinizarão cruzadamente e serão, de fato, fiéis à semente.

Faça uma lista de todas as espécies de Cucurbita que você está cultivando ao mesmo tempo. Confirme que você conhece a espécie específica de cada uma e compare. Você pode descobrir que está cultivando várias dentro da mesma espécie, e a polinização cruzada é provável.

Se você está absolutamente encantado com uma abobrinha específica este ano e quer cultivá-la novamente — mas está cultivando-a bem ao lado de algumas abóboras — não é seguro supor que coletar e cultivar as sementes produzirá o que você espera.

No entanto, as sementes da abóbora pescoço-torto que você cuidou delicadamente durante toda a temporada neste cenário hipotético devem ser confiáveis para o próximo ano.

Colha na Hora Certa

Se esses dois grandes obstáculos foram evitados — possivelmente tentar guardar e replantar variedades híbridas e possivelmente tentar replantar sementes que foram polinizadas cruzadamente — você deve estar em uma ótima posição para guardar para o jardim do próximo ano.

Antes de cortar uma grande e bela abóbora do pé e começar a cortá-la, você precisa se certificar de que ela teve tempo suficiente presa à planta para crescer, começar a desenvolver sementes e amadurecer completamente.

Maduro vs. Imaturo

Considere a abobrinha. Normalmente, colhemos e comemos abobrinha quando está jovem e tenra. Removemos intencionalmente esses frutos quando as sementes ainda não estão desenvolvidas porque sua textura não é apreciada. Se você quisesse guardar sementes de uma abobrinha, precisaria deixá-la no pé por muito mais tempo do que o habitual.

Enquanto isso, deixamos as abóboras para esculpir no Halloween no pé até que estejam totalmente maduras, com muitas sementes maduras. Este é um cenário bastante claro, pois a maioria dos jardineiros sabe quando as abóboras estão totalmente maduras. Outras variedades de inverno são colhidas no final da temporada quando suas sementes também estão maduras.

Para variedades mais incomuns de abóbora, quando os cultivadores não conhecem sua cor ideal, o timing pode ser um pouco mais desafiador. Descobrir o momento perfeito pode ser ainda mais confuso para variedades de abóbora de verão que colhemos jovens, como abobrinha e tipos patty pan.

Uma boa regra é esperar que essas abóboras alcancem seu tamanho maduro e comecem a mudar ligeiramente de cor. Uma vez que sua cor começa a mudar, elas não vão crescer mais. Neste ponto, as cascas também devem começar a endurecer. Se você não conseguir facilmente marcar a casca com a unha, então o fruto provavelmente está totalmente maduro (e suas sementes também).

Retire o Máximo Possível

Você passou toda a temporada cultivando cuidadosamente sua amada abóbora. Você confirmou que a variedade deve ser fiel à semente e que provavelmente não foi polinizada cruzadamente. Você está confiante de que o fruto está maduro, com sementes bem desenvolvidas dentro.

Agora é hora de recuperar o máximo possível dessas preciosas sementes. Embora você possa estar pensando que só precisa de algumas para cultivar esta variedade novamente no próximo ano, mais é melhor. Você quer garantir suas apostas e coletar o máximo que puder.

Se nem todas forem viáveis ou se algumas apodrecerem durante o armazenamento, você ficará feliz por ter muitas mais. Além disso, você pode facilmente compartilhar extras com amigos. Elas serão particularmente vantajosas para seus vizinhos, para quem as plantas devem crescer igualmente bem em suas condições locais.

Como Retirar e Enxaguar

Use uma faca limpa e afiada e corte suavemente a abóbora ao meio. Usando uma colher grande, retire todas as sementes. Neste ponto, não se preocupe em remover toda a polpa pegajosa. Apenas concentre-se em pegar 100% delas. Transfira para um pote de vidro limpo.

Adicione um pouco de água ao seu pote de polpa pegajosa e coloque uma tampa frouxa no pote. Você vai querer deixar este pote em paz por um ou dois dias, o que deve encorajar seu conteúdo a fermentar ligeiramente. Este processo quebra um revestimento gelatinoso que muitas sementes têm e permitirá que sequem completamente para armazenamento a longo prazo.

Após um dia ou mais, despeje o conteúdo do pote sobre uma peneira fina para remover o líquido e a polpa. Certifique-se de enxaguar toda a gosma. Um acessório de pulverizador de pia pode fazer uma diferença significativa. Se você não tiver um, tente pulverizá-los (ainda na peneira) com uma mangueira externa.

Seque Completamente

Agora elas devem ser secas completamente. Se você não as secar adequadamente, elas podem acumular mofo ao longo do tempo e até mesmo apodrecer. A última coisa que você quer é recuperar os frutos do seu trabalho no início da primavera e descobrir que estão em estado de decomposição.

Uma maneira fácil de secá-las é espalhá-las em uma única camada sobre uma toalha de papel ou um saco marrom. Certifique-se de que nenhuma delas esteja sobreposta; elas precisam estar em uma única camada. Coloque-as em um local seco e fresco e espere que sequem. Se você for paciente, pode fazer isso no balcão da cozinha. (Se você tem crianças pequenas ou animais de estimação que gostam de mexer nas coisas, o balcão da cozinha pode ser arriscado.)

Métodos Mais Rápidos

Outra maneira de acelerar o processo é colocá-las em um desidratador. Normalmente, ajustar o desidratador para cerca de 115 ou 120°F (46-49°C) é ideal. Consulte as instruções no desidratador para obter detalhes e defina um alarme no seu telefone para não esquecer que o desidratador está ligado.

Você também pode colocá-las no forno. Coloque-as em uma única camada em uma assadeira forrada no forno a 150°F (66°C) por cerca de uma hora. Tenha cuidado para não deixá-las no forno por muito tempo. Você não quer que queimem, especialmente depois de todo o seu trabalho árduo.

Você saberá que estão secas o suficiente quando passarem no teste de estalo. Para realizar este teste, simplesmente sacrifique uma de suas sementes dobrando-a ao meio. Ela deve se partir limpidamente em duas, indicando que está completamente desidratada. Neste ponto, não há necessidade de se preocupar com o excesso de umidade que poderia causar apodrecimento.

Armazene Adequadamente

Presumivelmente, você não tentará germinar até a próxima primavera, ou possivelmente no final do inverno, se pretender começar as plantas dentro de casa. Isso significa que você precisará de um lugar para armazenar as sementes adequadamente e com segurança.

Embora possam estar completamente desidratadas, ainda estão em risco de mofo e decomposição se mantidas em uma área úmida. Muitas vezes, nossas despensas e armários são mais úmidos do que percebemos. Definitivamente, evite armazenar em áreas úmidas como banheiros e armários de lavanderia, mas você também pode querer pular a despensa da cozinha ou o galpão de jardinagem em favor de uma garagem.

Seco e Fresco

Seco e fresco é o melhor cenário. Uma garagem ou um porão seco é sua melhor aposta. Se você já tem um local onde armazena abóboras de inverno e vegetais de raiz no inverno, este provavelmente é um bom local para armazenamento. Considere se sua garagem fica quente, o que às vezes é um problema em regiões mais quentes.

Selado

Coloque suas sementes em um pote selado para evitar que qualquer umidade entre. Na verdade, qualquer recipiente selado serve. Você está principalmente tentando manter insetos e outros bichos longe. Você também pode adicionar um pacote de sílica gel no pote para absorver ainda mais qualquer umidade excessiva que você possa ter perdido.

Não se esqueça de rotular seu recipiente, especialmente se estiver guardando vários tipos de sementes de abóbora. Anote o nome da planta e a data da colheita.

Congelamento

Você também pode congelá-las, desde que estejam realmente e completamente secas. Esta é às vezes a melhor opção quando não temos uma alternativa fresca e seca. Se você está em um apartamento pensando que não tem um local ideal — tente armazenar no freezer.

No entanto, se você estiver usando o freezer para armazenamento, observe que flutuações de temperatura podem causar problemas de germinação. Se a energia acabar, por exemplo, a germinação pode começar.

Teste de Viabilidade

Quando estiver pronto para usar suas sementes, você pode querer testar sua viabilidade primeiro. Se você estiver começando um monte delas em uma bandeja, pode não se importar se muitas delas não germinarem, mas se estiver semeando diretamente, vai querer saber com antecedência se são viáveis.

Sementes armazenadas geralmente duram até quatro anos quando secas e armazenadas adequadamente. Claro, sempre há variabilidade na mãe natureza. Algumas podem não durar tanto, enquanto outras podem durar muito além do marco de 4 anos.

Teste de Afundar/Flutuar

Felizmente, há uma maneira fácil de eliminar aquelas que não são viáveis imediatamente. É chamado de teste de “afundar/flutuar”. Tudo o que você precisa é de um copo de água. Submerja suas sementes na água e defina um cronômetro para 15 minutos.

Depois que 15 minutos se passaram, volte ao copo para ver quais afundaram e quais estão flutuando. As flutuantes não são viáveis. As que afundaram, no entanto, devem estar prontas para uso. Agora você pode começar suas sementes de abóbora com mais confiança.

Apesar de nossas melhores tentativas de fazer as coisas da maneira correta, às vezes você simplesmente recebe um lote ruim ou não percebeu que algo mais estava dando errado, como uma umidade mais alta em seu porão do que o habitual.

É por isso que é tão importante guardar o máximo possível, como indicado anteriormente, para que você tenha uma alta chance de pelo menos algumas delas permanecerem viáveis. Boa sorte na germinação!

“`