O que Fazer com suas Mudas Desbastadas: 5 Ideias

No momento, você está visualizando O que Fazer com suas Mudas Desbastadas: 5 Ideias

Seus Brotos Estão Muito Juntos?

Se você está cultivando mudas dentro de casa ou semeando diretamente no jardim, às vezes suas plantas acabam muito próximas umas das outras. Mudas muito juntas têm dificuldade em obter os nutrientes e a água de que precisam e são mais propensas a desenvolver doenças devastadoras, como o oídio. O desbaste dá a elas o espaço necessário para se expandirem.

Embora remover plantas extras seja a decisão certa, arrancar brotos perfeitamente saudáveis muitas vezes é difícil de fazer! Eu mesmo às vezes me pergunto por que estou arrancando plantas que cuidei com tanto carinho. Encontrar um segundo uso para essas jovens plantas torna a remoção um pouco mais fácil.

Vou cobrir cinco coisas que você pode fazer com mudas desbastadas para dar a elas uma segunda vida. Seja transformando-as em composto rico ou cultivando-as em plantas saudáveis, essas plantas antes inúteis ajudarão a enriquecer seu jardim.

1. Replantar em um Novo Recipiente

Replante as mudas em um recipiente, coloque-as em um local iluminado e mantenha o solo úmido.

Se você semeou suas sementes muito densamente em uma bandeja ou recipiente, os brotos competirão por água, nutrientes e luz. Deixá-los assim resultará em mudas estressadas e alongadas, por isso recomendo desbastar algumas delas. Remover algumas das plantas aglomeradas dará espaço para as restantes se expandirem e permitirá que cresçam em grandes e saudáveis transplantes.

Algumas Mudas Podem Tolerar a Competição

Antes de desbastar suas mudas para uma por célula, reconheça que algumas plantas podem lidar com a competição. Ervas como endro e coentro, folhas verdes jovens e cebolinha crescem bem quando transplantadas em grupos, então não há problema se houver até seis plantas por célula.

Se você acabar com mais brotos do que pretendia, pode desbastar as mudas indesejadas cortando-as perto da superfície do solo. No entanto, você pode ter plantado dez sementes de tomate com a intenção de mais tarde transplantar dez plantas de tomate. Nesse caso, você pode replantar os tomates desbastados em uma nova bandeja ou recipiente. Eles podem continuar a crescer até que seja hora de transplantá-los para o exterior.

Se você quiser replantar os que remover, tome medidas para garantir que eles tenham um sistema radicular forte. Se você tiver vários brotos crescendo em uma bandeja, remover toda a bola de raiz geralmente é mais fácil do que puxar plantas individuais.

Dica profissional: Sempre manuseie as mudas pelas cotilédones em vez dos caules ou folhas verdadeiras. Quebrar um caule ou folha verdadeira prejudicará ou matará a planta. No entanto, como as cotilédones eventualmente cairão, quebrar uma dessas folhas não afetará a saúde da muda.

Para remover a bola de raiz, gentilmente empurre o fundo do recipiente enquanto puxa cuidadosamente as cotilédones. As plantas e suas raízes devem sair do recipiente com um pouco de habilidade. Uma vez que as plantas estejam fora do recipiente, separe suavemente os caules e raízes com os dedos. Não há problema se algumas raízes quebrarem no processo, mas cada muda deve ter algumas raízes anexadas quando você terminar.

Depois que as mudas forem separadas, replante cada uma em um recipiente individual. Certifique-se de usar uma mistura de solo bem drenada e escolha um recipiente que suporte seu crescimento até que estejam prontas para plantar ao ar livre. Verduras como couve, alface e brócolis amadurecem felizes em bandejas de 4 ou 6 células, mas tomates, pimentões e abobrinhas preferem vasos maiores.

Depois que os brotos desbastados estiverem em seus novos recipientes, regue-os bem. Coloque-os em um local iluminado, livre de vento, e continue mantendo o solo úmido nos dias seguintes. Uma vez que se ajustem ao novo lar, você pode tratá-los como suas outras bandejas de início de sementes.

2. Transplantar no Jardim

Transplante as mudas em espaços vazios e forneça água em seguida.

Raízes como cenouras, nabos e rabanetes crescem melhor quando você semeia diretamente as sementes no seu jardim ou canteiro elevado. Folhas verdes jovens como rúcula, mix de alface e couve jovem também crescem bem quando semeadas diretamente.

No entanto, inconsistências na temperatura e umidade significam que essas sementes nem sempre germinam no espaçamento correto. Você pode acabar com brotos muito juntos em uma parte da sua fileira e uma seção vazia em outra. Felizmente, a maioria das mudas jovens é fácil de desbastar e transplantar.

Gosto de desbastar mudas semeadas diretamente quando as plantas ainda são pequenas—um a dois conjuntos de folhas verdadeiras é um bom indicativo de que é hora de desbastar. Comece removendo as indesejadas das seções aglomeradas, certificando-se de preservar um bom sistema radicular. Se você planeja descartar as extras, pode puxá-las pelos caules ou cortá-las perto da superfície do solo.

No entanto, se você pretende plantá-las em outra área do seu jardim, deve tentar preservar as raízes da planta. Você pode desenterrá-las com um pouco de solo ou puxá-las suavemente do chão.

Uma vez que as extras estejam fora do solo, plante-as em uma área onde as sementes não germinaram bem. Preencher esses espaços vazios lhe dará uma colheita maior e também ajudará a sombrear ervas daninhas que, de outra forma, poderiam tomar conta. Certifique-se de regá-las bem após o transplante.

Vegetais de raiz como beterrabas, cenouras, rabanetes e nabos são mais difíceis de transplantar com sucesso, mas desbastar e transplantar mudas jovens pode ajudar a aumentar suas chances de sucesso. Tente transplantar quando tiverem menos de uma polegada de altura e mantenha o solo úmido nos dias seguintes ao transplante.

3. Usar na Cozinha

Existem vários usos culinários para as mudas jovens.

Alguns chefs pagam um preço premium por pequenos vegetais como cenouras, rabanetes, folhas verdes e nabos. Embora você possa estar interessado em deixar suas colheitas crescerem até a maturidade antes da colheita, as mudas desbastadas lhe dão a oportunidade de desfrutar desses vegetais jovens.

Você pode desfrutar de raízes como cenouras, beterrabas e rabanetes inteiros em saladas ou servidos em uma bandeja com homus ou um molho de iogurte com ervas. Brotos de brassicas como brócolis, repolho e couve-flor têm um sabor doce e terroso semelhante ao da couve. Você pode desfrutar dessas folhas tenras em uma salada ou adicioná-las à massa ou sopa.

Alliums jovens, incluindo cebolas, cebolinhas e cebolinha, têm um sabor semelhante às plantas maduras. No entanto, muitas vezes têm um sabor mais sutil. Você pode adicionar esses alliums jovens à massa, usá-los em pesto ou adicioná-los a qualquer prato que se beneficie da adição de cebolas.

Alfaces e folhas verdes jovens podem ser usadas da mesma forma que você usaria um mix de mesclun. Misture algumas alfaces, rúcula e brotos de couve para uma mistura diversificada perfeita para saladas e sanduíches.

4. Alimentar Galinhas

Alimente-as para galinhas ou outros animais.

Galinhas comem alface espigada, tomates parcialmente podres e melões maduros demais. No entanto, elas adoram a maciez dos brotos. Jogar mudas desbastadas é uma ótima maneira de se livrar das plantas extras enquanto continua o ciclo de nutrientes dentro do seu jardim.

Você também pode alimentar seus brotos indesejados para patos e porcos. Esses bichos comerão praticamente qualquer muda, mesmo aquelas que não queremos mastigar. Não só eles vão gostar dos lanches saborosos, mas os vegetais fornecerão aos animais nutrientes essenciais.

5. Adicionar a uma Pilha de Compostagem

Eles contêm uma alta proporção de nitrogênio para carbono, perfeita para compostagem.

Se você não tiver outro uso para suas mudas desbastadas, pode adicioná-las à sua pilha de compostagem. Qualquer tipo de muda é válida. Como são um crescimento tenro, são consideradas um material verde. Isso significa que contêm uma alta proporção de nitrogênio para carbono e se decomporão rapidamente.

Como mudas, resíduos de alimentos, aparas de grama e outros materiais verdes são ricos em nitrogênio, é importante misturá-los com materiais marrons ricos em carbono. Folhas, papelão e palha são todas fontes marrons facilmente disponíveis. Idealmente, você adicionará uma parte de materiais verdes para cada duas a quatro partes de materiais marrons.

Você pode continuar a adicionar brotos à pilha de compostagem à medida que os desbasta. Apenas certifique-se de adicionar algumas mãos de folhas ou lascas de madeira para cada punhado de brotos.