Endro (Anethum graveolens)
O endro é uma erva antiga com longa utilização na culinária e na medicina. Faz parte da família Apiaceae e prospera como bienal nas zonas 2 a 8 e como perene nas zonas 9 a 11. A maioria dos jardineiros cultiva-o como anual em jardins de ervas, plantadores verticais e canteiros de jardim.
Esta erva saborosa é ótima em molhos, pastas, saladas e patês. Eu misturo a minha com beterrabas do jardim cozidas e caldo de osso para fazer sopa borscht. Experimente adicionar as folhas picadas ao iogurte grego para um molho mediterrâneo ou secar as sementes como especiaria.
Este inverno, comece suas sementes em ambientes internos para preparar seu endro para a temporada de cultivo. Quando as temperaturas estiverem suficientemente quentes, você terá ervas saudáveis para colher no início do verão. Vamos mergulhar nos principais passos para começar as sementes de endro em ambientes internos e quando começar.
Passo 1: Escolha Suas Variedades
Cultive variedades compactas ou arbustivas dependendo do seu jardim.
Existem várias variedades e cultivares para escolher. As mais comuns são ‘Bouquet’, ‘Mammoth’, ‘Compatto’ e ‘Dukat’. Algumas são compactas e fáceis de cultivar em recipientes, enquanto outras são grandes e arbustivas.
Decida onde você quer cultivar seu endro e qual perfil de sabor você está procurando. Para sabores clássicos, experimente cultivar variedades ‘Bouquet’. ‘Superdukat’ é uma variedade altamente aromática que tem um sabor incrível em molhos e pastas.
Compre várias variedades de sementes para obter a melhor variedade. Experimente cultivar e plantar essas variedades para aproveitar ao máximo esta erva saborosa. Encontre sementes de alta qualidade e orgânicas de fornecedores respeitáveis.
Passo 2: Escolha Recipientes Biodegradáveis
Use vasos biodegradáveis para evitar choque de transplante.
Experimente semear suas sementes em vasos ou bandejas biodegradáveis. O endro é notoriamente suscetível ao choque de transplante. Eles têm sistemas radiculares delicados que às vezes não sobrevivem ao choque de serem transplantados para outro recipiente ou canteiro de jardim.
Os recipientes biodegradáveis são fáceis de usar e evitam o choque de transplante. Quando suas mudas estiverem prontas para o transplante, basta colocar o recipiente em um canteiro, e o vaso biodegradável se decomporá lentamente. Suas ervas se aclimatarão lentamente ao novo ambiente sem mostrar sinais de choque.
Vasos de turfa, vasos de papel e recipientes de alimentos reciclados são todos excelentes recipientes biodegradáveis. Certifique-se de que eles tenham muitos orifícios de drenagem para liberar o excesso de umidade e evitar solo encharcado.
Remova o fundo do seu recipiente para permitir que a raiz principal longa se desenvolva. Idealmente, isso deve ter cerca de 30 centímetros de profundidade. Por mais sustentáveis que sejam as caixas de ovos, elas podem não ser as melhores para o sistema radicular longo do endro.
Passo 3: Prepare Seu Solo
Garanta que o meio retenha umidade enquanto evita o encharcamento.
Use uma mistura bem drenada que retenha umidade sem ficar encharcada. Misturas com fibra de coco funcionam muito bem para sementes de endro em ambientes internos. Ela pode reter mais de 8 vezes seu peso em água.
Certifique-se de que seu solo esteja cheio de material orgânico rico. Deve ser ligeiramente ácido, embora o endro possa prosperar em um pH neutro.
Adicione um pouco de composto para aumentar o teor de nutrientes ao preparar sua mistura. O enxofre de jardim funciona bem para reduzir naturalmente o pH do solo. Aplique-o na sua mistura de acordo com as instruções do produto. É melhor aplicar levemente e misturar completamente.
Passo 4: Saiba Quando Começar Suas Sementes
Comece suas sementes 8 a 10 semanas antes da última geada.
Semeie suas sementes 8 a 10 semanas antes da data da última geada. Em lugares como o sul da Califórnia e a Flórida, isso pode ser em janeiro. Em climas do norte, como Michigan, pode haver geadas até maio.
Verifique o mapa prático do The Old Farmer’s Almanac que mostra as datas médias da última geada em todo o país. Encontre sua localização e comece suas sementes 8 a 10 semanas antes dessa data.
Depois de começar suas sementes em ambientes internos, suas mudas de endro estarão prontas para serem plantadas ao ar livre no início do verão. O endro pode suportar uma leve geada, mas qualquer coisa abaixo de 25°F (-4°C) matará sua folhagem.
Passo 5: Semeie Suas Sementes
Pressione suavemente as sementes na superfície e espaçe-as.
Pressione suavemente grupos de 3 sementes na superfície a não mais que ⅛ a ¼ de polegada de profundidade. Espaçe-as a 10 centímetros de distância e cubra-as com uma fina camada de solo.
Dê às suas mudas uma boa quantidade de água e deixe o recipiente drenar antes de repetir. Você pode usar um borrifador para mantê-las úmidas. Tenha cuidado para não deixar o solo secar.
Passo 6: Rotule Suas Plantas
Use palitos de madeira para rotular claramente cada variedade de planta.
Depois de semear suas sementes, rotule-as com um palito de picolé de madeira. Isso ajuda a manter tudo organizado. Isso será útil se você estiver cultivando várias variedades.
Passo 7: Coloque Seus Recipientes em uma Área Iluminada
Cultive sob luzes se a luz solar natural for insuficiente.
Depois de plantar suas sementes, mova seu endro para uma área que receba pelo menos 6 horas de luz solar direta (idealmente 8). Janelas voltadas para o sul ou estufas funcionam melhor. Suas mudas podem ter dificuldade em germinar se não receberem luz solar suficiente.
Se você não mora em uma área com luz suficiente, considere cultivar suas sementes sob luzes de cultivo. Essas luzes artificiais fornecem luz suficiente para que seu endro germine em ambientes internos.
Passo 8: Mantenha o Solo Úmido
Borrife levemente para mantê-las úmidas, mas não encharcadas.
Enquanto espera que as sementes germinem, mantenha o solo úmido com borrifadas regulares. Não deixe o meio secar.
Se você notar água se acumulando na superfície, está regando seu endro demais. Espere até que esteja úmido, mas não seco, antes de borrifar levemente novamente.
Passo 9: Mantenha Suas Mudas em Espaços Quentes
Mantenha os recipientes longe de janelas congelantes em regiões frias.
Uma vez que suas ervas amadurecem, elas podem suportar uma leve geada. Como mudas, é melhor mantê-las longe de geadas pesadas. A faixa de temperatura ideal para a germinação da erva é entre 60 a 70°F (16-21°C).
Se você mora em uma região fria, mantenha seus recipientes longe de janelas grandes. Se houver uma geada intensa, isso pode reduzir a temperatura interna e estressar suas mudas à medida que emergem.
Passo 10: Observe Seu Endro Emergir
Garanta que mudas fortes recebam bastante luz e umidade.
Fique de olho nas suas ervas jovens à medida que emergem. Procure aglomerados de brotos superlotados. Você começará a ver as mais fortes crescerem rapidamente e colocarem sua folhagem.
À medida que emergem, mantenha o solo úmido. Mantenha-as sob o máximo de luz direta possível.
Passo 11: Estaqueie Suas Plantas
Forneça suporte para evitar que cresçam ramos finos.
As plantas de endro têm um caule central oco que precisa de suporte quando são jovens. Se desejar, você pode usar pequenas estacas ou lápis para apoiá-las à medida que crescem.
Isso as apoia à medida que crescem mais altas e evita que caiam. Sem suporte, o endro pode crescer ramos longos e finos. Treinar suas ervas em estacas ajuda a formar uma aparência ereta.
Passo 12: Desbaste Suas Mudas
Desbaste-as para permitir que as mais fortes prosperem.
Quando suas mudas estiverem com mais de 3 a 4 polegadas de altura, você pode começar a desbastá-las. Deixe as plantas mais fortes e puxe suavemente as mais fracas.
Isso evitará que as plantas compitam e permitirá que cada planta saudável tenha acesso à umidade e aos nutrientes de que precisam para crescer. Além de descartar essas plantas menores, experimente-as como microgreens.
Passo 13: Prepare-as para o Plantio
Leve as plantas para fora durante o dia e depois de volta para dentro à noite.
Quando suas plantas estiverem com mais de 8 polegadas de altura e a última ameaça de temperaturas congelantes tiver passado, elas estarão prontas para o plantio. Antes de fazer isso, é melhor aclimatar suas plantas. Escolha um local sombreado para aclimatar lentamente suas plantas ao ar livre.
Continue aclimatando suas plantas jovens expondo-as lentamente ao sol. Leve-as para dentro à noite nos primeiros dias. Após cerca de uma semana, elas estarão prontas para o plantio ao ar livre.
Passo 14: Plante-as ao Ar Livre
Cave fundo o suficiente para os recipientes e adicione cobertura morta para proteção.
Depois de aclimatar suas plantas, prepare seus canteiros de jardim para o plantio. Escolha um local ensolarado que receba bastante luz solar direta e solo bem drenado.
Cave um buraco fundo o suficiente para os recipientes biodegradáveis se encaixarem. Preencha os espaços com solo e espalhe cobertura morta ao redor da coroa da planta. Isso ajudará a reter a umidade e proteger contra geadas tardias.
Passo 15: Cultive ao Lado de Plantas Companheiras
Cebolas e endro criam controle natural de pragas no jardim.
O endro cresce notavelmente bem ao lado de brócolis, pepino, aspargos e outras espécies de brassicas. O manjericão é outra planta companheira popular.
Experimente plantar endro ao lado de flores como capuchinha. Juntas, essas plantas atrairão muitos polinizadores úteis para o seu jardim.
No meu jardim em Michigan, gosto de cultivar endro perto das minhas culturas de cebola. As cebolas repelem pragas devido aos seus odores fortes. Juntas, elas formam um controle natural de pragas de alta resistência.
Principais Conclusões
O endro cresce melhor quando é semeado diretamente ao ar livre após a última data de geada ter passado. Ele não se dá bem com transplantes. No entanto, você pode começar a cultivá-lo em ambientes internos com antecedência, desde que tenha luz suficiente e um recipiente biodegradável profundo.
Desde que as condições de cultivo da planta sejam atendidas, você pode cultivar plantas saudáveis a partir de sementes em ambientes internos. Experimente cultivar várias variedades e tente o plantio escalonado para espaçar suas colheitas e aproveitar os microgreens.