O que Significa se as Sementes Afundam ou Flutuam

No momento, você está visualizando O que Significa se as Sementes Afundam ou Flutuam

Se você passa tempo jardinando, vai ouvir todo tipo de afirmação. Algumas delas são verdadeiras, enquanto outras não passam de mitos transmitidos por gerações e listas de e-mails de vizinhança. Uma dessas afirmações está relacionada à viabilidade das sementes, ou seja, a capacidade de uma semente germinar e se transformar em uma muda.

Muitas pessoas acreditam que você pode colocar sementes na água, observar se elas flutuam ou afundam e usar essa informação para determinar se elas têm potencial para germinar. Mas será que isso é verdade? Vou explicar o que significa se as sementes afundam ou flutuam e explorar outras maneiras de testar a viabilidade das sementes.

A Afirmação: Você Pode Testar a Viabilidade das Sementes Vendo se Elas Afundam ou Flutuam

A flutuabilidade das sementes não prevê de forma confiável a germinação, então evite testes de afundar/flutuar.

Antes de entrar na verdade sobre o assunto, vamos esclarecer a teoria em questão. Algumas pessoas afirmam que colocar sementes na água permite determinar se elas vão germinar. Essas pessoas dizem que as que afundam vão germinar, enquanto as que flutuam não vão.

No entanto, isso não é completamente verdade! Embora algumas sementes que afundam germinem e algumas sementes que flutuam não brotem, não há uma forte correlação entre flutuabilidade e viabilidade. Geralmente, sementes maiores são melhores para esse teste do que sementes menores. Portanto, você não deve confiar no teste de afundar/flutuar para determinar quais descartar e quais plantar.

Uma Maneira Melhor de Determinar a Viabilidade das Sementes

Verifique o pacote de sementes para a taxa de germinação, que indica a viabilidade.

Se você não pode usar o teste de afundar/flutuar para determinar a viabilidade das sementes, como pode determinar se elas vão germinar ou não? Primeiro, olhe para o pacote de sementes.

Toda empresa de sementes confiável incluirá uma taxa de germinação em cada pacote de sementes. As empresas expressam essa taxa como uma porcentagem e a usam para indicar a quantidade de sementes que germinarão em condições ideais. Por exemplo, se a taxa de germinação for de 91%, você pode esperar que 91 de 100 sementes germinem.

Cada tipo de semente tem uma taxa mínima de germinação; elas devem atender ou superar essa taxa se os produtores desejarem vendê-las. Alface e pepinos têm uma taxa mínima de 80%, enquanto endro e salsa podem ser tão baixos quanto 60%. Lembre-se de que essas taxas são mínimas, e muitas empresas de sementes têm taxas de germinação bem acima desses números.

Quando você estiver olhando para a taxa de germinação de um pacote de sementes, observe que ela se aplica ao ano em que foram lançadas. Se um pacote de sementes foi lançado em 2024, a taxa de germinação só se aplica se você plantar em 2024. Vou abordar mais sobre os fatores que impactam as taxas de germinação abaixo.

Fatores que Impactam a Viabilidade das Sementes

Embora a taxa de germinação diga quantas sementes germinarão durante o ano em que foram lançadas, você não pode confiar nessa taxa no futuro. Isso porque inúmeros fatores diminuem essa taxa com o passar do tempo. Considere os seguintes fatores ao pensar sobre a taxa de germinação e a viabilidade das sementes.

Idade

As sementes têm viabilidade variada, com algumas durando mais do que outras.

À medida que as sementes envelhecem, sua capacidade de germinar naturalmente diminui. A maioria das sementes de flores e vegetais permanecerá viável por um a cinco anos. Algumas perdem sua viabilidade mais rapidamente do que outras, então preste atenção ao tipo de semente ao determinar se você pode esperar boas taxas de germinação.

Por exemplo, cebolas e salsa permanecem viáveis por apenas um ou dois anos, enquanto repolho, couve e tomates manterão taxas de germinação fortes por quatro anos se armazenados em um ambiente adequado.

Condições de Armazenamento

O armazenamento adequado das sementes em um ambiente seco e frio garante a viabilidade.

Mesmo que suas sementes tenham apenas um ano, elas ainda podem apresentar taxas de germinação ruins se mantidas em um ambiente inadequado. Procure armazenar suas sementes em um ambiente seco e frio. Alguns jardineiros optam por mantê-las em um recipiente selado no freezer, mas um armário seco em uma casa com controle de clima também funciona bem.

Independentemente do local de armazenamento, certifique-se de mantê-las longe de qualquer fonte de umidade. Manter pacotes menores de sementes em um grande saco ou recipiente hermético ajudará a protegê-las de qualquer derramamento acidental.

Umidade das Sementes

Sementes mais secas com menos de 8% de umidade permanecem viáveis por mais tempo.

A umidade das sementes é outro fator que impacta quanto tempo uma semente permanecerá viável. Quando as plantas produzem sementes, elas contêm uma alta quantidade de umidade. Os produtores de sementes então as secam antes de vendê-las, pois sementes mais secas permanecem viáveis por mais tempo do que as frescas.

Os produtores de sementes referem-se a sementes com menos de 8% de umidade como “duras”. Essas permanecem viáveis por muito mais tempo do que aquelas com mais umidade.

Revestimento das Sementes

Os revestimentos das sementes melhoram o manuseio, mas reduzem a viabilidade.

As empresas às vezes cobrem sementes pequenas e/ou não uniformes com um revestimento inerte para torná-las mais fáceis de manusear. Por exemplo, as sementes de cenoura não revestidas têm uma forma irregular que às vezes entope as rodas de um semeador manual. O revestimento as transforma em formas regulares e redondas que viajam bem através dos semeadores.

Embora esse revestimento possa torná-las mais fáceis de manusear, ele também diminui a viabilidade das sementes. Portanto, você deve comprar apenas a quantidade que planeja usar nesta temporada de cultivo.

Como Testar as Taxas de Germinação

Teste a viabilidade das sementes com um teste de taxa de germinação.

Se você tem um pacote de sementes desatualizadas ou sementes guardadas de plantas que cultivou, pode estar curioso sobre quantas irão germinar. Uma maneira de descobrir isso é realizar um teste de taxa de germinação.

Comece contando um número definido de sementes; se você tiver centenas, conte 50, e se tiver apenas 100, conte 10 ou 20. Plante essas sementes seguindo as instruções no pacote de sementes e coloque-as em um ambiente adequado. Quando estiver testando a taxa de germinação, é essencial fornecer a temperatura, umidade e luz ideais para a semente em questão. Por exemplo, pimentas germinam melhor em uma temperatura mais alta do que alface.

Depois que elas germinarem, conte o número de mudas e divida isso pelo número de sementes que você plantou. Se você plantou 20 e apenas 11 germinaram, você tem uma taxa de germinação de 55%. Você pode então usar essa taxa para determinar quantas precisa plantar para obter o número desejado de mudas.

O Que Fazer com Sementes com Baixas Taxas de Germinação

Plante sementes extras para compensar as baixas taxas de germinação.

Se você está lidando com sementes com taxas de germinação baixas ou desconhecidas, considere plantar mais do que acha que precisa. Por exemplo, se você espera acabar com dez plantas de tomate, mas não tem certeza da taxa de germinação, plante 20-25 em uma bandeja aberta em vez de bandejas de células individuais. Nem todas irão germinar, e tudo bem!

Depois que as sementes viáveis germinarem, você pode transplantá-las para células ou recipientes individuais onde podem crescer e se transformar em mudas maiores prontas para o transplante. Esse método permite que você obtenha o número de mudas maduras que precisa sem desperdiçar solo e espaço em vasos que permanecem vazios.

No entanto, chega um ponto em que a taxa de germinação é baixa o suficiente para desconsiderar o plantio. Se menos da metade germinar, provavelmente é hora de encomendar algumas sementes novas.

Pensamentos Finais

Acontece que não vale a pena verificar se as sementes afundam ou flutuam, especialmente se você estiver cultivando sementes menores! Se você está preocupado com a viabilidade das sementes, examine a taxa de germinação no seu pacote de sementes e considere fatores como idade das sementes e tratamento das sementes para determinar se elas ainda são viáveis.